Análise do impacto dos veículos elétricos no sistema elétrico interligado nacional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/13134 |
Resumo: | A utilização de combustíveis fósseis, como a gasolina, vem gerando impactos ambientais negativos devido à emissão de gases poluentes, como o CO2, um dos principais causadores das mudanças climáticas, como o efeito estufa e o aumento da temperatura global. Os veículos elétricos são propostos como uma tecnologia sustentável para a mobilidade urbana por não emitirem esses gases poluentes no meio ambiente, além de evitarem os altos preços do petróleo e uma possível escassez futura da fonte fóssil. Sendo assim, o setor dos veículos elétricos tem aumentado cada vez mais a taxa de conversão da tecnologia baseada em combustíveis fósseis para o uso de eletricidade. Com isso, este trabalho analisou o impacto da introdução dos veículos elétricos no sistema de distribuição de energia elétrica através de simulações executadas no software OpenDSS utilizando modelos de sistemas de distribuição desenvolvidos para o estudo de caso. Para executar a simulação do modelo, foi determinada a carga padrão adicionada na rede com a introdução dos veículos elétricos em um determinado período. A rede utilizada no estudo de caso atendeu um grupo de consumidores monofásicos de baixa tensão alimentados por um sistema trifásico de média tensão contendo parâmetros usuais utilizados no sistema de distribuição de energia elétrica brasileiro. Com base nesses parâmetros, os resultados das simulações revelaram que a introdução de uma carga adicional de 20% devido ao carregamento dos veículos elétricos no sistema de distribuição, tanto em horário ponta quanto fora ponta, resultou em uma sobrecarga no transformador, atingindo até 149% de sua capacidade nominal. Já a introdução de 60% e 80% de carga adicional nas mesmas condições ocasionou uma sobrecarga de até 420% da capacidade nominal do transformador responsável pela alimentação do sistema de distribuição. Na análise foram consideradas as características do carregamento dos veículos elétricos na rede com o objetivo de avaliar as curvas de carga nos horários de maior demanda de energia elétrica no sistema. Com a avaliação dos resultados da simulação, constata-se que a introdução de 20% de veículos elétricos já sobrecarrega o sistema de distribuição, necessitando de redimensionamento na alimentação do sistema. Os demais cenários de inserção também sobrecarregam o sistema em níveis mais críticos, podendo causar interrupções no fornecimento de energia elétrica. Com a análise das simulações dos diferentes cenários, é possível criar estratégias para mitigar os problemas provenientes da introdução dos veículos elétricos no sistema de transporte. O estudo traz dados para consolidar o desenvolvimento na integração de fontes de energias renováveis com o aumento na demanda de energia elétrica proveniente da carga adicional ao sistema de distribuição, possibilitando a criação de futuras estratégias de gestão na distribuição de energia em períodos em que o sistema opera em sobrecarga. [resumo fornecido pelo autor] |
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Berra, LucasMesquita, AlexandreLima, Danusia de Oliveira deSevero, Tiago Cassol2024-03-19T14:20:58Z2024-03-19T14:20:58Z2023-12-062023-11-30https://repositorio.ucs.br/11338/13134A utilização de combustíveis fósseis, como a gasolina, vem gerando impactos ambientais negativos devido à emissão de gases poluentes, como o CO2, um dos principais causadores das mudanças climáticas, como o efeito estufa e o aumento da temperatura global. Os veículos elétricos são propostos como uma tecnologia sustentável para a mobilidade urbana por não emitirem esses gases poluentes no meio ambiente, além de evitarem os altos preços do petróleo e uma possível escassez futura da fonte fóssil. Sendo assim, o setor dos veículos elétricos tem aumentado cada vez mais a taxa de conversão da tecnologia baseada em combustíveis fósseis para o uso de eletricidade. Com isso, este trabalho analisou o impacto da introdução dos veículos elétricos no sistema de distribuição de energia elétrica através de simulações executadas no software OpenDSS utilizando modelos de sistemas de distribuição desenvolvidos para o estudo de caso. Para executar a simulação do modelo, foi determinada a carga padrão adicionada na rede com a introdução dos veículos elétricos em um determinado período. A rede utilizada no estudo de caso atendeu um grupo