Luto de um pai na perda de um filho: culpa e reparação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/6821 |
Resumo: | O luto é um processo da vida humana, pelo qual o sujeito passará em alguma etapa ou momento de sua vida, resultante da perda marcante de um ente ou pessoa estimada, das ausências sentidas ou de relações rompidas. Os estudos da Psicologia no Luto e seus diferentes modos vêm crescendo nos últimos anos, visto que cada um elabora e vivencia de forma singular essa passagem da vida. Esse é um momento o qual exige de cada um, modos diferentes de reconstrução e ressignificados na dinâmica familiar. A partir disso, importante ressaltar o conceito de luto não reconhecido como aquele processo pelo qual o enlutado, não se permite vivenciar o luto, podendo ocorrer pela restrição da sociedade ou por particularidades do próprio indivíduo de não manifestar sua dor e sua desconsolação, até mesmo por alguma culpa pelo ocorrido. Esse momento vem com sentimentos contraditórios, e emoções confusas, assim como novos arranjos, novas responsabilidades e nem todos conseguem passar por este momento de forma congruente. O objetivo geral foca em identificar possíveis repercussões sobre culpa e reparação vivenciadas pela figura paterna, durante o processo de luto não reconhecido na perda de um filho. Como objetivos específicos propõem-se: caracterizar as atribuições da função paterna; abordar culpa e reparação vivenciados sob a ótica da figura paterna; e por fim descrever os conceitos sobre luto, priorizando o luto não reconhecido. Quanto ao método, o delineamento é qualitativo, de cunho exploratório e estudo interpretativo. A fonte escolhida foi o artefato cultural "Manchester à Beira Mar" (2016) e elaborou-se uma tabela como instrumento para contemplar as categorias escolhidas. A análise de conteúdo, foi o referencial de análise definido para este estudo. Foram escolhidas dezesseis cenas com o intuito de permitir a visualização das seguintes categorias formuladas: atribuições da função paterna; culpa e reparação em um luto paterno; luto e luto não reconhecido e novo olhar sobre o luto, possível recomeço? Os resultados indicam, por meio das cenas escolhidas, que foi possível perceber o impacto que a perda de um filho pode causar aos pais, fazendo com que nem sempre a família se reestruture para adequar-se às novas mudanças. Nem sempre essas mudanças acontecem de forma positiva, uma vez que, após a perda de um ou mais filhos, o casal nem sempre consegue se readequar e passa por esse momento com formas de enfrentamento descompassadas, em que nem sempre é possível recomeçar juntos, elaborar a perda, superar as dificuldades emocionais ou seguir adiante, principalmente quando um dos lados se responsabiliza e se culpa pelo ocorrido [resumo fornecido pelo autor]. |
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Borges, Miriam Célia BoeiraColao, Magda MariaBosi, Denise RasiaMaggi, Alice2021-03-15T15:53:04Z2021-03-15T15:53:04Z2020-11-032020https://repositorio.ucs.br/11338/6821O luto é um processo da vida humana, pelo qual o sujeito passará em alguma etapa ou momento de sua vida, resultante da perda marcante de um ente ou pessoa estimada, das ausências sentidas ou de relações rompidas. Os estudos da Psicologia no Luto e seus diferentes modos vêm crescendo nos últimos anos, visto que cada um elabora e vivencia de forma singular essa passagem da vida. Esse é um momento o qual exige de cada um, modos diferentes de reconstrução e ressignificados na dinâmica familiar. A partir disso, importante ressaltar o conceito de luto não reconhecido como aquele processo pelo qual o enlutado, não se permite vivenciar o luto, podendo ocorrer pela restrição da sociedade ou por particularidades do próprio indivíduo de não manifestar sua dor e sua desconsolação, até mesmo por alguma culpa pelo ocorrido. Esse momento vem com sentimentos contraditórios, e emoções confusas, assim como novos arranjos, novas responsabilidades e nem todos conseguem passar por este momento de forma congruente. O objetivo geral foca em identificar possíveis repercussões sobre culpa e reparação vivenciadas pela figura paterna, durante o processo de luto não reconhecido na perda de um filho. Como objetivos específicos propõem-se: caracterizar as atribuições da função paterna; abordar culpa e reparação vivenciados sob a ótica da figura paterna; e por fim descrever os conceitos sobre luto, priorizando o luto não reconhecido. Quanto ao método, o delineamento é qualitativo, de cunho exploratório e estudo interpretativo. A fonte escolhida foi o artefato cultural "Manchester à Beira Mar" (2016) e elaborou-se uma tabela como instrumento para contemplar as categorias escolhidas. A análise de conteúdo, foi o referencial de análise definido para este estudo. Foram escolhidas dezesseis cenas com o intuito de permitir a visualização das seguintes categorias formuladas: atribuições da função paterna; culpa e reparação em um luto paterno; luto e luto não reconhecido e novo olhar sobre o luto, possível recomeço? Os resultados indicam, por meio das cenas escolhidas, que foi possível perceber o impacto que a perda de um filho pode causar aos pais, fazendo com que nem sempre a família se reestruture para adequar-se às novas mudanças. Nem sempre essas mudanças acontecem de forma positiva, uma vez que, após a perda de um ou mais filhos, o casal nem sempre consegue se readequar e passa por esse momento com formas de enfrentamento descompassadas, em que nem sempre é possível recomeçar juntos, elaborar a perda, superar as dificuldades emocionais ou seguir adiante, principalmente quando um dos lados se responsabiliza e se culpa pelo ocorrido [resumo fornecido pelo autor].Luto - Aspectos psicológicosFigura paternaPsicologiaPerda (Psicologia)CulpaPais e filhosLuto de um pai na perda de um filho: culpa e reparaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em PsicologiaCampus Universitário de Caxias do SulNoneORIGINALTCC Míriam Célia Boeira Borges.pdfTCC Míriam Célia Boeira Borges.pdfapplication/pdf263006https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6821/1/TCC%20M%c3%adriam%20C%c3%a9lia%20Boeira%20Borges.pdf19529fba905e27162082891822d24f28MD51TEXTTCC Míriam Célia Boeira Borges.pdf.txtTCC Míriam Célia Boeira Borges.pdf.txtExtracted texttext/plain126555https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6821/2/TCC%20M%c3%adriam%20C%c3%a9lia%20Boeira%20Borges.pdf.txt9580225ee95eb69a7c9625158f3e4b84MD52THUMBNAILTCC Míriam Célia Boeira Borges.pdf.jpgTCC Míriam Célia Boeira Borges.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1085https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6821/3/TCC%20M%c3%adriam%20C%c3%a9lia%20Boeira%20Borges.pdf.jpg7702cf3e9fbb2be64229bb53ec87aadaMD5311338/68212021-05-07 14:13:34.537oai:repositorio.ucs.br:11338/6821Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T14:13:34Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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