Desenvolvimento do pensamento computacional nas aulas de matemática por meio de construção de aplicativos
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/12756 |
Resumo: | Esta pesquisa se propôs a investigar e apresentar sugestões de atividades que promovam o desenvolvimento do Pensamento Computacional (PC) nas aulas de Matemática, por meio da construção de aplicativos. Atualmente, as tecnologias digitais da informação e comunicação fazem parte do cotidiano das pessoas desde os primeiros anos de vida e estão inseridas nos diferentes setores da sociedade. Recursos como softwares, aplicativos, robôs, inteligência artificial, realidade virtual e aumentada, internet das coisas, metaverso, dentre outros, estão presentes nas indústrias, na agricultura, no comércio, na medicina, na educação, nas residências e na vida social. Numa sociedade tecnológica e digital, há conceitos e habilidades importantes de serem abordados no ensino, como o PC, que se refere à capacidade de resolver um problema de maneira organizada e sistemática, utilizando abstração, decomposição, generalização e algoritmos. Em nível internacional, há muitos países que já incluíram a Computação nos seus currículos escolares. Porém, no Brasil, esse movimento ainda é tímido, embora o PC já seja citado na Base Nacional Comum Curricular, na área da Matemática. Num mundo tecnológico e digital, é importante formar pessoas que, além de saberem fazer uso das tecnologias, sejam também capazes de construí-las. Nesse sentido, ressalta-se a importância de abordar o PC nas escolas. Diversos autores, como Papert, Wing, Brennan e Resnick, apontam que as atividades de programação ajudam a desenvolver o PC. Por isso, esta pesquisa partiu do problema: "Como é possível desenvolver o Pensamento Computacional nas aulas de Matemática, por meio da construção de aplicativos?" Este estudo tinha como objetivo principal propor e avaliar atividades que promovam o desenvolvimento do PC nas aulas de Matemática, por meio da construção de aplicativos. Como recurso computacional para a construção dos aplicativos selecionou-se a plataforma MIT App Inventor por constituir um ambiente acessível, simples e capaz de apoiar a criação de aplicativos atrativos e úteis. Dessa forma, desenvolveu-se uma intervenção pedagógica, além de pesquisas de opinião com alunos e professores e pesquisa bibliográfica. A intervenção pedagógica ocorreu numa escola pública, com uma turma de 24 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, mediante 16 encontros, numa carga horária total de 27 horas e 50 minutos, durante as aulas de Matemática. Os dados coletados na intervenção pedagógica e na pesquisa de opinião realizada com alunos e professores da escola de aplicação compuseram o corpus da pesquisa, que foi analisado pela técnica da Análise Textual Discursiva e pelo Framework de Brennan e Resnick. Observou-se que os alunos participantes da pesquisa desenvolveram diversas competências e habilidades do PC, por meio da experiência computacional de criar e programar aplicativos. Ademais, a prática favoreceu a interação entre os alunos, o trabalho colaborativo, a autonomia, a criatividade, o senso crítico, a tomada de decisão, além da revisão e aplicação de conceitos matemáticos. Por meio das evidências geradas pela análise dos dados, constatou-se que a construção de aplicativos é uma estratégia atrativa, eficaz e viável para inserir a programação e o PC nas aulas de Matemática, contribuindo também para a aprendizagem desta área de conhecimento. [resumo fornecido pelo autor] |
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Guder, DeiseReategui, Eliseo BerniSauer, Laurete ZanolWebber, Carine Geltrudes2023-10-24T14:10:06Z2023-10-24T14:10:06Z2023-10-242023-08-07https://repositorio.ucs.br/11338/12756Esta pesquisa se propôs a investigar e apresentar sugestões de atividades que promovam o desenvolvimento do Pensamento Computacional (PC) nas aulas de Matemática, por meio da construção de aplicativos. Atualmente, as tecnologias digitais da informação e comunicação fazem parte do cotidiano das pessoas desde os primeiros anos de vida e estão inseridas nos diferentes setores da sociedade. Recursos como softwares, aplicativos, robôs, inteligência artificial, realidade virtual e aumentada, internet das coisas, metaverso, dentre outros, estão presentes nas indústrias, na agricultura, no comércio, na medicina, na educação, nas residências e na vida social. Numa sociedade tecnológica e digital, há conceitos e habilidades importantes de serem abordados no ensino, como o PC, que se refere à capacidade de resolver um problema de maneira organizada e sistemática, utilizando abstração, decomposição, generalização e algoritmos. Em nível internacional, há muitos países que já incluíram a Computação nos seus currículos escolares. Porém, no Brasil, esse movimento ainda é tímido, embora o PC já seja citado na Base Nacional Comum Curricular, na área da Matemática. Num mundo tecnológico e digital, é importante formar pessoas que, além de saberem fazer uso das tecnologias, sejam também capazes de construí-las. Nesse sentido, ressalta-se a importância de abordar o PC nas escolas. Diversos autores, como Papert, Wing, Brennan e Resnick, apontam que as atividades de programação ajudam a desenvolver o PC. Por isso, esta pesquisa partiu do problema: "Como é possível desenvolver o Pensamento Computacional nas aulas