Traçados poéticos e ensino de história: tecendo espaços a partir dos versos de Castro Alves

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Lisandra Chaves Zen
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/11336
Resumo: Essa pesquisa se inscreve no campo do Ensino de História e tem como principal eixo temático a análise de aspectos do cotidiano escravo na poesia de Castro Alves - especialmente nos poemas A Canção do Africano (1863) e O Navio Negreiro (1868), ambos constituintes da obra Os Escravos -, apurando possibilidades de articular discursos literários e historiográficos na construção de saberes sobre a escravidão no Brasil durante a segunda metade do século XIX. Esse estudo propõe ainda, a elaboração de um recurso didático que diz respeito à produção de uma Sala Temática referente à escravidão e à cultura afro-brasileira, tendo por base os poemas mencionados anteriormente. Ao deslocar a atenção para o contexto educacional, é reservado espaço para a reflexão acerca da importância da difusão de práticas de leitura na escola, dos possíveis usos da literatura enquanto fonte para o ensino de História e da necessidade de implantar ações educativas de acolhimento da diversidade cultural e social brasileiras no âmbito escolar. As construções teóricas de Michel de Certeau, divulgadas na obra A invenção do cotidiano (2005), e de Hans Ulrich Gumbrecht (2010), relacionadas à produção de presença, servem como principais referências para essa investigação que também é balizada por outros estudiosos referenciados ao longo do texto dissertativo. Para resolução da problemática definida inicialmente seria necessário percorrer um caminho teórico e prático, este último resultante da participação ativa dos estudantes na estruturação e organização do produto cultural que integra essa pesquisa. Todavia, devido às ações de distanciamento social e restrições de circulação em determinados espaços do ambiente escolar, a proposta da Sala Temática foi apresentada por meio de um projeto com imagens renderizadas. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_0ee392a7a1df3fcf9ae61fcdf287e8a4
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/11336
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Borges, Lisandra Chaves ZenRuffato, Katani Maria MonteiroRemedi, José Martinho RodriguesLia, Cristine Fortes2022-12-08T13:43:10Z2022-12-08T13:43:10Z2022-12-062022-10-27https://repositorio.ucs.br/11338/11336Essa pesquisa se inscreve no campo do Ensino de História e tem como principal eixo temático a análise de aspectos do cotidiano escravo na poesia de Castro Alves - especialmente nos poemas A Canção do Africano (1863) e O Navio Negreiro (1868), ambos constituintes da obra Os Escravos -, apurando possibilidades de articular discursos literários e historiográficos na construção de saberes sobre a escravidão no Brasil durante a segunda metade do século XIX. Esse estudo propõe ainda, a elaboração de um recurso didático que diz respeito à produção de uma Sala Temática referente à escravidão e à cultura afro-brasileira, tendo por base os poemas mencionados anteriormente. Ao deslocar a atenção para o contexto educacional, é reservado espaço para a reflexão acerca da importância da difusão de práticas de leitura na escola, dos possíveis usos da literatura enquanto fonte para o ensino de História e da necessidade de implantar ações educativas de acolhimento da diversidade cultural e social brasileiras no âmbito escolar. As construções teóricas de Michel de Certeau, divulgadas na obra A invenção do cotidiano (2005), e de Hans Ulrich Gumbrecht (2010), relacionadas à produção de presença, servem como principais referências para essa investigação que também é balizada por outros estudiosos referenciados ao longo do texto dissertativo. Para resolução da problemática definida inicialmente seria necessário percorrer um caminho teórico e prático, este último resultante da participação ativa dos estudantes na estruturação e organização do produto cultural que integra essa pesquisa. Todavia, devido às ações de distanciamento social e restrições de circulação em determinados espaços do ambiente escolar, a proposta da Sala Temática foi apresentada por meio de um projeto com imagens renderizadas. [resumo fornecido pelo autor]This research is part of the field of History Teaching and its main theme is the analysis of aspects of the slave's daily life in Castro Alves' poetry - especially in the poems A Canção do Africano (1863) and O Navio Negreiro (1868), both constituting the work Os Escravos -, investigating possibilities of articulating literary and historiographical discourses in the construction of knowledge about slavery in Brazil during the second half of the 19th century. This study also proposes the elaboration of a didactic resource that concerns the production of a Thematic Room related to slavery and Afro-Brazilian culture, based on the poems mentioned above. By shifting attention to the educational context, space is reserved for reflection on the importance of disseminating reading practices at school, the possible uses of literature as a source for teaching History and the need to implement educational actions to welcome diversity Brazilian culture and society in the school environment. The theoretical constructions by Michel de Certeau, published in the work A invenção do cotidiano (2005), and by Hans Ulrich Gumbrecht (2010), related to the production of presence, serve as main references for this investigation, which is also guided by other scholars referenced to the throughout the essay text. In order to solve the problem initially defined, it would be necessary to follow a theoretical and practical path, the latter resulting from the active participation of students in the structuring and organization of the cultural product that integrates this research. However, due to social distancing actions and restrictions on movement in certain spaces of the school environment, the proposal for the Thematic Room was presented through a project with rendered images. [resumo fornecido pelo autor]engporHistória - Estudo e ensinoLiteratura