Neurociência e educação: contribuições para o ensino de termometria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/12295 |
Resumo: | Essa dissertação consiste na aplicação e avaliação de uma sequência didática com embasamento teórico na Neurociência e na Aprendizagem Significativa de Ausubel. A proposta de trabalho surgiu devido ser um tema considerável e conveniente de estudar no cenário da educação. Além disso, torna-se importante compreender alguns aspectos da Neurociência e como ela pode contribuir ao trabalho docente no ensino de Física. Busca-se, também, compreender como esses saberes podem auxiliar os professores a desenvolverem suas aulas no sentido de levar o estudante a aprender de forma significativa. A pesquisa com abordagem qualitativa foi realizada em uma escola pública, com duas turmas de segundo ano do Ensino Médio, totalizando 33 alunos, na cidade de Farroupilha no Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários no aplicativo Kahoot, construção de mapa mental e análise dos diários de bordo da pesquisadora. Através da metodologia utilizada e do estudo realizado gerou-se um produto educacional na forma de uma sequência didática, dividida em oito unidades, onde o conteúdo foi abordado de diferentes formas e subsidiada pela Neurociência, para a melhoria do ensino e da aprendizagem de termometria. Como resultados, a partir dos mapas mentais e questionários iniciais aplicados, percebeu-se a presença de alguns conhecimentos prévios e concepções alternativas sobre os conceitos de calor e temperatura. Já na realização do mapa mental final e do questionário final, encontrou-se a presença de relações corretas entre os conceitos de calor e temperatura e os estudantes responderam corretamente que a sensação térmica está relacionada às percepções de quente e frio. Também notou-se que as estratégias devem ser diversificadas e que provoquem no aluno o interesse em participar, desperte a curiosidade, a predisposição em aprender e a percepção de que o aluno faz parte do processo de ensino e aprendizagem. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_12ab0f1ac340f561eaf3bda66702ab56 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/12295 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bonow, Jamile PichCatelli, FranciscoGiovannini Junior, OdilonRebeque, Paulo ViniciusMesquita, Alexandre2023-07-04T13:24:38Z2023-07-04T13:24:38Z2023-07-042023-06-14https://repositorio.ucs.br/11338/12295Essa dissertação consiste na aplicação e avaliação de uma sequência didática com embasamento teórico na Neurociência e na Aprendizagem Significativa de Ausubel. A proposta de trabalho surgiu devido ser um tema considerável e conveniente de estudar no cenário da educação. Além disso, torna-se importante compreender alguns aspectos da Neurociência e como ela pode contribuir ao trabalho docente no ensino de Física. Busca-se, também, compreender como esses saberes podem auxiliar os professores a desenvolverem suas aulas no sentido de levar o estudante a aprender de forma significativa. A pesquisa com abordagem qualitativa foi realizada em uma escola pública, com duas turmas de segundo ano do Ensino Médio, totalizando 33 alunos, na cidade de Farroupilha no Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários no aplicativo Kahoot, construção de mapa mental e análise dos diários de bordo da pesquisadora. Através da metodologia utilizada e do estudo realizado gerou-se um produto educacional na forma de uma sequência didática, dividida em oito unidades, onde o conteúdo foi abordado de diferentes formas e subsidiada pela Neurociência, para a melhoria do ensino e da aprendizagem de termometria. Como resultados, a partir dos mapas mentais e questionários iniciais aplicados, percebeu-se a presença de alguns conhecimentos prévios e concepções alternativas sobre os conceitos de calor e temperatura. Já na realização do mapa mental final e do questionário final, encontrou-se a presença de relações corretas entre os conceitos de calor e temperatura e os estudantes responderam corretamente que a sensação térmica está relacionada às percepções de quente e frio. Também notou-se que as estratégias devem ser diversificadas e que provoquem no aluno o interesse em participar, desperte a curiosidade, a predisposição em aprender e a percepção de que o aluno faz parte do processo de ensino e aprendizagem. [resumo fornecido pelo autor]This dissertation consists of the application and evaluaton of a Didactic Sequence with a theoretical basis in Ausubel's Neuroscience and Meaningful Learning. The work proposal arose because it is a considerable and convenient topic to study in the education scenario. In addition, it is important to understand some aspects of Neuroscience and how it can contribute to the teaching work in Physics teaching. It also seeks to understand how this knowledge can help teachers to develop their classes to lead students to learn in a meaningful way. Qualitative research was carried out in a public school, with two second-year high school classes, totaling 33 students, in the city of Farroupilha, in Rio Grande do Sul. Data collection took place through questionnaires in the Kahoot application, construction of a mental map and analysis of the researcher's logbooks. Through the methodology used and the study carried out, an educational product was generated in the form of a didactic sequence, divided into eight units, where the content was approached indifferent ways and subsidized by Neuroscience, to improve the teaching and learning of thermometry. As a result, from the mental maps and initial questionnaires applied, it was noticed the presence of some previous knowledge and alternative conceptions about the concepts of heat and temperature. In carrying out the final mental map and the final questionnaire, the presence of correct relationships between the concepts of heat and temperature was found and the students correctly answered that the thermal sensation is related to the perceptions of hot and cold. It was also noted that the strategies should be diversified and that provoke the student's interest in participating, arouse curiosity, predisposition to learn and the perception that the student is part of the teaching and learning process. [resumo fornecido pelo autor]Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior, CAPESengporFísica - Estudo e ensinoTermômetros e termometriaNeurociênciasDidáticaPhysics - Study and teachingThermometersNeurosciencesDidaticsNeurociência e educação: contribuições para o ensino de termometriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttps://lattes.cnpq.br/1514035618487481Bonow, JamileMestrado Profissional em Ensino de Ciências e MatemáticaCampus Universitário de Farroupilha2023-07-03ORIGINALDissertação Jamile Pich Bonow.pdfDissertação Jamile Pich