Projetos de leitura literária em Caxias do Sul (2014 a 2022): contando e encantando
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/12716 |
Resumo: | O presente trabalho investiga os projetos de leitura literária desenvolvidos com crianças na cidade de Caxias do Sul, no século XXI, e sua contribuição na formação de leitores na infância. A realização dessa pesquisa se dá no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Letras e Cultura (PPGLET) da Universidade de Caxias do Sul (UCS), dentro da linha de pesquisa Literatura e Processos Culturais. Para realizar tal estudo, essa dissertação conta com pesquisa bibliográfica interpretativa, investigando a formação do leitor literário criança a partir de autores como Abramovich (1997), Adler e Doren (2010), Bettelheim (2021), Franz (1990), Manguel (1997), Ramos (2010), Zilberman (2001; 2003; 2005), entre outros. Também consta a apresentação de documentos do acervo do Instituto Quindim, analisando os projetos e oficinas de leitura literária realizados, como: Todxs contra o coronavírus (2020), Oficinas de verão (2020) e Natal solidário (2019). Também analisamos os livros que resultaram do projeto Rede Recria. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_2585a5186ee039b5a2f1bd5f5312d8f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/12716 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Aleknovic, MilenaKnnap, Cristina LöffRamos, Flávia BrocchettoGoulart, Ilsa do Carmo VieiraLia, Cristine Fortes2023-09-19T18:08:22Z2023-09-19T18:08:22Z2023-09-192023-07-26https://repositorio.ucs.br/11338/12716O presente trabalho investiga os projetos de leitura literária desenvolvidos com crianças na cidade de Caxias do Sul, no século XXI, e sua contribuição na formação de leitores na infância. A realização dessa pesquisa se dá no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Letras e Cultura (PPGLET) da Universidade de Caxias do Sul (UCS), dentro da linha de pesquisa Literatura e Processos Culturais. Para realizar tal estudo, essa dissertação conta com pesquisa bibliográfica interpretativa, investigando a formação do leitor literário criança a partir de autores como Abramovich (1997), Adler e Doren (2010), Bettelheim (2021), Franz (1990), Manguel (1997), Ramos (2010), Zilberman (2001; 2003; 2005), entre outros. Também consta a apresentação de documentos do acervo do Instituto Quindim, analisando os projetos e oficinas de leitura literária realizados, como: Todxs contra o coronavírus (2020), Oficinas de verão (2020) e Natal solidário (2019). Também analisamos os livros que resultaram do projeto Rede Recria. [resumo fornecido pelo autor]The present work investigates the literary reading projects developed with children in Caxias do Sul city, in the 21 century, and their contribution in the formation of readers in the childhood. The realization of this survey takes place within the scope of the Graduate Program in Letters and Cultura (PPGLET) of the University of Caxias do Sul (UCS), with the line of research Literature and Cultural Processes. Carrying out such studies, this essay considers on interpretative bibliographical research, investigating the formation of the literary child reader from authors such as Abramovich (1997), Adler and Doren (2010), Bettelheim (2021), Franz (1990), Amnguel (1997), Ramos (2010), Zilberman (2001, 2003, 2005), among others. There is also a presentation of documents from the Quindim Institute collection, analyzing the literary reading projects and workshops carried out, such as Todxs against the coronavirus (2020), Summer workshops (2020) and Solidarity Christmas (2019). We also analyzed the books that from the Rede Recria project. [resumo fornecido pelo autor]engporLeitura - Projetos - Caxias do Sul (RS)Literatura infantojuvenilInfância - Livros e leituraReading - Design - Caxias do Sul (Brazil)Children's literatureInfancy - Books and readingProjetos de leitura literária em Caxias do Sul (2014 a 2022): contando e encantandoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttps://lattes.cnpq.br/6026307299770783Milena AleknovicMestrado Acadêmico em Letras e CulturaCampus Universitário de Caxias do Sul2023-09-18ORIGINALDissertação Milena Aleknovic.pdfDissertação Milena Aleknovic.pdfapplication/pdf2079934https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12716/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Milena%20Aleknovic.pdf728d954b03afe93e2ad44582b3f63958MD51TEXTDissertação Milena Aleknovic.pdf.txtDissertação Milena Aleknovic.pdf.txtExtracted texttext/plain253344https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12716/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Milena%20Aleknovic.pdf.txt9416a6b75f63f9bbde3d53c802e2337eMD52THUMBNAILDissertação Milena Aleknovic.pdf.jpgDissertação Milena Aleknovic.