Educação do homem desde a corporeidade em Merleau-Ponty: o caráter pedagógico da cultura corporal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Emerson Renan Berger de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/4590
Resumo: A história do homem é a história de seu corpo. E na tradição ocidental, o corpo humano teve várias atribuições em detrimento de conceito e de articulações com o ambiente que o cercava. Destacam-se visões místicas e religiosas de caráter teocêntrico e visões antropocêntricas marcadas pela primazia do intelecto. Em comum nessas percepções está uma visão dicotômica entre a dimensão física (corpo) e a dimensão metafísica (ora tomada como alma, ora tomada como consciência ou intelecto). Já a corporeidade é um termo que ganhou importância conceitual na contemporaneidade, sendo utilizado para descrever o corpo enquanto um corpo vivido e experienciado juntamente à consciência. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi evidenciar uma compreensão de homem frente à corporeidade descrita por Merleau-Ponty, voltando-se ao caráter formativo a partir de uma visão de existência inseparável do mundo, ou do homem e suas partes física e metafísica. O percurso metodológico percorrido apresenta-se como uma investigação conceitual que se vale da leitura e análise de textos, buscando a compreensão do caráter pedagógico da cultura corporal e seu alcance como um processo de formação do homem. A presente dissertação está dividida em três capítulos, sendo que no primeiro evidencia-se o conceito de corpo na cultura ocidental e frente a Educação. No segundo capítulo utiliza-se os estudos de Maurice Merleau-Ponty, em especial a obra Fenomenologia da Percepção, na qual aborda a existência, a relação do sujeito com o mundo e com outrem, a questão do corpo próprio e principalmente a noção de corporeidade. No terceiro capítulo faz-se uma aproximação dos conceitos merleau-pontianos com a questão da formação humana e avança-se na elaboração sobre a noção de prática corporal que, ao se tornar uma cultura corporal, interfere em um processo formativo. E esse mesmo processo formativo reflete em novas práticas corporais, pois a cultura corporal é a ressignificação constante da maneira de ver o corpo que se é, ao passo que ela é imanente ao sujeito. Ela está presente em todo o processo de formação humana e deve ser entendida como fundamento do aprendizado, pois denota a relação social com o mundo, com outrem e com os objetos que o cercam. O conceito de cultura corporal desnaturaliza a concepção que se tem de um corpo acessório e o compreende no processo histórico. Tal conceito não tem pretensão de uma hipervalorização do corpo frente à alma/razão, mas os conjuga em uma corporeidade que é o modo de ser no mundo. Por fim, evidencia-se que este estudo não visa oferecer uma ferramenta metodológica, mas sim possibilitar uma reflexão acerca dos processos formativos, urgindo na Educação a importância do autoconhecimento e da autorreflexão frente às vivências do sujeito encarnado. Esta corporeidade vivida, a qual é o estofo que o homem partilha com o mundo a sua volta, volta-se para uma questão de ecologia corporal ou de sustentabilidade humana, que dá sentido a uma Educação Física – que considere o homem em sua totalidade.
