O aquário como estratégia de ensino para a ocorrência da aprendizagem significativa na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1080 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo avaliar as contribuições da prática do aquarismo para a ocorrência da aprendizagem significativa na escola. Busca, também, avaliar os conhecimentos iniciais e finais dos professores e estudantes acerca dos ecossistemas aquáticos, capacitar os professores da rede de ensino básico para o desenvolvimento de uma proposta interdisciplinar por meio do uso de um aquário como estratégia de ensino, verificar a potencialidade do aquário, como um modelo de ensino, para a compreensão do funcionamento de um ecossistema aquático natural e a organização de um guia de apoio pedagógico para o estudo de um ecossistema aquático artificial para contribuir para a ocorrência da aprendizagem significativa na escola. A pesquisa desenvolvida neste trabalho é de natureza aplicada; qualitativa quanto à abordagem; descritiva quanto aos objetivos, e participante quanto aos procedimentos. A análise e coleta dos dados foram por meio de avaliações diagnósticas iniciais e finais aplicadas aos professores e estudantes do 9º ano da escola parceira, no ano de 2014, por meio das ações na escola para a manutenção do aquário e pela mostra de trabalhos apresentada para a comunidade, onde os conhecimentos construídos foram compartilhados. Os principais resultados deste trabalho indicaram que a atividade do aquarismo pode ser considerada como uma estratégia de ensino para a ocorrência da aprendizagem significativa na escola, pois a partir dos conhecimentos prévios dos estudantes, novas informações foram agregadas à estrutura cognitiva dos mesmos e assim, novas ideias e conhecimentos foram construídos. Constatou-se por meio das avaliações diagnóstica que houve uma melhor compreensão da importância do cuidado com os ecossistemas aquáticos e com o meio ambiente, fomentando a reflexão quanto à responsabilidade de cada um frente aos recursos naturais, preservando-os às futuras gerações. Como produto final desta pesquisa foi organizado um “Guia de Apoio Pedagógico para o Estudo de um Ecossistema Aquático Artificial”, o qual servirá de subsídio para professores de educação básica, orientando para a montagem e manutenção de um aquário na escola, bem como para uso deste como estratégia para a ocorrência da aprendizagem significativa sobre a temática recursos hídricos. |
id |
UCS_22d870136db454c7646c4542443e3ad2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/1080 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Scopel, Janete MariaFigueroa, Ana Maria SenacTieppo, Sergio FaoroCunha, Gladis Franck daSchneider, Vania Elisabete2015-12-08T12:57:07Z2015-12-08T12:57:07Z2015-12-082015-06-26https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1080Este trabalho teve como objetivo avaliar as contribuições da prática do aquarismo para a ocorrência da aprendizagem significativa na escola. Busca, também, avaliar os conhecimentos iniciais e finais dos professores e estudantes acerca dos ecossistemas aquáticos, capacitar os professores da rede de ensino básico para o desenvolvimento de uma proposta interdisciplinar por meio do uso de um aquário como estratégia de ensino, verificar a potencialidade do aquário, como um modelo de ensino, para a compreensão do funcionamento de um ecossistema aquático natural e a organização de um guia de apoio pedagógico para o estudo de um ecossistema aquático artificial para contribuir para a ocorrência da aprendizagem significativa na escola. A pesquisa desenvolvida neste trabalho é de natureza aplicada; qualitativa quanto à abordagem; descritiva quanto aos objetivos, e participante quanto aos procedimentos. A análise e coleta dos dados foram por meio de avaliações diagnósticas iniciais e finais aplicadas aos professores e estudantes do 9º ano da escola parceira, no ano de 2014, por meio das ações na escola para a manutenção do aquário e pela mostra de trabalhos apresentada para a comunidade, onde os conhecimentos construídos foram compartilhados. Os principais resultados deste trabalho indicaram que a atividade do aquarismo pode ser considerada como uma estratégia de ensino para a ocorrência da aprendizagem significativa na escola, pois a partir dos conhecimentos prévios dos estudantes, novas informações foram agregadas à estrutura cognitiva dos mesmos e assim, novas ideias e conhecimentos foram construídos. Constatou-se por meio das avaliações