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1227https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12716/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Milena%20Aleknovic.pdf.jpg2b6cac0d5636ceb15f292110c093f4c5MD5311338/127162023-09-20 07:00:31.734oai:repositorio.ucs.br:11338/12716Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T09:59:16.586099Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Projetos de leitura literária em Caxias do Sul (2014 a 2022): contando e encantando |
title |
Projetos de leitura literária em Caxias do Sul (2014 a 2022): contando e encantando |
spellingShingle |
Projetos de leitura literária em Caxias do Sul (2014 a 2022): contando e encantando Aleknovic, Milena Leitura - Projetos - Caxias do Sul (RS) Literatura infantojuvenil Infância - Livros e leitura Reading - Design - Caxias do Sul (Brazil) Children's literature Infancy - Books and reading |
title_short |
Projetos de leitura literária em Caxias do Sul (2014 a 2022): contando e encantando |
title_full |
Projetos de leitura literária em Caxias do Sul (2014 a 2022): contando e encantando |
title_fullStr |
Projetos de leitura literária em Caxias do Sul (2014 a 2022): contando e encantando |
title_full_unstemmed |
Projetos de leitura literária em Caxias do Sul (2014 a 2022): contando e encantando |
title_sort |
Projetos de leitura literária em Caxias do Sul (2014 a 2022): contando e encantando |
author |
Aleknovic, Milena |
author_facet |
Aleknovic, Milena |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Knnap, Cristina Löff Ramos, Flávia Brocchetto Goulart, Ilsa do Carmo Vieira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aleknovic, Milena |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lia, Cristine Fortes |
contributor_str_mv |
Lia, Cristine Fortes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura - Projetos - Caxias do Sul (RS) Literatura infantojuvenil Infância - Livros e leitura |
topic |
Leitura - Projetos - Caxias do Sul (RS) Literatura infantojuvenil Infância - Livros e leitura Reading - Design - Caxias do Sul (Brazil) Children's literature Infancy - Books and reading |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Reading - Design - Caxias do Sul (Brazil) Children's literature Infancy - Books and reading |
description |
O presente trabalho investiga os projetos de leitura literária desenvolvidos com crianças na cidade de Caxias do Sul, no século XXI, e sua contribuição na formação de leitores na infância. A realização dessa pesquisa se dá no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Letras e Cultura (PPGLET) da Universidade de Caxias do Sul (UCS), dentro da linha de pesquisa Literatura e Processos Culturais. Para realizar tal estudo, essa dissertação conta com pesquisa bibliográfica interpretativa, investigando a formação do leitor literário criança a partir de autores como Abramovich (1997), Adler e Doren (2010), Bettelheim (2021), Franz (1990), Manguel (1997), Ramos (2010), Zilberman (2001; 2003; 2005), entre outros. Também consta a apresentação de documentos do acervo do Instituto Quindim, analisando os projetos e oficinas de leitura literária realizados, como: Todxs contra o coronavírus (2020), Oficinas de verão (2020) e Natal solidário (2019). Também analisamos os livros que resultaram do projeto Rede Recria. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2023 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2023-07-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-09-19T18:08:22Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-09-19T18:08:22Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-09-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/12716 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/12716 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12716/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Milena%20Aleknovic.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12716/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Milena%20Aleknovic.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12716/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Milena%20Aleknovic.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
728d954b03afe93e2ad44582b3f63958 9416a6b75f63f9bbde3d53c802e2337e 2b6cac0d5636ceb15f292110c093f4c5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258419503628288 |