e históriaPoesia brasileiraAlves, Castro, 1847-1871History - Study and teachingLiterature and historyBrazilian poetryTraçados poéticos e ensino de história: tecendo espaços a partir dos versos de Castro Alvesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/7375962486562925Lisandra Chaves Zen BorgesMestrado Profissional em HistóriaCampus Universitário de Vacaria2022-12-05ORIGINALDissertação Lisandra Chaves Zen Borges.pdfDissertação Lisandra Chaves Zen Borges.pdfapplication/pdf2696994https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11336/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Lisandra%20Chaves%20Zen%20Borges.pdf4b00a5bfbfb7c344d2fc665263181309MD51TEXTDissertação Lisandra Chaves Zen Borges.pdf.txtDissertação Lisandra Chaves Zen Borges.pdf.txtExtracted texttext/plain385856https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11336/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Lisandra%20Chaves%20Zen%20Borges.pdf.txt64cfcf6eb136fbd350012956a94c9148MD52THUMBNAILDissertação Lisandra Chaves Zen Borges.pdf.jpgDissertação Lisandra Chaves Zen Borges.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1170https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11336/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Lisandra%20Chaves%20Zen%20Borges.pdf.jpg9064423e8acc8729306bb0ffb92dea2dMD5311338/113362022-12-09 05:00:41.714oai:repositorio.ucs.br:11338/11336Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-12-09T05:00:41Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Traçados poéticos e ensino de história: tecendo espaços a partir dos versos de Castro Alves
title Traçados poéticos e ensino de história: tecendo espaços a partir dos versos de Castro Alves
spellingShingle Traçados poéticos e ensino de história: tecendo espaços a partir dos versos de Castro Alves
Borges, Lisandra Chaves Zen
História - Estudo e ensino
Literatura e história
Poesia brasileira
Alves, Castro, 1847-1871
History - Study and teaching
Literature and history
Brazilian poetry
title_short Traçados poéticos e ensino de história: tecendo espaços a partir dos versos de Castro Alves
title_full Traçados poéticos e ensino de história: tecendo espaços a partir dos versos de Castro Alves
title_fullStr Traçados poéticos e ensino de história: tecendo espaços a partir dos versos de Castro Alves
title_full_unstemmed Traçados poéticos e ensino de história: tecendo espaços a partir dos versos de Castro Alves
title_sort Traçados poéticos e ensino de história: tecendo espaços a partir dos versos de Castro Alves
author Borges, Lisandra Chaves Zen
author_facet Borges, Lisandra Chaves Zen
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Ruffato, Katani Maria Monteiro
Remedi, José Martinho Rodrigues
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Lisandra Chaves Zen
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lia, Cristine Fortes
contributor_str_mv Lia, Cristine Fortes
dc.subject.por.fl_str_mv História - Estudo e ensino
Literatura e história
Poesia brasileira
Alves, Castro, 1847-1871
topic História - Estudo e ensino
Literatura e história
Poesia brasileira
Alves, Castro, 1847-1871
History - Study and teaching
Literature and history
Brazilian poetry
dc.subject.eng.fl_str_mv History - Study and teaching
Literature and history
Brazilian poetry
description Essa pesquisa se inscreve no campo do Ensino de História e tem como principal eixo temático a análise de aspectos do cotidiano escravo na poesia de Castro Alves - especialmente nos poemas A Canção do Africano (1863) e O Navio Negreiro (1868), ambos constituintes da obra Os Escravos -, apurando possibilidades de articular discursos literários e historiográficos na construção de saberes sobre a escravidão no Brasil durante a segunda metade do século XIX. Esse estudo propõe ainda, a elaboração de um recurso didático que diz respeito à produção de uma Sala Temática referente à escravidão e à cultura afro-brasileira, tendo por base os poemas mencionados anteriormente. Ao deslocar a atenção para o contexto educacional, é reservado espaço para a reflexão acerca da importância da difusão de práticas de leitura na escola, dos possíveis usos da literatura enquanto fonte para o ensino de História e da necessidade de implantar ações educativas de acolhimento da diversidade cultural e social brasileiras no âmbito escolar. As construções teóricas de Michel de Certeau, divulgadas na obra A invenção do cotidiano (2005), e de Hans Ulrich Gumbrecht (2010), relacionadas à produção de presença, servem como principais referências para essa investigação que também é balizada por outros estudiosos referenciados ao longo do texto dissertativo. Para resolução da problemática definida inicialmente seria necessário percorrer um caminho teórico e prático, este último resultante da participação ativa dos estudantes na estruturação e organização do produto cultural que integra essa pesquisa. Todavia, devido às ações de distanciamento social e restrições de circulação em determinados espaços do ambiente escolar, a proposta da Sala Temática foi apresentada por meio de um projeto com imagens renderizadas. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2022
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2022-10-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-08T13:43:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-08T13:43:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/11336
url https://repositorio.ucs.br/11338/11336
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11336/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Lisandra%20Chaves%20Zen%20Borges.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11336/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Lisandra%20Chaves%20Zen%20Borges.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11336/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Lisandra%20Chaves%20Zen%20Borges.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4b00a5bfbfb7c344d2fc665263181309
64cfcf6eb136fbd350012956a94c9148
9064423e8acc8729306bb0ffb92dea2d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308898499723264