diagnóstica que houve uma melhor compreensão da importância do cuidado com os ecossistemas aquáticos e com o meio ambiente, fomentando a reflexão quanto à responsabilidade de cada um frente aos recursos naturais, preservando-os às futuras gerações. Como produto final desta pesquisa foi organizado um “Guia de Apoio Pedagógico para o Estudo de um Ecossistema Aquático Artificial”, o qual servirá de subsídio para professores de educação básica, orientando para a montagem e manutenção de um aquário na escola, bem como para uso deste como estratégia para a ocorrência da aprendizagem significativa sobre a temática recursos hídricos.This study aimed to evaluate the aquarium practice of contributions to the occurrence of meaningful learning in school. Also seeks to assess initial knowledge and end the teachers and students about aquatic ecosystems, training teachers of basic education network for the development of an interdisciplinary approach through the use of an aquarium as a teaching strategy, check the capability of aquarium, as a teaching model for understanding the operation of a natural aquatic ecosystem and the organization of a pedagogical support guide for the study of an artificial aquatic ecosystem to contribute to the occurrence of meaningful learning in school. The research developed in this work is of applied nature; Qualitative on the approach; descriptive of the aims, and participating on the procedures. The analysis and data collection have been through initial diagnostic evaluations and final applied to teachers and students of the 9th year of the partner school, in 2014, through the actions in school to maintain the aquarium and the exhibition of works submitted for the community where the knowledge built were shared. The main results of this work indicated that the aquarium activity can be considered as an educational strategy for the occurrence of meaningful learning in school, because from the previous knowledge of students, new information were added to the cognitive structure of the same and thus new ideas and knowledge are built. It was found through diagnostic assessments that there was a better understanding of the importance of caring for aquatic ecosystems and the environment, fostering reflection on the responsibility of each front natural resources, preserving them for future generations. As the final product of this research was organized a “Guide to Educational Support for the Study of Aquatic Ecosystem Artificial", which will serve as subsidy for basic education teachers, guiding for the assembly and maintenance of an aquarium at school as well as for use this as a strategy for the occurrence of significant learning on the theme water.Educação ambientalAprendizagemAquáriosEnvironmental educationLearningAquariumsO aquário como estratégia de ensino para a ocorrência da aprendizagem significativa na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/2295505524892945SCOPEL, J. M.Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaMissell, Valquíria Villas Boas GomesTEXTDissertacao Janete Maria Scopel.pdf.txtDissertacao Janete Maria Scopel.pdf.txtExtracted texttext/plain429400https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1080/3/Dissertacao%20Janete%20Maria%20Scopel.pdf.txtcadf5df6977d21c4cbba1e304780a7eaMD53THUMBNAILDissertacao Janete Maria Scopel.pdf.jpgDissertacao Janete Maria Scopel.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1220https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1080/4/Dissertacao%20Janete%20Maria%20Scopel.pdf.jpg12e8a254026add89441e1e561026fd8cMD54ORIGINALDissertacao Janete Maria Scopel.pdfDissertacao Janete Maria Scopel.pdfapplication/pdf6501766https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1080/1/Dissertacao%20Janete%20Maria%20Scopel.pdf63dfb6ff500bb521c1683daec890ad55MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1080/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/10802018-08-17 06:06:55.809oai:repositorio.ucs.br:11338/1080IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T09:59:15.422474Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O aquário como estratégia de ensino para a ocorrência da aprendizagem significativa na escola |
title |
O aquário como estratégia de ensino para a ocorrência da aprendizagem significativa na escola |
spellingShingle |
O aquário como estratégia de ensino para a ocorrência da aprendizagem significativa na escola Scopel, Janete Maria Educação ambiental Aprendizagem Aquários Environmental education Learning Aquariums |
