Uma perspectiva do desenvolvimento dos acadêmicos de ciências contábeis sobre a inteligência emocional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perondi, Camila Corrêa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/9954
Resumo: Este artigo aborda aspectos relevantes sobre a contribuição da Inteligência Emocional, como a utilização inteligente das emoções enquanto ferramenta para potencializar o alcance de resultados positivos, por isso se torna importante no ambiente acadêmico. O objetivo geral desta pesquisa é verificar se os alunos do curso de Ciências Contábeis da UCS, que estão cursando a partir do 2° semestre, conseguem identificar as suas emoções e tomar decisões baseados na Inteligência Emocional. Para esclarecer e explorar o tema desta pesquisa, foi utilizado os métodos de pesquisa qualitativa e descritiva, com um questionário estruturado para a coleta de dados (Survey), desenvolvido pela autora no google forms, e aplicado a uma amostra 107 respondentes, porém, apenas 103 destes foram considerados validados. O restante foi desconsiderado em razão de estarem no primeiro semestre do curso. Os resultados estão baseados nos objetivos específicos com o embasamento do curso, o perfil dos estudantes e o perfil emocional dos estudantes. A verificação teve como base duas seções: a primeira sobre o perfil do estudante com três perguntas abertas e seis perguntas fechadas; a segunda seção voltada para a Inteligência Emocional contendo doze perguntas objetivas com as opções de resposta sempre, de vez em quando e nunca. O trabalho destaca a importância da Inteligência Emocional para a vida acadêmica, pessoal e profissional dos alunos. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_26cb88d47921b7a0926421cfac3c0fc2
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/9954
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Perondi, Camila CorrêaLeites, Eduardo TomediBitencourt, Cleusa Marli GolloBarcellos, Cleudes Teresinha Maffei2022-05-04T20:22:04Z2022-05-04T20:22:04Z2021-12-082021-12-01https://repositorio.ucs.br/11338/9954Este artigo aborda aspectos relevantes sobre a contribuição da Inteligência Emocional, como a utilização inteligente das emoções enquanto ferramenta para potencializar o alcance de resultados positivos, por isso se torna importante no ambiente acadêmico. O objetivo geral desta pesquisa é verificar se os alunos do curso de Ciências Contábeis da UCS, que estão cursando a partir do 2° semestre, conseguem identificar as suas emoções e tomar decisões baseados na Inteligência Emocional. Para esclarecer e explorar o tema desta pesquisa, foi utilizado os métodos de pesquisa qualitativa e descritiva, com um questionário estruturado para a coleta de dados (Survey), desenvolvido pela autora no google forms, e aplicado a uma amostra 107 respondentes, porém, apenas 103 destes foram considerados validados. O restante foi desconsiderado em razão de estarem no primeiro semestre do curso. Os resultados estão baseados nos objetivos específicos com o embasamento do curso, o perfil dos estudantes e o perfil emocional dos estudantes. A verificação teve como base duas seções: a primeira sobre o perfil do estudante com três perguntas abertas e seis perguntas fechadas; a segunda seção voltada para a Inteligência Emocional contendo doze perguntas objetivas com as opções de resposta sempre, de vez em quando e nunca. O trabalho destaca a importância da Inteligência Emocional para a vida acadêmica, pessoal e profissional dos alunos. [resumo fornecido pelo autor]Inteligência emocionalCiências contábeisEmoçõesUma perspectiva do desenvolvimento dos acadêmicos de ciências contábeis sobre a inteligência emocionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulCiências Contábeis - BachareladoCampus Universitário de Caxias do Sul2021-12-07ORIGINALTCC Camila Correa Perondi.pdfTCC Camila Correa Perondi.pdfapplication/pdf728942https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9954/1/TCC%20Camila%20Correa%20Perondi.pdf1d6ce68a5724b54a0170a280f1872eeeMD51TEXTTCC Camila Correa Perondi.pdf.txtTCC Camila Correa Perondi.pdf.txtExtracted texttext/plain67696https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9954/2/TCC%20Camila%20Correa%20Perondi.pdf.txte636dba060d42bb5a9df61aa88c50d40MD52THUMBNAILTCC Camila Correa Perondi.pdf.jpgTCC Camila Correa Perondi.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1731https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9954/3/TCC%20Camila%20Correa%20Perondi.pdf.jpgbeef4fe2bc709dcdeedad35ca7cb2485MD5311338/99542022-10-18 18:34:02.757oai:repositorio.ucs.br:11338/9954Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-10-18T18:34:02Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma perspectiva do desenvolvimento dos acadêmicos de ciências contábeis sobre a inteligência emocional