de consumidores monofásicos de baixa tensão alimentados por um sistema trifásico de média tensão contendo parâmetros usuais utilizados no sistema de distribuição de energia elétrica brasileiro. Com base nesses parâmetros, os resultados das simulações revelaram que a introdução de uma carga adicional de 20% devido ao carregamento dos veículos elétricos no sistema de distribuição, tanto em horário ponta quanto fora ponta, resultou em uma sobrecarga no transformador, atingindo até 149% de sua capacidade nominal. Já a introdução de 60% e 80% de carga adicional nas mesmas condições ocasionou uma sobrecarga de até 420% da capacidade nominal do transformador responsável pela alimentação do sistema de distribuição. Na análise foram consideradas as características do carregamento dos veículos elétricos na rede com o objetivo de avaliar as curvas de carga nos horários de maior demanda de energia elétrica no sistema. Com a avaliação dos resultados da simulação, constata-se que a introdução de 20% de veículos elétricos já sobrecarrega o sistema de distribuição, necessitando de redimensionamento na alimentação do sistema. Os demais cenários de inserção também sobrecarregam o sistema em níveis mais críticos, podendo causar interrupções no fornecimento de energia elétrica. Com a análise das simulações dos diferentes cenários, é possível criar estratégias para mitigar os problemas provenientes da introdução dos veículos elétricos no sistema de transporte. O estudo traz dados para consolidar o desenvolvimento na integração de fontes de energias renováveis com o aumento na demanda de energia elétrica proveniente da carga adicional ao sistema de distribuição, possibilitando a criação de futuras estratégias de gestão na distribuição de energia em períodos em que o sistema opera em sobrecarga. [resumo fornecido pelo autor]The use of fossil fuels, such as gasoline, has been causing negative environmental impacts due to the emission of polluting gases, such as CO2, which is one of the main causes of climate change, manifesting as the greenhouse effect and the increase in global temperatures. Electric vehicles are proposed as a sustainable technology for urban Mobility, as they do not emit these polluting gases into the environment. Additionally, they help circumven high oil prices and the potential future depletion of fossil fuel resources. Therefore, the electric vehicle sector has been increasingly transitioning from fossil fuel-based technology to electricity usage. Therefore, the aim of this work was to analyze the impact of introducing electric vehicles on the electrical energy distribution system through simulations performed in the OpenDSS software using distribution system models developed for the case study. To run the model simulation, the standard load added to the network with the introduction of electric vehicles, in a specified period, was determined. The network used in the case study served a group of single-phase low voltage consumers supplied by a three-phase medium voltage system, utilizing parameters typical in the Brazilian electrical energy distribution system. Based on these parameters, the simulation results revealed that introducing an additional load of 20% from the charging of electric vehicles in the distribution system, during both peak and off-peak hours, resulted in an overload on the transformer, reaching up to 149% of its nominal capacity. Furthermore, introducing 60% and 80% additional loads under the same conditions caused an overload of up to 420% of the nominal capacity of the transformer responsible for supplying the distribution system. In the analysis, the charging characteristics of electric vehicles on the network were considered, aiming to evaluate the load curves during periods of peak demand for electrical energy in the system. By evaluating the simulation results, it becomes evident that the introduction of 20% of electric vehicles already overloads the distribution system, requiring resizing of the system's power supply. For other scenarios, the introduction of electric vehicles at higher percentages exacerbates the issue, potentially leading to interruptions in the electricity supply. Analysis of differents simulation scenarios enable the development of strategies to mitigate problems arising from the introduction of electric vehicles into the transport system. This study provides valuable data to solidify the integration of renewable energy sources with the increased demand for