Bonow.pdfapplication/pdf3373878https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12295/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Jamile%20Pich%20Bonow.pdf572f85ef4ce83ce9af889dd5ccfc9594MD51Produto educacional Jamile Pich Bonow.pdfProduto educacional Jamile Pich Bonow.pdfapplication/pdf659625https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12295/2/Produto%20educacional%20Jamile%20Pich%20Bonow.pdf8c80dfd5755be64d1368b7a9abdd59f6MD52TEXTDissertação Jamile Pich Bonow.pdf.txtDissertação Jamile Pich Bonow.pdf.txtExtracted texttext/plain155939https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12295/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Jamile%20Pich%20Bonow.pdf.txtedb1d56fe234effc358cc1496efb6811MD53Produto educacional Jamile Pich Bonow.pdf.txtProduto educacional Jamile Pich Bonow.pdf.txtExtracted texttext/plain34678https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12295/5/Produto%20educacional%20Jamile%20Pich%20Bonow.pdf.txtd440f22b10ef6623ef1a01b0723ceeceMD55THUMBNAILDissertação Jamile Pich Bonow.pdf.jpgDissertação Jamile Pich Bonow.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1200https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12295/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Jamile%20Pich%20Bonow.pdf.jpgebb56f7252fe360c83eddf3feaba2048MD54Produto educacional Jamile Pich Bonow.pdf.jpgProduto educacional Jamile Pich Bonow.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1535https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12295/6/Produto%20educacional%20Jamile%20Pich%20Bonow.pdf.jpgbc5f4760c728ddff98e9dbde597e72e2MD5611338/122952023-07-06 07:00:30.923oai:repositorio.ucs.br:11338/12295Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2023-07-06T07:00:30Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Neurociência e educação: contribuições para o ensino de termometria |
title |
Neurociência e educação: contribuições para o ensino de termometria |
spellingShingle |
Neurociência e educação: contribuições para o ensino de termometria Bonow, Jamile Pich Física - Estudo e ensino Termômetros e termometria Neurociências Didática Physics - Study and teaching Thermometers Neurosciences Didatics |
title_short |
Neurociência e educação: contribuições para o ensino de termometria |
title_full |
Neurociência e educação: contribuições para o ensino de termometria |
title_fullStr |
Neurociência e educação: contribuições para o ensino de termometria |
title_full_unstemmed |
Neurociência e educação: contribuições para o ensino de termometria |
title_sort |
Neurociência e educação: contribuições para o ensino de termometria |
author |
Bonow, Jamile Pich |
author_facet |
Bonow, Jamile Pich |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Catelli, Francisco Giovannini Junior, Odilon Rebeque, Paulo Vinicius |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bonow, Jamile Pich |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mesquita, Alexandre |
contributor_str_mv |
Mesquita, Alexandre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física - Estudo e ensino Termômetros e termometria Neurociências Didática |
topic |
Física - Estudo e ensino Termômetros e termometria Neurociências Didática Physics - Study and teaching Thermometers Neurosciences Didatics |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Physics - Study and teaching Thermometers Neurosciences Didatics |
description |
Essa dissertação consiste na aplicação e avaliação de uma sequência didática com embasamento teórico na Neurociência e na Aprendizagem Significativa de Ausubel. A proposta de trabalho surgiu devido ser um tema considerável e conveniente de estudar no cenário da educação. Além disso, torna-se importante compreender alguns aspectos da Neurociência e como ela pode contribuir ao trabalho docente no ensino de Física. Busca-se, também, compreender como esses saberes podem auxiliar os professores a desenvolverem suas aulas no sentido de levar o estudante a aprender de forma significativa. A pesquisa com abordagem qualitativa foi realizada em uma escola pública, com duas turmas de segundo ano do Ensino Médio, totalizando 33 alunos, na cidade de Farroupilha no Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários no aplicativo Kahoot, construção de mapa mental e análise dos diários de bordo da pesquisadora. Através da metodologia utilizada e do estudo realizado gerou-se um produto educacional na forma de uma sequência didática, dividida em oito unidades, onde o conteúdo foi abordado de diferentes formas e subsidiada pela Neurociência, para a melhoria do ensino e da aprendizagem de termometria. Como resultados, a partir dos mapas mentais e questionários iniciais aplicados, percebeu-se a presença de alguns conhecimentos prévios e concepções alternativas sobre os conceitos de calor e temperatura. Já na realização do mapa mental final e do questionário final, encontrou-se a presença de relações corretas entre os conceitos de calor e temperatura e os estudantes responderam corretamente que a sensação térmica está relacionada às percepções de quente e frio. Também notou-se que as estratégias devem ser diversificadas e que provoquem no aluno o interesse em participar, desperte a curiosidade, a predisposição em aprender e a percepção de que o aluno faz parte do processo de ensino e aprendizagem. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2023 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2023-06-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-04T13:24:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-04T13:24:38Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-07-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/12295 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/12295 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12295/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Jamile%20Pich%20Bonow.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12295/2/Produto%20educacional%20Jamile%20Pich%20Bonow.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12295/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Jamile%20Pich%20Bonow.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12295/5/Produto%20educacional%20Jamile%20Pich%20Bonow.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12295/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Jamile%20Pich%20Bonow.pdf.jpg https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12295/6/Produto%20educacional%20Jamile%20Pich%20Bonow.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
572f85ef4ce83ce9af889dd5ccfc9594 8c80dfd5755be64d1368b7a9abdd59f6 edb1d56fe234effc358cc1496efb6811 d440f22b10ef6623ef1a01b0723ceece ebb56f7252fe360c83eddf3feaba2048 bc5f4760c728ddff98e9dbde597e72e2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798308882191220736 |