Consumo e experiência de satisfação na sociedade contemporânea: um olhar psicanalítico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schroeder, Taís Bovo Ribeiro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/5028
Resumo: O presente trabalho pretende discutir, as possíveis relações entre modos de consumo e experiências de satisfação na perspectiva da psicanálise. Numa sociedade voltada ao consumo, o qual está em constante crescimento, com aberturas aceleradas de prédios destinados ao consumo, bombardeio das propagandas associando o produto às imagens que remetem prazer e satisfação, juntamente com as promessas de vitória e de tornar-se um sujeito especial. Para atingir o objetivo proposto, foi realizada uma revisão de literatura sobre o tema de interesse. Quanto ao método, trata-se de um estudo de cunho quantitativo, do tipo exploratório e interpretativo. Como fonte de análise deste estudo, foi construída uma tabela que apresenta cinco peças publicitárias, que estão descritas e organizadas, a partir de três categorias: 1) superação de limites, que analisa os produtos com um vínculo na vitória e na paixão para vencer, na qual a sociedade está em busca por produtos que proporcionem uma alivio das dificuldades diárias com a tentativa de um possível amortecedor de um desconforto incurável; 2) validador do objeto fálico, que associa os produtos com uma possível busca pelo falo, ou seja, pelo poder, assim na tentativa do preenchimento na via do desejo do falo para o objeto; 3) submissão ao produto para obter reconhecimento a partir do seu consumo, assim articulado com o processo de constituição psíquica, no qual necessita de investimento do outro para tornar-se sujeito. Para a discussão dos conteúdos de cada categoria foi utilizada a Análise de Conteúdo de Laville e Dionne (1999) e a estratégia de emparelhamento entre teoria e a fonte observável baseiam-se na construção de um entendimento Psicanalítico possível acerca do material selecionado. Ressalta-se a importância de ampliar reflexões, pois não houve o esgotamento da temática (sic).
id UCS_24e6b8dab86ba4200974d75850cd2d6d
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/5028
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Schroeder, Taís Bovo RibeiroMarcon, Silvana Regina AmpessanCemin, Tânia MariaCemin, Tânia Maria2019-10-03T23:42:51Z2019-10-03T23:42:51Z2019-07-082019https://repositorio.ucs.br/11338/5028O presente trabalho pretende discutir, as possíveis relações entre modos de consumo e experiências de satisfação na perspectiva da psicanálise. Numa sociedade voltada ao consumo, o qual está em constante crescimento, com aberturas aceleradas de prédios destinados ao consumo, bombardeio das propagandas associando o produto às imagens que remetem prazer e satisfação, juntamente com as promessas de vitória e de tornar-se um sujeito especial. Para atingir o objetivo proposto, foi realizada uma revisão de literatura sobre o tema de interesse. Quanto ao método, trata-se de um estudo de cunho quantitativo, do tipo exploratório e interpretativo. Como fonte de análise deste estudo, foi construída uma tabela que apresenta cinco peças publicitárias, que estão descritas e organizadas, a partir de três categorias: 1) superação de limites, que analisa os produtos com um vínculo na vitória e na paixão para vencer, na qual a sociedade está em busca por produtos que proporcionem uma alivio das dificuldades diárias com a tentativa de um possível amortecedor de um desconforto incurável; 2) validador do objeto fálico, que associa os produtos com uma possível busca pelo falo, ou seja, pelo poder, assim na tentativa do preenchimento na via do desejo do falo para o objeto; 3) submissão ao produto para obter reconhecimento a partir do seu consumo, assim articulado com o processo de constituição psíquica, no qual necessita de investimento do outro para tornar-se sujeito. Para a discussão dos conteúdos de cada categoria foi utilizada a Análise de Conteúdo de Laville e Dionne (1999) e a estratégia de emparelhamento entre teoria e a fonte observável baseiam-se na construção de um entendimento Psicanalítico possível acerca do material selecionado. Ressalta-se a importância de ampliar reflexões, pois não houve o esgotamento da temática (sic).The present work intends to discuss the possible relations between modes of consumption and experiences of satisfaction in the perspective of psychoanalysis. In a consumer-oriented society, which is constantly growing, with accelerated openings of buildings intended for consumption, bombardment of advertisements by associating the product with the images that bring pleasure and satisfaction along with the promises of victory and of becoming a special subject . To reach the proposed objective, a literature review on the topic of interest was carried out. As for the method, it is a quantitative study, exploratory and interpretive. As a source of analysis of this study, a table was created that presents five advertising pieces, which are described and organized, from three categories: 1) overcoming limits, which analyzes products with a link in victory and passion to win, in which society is looking for products that provide relief from daily difficulties with the attempt of a possible buffer of incurable discomfort; 2) validator of the phallic object, which associates the products with a possible search for the phallus, that is, by the power, thus in the attempt to fill in the way of the desire of the phallus to the object; 3) submission to the product to obtain recognition from its consumption, thus articulated with the process of psychic constitution, in which it needs the investment of the other to become subject. The content analysis of Laville and Dionne (1999) and the pairing strategy between theory and the observable source are based on the construction of a possible Psychoanalytic understanding about the selected material. We emphasize the importance of expanding reflections, since there was no exhaustion of the theme (sic).Sociedade de consumoPrazerPsicanáliseConsumo e experiência de satisfação na sociedade contemporânea: um olhar psicanalíticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em PsicologiaCampus Universitário de Caxias do SulNoneTHUMBNAILTCC Tais Bovo Ribeiro Schroeder.pdf.jpgTCC Tais Bovo Ribeiro Schroeder.