Projetos de leitura literária em Caxias do Sul (2014 a 2022): contando e encantando

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aleknovic, Milena
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/12716
Resumo: O presente trabalho investiga os projetos de leitura literária desenvolvidos com crianças na cidade de Caxias do Sul, no século XXI, e sua contribuição na formação de leitores na infância. A realização dessa pesquisa se dá no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Letras e Cultura (PPGLET) da Universidade de Caxias do Sul (UCS), dentro da linha de pesquisa Literatura e Processos Culturais. Para realizar tal estudo, essa dissertação conta com pesquisa bibliográfica interpretativa, investigando a formação do leitor literário criança a partir de autores como Abramovich (1997), Adler e Doren (2010), Bettelheim (2021), Franz (1990), Manguel (1997), Ramos (2010), Zilberman (2001; 2003; 2005), entre outros. Também consta a apresentação de documentos do acervo do Instituto Quindim, analisando os projetos e oficinas de leitura literária realizados, como: Todxs contra o coronavírus (2020), Oficinas de verão (2020) e Natal solidário (2019). Também analisamos os livros que resultaram do projeto Rede Recria. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_2585a5186ee039b5a2f1bd5f5312d8f5
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/12716
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Aleknovic, MilenaKnnap, Cristina LöffRamos, Flávia BrocchettoGoulart, Ilsa do Carmo VieiraLia, Cristine Fortes2023-09-19T18:08:22Z2023-09-19T18:08:22Z2023-09-192023-07-26https://repositorio.ucs.br/11338/12716O presente trabalho investiga os projetos de leitura literária desenvolvidos com crianças na cidade de Caxias do Sul, no século XXI, e sua contribuição na formação de leitores na infância. A realização dessa pesquisa se dá no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Letras e Cultura (PPGLET) da Universidade de Caxias do Sul (UCS), dentro da linha de pesquisa Literatura e Processos Culturais. Para realizar tal estudo, essa dissertação conta com pesquisa bibliográfica interpretativa, investigando a formação do leitor literário criança a partir de autores como Abramovich (1997), Adler e Doren (2010), Bettelheim (2021), Franz (1990), Manguel (1997), Ramos (2010), Zilberman (2001; 2003; 2005), entre outros. Também consta a apresentação de documentos do acervo do Instituto Quindim, analisando os projetos e oficinas de leitura literária realizados, como: Todxs contra o coronavírus (2020), Oficinas de verão (2020) e Natal solidário (2019). Também analisamos os livros que resultaram do projeto Rede Recria. [resumo fornecido pelo autor]The present work investigates the literary reading projects developed with children in Caxias do Sul city, in the 21 century, and their contribution in the formation of readers in the childhood. The realization of this survey takes place within the scope of the Graduate Program in Letters and Cultura (PPGLET) of the University of Caxias do Sul (UCS), with the line of research Literature and Cultural Processes. Carrying out such studies, this essay considers on interpretative bibliographical research, investigating the formation of the literary child reader from authors such as Abramovich (1997), Adler and Doren (2010), Bettelheim (2021), Franz (1990), Amnguel (1997), Ramos (2010), Zilberman (2001, 2003, 2005), among others. There is also a presentation of documents from the Quindim Institute collection, analyzing the literary reading projects and workshops carried out, such as Todxs against the coronavirus (2020), Summer workshops (2020) and Solidarity Christmas (2019). We also analyzed the books that from the Rede Recria project. [resumo fornecido pelo autor]engporLeitura - Projetos - Caxias do Sul (RS)Literatura infantojuvenilInfância - Livros e leituraReading - Design - Caxias do Sul (Brazil)Children's literatureInfancy - Books and readingProjetos de leitura literária em Caxias do Sul (2014 a 2022): contando e encantandoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttps://lattes.cnpq.br/6026307299770783Milena AleknovicMestrado Acadêmico em Letras e CulturaCampus Universitário de Caxias do Sul2023-09-18ORIGINALDissertação Milena Aleknovic.pdfDissertação Milena Aleknovic.pdfapplication/pdf2079934https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12716/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Milena%20Aleknovic.pdf728d954b03afe93e2ad44582b3f63958MD51TEXTDissertação Milena Aleknovic.pdf.txtDissertação Milena Aleknovic.pdf.txtExtracted texttext/plain253344https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12716/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Milena%20Aleknovic.pdf.txt9416a6b75f63f9bbde3d53c802e2337eMD52THUMBNAILDissertação Milena Aleknovic.pdf.jpgDissertação Milena Aleknovic.