de Matemática, por meio da construção de aplicativos?" Este estudo tinha como objetivo principal propor e avaliar atividades que promovam o desenvolvimento do PC nas aulas de Matemática, por meio da construção de aplicativos. Como recurso computacional para a construção dos aplicativos selecionou-se a plataforma MIT App Inventor por constituir um ambiente acessível, simples e capaz de apoiar a criação de aplicativos atrativos e úteis. Dessa forma, desenvolveu-se uma intervenção pedagógica, além de pesquisas de opinião com alunos e professores e pesquisa bibliográfica. A intervenção pedagógica ocorreu numa escola pública, com uma turma de 24 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, mediante 16 encontros, numa carga horária total de 27 horas e 50 minutos, durante as aulas de Matemática. Os dados coletados na intervenção pedagógica e na pesquisa de opinião realizada com alunos e professores da escola de aplicação compuseram o corpus da pesquisa, que foi analisado pela técnica da Análise Textual Discursiva e pelo Framework de Brennan e Resnick. Observou-se que os alunos participantes da pesquisa desenvolveram diversas competências e habilidades do PC, por meio da experiência computacional de criar e programar aplicativos. Ademais, a prática favoreceu a interação entre os alunos, o trabalho colaborativo, a autonomia, a criatividade, o senso crítico, a tomada de decisão, além da revisão e aplicação de conceitos matemáticos. Por meio das evidências geradas pela análise dos dados, constatou-se que a construção de aplicativos é uma estratégia atrativa, eficaz e viável para inserir a programação e o PC nas aulas de Matemática, contribuindo também para a aprendizagem desta área de conhecimento. [resumo fornecido pelo autor]This research aimed to investigate and present suggestions for activities that promote the development of Computational Thinking (CT) in Mathematics classes through the construction of applications. Currently, digital information and communication technologies are part of people's daily lives from early childhood and are integrated into various sectors of society. Resources such as software, applications, robots, artificial intelligence, virtual and augmented reality, the Internet of Things, metaverse, among others, are present in industries, agriculture, commerce, medicine, education, homes, and social life. In a technological and digital society, there are important concepts and skills that need to be addressed in education, such as CT, which refers to the ability to solve problems in an organized and systematic way using abstraction, decomposition, generalization, and algorithms. Many countries have already included Computing in their school curricula at the international level. However, in Brazil, this movement is still limited, although CT is already mentioned in the National Common Curricular Base, specifically in the Mathematics area. In a technological and digital world, it is crucial to educate individuals who not only know how to use technologies but also have the ability to create them. In this sense, the importance of addressing CT in schools is emphasized. Several authors, such as Papert, Wing, Brennan and Resnick, point out that programming activities help to develop CT. Therefore, this research started with the problem: "How is it possible to develop Computational Thinking in Mathematics classes through the construction of applications?" This study aimed to propose and evaluate activities that promote the development of CT in Mathematics classes through the construction of applications. The MIT App Inventor platform was selected as the computational resource for building the applications due to its accessibility, simplicity, and ability to support the creation of engaging and useful applications. In this way, a pedagogical intervention was developed, along with opinion surveys with students and teachers, as well as a literature review. The pedagogical intervention took place in a public school, with a class of 24 9th-grade students in Elementary School. It consisted of 16 sessions, with a total duration of 27 hours and 50 minutes, during Mathematics classes. The data collected during the pedagogical intervention and the opinion survey conducted with students and teachers from the application school composed the research corpus, which was analyzed using the Discursive Textual Analysis technique and the Brennan and Resnick Framework. It was observed that the participating students developed various CT competencies and skills through the computational experience of creating and programming applications. Furthermore, the practice favored interaction among students, collaborative work, autonomy, creativity, critical thinking, decision-making, as well as the review and application of mathematical concepts. Through the evidence generated by the data analysis, it was found that the construction of applications is an attractive, effective, and viable strategy for incorporating programming and CT into Mathematics classes, contributing to the learning of this knowledge area. [resumo fornecido pelo autor]Matemática - Estudo e ensinoMatemática (Ensino fundamental)Inovações educacionaisAprendizagem ativaMIT App inventorMathematics - Study and teachingMathematics (elementary school)Educational innovationsActive learningMIT App InventorDesenvolvimento do pensamento computacional