Análise de veículo movido por um motor de combustão interna de ciclo Otto aspirado e sobrealimentado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hoffmann, Samuel Benedet
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/5806
Resumo: Este trabalho analisou experimentalmente a influência de sistemas de turbocompressores em motores de combustão interna. Os aumentos de torque e de potência foram medidos em dinamômetros de rolo inercial e de bancada, sendo isso de muita importância no ramo automotivo, onde cada vez mais se busca por motores de maior eficiência. Foi utilizado um motor de 2 L, operando inicialmente de forma aspirada com gasolina do tipo C podium, foram realizadas as medições de torque e potência diretamente no volante do motor e também nas rodas do veículo, sendo possível verificar a perda da transmissão. Para sobrealimentar o motor, foi selecionado o conjunto turbocompressor e dimensionado os componentes para a maior vazão de combustível necessária (bomba e injetores), sendo também selecionado um módulo de gerenciamento eletrônico programável. Por meio desse módulo foram elaborados os mapas de injeção e ignição para a operação do motor sobrealimentado com gasolina tipo C podium e misturas de gasolina com etanol. Os testes de emissões para o veículo aspirado e posteriormente sobrealimentado foram realizados somente no dinamômetro de rolo inercial e comparados com a norma do CONAMA 418/2009, sendo medidos níveis de CO, HC e CO2. O veículo operando com E100 apresentou os melhores resultados com torque de 218,6 N·m e potência de 114,5 kW, com os níveis de emissões de acordo com a norma (sic).
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