Uma perspectiva do desenvolvimento dos acadêmicos de ciências contábeis sobre a inteligência emocional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/9954 |
Resumo: | Este artigo aborda aspectos relevantes sobre a contribuição da Inteligência Emocional, como a utilização inteligente das emoções enquanto ferramenta para potencializar o alcance de resultados positivos, por isso se torna importante no ambiente acadêmico. O objetivo geral desta pesquisa é verificar se os alunos do curso de Ciências Contábeis da UCS, que estão cursando a partir do 2° semestre, conseguem identificar as suas emoções e tomar decisões baseados na Inteligência Emocional. Para esclarecer e explorar o tema desta pesquisa, foi utilizado os métodos de pesquisa qualitativa e descritiva, com um questionário estruturado para a coleta de dados (Survey), desenvolvido pela autora no google forms, e aplicado a uma amostra 107 respondentes, porém, apenas 103 destes foram considerados validados. O restante foi desconsiderado em razão de estarem no primeiro semestre do curso. Os resultados estão baseados nos objetivos específicos com o embasamento do curso, o perfil dos estudantes e o perfil emocional dos estudantes. A verificação teve como base duas seções: a primeira sobre o perfil do estudante com três perguntas abertas e seis perguntas fechadas; a segunda seção voltada para a Inteligência Emocional contendo doze perguntas objetivas com as opções de resposta sempre, de vez em quando e nunca. O trabalho destaca a importância da Inteligência Emocional para a vida acadêmica, pessoal e profissional dos alunos. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_26cb88d47921b7a0926421cfac3c0fc2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/9954 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Perondi, Camila CorrêaLeites, Eduardo TomediBitencourt, Cleusa Marli GolloBarcellos, Cleudes Teresinha Maffei2022-05-04T20:22:04Z2022-05-04T20:22:04Z2021-12-082021-12-01https://repositorio.ucs.br/11338/9954Este artigo aborda aspectos relevantes sobre a contribuição da Inteligência Emocional, como a utilização inteligente das emoções enquanto ferramenta para potencializar o alcance de resultados positivos, por isso se torna importante no ambiente acadêmico. O objetivo geral desta pesquisa é verificar se os alunos do curso de Ciências Contábeis da UCS, que estão cursando a partir do 2° semestre, conseguem identificar as suas emoções e tomar decisões baseados na Inteligência Emocional. Para esclarecer e explorar o tema desta pesquisa, foi utilizado os métodos de pesquisa qualitativa e descritiva, com um questionário estruturado para a coleta de dados (Survey), desenvolvido pela autora no google forms, e aplicado a uma amostra 107 respondentes, porém, apenas 103 destes foram considerados validados. O restante foi desconsiderado em razão de estarem no primeiro semestre do curso. Os resultados estão baseados nos objetivos específicos com o embasamento do curso, o perfil dos estudantes e o perfil emocional dos estudantes. A verificação teve como base duas seções: a primeira sobre o perfil do estudante com três perguntas abertas e seis perguntas fechadas; a segunda seção voltada para a Inteligência Emocional contendo doze perguntas objetivas com as opções de resposta sempre, de vez em quando e nunca. O trabalho destaca a importância da Inteligência Emocional para a vida acadêmica, pessoal e profissional dos alunos. [resumo fornecido pelo autor]Inteligência emocionalCiências contábeisEmoçõesUma perspectiva do desenvolvimento dos acadêmicos de ciências contábeis sobre a inteligência emocionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulCiências Contábeis - BachareladoCampus Universitário de Caxias do Sul2021-12-07ORIGINALTCC Camila Correa Perondi.pdfTCC Camila Correa Perondi.pdfapplication/pdf728942https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9954/1/TCC%20Camila%20Correa%20Perondi.pdf1d6ce68a5724b54a0170a280f1872eeeMD51TEXTTCC Camila Correa Perondi.pdf.txtTCC Camila Correa Perondi.pdf.txtExtracted texttext/plain67696https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9954/2/TCC%20Camila%20Correa%20Perondi.pdf.txte636dba060d42bb5a9df61aa88c50d40MD52THUMBNAILTCC Camila Correa Perondi.pdf.jpgTCC Camila Correa Perondi.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1731https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9954/3/TCC%20Camila%20Correa%20Perondi.pdf.jpgbeef4fe2bc709dcdeedad35ca7cb2485MD5311338/99542022-10-18 18:34:02.757oai:repositorio.ucs.br:11338/9954Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-10-18T18:34:02Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma perspectiva do desenvolvimento dos acadêmicos de ciências contábeis sobre a inteligência emocional |