title_short |
O aquário como estratégia de ensino para a ocorrência da aprendizagem significativa na escola |
title_full |
O aquário como estratégia de ensino para a ocorrência da aprendizagem significativa na escola |
title_fullStr |
O aquário como estratégia de ensino para a ocorrência da aprendizagem significativa na escola |
title_full_unstemmed |
O aquário como estratégia de ensino para a ocorrência da aprendizagem significativa na escola |
title_sort |
O aquário como estratégia de ensino para a ocorrência da aprendizagem significativa na escola |
author |
Scopel, Janete Maria |
author_facet |
Scopel, Janete Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Figueroa, Ana Maria Senac Tieppo, Sergio Faoro Cunha, Gladis Franck da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scopel, Janete Maria |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Schneider, Vania Elisabete |
contributor_str_mv |
Schneider, Vania Elisabete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Aprendizagem Aquários |
topic |
Educação ambiental Aprendizagem Aquários Environmental education Learning Aquariums |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Environmental education Learning Aquariums |
description |
Este trabalho teve como objetivo avaliar as contribuições da prática do aquarismo para a ocorrência da aprendizagem significativa na escola. Busca, também, avaliar os conhecimentos iniciais e finais dos professores e estudantes acerca dos ecossistemas aquáticos, capacitar os professores da rede de ensino básico para o desenvolvimento de uma proposta interdisciplinar por meio do uso de um aquário como estratégia de ensino, verificar a potencialidade do aquário, como um modelo de ensino, para a compreensão do funcionamento de um ecossistema aquático natural e a organização de um guia de apoio pedagógico para o estudo de um ecossistema aquático artificial para contribuir para a ocorrência da aprendizagem significativa na escola. A pesquisa desenvolvida neste trabalho é de natureza aplicada; qualitativa quanto à abordagem; descritiva quanto aos objetivos, e participante quanto aos procedimentos. A análise e coleta dos dados foram por meio de avaliações diagnósticas iniciais e finais aplicadas aos professores e estudantes do 9º ano da escola parceira, no ano de 2014, por meio das ações na escola para a manutenção do aquário e pela mostra de trabalhos apresentada para a comunidade, onde os conhecimentos construídos foram compartilhados. Os principais resultados deste trabalho indicaram que a atividade do aquarismo pode ser considerada como uma estratégia de ensino para a ocorrência da aprendizagem significativa na escola, pois a partir dos conhecimentos prévios dos estudantes, novas informações foram agregadas à estrutura cognitiva dos mesmos e assim, novas ideias e conhecimentos foram construídos. Constatou-se por meio das avaliações diagnóstica que houve uma melhor compreensão da importância do cuidado com os ecossistemas aquáticos e com o meio ambiente, fomentando a reflexão quanto à responsabilidade de cada um frente aos recursos naturais, preservando-os às futuras gerações. Como produto final desta pesquisa foi organizado um “Guia de Apoio Pedagógico para o Estudo de um Ecossistema Aquático Artificial”, o qual servirá de subsídio para professores de educação básica, orientando para a montagem e manutenção de um aquário na escola, bem como para uso deste como estratégia para a ocorrência da aprendizagem significativa sobre a temática recursos hídricos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2015-06-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-12-08T12:57:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-12-08T12:57:07Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-12-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1080 |
url |
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1080 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1080/3/Dissertacao%20Janete%20Maria%20Scopel.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1080/4/Dissertacao%20Janete%20Maria%20Scopel.pdf.jpg https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1080/1/Dissertacao%20Janete%20Maria%20Scopel.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1080/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cadf5df6977d21c4cbba1e304780a7ea 12e8a254026add89441e1e561026fd8c 63dfb6ff500bb521c1683daec890ad55 deeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258419450150912 |