Análise numérica e experimental de tubos em aço com a utilização de lâminas pultrudadas de polímero reforçado com fibras de carbono (PRFC) fixadas com adesivo estrutural
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/10796 |
Resumo: | O presente trabalho se propôs a analisar o modelamento pelo Método dos Elementos Finitos (MEF) para a utilização de lâminas de Polímero Reforçado com Fibra de Carbono (PRFC) unidas com adesivo estrutural a tubos de aço-carbono, realizando o estudo por teste de três pontos em tubos com e sem a utilização de lâminas. Como modelamento para o adesivo estrutural foi utilizado um material que representa os modos de falha coesiva para o sentido normal e transversal. Já para a lâmina de PRFC que possui propriedades mecânicas transversalmente isotrópicas foi considerada como material ortotrópico com propriedades mecânicas iguais para duas das três direções, sendo utilizada como objeto de estudo sua elevada resistência na terceira direção. Como método para obtenção da energia total absorvida pelos corpos de prova na realização do ensaio experimental utilizou-se o método numérico de Newton-Cotes simples. A utilização de lâminas PRFC demonstraram um aumento na força máxima de 4,7% e um aumento na energia total absorvida de 5,56% nos ensaios experimentais, porém o resultado da simulação com lâmina PRFC apresentou uma diferença na força máxima de 11,98% inferior ao ensaio experimental e 7,33% de aumento na absorção de energia total. [resumo fornecido pelo autor] |
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Spengler, FelipeSordi, AlexsandroViecelli, AlexandreCesario, André Alaniz2022-08-17T19:16:07Z2022-08-17T19:16:07Z2022-07-292022-07-08https://repositorio.ucs.br/11338/10796O presente trabalho se propôs a analisar o modelamento pelo Método dos Elementos Finitos (MEF) para a utilização de lâminas de Polímero Reforçado com Fibra de Carbono (PRFC) unidas com adesivo estrutural a tubos de aço-carbono, realizando o estudo por teste de três pontos em tubos com e sem a utilização de lâminas. Como modelamento para o adesivo estrutural foi utilizado um material que representa os modos de falha coesiva para o sentido normal e transversal. Já para a lâmina de PRFC que possui propriedades mecânicas transversalmente isotrópicas foi considerada como material ortotrópico com propriedades mecânicas iguais para duas das três direções, sendo utilizada como objeto de estudo sua elevada resistência na terceira direção. Como método para obtenção da energia total absorvida pelos corpos de prova na realização do ensaio experimental utilizou-se o método numérico de Newton-Cotes simples. A utilização de lâminas PRFC demonstraram um aumento na força máxima de 4,7% e um aumento na energia total absorvida de 5,56% nos ensaios experimentais, porém o resultado da simulação com lâmina PRFC apresentou uma diferença na força máxima de 11,98% inferior ao ensaio experimental e 7,33% de aumento na absorção de energia total. [resumo fornecido pelo autor]The present work proposed to analyze the modeling by the Finite Element Method (FEM) for the use of Carbon Fiber Reinforced Polymer (CFRP) sheets bonded with structural adhesive to carbon steel tubes, carrying out the study by three-point test in tubes with and without the use of blades. As a model for the structural adhesive, a material that represents the cohesive failure modes for the normal and transverse direction was used. As for the CFRP sheet that has transversally isotropic mechanical properties, it was considered as an orthotropic material with equal mechanical properties for two of the three directions, and its high strength in the third direction was used as an object of study. As a method to obtain the total energy absorbed by the specimens during the experimental test, the simple Newton-Cotes numerical method was used. The use of CFRP blades showed an increase in the maximum force of 4.7% and an increase in the total energy absorbed of 5.56% in the experimental tests, however the result of the simulation with CFRP blade showed a difference in the maximum force of 11.98 % lower than the experimental test and 7.33% increase in total energy absorption. [resumo fornecido pelo autor]Método dos elementos finitosTubosEngenharia mecânicaAnálise numérica e experimental de tubos em aço com a utilização de lâminas pultrudadas de polímero reforçado com fibras de carbono (PRFC) fixadas com adesivo estruturalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Engenharia MecânicaCampus Universitário de Caxias do Sul2022-07-28ORIGINALTCC Felipe Spengler.pdfTCC Felipe Spengler.pdfapplication/pdf2651211https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10796/1/TCC%20Felipe%20Spengler.pdf7cdc6a192d4cf78cba1aec8e177d0f1cMD51TEXTTCC Felipe Spengler.pdf.txtTCC Felipe Spengler.pdf.txtExtracted texttext/plain125878https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10796/2/TCC%20Felipe%20Spengler.pdf.txt17b7749d84d9508c6541f741b4412338MD52THUMBNAILTCC Felipe Spengler.pdf.jpgTCC Felipe Spengler.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1259https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10796/3/TCC%20Felipe%20Spengler.pdf.jpgb0e374d8b437d8f44070cd38e13368b6MD5311338/107962023-06-13 17:45:18.889oai:repositorio.ucs.br:11338/10796Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2023-06-13T17:45:18Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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