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1151https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5028/3/TCC%20Tais%20Bovo%20Ribeiro%20Schroeder.pdf.jpg129af65601bd9cc8fca07fc50fa28de5MD53ORIGINALTCC Tais Bovo Ribeiro Schroeder.pdfTCC Tais Bovo Ribeiro Schroeder.pdfapplication/pdf226893https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5028/1/TCC%20Tais%20Bovo%20Ribeiro%20Schroeder.pdf45bbdf2f493f52d6ec48b3ab1ed5d7a9MD51TEXTTCC Tais Bovo Ribeiro Schroeder.pdf.txtTCC Tais Bovo Ribeiro Schroeder.pdf.txtExtracted texttext/plain78684https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5028/2/TCC%20Tais%20Bovo%20Ribeiro%20Schroeder.pdf.txtfb565d11e9750a274d60c5ca35c1f9bcMD5211338/50282019-10-05 06:01:00.938oai:repositorio.ucs.br:11338/5028Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2019-10-05T06:01Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Consumo e experiência de satisfação na sociedade contemporânea: um olhar psicanalítico
title Consumo e experiência de satisfação na sociedade contemporânea: um olhar psicanalítico
spellingShingle Consumo e experiência de satisfação na sociedade contemporânea: um olhar psicanalítico
Schroeder, Taís Bovo Ribeiro
Sociedade de consumo
Prazer
Psicanálise
title_short Consumo e experiência de satisfação na sociedade contemporânea: um olhar psicanalítico
title_full Consumo e experiência de satisfação na sociedade contemporânea: um olhar psicanalítico
title_fullStr Consumo e experiência de satisfação na sociedade contemporânea: um olhar psicanalítico
title_full_unstemmed Consumo e experiência de satisfação na sociedade contemporânea: um olhar psicanalítico
title_sort Consumo e experiência de satisfação na sociedade contemporânea: um olhar psicanalítico
author Schroeder, Taís Bovo Ribeiro
author_facet Schroeder, Taís Bovo Ribeiro
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Marcon, Silvana Regina Ampessan
Cemin, Tânia Maria
dc.contributor.author.fl_str_mv Schroeder, Taís Bovo Ribeiro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cemin, Tânia Maria
contributor_str_mv Cemin, Tânia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Sociedade de consumo
Prazer
Psicanálise
topic Sociedade de consumo
Prazer
Psicanálise
description O presente trabalho pretende discutir, as possíveis relações entre modos de consumo e experiências de satisfação na perspectiva da psicanálise. Numa sociedade voltada ao consumo, o qual está em constante crescimento, com aberturas aceleradas de prédios destinados ao consumo, bombardeio das propagandas associando o produto às imagens que remetem prazer e satisfação, juntamente com as promessas de vitória e de tornar-se um sujeito especial. Para atingir o objetivo proposto, foi realizada uma revisão de literatura sobre o tema de interesse. Quanto ao método, trata-se de um estudo de cunho quantitativo, do tipo exploratório e interpretativo. Como fonte de análise deste estudo, foi construída uma tabela que apresenta cinco peças publicitárias, que estão descritas e organizadas, a partir de três categorias: 1) superação de limites, que analisa os produtos com um vínculo na vitória e na paixão para vencer, na qual a sociedade está em busca por produtos que proporcionem uma alivio das dificuldades diárias com a tentativa de um possível amortecedor de um desconforto incurável; 2) validador do objeto fálico, que associa os produtos com uma possível busca pelo falo, ou seja, pelo poder, assim na tentativa do preenchimento na via do desejo do falo para o objeto; 3) submissão ao produto para obter reconhecimento a partir do seu consumo, assim articulado com o processo de constituição psíquica, no qual necessita de investimento do outro para tornar-se sujeito. Para a discussão dos conteúdos de cada categoria foi utilizada a Análise de Conteúdo de Laville e Dionne (1999) e a estratégia de emparelhamento entre teoria e a fonte observável baseiam-se na construção de um entendimento Psicanalítico possível acerca do material selecionado. Ressalta-se a importância de ampliar reflexões, pois não houve o esgotamento da temática (sic).
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-03T23:42:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-10-03T23:42:51Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-07-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/5028
url https://repositorio.ucs.br/11338/5028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5028/3/TCC%20Tais%20Bovo%20Ribeiro%20Schroeder.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5028/1/TCC%20Tais%20Bovo%20Ribeiro%20Schroeder.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5028/2/TCC%20Tais%20Bovo%20Ribeiro%20Schroeder.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 129af65601bd9cc8fca07fc50fa28de5
45bbdf2f493f52d6ec48b3ab1ed5d7a9
fb565d11e9750a274d60c5ca35c1f9bc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308877366722560