Musicando a história e historiando a música em escolas de Caxias do Sul : 2008-2014

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cettolin, Franciele
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1092
Resumo: O corpus deste trabalho trata do ensino da Música na escola aliado ao ensino da História, uma vez que ambos, como componentes do sistema nacional de ensino, têm sido temas recorrentes nos debates tanto acadêmicos como no âmbito da educação básica. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996, recomenda o trabalhado com temas transversais e sugere metodologias diversas que almejam abranger os problemas educacionais e amparar o multiculturalismo presente no meio escolar e comunitário. Neste sentido, a pesquisa propõe problematizar o não cumprimento da Lei nº 11.769/2008 que trata sobre a obrigatoriedade da música na educação básica, se constituindo como provocadora de debates e ponderações acerca do ensino de Música, História e questões interdisciplinares entre ambas. Tendo por base o resultado de entrevistas aplicadas junto a professores de história de escolas públicas, municipais e estaduais, de Caxias do Sul, pretende ainda avaliar o material didático e pedagógico existente sobre o assunto e as consequentes práticas dos professores em sala de aula. A partir disto, almejou-se construir um material acessível e de apoio ao professor que pretende trabalhar com a Música nas aulas de História, além do que já é proposto, de forma a considerar o sublime. A metodologia utilizada baseou-se na revisão bibliográfica com ênfase na história cultural proposta por Roger Chartier, juntamente com as entrevistas que compuseram uma análise, sobretudo, qualitativa dos dados, além de todo campo bibliográfico visitado a respeito do ensino das disciplinas em questão. Por fim, concluiu-se que a Música oferece amparo para a formação do educando uma vez que a proximidade da mesma com o seu dia a dia permite relações que ultrapassam as questões puramente teóricas, possibilitando através da leitura de vários signos musicais, interpretações nos mais diversos campos do saber, principalmente na área de ciências humanas e em particular, no ensino de História, significando a consciência de si e do outro.
id UCS_239730230a579d088cfe6a1ff52cec0e
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/1092
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Cettolin, FrancieleGonçalves, Fernando RauberSilva, Laura Franch Schmidt daConforto, MaríliaXerri, Eliana Gasparini2016-01-27T17:31:11Z2016-01-27T17:31:11Z2016-01-272015-10-07https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1092O corpus deste trabalho trata do ensino da Música na escola aliado ao ensino da História, uma vez que ambos, como componentes do sistema nacional de ensino, têm sido temas recorrentes nos debates tanto acadêmicos como no âmbito da educação básica. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996, recomenda o trabalhado com temas transversais e sugere metodologias diversas que almejam abranger os problemas educacionais e amparar o multiculturalismo presente no meio escolar e comunitário. Neste sentido, a pesquisa propõe problematizar o não cumprimento da Lei nº 11.769/2008 que trata sobre a obrigatoriedade da música na educação básica, se constituindo como provocadora de debates e ponderações acerca do ensino de Música, História e questões interdisciplinares entre ambas. Tendo por base o resultado de entrevistas aplicadas junto a professores de história de escolas públicas, municipais e estaduais, de Caxias do Sul, pretende ainda avaliar o material didático e pedagógico existente sobre o assunto e as consequentes práticas dos professores em sala de aula. A partir disto, almejou-se construir um material acessível e de apoio ao professor que pretende trabalhar com a Música nas aulas de História, além do que já é proposto, de forma a considerar o sublime. A metodologia utilizada baseou-se na revisão bibliográfica com ênfase na história cultural proposta por Roger Chartier, juntamente com as entrevistas que compuseram uma análise, sobretudo, qualitativa dos dados, além de todo campo bibliográfico visitado a respeito do ensino das disciplinas em questão. Por fim, concluiu-se que a Música oferece amparo para a formação do educando uma vez que a proximidade da mesma com o seu dia a dia permite relações que ultrapassam as questões puramente teóricas, possibilitando através da leitura de vários signos musicais, interpretações nos mais diversos campos do saber, principalmente na área de ciências humanas e em particular, no ensino de História, significando a consciência de si e do outro.The corpus of this work deals with the teaching of music in schools coupled with the teaching of history, since both, as components of the national education system, have been recurrent themes in both academic debates and in the context of basic education. The Law of Directives and Bases of National Education, 1996 recommends working with cross-cutting issues, and suggests several methods that aim to cover the educational problems and bolster this multiculturalism in the school and community environment. In this sense, the research proposes to question the failure of Law No. 11,769 / 2008, which deals with the obligation of music in basic education, constituting as provocative discussions and considerations about music education, history and interdisciplinary issues between them. Based on the results of interviews applied along the history of public school teachers, municipal and state, of Caxias do Sul, intends to evaluate the existing teaching and learning materials on the subject and the consequent practices of teachers in the classroom. From this, he craved to build an affordable material and teacher support you want to work with music in history classes, beyond what is already proposed in order to consider the sublime. The methodology used was based on the literature review with emphasis on cultural history proposed by Roger Chartier, along with interviews that comprised an analysis, especially, qualitative data, plus all bibliographic field visited about the teaching of the subjects in question. Finally, it was concluded that Music provides support for elementary education since the proximity of the same with your day to day allows relationships that go beyond the purely theoretical questions, enabling by reading various musical signs interpretations in more various fields of knowledge, especially in the humanities and in particular, the teaching of History, meaning the awareness of self and other.História - Estudo e ensinoEnsino - Metodologia - MúsicaAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãoEscolas - Caxias do Sul (RS)History - Study and teachingTeaching - Methodology - MusicInterdisciplinary approach in educationSchools - Caxias do Sul (Brazil)Musicando a história e historiando a música em escolas de Caxias do Sul : 2008-2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/2783886567624176CETTOLIN, F.Programa de Pós-Graduação em HistóriaTEXTDissertacao Franciele Cettolin.pdf.txtDissertacao Franciele Cettolin.pdf.txtExtracted texttext/plain237013https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1092/3/Dissertacao%20Franciele%20Cettolin.pdf.txt79ac10048303122683be2363624061b8MD53THUMBNAILDissertacao Franciele Cettolin.pdf.jpgDissertacao Franciele Cettolin.