O desenvolvimento da habilidade de compreensão leitora: um olhar para livros didáticos do ensino fundamental - anos finais e para a Base Nacional Comum Curricular/2017
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/8799 |
Resumo: | Esta dissertação tem por objetivo investigar a abordagem de alguns gêneros textuais presentes nos livros didáticos que compõem a coleção mais distribuída nas escolas brasileiras, segundo dados divulgados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD/2020), e reformulada a partir das orientações da Base Nacional Comum Curricular/2017, no intuito de analisar seu potencial colaborativo para o desenvolvimento da habilidade de compreensão leitora de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. Para isso, faz-se uma contextualização das mudanças ocorridas nas políticas educacionais, desde a promulgação da Constituição Federal de 1988 até a Base Nacional Comum Curricular de 2017, observando as influências dos principais documentos que nortearam a educação nacional nesse período de tempo. Além disso, retrata-se a importante mudança na maneira de se pensar o ensino, a partir da homologação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, em que o sujeito aprendiz passa a assumir o protagonismo de sua própria aprendizagem, aflorando, dessa forma, os conceitos de habilidade e competência como propulsores das melhorias na qualidade da educação, noções essas que, neste estudo, são vistas na perspectiva de Perrenoud (1999). Ademais, faz-se uma revisão dos conceitos de gêneros do discurso, propostos por Bakhtin (2016); das concepções que permeiam o interacionismo sociodiscursivo de Bronckart (2003); e das estratégias didáticas propostas por Schneuwly e Dolz (2004) a fim de ampliar a perspectiva enunciativo-discursiva assumida pela Base Nacional Comum Curricular e de observar a transposição das orientações desse documento normativo, no que diz respeito ao ensino de leitura, para o livro didático. [resumo fornecido pelo autor] |
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Girardi, KamilaStefani, JaquelineLeite, Maria AlziraAzevedo, Tânia Maris deNiederauer, Carina Maria Melchiors2021-09-28T14:18:54Z2021-09-28T14:18:54Z2021-09-242021-08-18https://repositorio.ucs.br/11338/8799Esta dissertação tem por objetivo investigar a abordagem de alguns gêneros textuais presentes nos livros didáticos que compõem a coleção mais distribuída nas escolas brasileiras, segundo dados divulgados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD/2020), e reformulada a partir das orientações da Base Nacional Comum Curricular/2017, no intuito de analisar seu potencial colaborativo para o desenvolvimento da habilidade de compreensão leitora de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. Para isso, faz-se uma contextualização das mudanças ocorridas nas políticas educacionais, desde a promulgação da Constituição Federal de 1988 até a Base Nacional Comum Curricular de 2017, observando as influências dos principais documentos que nortearam a educação nacional nesse período de tempo. Além disso, retrata-se a importante mudança na maneira de se pensar o ensino, a partir da homologação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, em que o sujeito aprendiz passa a assumir o protagonismo de sua própria aprendizagem, aflorando, dessa forma, os conceitos de habilidade e competência como propulsores das melhorias na qualidade da educação, noções essas que, neste estudo, são vistas na perspectiva de Perrenoud (1999). Ademais, faz-se uma revisão dos conceitos de gêneros do discurso, propostos por Bakhtin (2016); das concepções que permeiam o interacionismo sociodiscursivo de Bronckart (2003); e das estratégias didáticas propostas por Schneuwly e Dolz (2004) a fim de ampliar a perspectiva enunciativo-discursiva assumida pela Base Nacional Comum Curricular e de observar a transposição das orientações desse documento normativo, no que diz respeito ao ensino de leitura, para o livro didático. [resumo fornecido pelo autor]This dissertation aims to analyze the approach of different textual genres in textbooks that make up the most widely distributed collection in Brazilian schools, according to data published by the National Book and Didactic Material Program (NBDP/2020), and reformulated based on the guidelines of the Common National Curriculum Base 2017, in order to observe its collaborative potential for the development of the reading comprehension skill of students in the final years of Elementary School. For this, it contextualizes the changes that have taken place in educational policies, from the promulgation of the Federal Constitution of 1988 to the Common National Curriculum Base of 2017, observing the influences of the main documents that guided national education in that period of time. In addition, it portrays the important change in the way of thinking about teaching, from the ratification of the Law of Guidelines and Bases da National Education, of 1996, in which the apprentice subject starts to assume the protagonism of his own learning, emerging from this in this way, the concepts of skill and competence as drivers of improvements in the quality of education, notions that, in this study, bring the perspective of Perrenoud (1999). Furthermore, it reviews the concepts of discourse genres proposed by Bakhtin (2016); the conceptions that permeate Bronckart's (2003) socio-discursive interactionism; and the didactic strategies proposed by Schneuwly and Dolz (2004) in order to broaden the enunciative-discursive perspective assumed by the Common National Curriculum Base and to observe the transposition of the guidelines of this normative document, regarding the teaching of reading, to the textbook. [resumo fornecido pelo autor]Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESBase Nacional Comum CurricularLivro didáticoEducaçãoCompreensão na leituraCommon National Curriculum BaseTextbooksEducationReading comprehensionO desenvolvimento da habilidade de compreensão leitora: um olhar para livros didáticos do ensino fundamental - anos finais e para a Base Nacional Comum Curricular/2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/8406884125353083GIRARDI, KamilaMestrado Acadêmico em Letras e CulturaCampus Universitário de Caxias do SulORIGINALDissertação Kamila Girardi.pdfDissertação Kamila Girardi.pdfapplication/pdf5178269https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8799/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Kamila%20Girardi.pdf2e74e792c8aba8cf110c7d8de93844bfMD51TEXTDissertação Kamila Girardi.pdf.txtDissertação Kamila Girardi.pdf.txtExtracted texttext/plain319016https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8799/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Kamila%20Girardi.pdf.txt13f79b60f71807efa3cce2601fe577c7MD52THUMBNAILDissertação Kamila Girardi.pdf.jpgDissertação Kamila Girardi.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1245https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8799/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Kamila%20Girardi.pdf.jpg3c7b449c7fc7a38bb0966c865b6fb9cfMD5311338/87992022-10-18 17:47:38.11oai:repositorio.ucs.br:11338/8799Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:05:22.105942Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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