title |
Uma perspectiva do desenvolvimento dos acadêmicos de ciências contábeis sobre a inteligência emocional |
spellingShingle |
Uma perspectiva do desenvolvimento dos acadêmicos de ciências contábeis sobre a inteligência emocional Perondi, Camila Corrêa Inteligência emocional Ciências contábeis Emoções |
title_short |
Uma perspectiva do desenvolvimento dos acadêmicos de ciências contábeis sobre a inteligência emocional |
title_full |
Uma perspectiva do desenvolvimento dos acadêmicos de ciências contábeis sobre a inteligência emocional |
title_fullStr |
Uma perspectiva do desenvolvimento dos acadêmicos de ciências contábeis sobre a inteligência emocional |
title_full_unstemmed |
Uma perspectiva do desenvolvimento dos acadêmicos de ciências contábeis sobre a inteligência emocional |
title_sort |
Uma perspectiva do desenvolvimento dos acadêmicos de ciências contábeis sobre a inteligência emocional |
author |
Perondi, Camila Corrêa |
author_facet |
Perondi, Camila Corrêa |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Leites, Eduardo Tomedi Bitencourt, Cleusa Marli Gollo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Perondi, Camila Corrêa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Barcellos, Cleudes Teresinha Maffei |
contributor_str_mv |
Barcellos, Cleudes Teresinha Maffei |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inteligência emocional Ciências contábeis Emoções |
topic |
Inteligência emocional Ciências contábeis Emoções |
description |
Este artigo aborda aspectos relevantes sobre a contribuição da Inteligência Emocional, como a utilização inteligente das emoções enquanto ferramenta para potencializar o alcance de resultados positivos, por isso se torna importante no ambiente acadêmico. O objetivo geral desta pesquisa é verificar se os alunos do curso de Ciências Contábeis da UCS, que estão cursando a partir do 2° semestre, conseguem identificar as suas emoções e tomar decisões baseados na Inteligência Emocional. Para esclarecer e explorar o tema desta pesquisa, foi utilizado os métodos de pesquisa qualitativa e descritiva, com um questionário estruturado para a coleta de dados (Survey), desenvolvido pela autora no google forms, e aplicado a uma amostra 107 respondentes, porém, apenas 103 destes foram considerados validados. O restante foi desconsiderado em razão de estarem no primeiro semestre do curso. Os resultados estão baseados nos objetivos específicos com o embasamento do curso, o perfil dos estudantes e o perfil emocional dos estudantes. A verificação teve como base duas seções: a primeira sobre o perfil do estudante com três perguntas abertas e seis perguntas fechadas; a segunda seção voltada para a Inteligência Emocional contendo doze perguntas objetivas com as opções de resposta sempre, de vez em quando e nunca. O trabalho destaca a importância da Inteligência Emocional para a vida acadêmica, pessoal e profissional dos alunos. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2021 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2021-12-01 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-12-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-05-04T20:22:04Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-05-04T20:22:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/9954 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/9954 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9954/1/TCC%20Camila%20Correa%20Perondi.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9954/2/TCC%20Camila%20Correa%20Perondi.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9954/3/TCC%20Camila%20Correa%20Perondi.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1d6ce68a5724b54a0170a280f1872eee e636dba060d42bb5a9df61aa88c50d40 beef4fe2bc709dcdeedad35ca7cb2485 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798308908724387840 |