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1141https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1092/4/Dissertacao%20Franciele%20Cettolin.pdf.jpgf8513a7598be3c9463169c32c3c65385MD54ORIGINALDissertacao Franciele Cettolin.pdfDissertacao Franciele Cettolin.pdfapplication/pdf2591692https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1092/1/Dissertacao%20Franciele%20Cettolin.pdf0ef27a936fbf0158ae33d1d300dd8614MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1092/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/10922018-08-17 06:12:00.934oai:repositorio.ucs.br:11338/1092IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2018-08-17T06:12Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Musicando a história e historiando a música em escolas de Caxias do Sul : 2008-2014
title Musicando a história e historiando a música em escolas de Caxias do Sul : 2008-2014
spellingShingle Musicando a história e historiando a música em escolas de Caxias do Sul : 2008-2014
Cettolin, Franciele
História - Estudo e ensino
Ensino - Metodologia - Música
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Escolas - Caxias do Sul (RS)
History - Study and teaching
Teaching - Methodology - Music
Interdisciplinary approach in education
Schools - Caxias do Sul (Brazil)
title_short Musicando a história e historiando a música em escolas de Caxias do Sul : 2008-2014
title_full Musicando a história e historiando a música em escolas de Caxias do Sul : 2008-2014
title_fullStr Musicando a história e historiando a música em escolas de Caxias do Sul : 2008-2014
title_full_unstemmed Musicando a história e historiando a música em escolas de Caxias do Sul : 2008-2014
title_sort Musicando a história e historiando a música em escolas de Caxias do Sul : 2008-2014
author Cettolin, Franciele
author_facet Cettolin, Franciele
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Gonçalves, Fernando Rauber
Silva, Laura Franch Schmidt da
Conforto, Marília
dc.contributor.author.fl_str_mv Cettolin, Franciele
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Xerri, Eliana Gasparini
contributor_str_mv Xerri, Eliana Gasparini
dc.subject.por.fl_str_mv História - Estudo e ensino
Ensino - Metodologia - Música
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Escolas - Caxias do Sul (RS)
History - Study and teaching
Teaching - Methodology - Music
Interdisciplinary approach in education
Schools - Caxias do Sul (Brazil)
topic História - Estudo e ensino
Ensino - Metodologia - Música
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Escolas - Caxias do Sul (RS)
History - Study and teaching
Teaching - Methodology - Music
Interdisciplinary approach in education
Schools - Caxias do Sul (Brazil)
description O corpus deste trabalho trata do ensino da Música na escola aliado ao ensino da História, uma vez que ambos, como componentes do sistema nacional de ensino, têm sido temas recorrentes nos debates tanto acadêmicos como no âmbito da educação básica. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996, recomenda o trabalhado com temas transversais e sugere metodologias diversas que almejam abranger os problemas educacionais e amparar o multiculturalismo presente no meio escolar e comunitário. Neste sentido, a pesquisa propõe problematizar o não cumprimento da Lei nº 11.769/2008 que trata sobre a obrigatoriedade da música na educação básica, se constituindo como provocadora de debates e ponderações acerca do ensino de Música, História e questões interdisciplinares entre ambas. Tendo por base o resultado de entrevistas aplicadas junto a professores de história de escolas públicas, municipais e estaduais, de Caxias do Sul, pretende ainda avaliar o material didático e pedagógico existente sobre o assunto e as consequentes práticas dos professores em sala de aula. A partir disto, almejou-se construir um material acessível e de apoio ao professor que pretende trabalhar com a Música nas aulas de História, além do que já é proposto, de forma a considerar o sublime. A metodologia utilizada baseou-se na revisão bibliográfica com ênfase na história cultural proposta por Roger Chartier, juntamente com as entrevistas que compuseram uma análise, sobretudo, qualitativa dos dados, além de todo campo bibliográfico visitado a respeito do ensino das disciplinas em questão. Por fim, concluiu-se que a Música oferece amparo para a formação do educando uma vez que a proximidade da mesma com o seu dia a dia permite relações que ultrapassam as questões puramente teóricas, possibilitando através da leitura de vários signos musicais, interpretações nos mais diversos campos do saber, principalmente na área de ciências humanas e em particular, no ensino de História, significando a consciência de si e do outro.
publishDate 2015
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2015-10-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-01-27T17:31:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-01-27T17:31:11Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-01-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1092
url https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1092
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1092/3/Dissertacao%20Franciele%20Cettolin.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1092/4/Dissertacao%20Franciele%20Cettolin.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1092/1/Dissertacao%20Franciele%20Cettolin.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1092/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 79ac10048303122683be2363624061b8
f8513a7598be3c9463169c32c3c65385
0ef27a936fbf0158ae33d1d300dd8614
deeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308901891866624