Consumo e experiência de satisfação na sociedade contemporânea: um olhar psicanalítico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/5028 |
Resumo: | O presente trabalho pretende discutir, as possíveis relações entre modos de consumo e experiências de satisfação na perspectiva da psicanálise. Numa sociedade voltada ao consumo, o qual está em constante crescimento, com aberturas aceleradas de prédios destinados ao consumo, bombardeio das propagandas associando o produto às imagens que remetem prazer e satisfação, juntamente com as promessas de vitória e de tornar-se um sujeito especial. Para atingir o objetivo proposto, foi realizada uma revisão de literatura sobre o tema de interesse. Quanto ao método, trata-se de um estudo de cunho quantitativo, do tipo exploratório e interpretativo. Como fonte de análise deste estudo, foi construída uma tabela que apresenta cinco peças publicitárias, que estão descritas e organizadas, a partir de três categorias: 1) superação de limites, que analisa os produtos com um vínculo na vitória e na paixão para vencer, na qual a sociedade está em busca por produtos que proporcionem uma alivio das dificuldades diárias com a tentativa de um possível amortecedor de um desconforto incurável; 2) validador do objeto fálico, que associa os produtos com uma possível busca pelo falo, ou seja, pelo poder, assim na tentativa do preenchimento na via do desejo do falo para o objeto; 3) submissão ao produto para obter reconhecimento a partir do seu consumo, assim articulado com o processo de constituição psíquica, no qual necessita de investimento do outro para tornar-se sujeito. Para a discussão dos conteúdos de cada categoria foi utilizada a Análise de Conteúdo de Laville e Dionne (1999) e a estratégia de emparelhamento entre teoria e a fonte observável baseiam-se na construção de um entendimento Psicanalítico possível acerca do material selecionado. Ressalta-se a importância de ampliar reflexões, pois não houve o esgotamento da temática (sic). |
id |
UCS_24e6b8dab86ba4200974d75850cd2d6d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/5028 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Schroeder, Taís Bovo RibeiroMarcon, Silvana Regina AmpessanCemin, Tânia MariaCemin, Tânia Maria2019-10-03T23:42:51Z2019-10-03T23:42:51Z2019-07-082019https://repositorio.ucs.br/11338/5028O presente trabalho pretende discutir, as possíveis relações entre modos de consumo e experiências de satisfação na perspectiva da psicanálise. Numa sociedade voltada ao consumo, o qual está em constante crescimento, com aberturas aceleradas de prédios destinados ao consumo, bombardeio das propagandas associando o produto às imagens que remetem prazer e satisfação, juntamente com as promessas de vitória e de tornar-se um sujeito especial. Para atingir o objetivo proposto, foi realizada uma revisão de literatura sobre o tema de interesse. Quanto ao método, trata-se de um estudo de cunho quantitativo, do tipo exploratório e interpretativo. Como fonte de análise deste estudo, foi construída uma tabela que apresenta cinco peças publicitárias, que estão descritas e organizadas, a partir de três categorias: 1) superação de limites, que analisa os produtos com um vínculo na vitória e na paixão para vencer, na qual a sociedade está em busca por produtos que proporcionem uma alivio das dificuldades diárias com a tentativa de um possível amortecedor de um desconforto incurável; 2) validador do objeto fálico, que associa os produtos com uma possível busca pelo falo, ou seja, pelo poder, assim na tentativa do preenchimento na via do desejo do falo para o objeto; 3) submissão ao produto para obter reconhecimento a partir do seu consumo, assim articulado com o processo de constituição psíquica, no qual necessita de investimento do outro para tornar-se sujeito. Para a discussão dos conteúdos de cada categoria foi utilizada a Análise de Conteúdo de Laville e Dionne (1999) e a estratégia de emparelhamento entre teoria e a fonte observável baseiam-se na construção de um entendimento Psicanalítico possível acerca do material selecionado. Ressalta-se a importância de ampliar reflexões, pois não houve o esgotamento da temática (sic).The present work intends to discuss the possible relations between modes of consumption and experiences of satisfaction in the perspective of psychoanalysis. In a consumer-oriented society, which is constantly growing, with accelerated openings of buildings intended for consumption, bombardment of advertisements by associating the product with the images that bring pleasure and satisfaction along with the promises of victory and of becoming a special subject . To reach the proposed objective, a literature review on the topic of interest was carried out. As for the method, it is a quantitative study, exploratory and interpretive. As a source of analysis of this study, a table was created that presents five advertising pieces, which are described and organized, from three categories: 1) overcoming limits, which analyzes products with a link in victory and passion to win, in which society is looking for products that provide relief from daily difficulties with the attempt of a possible buffer of incurable discomfort; 2) validator of the phallic object, which associates the products with a possible search for the phallus, that is, by the power, thus in the attempt to fill in the way of the desire of the phallus to the object; 3) submission to the product to obtain recognition from its consumption, thus articulated with the process of psychic constitution, in which it needs the investment of the other to become subject. The content analysis of Laville and Dionne (1999) and the pairing strategy between theory and the observable source are based on the construction of a possible Psychoanalytic understanding about the selected material. We emphasize the importance of expanding reflections, since there was no exhaustion of the theme (sic).Sociedade de consumoPrazerPsicanáliseConsumo e experiência de satisfação na sociedade contemporânea: um olhar psicanalíticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em PsicologiaCampus Universitário de Caxias do SulNoneTHUMBNAILTCC Tais Bovo Ribeiro Schroeder.pdf.jpgTCC Tais Bovo Ribeiro Schroeder.