nas aulas de matemática por meio de construção de aplicativosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/8500574278899037Guder, DeiseMestrado Profissional em Ensino de Ciências e MatemáticaCampus Universitário de Farroupilha2023-10-23ORIGINALDissertacao Deise Guder.pdfDissertacao Deise Guder.pdfapplication/pdf66107254https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12756/1/Dissertacao%20Deise%20Guder.pdf2653029cf165c5de349ea42d5d2f8bceMD51Produto Educacional Deise Guder.pdfProduto Educacional Deise Guder.pdfapplication/pdf3792862https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12756/2/Produto%20Educacional%20Deise%20Guder.pdf282552f1bca994e13af7fe813575ee7cMD52TEXTDissertacao Deise Guder.pdf.txtDissertacao Deise Guder.pdf.txtExtracted texttext/plain372752https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12756/3/Dissertacao%20Deise%20Guder.pdf.txtaacf4f09a9b1d0bf1013777123ac017eMD53Produto Educacional Deise Guder.pdf.txtProduto Educacional Deise Guder.pdf.txtExtracted texttext/plain62956https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12756/5/Produto%20Educacional%20Deise%20Guder.pdf.txt7c3bbbcb6354a44a58665c340662294aMD55THUMBNAILDissertacao Deise Guder.pdf.jpgDissertacao Deise Guder.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1252https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12756/4/Dissertacao%20Deise%20Guder.pdf.jpg29e217a2b281ab91ec656759ac8e9667MD54Produto Educacional Deise Guder.pdf.jpgProduto Educacional Deise Guder.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1777https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12756/6/Produto%20Educacional%20Deise%20Guder.pdf.jpg9dd28d15d9cfb059509acd2a2bb63fecMD5611338/127562023-10-25 07:00:29.232oai:repositorio.ucs.br:11338/12756Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2023-10-25T07:00:29Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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Esta pesquisa se propôs a investigar e apresentar sugestões de atividades que promovam o desenvolvimento do Pensamento Computacional (PC) nas aulas de Matemática, por meio da construção de aplicativos. Atualmente, as tecnologias digitais da informação e comunicação fazem parte do cotidiano das pessoas desde os primeiros anos de vida e estão inseridas nos diferentes setores da sociedade. Recursos como softwares, aplicativos, robôs, inteligência artificial, realidade virtual e aumentada, internet das coisas, metaverso, dentre outros, estão presentes nas indústrias, na agricultura, no comércio, na medicina, na educação, nas residências e na vida social. Numa sociedade tecnológica e digital, há conceitos e habilidades importantes de serem abordados no ensino, como o PC, que se refere à capacidade de resolver um problema de maneira organizada e sistemática, utilizando abstração, decomposição, generalização e algoritmos. Em nível internacional, há muitos países que já incluíram a Computação nos seus currículos escolares. Porém, no Brasil, esse movimento ainda é tímido, embora o PC já seja citado na Base Nacional Comum Curricular, na área da Matemática. Num mundo tecnológico e digital, é importante formar pessoas que, além de saberem fazer uso das tecnologias, sejam também capazes de construí-las. Nesse sentido, ressalta-se a importância de abordar o PC nas escolas. Diversos autores, como Papert, Wing, Brennan e Resnick, apontam que as atividades de programação ajudam a desenvolver o PC. Por isso, esta pesquisa partiu do problema: "Como é possível desenvolver o Pensamento Computacional nas aulas de Matemática, por meio da construção de aplicativos?" Este estudo tinha como objetivo principal propor e avaliar atividades que promovam o desenvolvimento do PC nas aulas de Matemática, por meio da construção de aplicativos. Como recurso computacional para a construção dos aplicativos selecionou-se a plataforma MIT App Inventor por constituir um ambiente acessível, simples e capaz de apoiar a criação de aplicativos atrativos e úteis. Dessa forma, desenvolveu-se uma intervenção pedagógica, além de pesquisas de opinião com alunos e professores e pesquisa bibliográfica. A intervenção pedagógica ocorreu numa escola pública, com uma turma de 24 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, mediante 16 encontros, numa carga horária total de 27 horas e 50 minutos, durante as aulas de Matemática. Os dados coletados na intervenção pedagógica e na pesquisa de opinião realizada com alunos e professores da escola de aplicação compuseram o corpus da pesquisa, que foi analisado pela técnica da Análise Textual Discursiva e pelo Framework de Brennan e Resnick. Observou-se que os alunos participantes da pesquisa desenvolveram diversas competências e habilidades do PC, por meio da experiência computacional de criar e programar aplicativos. Ademais, a prática favoreceu a interação entre os alunos, o trabalho colaborativo, a autonomia, a criatividade, o senso crítico, a tomada de decisão, além da revisão e aplicação de conceitos matemáticos. Por meio das evidências geradas pela análise dos dados, constatou-se que a construção de aplicativos é uma estratégia atrativa, eficaz e viável para inserir a programação e o PC nas aulas de Matemática, contribuindo também para a aprendizagem desta área de conhecimento. [resumo fornecido pelo autor] |
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