electrical energy resulting from the additional load on the distribution system. It enables the formulation of future management strategies for energy distribution during periods of system overload. [resumo fornecido pelo autor]Engenharia elétricaVeículos elétricosEnergia elétrica - DistribuiçãoImpacto ambientalAnálise do impacto dos veículos elétricos no sistema elétrico interligado nacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sul, Campus Universitário da Região dos Vinhedos - CARVIBacharelado em Engenharia ElétricaCampus Universitário da Região dos Vinhedos2023-12-05ORIGINALTCC Lucas Berra.pdfTCC Lucas Berra.pdfapplication/pdf3286708https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13134/1/TCC%20Lucas%20Berra.pdf5d6f5c39bea2ae771ba8877f682d8f73MD51TEXTTCC Lucas Berra.pdf.txtTCC Lucas Berra.pdf.txtExtracted texttext/plain159400https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13134/2/TCC%20Lucas%20Berra.pdf.txt352455df131e48a6d67f079ae76c3418MD52THUMBNAILTCC Lucas Berra.pdf.jpgTCC Lucas Berra.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1273https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13134/3/TCC%20Lucas%20Berra.pdf.jpg3f467608a7dadea0e6d5f05c287c04ddMD5311338/131342024-03-20 07:05:37.391oai:repositorio.ucs.br:11338/13134Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T09:58:48.396764Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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A utilização de combustíveis fósseis, como a gasolina, vem gerando impactos ambientais negativos devido à emissão de gases poluentes, como o CO2, um dos principais causadores das mudanças climáticas, como o efeito estufa e o aumento da temperatura global. Os veículos elétricos são propostos como uma tecnologia sustentável para a mobilidade urbana por não emitirem esses gases poluentes no meio ambiente, além de evitarem os altos preços do petróleo e uma possível escassez futura da fonte fóssil. Sendo assim, o setor dos veículos elétricos tem aumentado cada vez mais a taxa de conversão da tecnologia baseada em combustíveis fósseis para o uso de eletricidade. Com isso, este trabalho analisou o impacto da introdução dos veículos elétricos no sistema de distribuição de energia elétrica através de simulações executadas no software OpenDSS utilizando modelos de sistemas de distribuição desenvolvidos para o estudo de caso. Para executar a simulação do modelo, foi determinada a carga padrão adicionada na rede com a introdução dos veículos elétricos em um determinado período. A rede utilizada no estudo de caso atendeu um grupo de consumidores monofásicos de baixa tensão alimentados por um sistema trifásico de média tensão contendo parâmetros usuais utilizados no sistema de distribuição de energia elétrica brasileiro. Com base nesses parâmetros, os resultados das simulações revelaram que a introdução de uma carga adicional de 20% devido ao carregamento dos veículos elétricos no sistema de distribuição, tanto em horário ponta quanto fora ponta, resultou em uma sobrecarga no transformador, atingindo até 149% de sua capacidade nominal. Já a introdução de 60% e 80% de carga adicional nas mesmas condições ocasionou uma sobrecarga de até 420% da capacidade nominal do transformador responsável pela alimentação do sistema de distribuição. Na análise foram consideradas as características do carregamento dos veículos elétricos na rede com o objetivo de avaliar as curvas de carga nos horários de maior demanda de energia elétrica no sistema. Com a avaliação dos resultados da simulação, constata-se que a introdução de 20% de veículos elétricos já sobrecarrega o sistema de distribuição, necessitando de redimensionamento na alimentação do sistema. Os demais cenários de inserção também sobrecarregam o sistema em níveis mais críticos, podendo causar interrupções no fornecimento de energia elétrica. Com a análise das simulações dos diferentes cenários, é possível criar estratégias para mitigar os problemas provenientes da introdução dos veículos elétricos no sistema de transporte. O estudo traz dados para consolidar o desenvolvimento na integração de fontes de energias renováveis com o aumento na demanda de energia elétrica proveniente da carga adicional ao sistema de distribuição, possibilitando a criação de futuras estratégias de gestão na distribuição de energia em períodos em que o sistema opera em sobrecarga. [resumo fornecido pelo autor] |
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