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1227https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12716/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Milena%20Aleknovic.pdf.jpg2b6cac0d5636ceb15f292110c093f4c5MD5311338/127162023-09-20 07:00:31.734oai:repositorio.ucs.br:11338/12716Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T09:59:16.586099Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Projetos de leitura literária em Caxias do Sul (2014 a 2022): contando e encantando
title Projetos de leitura literária em Caxias do Sul (2014 a 2022): contando e encantando
spellingShingle Projetos de leitura literária em Caxias do Sul (2014 a 2022): contando e encantando
Aleknovic, Milena
Leitura - Projetos - Caxias do Sul (RS)
Literatura infantojuvenil
Infância - Livros e leitura
Reading - Design - Caxias do Sul (Brazil)
Children's literature
Infancy - Books and reading
title_short Projetos de leitura literária em Caxias do Sul (2014 a 2022): contando e encantando
title_full Projetos de leitura literária em Caxias do Sul (2014 a 2022): contando e encantando
title_fullStr Projetos de leitura literária em Caxias do Sul (2014 a 2022): contando e encantando
title_full_unstemmed Projetos de leitura literária em Caxias do Sul (2014 a 2022): contando e encantando
title_sort Projetos de leitura literária em Caxias do Sul (2014 a 2022): contando e encantando
author Aleknovic, Milena
author_facet Aleknovic, Milena
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Knnap, Cristina Löff
Ramos, Flávia Brocchetto
Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
dc.contributor.author.fl_str_mv Aleknovic, Milena
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lia, Cristine Fortes
contributor_str_mv Lia, Cristine Fortes
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura - Projetos - Caxias do Sul (RS)
Literatura infantojuvenil
Infância - Livros e leitura
topic Leitura - Projetos - Caxias do Sul (RS)
Literatura infantojuvenil
Infância - Livros e leitura
Reading - Design - Caxias do Sul (Brazil)
Children's literature
Infancy - Books and reading
dc.subject.eng.fl_str_mv Reading - Design - Caxias do Sul (Brazil)
Children's literature
Infancy - Books and reading
description O presente trabalho investiga os projetos de leitura literária desenvolvidos com crianças na cidade de Caxias do Sul, no século XXI, e sua contribuição na formação de leitores na infância. A realização dessa pesquisa se dá no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Letras e Cultura (PPGLET) da Universidade de Caxias do Sul (UCS), dentro da linha de pesquisa Literatura e Processos Culturais. Para realizar tal estudo, essa dissertação conta com pesquisa bibliográfica interpretativa, investigando a formação do leitor literário criança a partir de autores como Abramovich (1997), Adler e Doren (2010), Bettelheim (2021), Franz (1990), Manguel (1997), Ramos (2010), Zilberman (2001; 2003; 2005), entre outros. Também consta a apresentação de documentos do acervo do Instituto Quindim, analisando os projetos e oficinas de leitura literária realizados, como: Todxs contra o coronavírus (2020), Oficinas de verão (2020) e Natal solidário (2019). Também analisamos os livros que resultaram do projeto Rede Recria. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2023
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2023-07-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-19T18:08:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-09-19T18:08:22Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-09-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/12716
url https://repositorio.ucs.br/11338/12716
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12716/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Milena%20Aleknovic.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12716/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Milena%20Aleknovic.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12716/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Milena%20Aleknovic.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 728d954b03afe93e2ad44582b3f63958
9416a6b75f63f9bbde3d53c802e2337e
2b6cac0d5636ceb15f292110c093f4c5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258419503628288