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1151https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5028/3/TCC%20Tais%20Bovo%20Ribeiro%20Schroeder.pdf.jpg129af65601bd9cc8fca07fc50fa28de5MD53ORIGINALTCC Tais Bovo Ribeiro Schroeder.pdfTCC Tais Bovo Ribeiro Schroeder.pdfapplication/pdf226893https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5028/1/TCC%20Tais%20Bovo%20Ribeiro%20Schroeder.pdf45bbdf2f493f52d6ec48b3ab1ed5d7a9MD51TEXTTCC Tais Bovo Ribeiro Schroeder.pdf.txtTCC Tais Bovo Ribeiro Schroeder.pdf.txtExtracted texttext/plain78684https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5028/2/TCC%20Tais%20Bovo%20Ribeiro%20Schroeder.pdf.txtfb565d11e9750a274d60c5ca35c1f9bcMD5211338/50282019-10-05 06:01:00.938oai:repositorio.ucs.br:11338/5028Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2019-10-05T06:01Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Consumo e experiência de satisfação na sociedade contemporânea: um olhar psicanalítico |
title |
Consumo e experiência de satisfação na sociedade contemporânea: um olhar psicanalítico |
spellingShingle |
Consumo e experiência de satisfação na sociedade contemporânea: um olhar psicanalítico Schroeder, Taís Bovo Ribeiro Sociedade de consumo Prazer Psicanálise |
title_short |
Consumo e experiência de satisfação na sociedade contemporânea: um olhar psicanalítico |
title_full |
Consumo e experiência de satisfação na sociedade contemporânea: um olhar psicanalítico |
title_fullStr |
Consumo e experiência de satisfação na sociedade contemporânea: um olhar psicanalítico |
title_full_unstemmed |
Consumo e experiência de satisfação na sociedade contemporânea: um olhar psicanalítico |
title_sort |
Consumo e experiência de satisfação na sociedade contemporânea: um olhar psicanalítico |
author |
Schroeder, Taís Bovo Ribeiro |
author_facet |
Schroeder, Taís Bovo Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Marcon, Silvana Regina Ampessan Cemin, Tânia Maria |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schroeder, Taís Bovo Ribeiro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cemin, Tânia Maria |
contributor_str_mv |
Cemin, Tânia Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociedade de consumo Prazer Psicanálise |
topic |
Sociedade de consumo Prazer Psicanálise |
description |
O presente trabalho pretende discutir, as possíveis relações entre modos de consumo e experiências de satisfação na perspectiva da psicanálise. Numa sociedade voltada ao consumo, o qual está em constante crescimento, com aberturas aceleradas de prédios destinados ao consumo, bombardeio das propagandas associando o produto às imagens que remetem prazer e satisfação, juntamente com as promessas de vitória e de tornar-se um sujeito especial. Para atingir o objetivo proposto, foi realizada uma revisão de literatura sobre o tema de interesse. Quanto ao método, trata-se de um estudo de cunho quantitativo, do tipo exploratório e interpretativo. Como fonte de análise deste estudo, foi construída uma tabela que apresenta cinco peças publicitárias, que estão descritas e organizadas, a partir de três categorias: 1) superação de limites, que analisa os produtos com um vínculo na vitória e na paixão para vencer, na qual a sociedade está em busca por produtos que proporcionem uma alivio das dificuldades diárias com a tentativa de um possível amortecedor de um desconforto incurável; 2) validador do objeto fálico, que associa os produtos com uma possível busca pelo falo, ou seja, pelo poder, assim na tentativa do preenchimento na via do desejo do falo para o objeto; 3) submissão ao produto para obter reconhecimento a partir do seu consumo, assim articulado com o processo de constituição psíquica, no qual necessita de investimento do outro para tornar-se sujeito. Para a discussão dos conteúdos de cada categoria foi utilizada a Análise de Conteúdo de Laville e Dionne (1999) e a estratégia de emparelhamento entre teoria e a fonte observável baseiam-se na construção de um entendimento Psicanalítico possível acerca do material selecionado. Ressalta-se a importância de ampliar reflexões, pois não houve o esgotamento da temática (sic). |
publishDate |
2019 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-10-03T23:42:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-10-03T23:42:51Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-07-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/5028 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/5028 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5028/3/TCC%20Tais%20Bovo%20Ribeiro%20Schroeder.pdf.jpg https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5028/1/TCC%20Tais%20Bovo%20Ribeiro%20Schroeder.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5028/2/TCC%20Tais%20Bovo%20Ribeiro%20Schroeder.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
129af65601bd9cc8fca07fc50fa28de5 45bbdf2f493f52d6ec48b3ab1ed5d7a9 fb565d11e9750a274d60c5ca35c1f9bc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798308877366722560 |