Modelagem numérica de elementos de concreto armado com variações nas propriedades estruturais devido à corrosão da armadura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Leonardo Rosa de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/11599
Resumo: Este trabalho possuiu como finalidade a modelagem numérica baseada no método dos elementos finitos realizada no software ANSYS e análise de vigas de concreto armado com prejuízo em suas propriedades estruturais, devido à propagação de corrosão eletroquímica nas barras constituintes da armadura, com percentual de 0, 2, 5, 10 e 20% de perda de massa. Como dados de entrada, foram levados em consideração os valores encontrados por Graeff (2007) em sua análise experimental e modelagem numérica sobre vigas de concreto armado, como redução da área de seção transversal e redução da resistência à tração da estrutura, contidos em sua dissertação de mestrado apresentada para o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O desenvolvimento desta modelagem numérica se deu por meio de duas partes distintas, sendo primeiramente modelada a viga utilizada por Graeff (2007) em sua pesquisa, para ser empregada como forma de validação do trabalho realizado, seguida de análise de uma segunda viga de concreto armado, dimensionada exclusivamente para esta pesquisa. Os resultados da análise indicam uma boa correlação entre os valores obtidos na modelagem numérica com aqueles expostos por Graeff (2007) em sua análise experimental, fato que corrobora para a sustentação deste trabalho. Em suma, os resultados mostram que as vigas com 2, 5 e 10% de corrosão não apresentam perdas significativas em suas propriedades estruturais, porém para a viga com 20% de perda de massa os danos já são extensos, causando variações significativas nas propriedades da viga. Para fins de segurança, é recomendado que haja manutenções nas estruturas com mais 10% de corrosão, visando interromper o processo corrosivo. [resumo fornecido pelo autor]
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