title Uma perspectiva do desenvolvimento dos acadêmicos de ciências contábeis sobre a inteligência emocional
spellingShingle Uma perspectiva do desenvolvimento dos acadêmicos de ciências contábeis sobre a inteligência emocional
Perondi, Camila Corrêa
Inteligência emocional
Ciências contábeis
Emoções
title_short Uma perspectiva do desenvolvimento dos acadêmicos de ciências contábeis sobre a inteligência emocional
title_full Uma perspectiva do desenvolvimento dos acadêmicos de ciências contábeis sobre a inteligência emocional
title_fullStr Uma perspectiva do desenvolvimento dos acadêmicos de ciências contábeis sobre a inteligência emocional
title_full_unstemmed Uma perspectiva do desenvolvimento dos acadêmicos de ciências contábeis sobre a inteligência emocional
title_sort Uma perspectiva do desenvolvimento dos acadêmicos de ciências contábeis sobre a inteligência emocional
author Perondi, Camila Corrêa
author_facet Perondi, Camila Corrêa
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Leites, Eduardo Tomedi
Bitencourt, Cleusa Marli Gollo
dc.contributor.author.fl_str_mv Perondi, Camila Corrêa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barcellos, Cleudes Teresinha Maffei
contributor_str_mv Barcellos, Cleudes Teresinha Maffei
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência emocional
Ciências contábeis
Emoções
topic Inteligência emocional
Ciências contábeis
Emoções
description Este artigo aborda aspectos relevantes sobre a contribuição da Inteligência Emocional, como a utilização inteligente das emoções enquanto ferramenta para potencializar o alcance de resultados positivos, por isso se torna importante no ambiente acadêmico. O objetivo geral desta pesquisa é verificar se os alunos do curso de Ciências Contábeis da UCS, que estão cursando a partir do 2° semestre, conseguem identificar as suas emoções e tomar decisões baseados na Inteligência Emocional. Para esclarecer e explorar o tema desta pesquisa, foi utilizado os métodos de pesquisa qualitativa e descritiva, com um questionário estruturado para a coleta de dados (Survey), desenvolvido pela autora no google forms, e aplicado a uma amostra 107 respondentes, porém, apenas 103 destes foram considerados validados. O restante foi desconsiderado em razão de estarem no primeiro semestre do curso. Os resultados estão baseados nos objetivos específicos com o embasamento do curso, o perfil dos estudantes e o perfil emocional dos estudantes. A verificação teve como base duas seções: a primeira sobre o perfil do estudante com três perguntas abertas e seis perguntas fechadas; a segunda seção voltada para a Inteligência Emocional contendo doze perguntas objetivas com as opções de resposta sempre, de vez em quando e nunca. O trabalho destaca a importância da Inteligência Emocional para a vida acadêmica, pessoal e profissional dos alunos. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2021
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2021-12-01
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-04T20:22:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-04T20:22:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/9954
url https://repositorio.ucs.br/11338/9954
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9954/1/TCC%20Camila%20Correa%20Perondi.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9954/2/TCC%20Camila%20Correa%20Perondi.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9954/3/TCC%20Camila%20Correa%20Perondi.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1d6ce68a5724b54a0170a280f1872eee
e636dba060d42bb5a9df61aa88c50d40
beef4fe2bc709dcdeedad35ca7cb2485
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308908724387840