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Neste sentido, o objetivo deste estudo foi evidenciar uma compreensão de homem frente à corporeidade descrita por Merleau-Ponty, voltando-se ao caráter formativo a partir de uma visão de existência inseparável do mundo, ou do homem e suas partes física e metafísica. O percurso metodológico percorrido apresenta-se como uma investigação conceitual que se vale da leitura e análise de textos, buscando a compreensão do caráter pedagógico da cultura corporal e seu alcance como um processo de formação do homem. A presente dissertação está dividida em três capítulos, sendo que no primeiro evidencia-se o conceito de corpo na cultura ocidental e frente a Educação. No segundo capítulo utiliza-se os estudos de Maurice Merleau-Ponty, em especial a obra Fenomenologia da Percepção, na qual aborda a existência, a relação do sujeito com o mundo e com outrem, a questão do corpo próprio e principalmente a noção de corporeidade. No terceiro capítulo faz-se uma aproximação dos conceitos merleau-pontianos com a questão da formação humana e avança-se na elaboração sobre a noção de prática corporal que, ao se tornar uma cultura corporal, interfere em um processo formativo. E esse mesmo processo formativo reflete em novas práticas corporais, pois a cultura corporal é a ressignificação constante da maneira de ver o corpo que se é, ao passo que ela é imanente ao sujeito. Ela está presente em todo o processo de formação humana e deve ser entendida como fundamento do aprendizado, pois denota a relação social com o mundo, com outrem e com os objetos que o cercam. O conceito de cultura corporal desnaturaliza a concepção que se tem de um corpo acessório e o compreende no processo histórico. Tal conceito não tem pretensão de uma hipervalorização do corpo frente à alma/razão, mas os conjuga em uma corporeidade que é o modo de ser no mundo. Por fim, evidencia-se que este estudo não visa oferecer uma ferramenta metodológica, mas sim possibilitar uma reflexão acerca dos processos formativos, urgindo na Educação a importância do autoconhecimento e da autorreflexão frente às vivências do sujeito encarnado. Esta corporeidade vivida, a qual é o estofo que o homem partilha com o mundo a sua volta, volta-se para uma questão de ecologia corporal ou de sustentabilidade humana, que dá sentido a uma Educação Física – que considere o homem em sua totalidade.The man’s history is his body’s history. And in the western tradition, the human body had several attributions to the detriment of concept and articulations with the environment that surrounded it. Highlights mystical and religious views of theocentric character and anthropocentric visions marked by the primacy of the intellect. In common in these perceptions is a dichotomous vision between the physical dimension (body) and the metaphysical dimension (once taken as soul, once taken as consciousness or intellect). Corporeality is a term that earned conceptual importance in the contemporaneity, being used to describe the body as a lived and experienced body along with consciousness. In this sense, the purpose of this study was to evidence a comprehension of man in front of his described corporeality by Merleau-Ponty, turning to the formative character from a view of the inseparable existence of the world, or of man and his physical and metaphysical parts. The methodological pathways coursed encompass a conceptual investigation that encompasses the reading and analysis of texts, seeking to understand the pedagogical character of the body culture and its scope as a process of formation of the man. The present thesis is divided in four chapters. In the first it evidences the concept of body in the western culture and in front of the Education. In the second chapter, it uses the studies of Maurice Merleau-Ponty, particularly, the titled book Phenomenology of Perception, in which it approaches the existence, the relationship of the subject with the world and with others, the question of the body itself and especially the notion of corporeity. In the third chapter, Merleau-Pontian concepts are approached with the human formation questions. In the fourth chapter, it talks about the notion of corporal practice, that when it becomes a corporeal culture infers in a formative process, that, on the other hand, reflects in new bodily practices because the body culture is the constant re-signification of the way of seeing the body as it is, whiles it is immanent to the subject. It is present in the whole human formation process and must be understood as the basis of learning because it denotes the social relation with the world, with others and with the objects that surround it. The concept of body culture denatures the conception of an accessory body and understands it in the historical process. Such a concept has no overvaluation pretension of the body in front of the soul/reason, but it conjugates them in a corporeity that is the way of being in the world. Finally, it is evident that this study is not intended to offer a methodological tool, but to allow a reflection around the formative processes, urging in Education the importance of self-knowledge and self-reflection in the experiences of the incarnate subject. This lived corporeity, which is the wadding that man shares with the world around him, turns to a question of corporal ecology or human sustainability, which makes sense to a Physical Education - that considers man in its totality.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, FAPERGSMerleau-Ponty, Maurice, 1908-1961Educação - FilosofiaCorpo humano - EducaçãoEducação físicaEducation PhilosophyBody, Human - EducationPhysical education and trainingEducação do homem desde a corporeidade em Merleau-Ponty: o caráter pedagógico da cultura corporalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/8083220999827566SOUZA, E. R. 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