Análise comparativa do custo do caminhão em dois percursos: de Bento Gonçalves a Belém e de Garibaldi a São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Cláudio Salvadori
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/12241
Resumo: O estudo derivou-se das discussões no curso de Administração referente ao custo do quilômetro rodado de uma das unidades de transporte rodoviário utilizada no Brasil, conhecida popularmente por "cavalo e carreta", equipamento que se diferencia devido a uma parte da estrutura possuir a força do motor (motriz), rodas de tração e a cabine do motorista. Objetivando apresentar um método para análise do custo real de um caminhão para auxiliar na decisão da precificação do custo do serviço de frete de ida e volta. Para isso, como fonte, utilizou-se de pesquisa bibliográfica relacionada ao meio de transporte, e a aos sistemas de custos existentes na modalidade de veículo de transporte rodoviário. Assim sendo, para obter mais informações sobre o assunto, foi realizado um estudo de caso, em duas transportadoras, em que foram apresentados dois percursos: o eixo Bento Gonçalves - Belém e Garibaldi - São Paulo, visando evidenciar como proceder para determinar o custo da unidade "cavalo mecânico trucado ou LS". Dessa forma, optou-se em utilizar o método de custo direto, por se tratar de uma operação específica, que é um dos referenciais mais utilizados, complementado com o custo do condutor. A partir desse diagnóstico, essa metodologia de análise poderá se estender a outras categorias de veículos, desde que consideradas as variáveis pertinentes ao equipamento e eixo rodoviário a ser analisado. Partindo desse contexto, elaborou-se uma planilha no programa Excel para facilitar o cálculo do custo de ida e de volta, a fim de auxiliar o motorista na precificação desse serviço, uma vez que, o resultado foi positivo, pois o cálculo final apresentado pela planilha aproxima muito mais os custos, assim facilitando na hora de precificar o frete tanto de ida como de volta. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_32eca5cdc135fcc0b01a3ab17abd70f3
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/12241
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Pereira, Cláudio SalvadoriLarentis, FabianoTumelero, NíviaBaccon, Melissa2023-06-28T00:44:45Z2023-06-28T00:44:45Z2022-12-132022-12-09https://repositorio.ucs.br/11338/12241O estudo derivou-se das discussões no curso de Administração referente ao custo do quilômetro rodado de uma das unidades de transporte rodoviário utilizada no Brasil, conhecida popularmente por "cavalo e carreta", equipamento que se diferencia devido a uma parte da estrutura possuir a força do motor (motriz), rodas de tração e a cabine do motorista. Objetivando apresentar um método para análise do custo real de um caminhão para auxiliar na decisão da precificação do custo do serviço de frete de ida e volta. Para isso, como fonte, utilizou-se de pesquisa bibliográfica relacionada ao meio de transporte, e a aos sistemas de custos existentes na modalidade de veículo de transporte rodoviário. Assim sendo, para obter mais informações sobre o assunto, foi realizado um estudo de caso, em duas transportadoras, em que foram apresentados dois percursos: o eixo Bento Gonçalves - Belém e Garibaldi - São Paulo, visando evidenciar como proceder para determinar o custo da unidade "cavalo mecânico trucado ou LS". Dessa forma, optou-se em utilizar o método de custo direto, por se tratar de uma operação específica, que é um dos referenciais mais utilizados, complementado com o custo do condutor. A partir desse diagnóstico, essa metodologia de análise poderá se estender a outras categorias de veículos, desde que consideradas as variáveis pertinentes ao equipamento e eixo rodoviário a ser analisado. Partindo desse contexto, elaborou-se uma planilha no programa Excel para facilitar o cálculo do custo de ida e de volta, a fim de auxiliar o motorista na precificação desse serviço, uma vez que, o resultado foi positivo, pois o cálculo final apresentado pela planilha aproxima muito mais os custos, assim facilitando na hora de precificar o frete tanto de ida como de volta. [resumo fornecido pelo autor]AdministraçãoTransporte rodoviário - Custo operacionalFretes - CustosAnálise comparativa do custo do caminhão em dois percursos: de Bento Gonçalves a Belém e de Garibaldi a São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em AdministraçãoCampus Universitário da Região dos VinhedosORIGINALTCC Claudio Salvadori Pereira.pdfTCC Claudio Salvadori Pereira.pdfapplication/pdf1007723https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12241/1/TCC%20Claudio%20Salvadori%20Pereira.pdf5a20f6ad25804b932bd886e6d67924b6MD51TEXTTCC Claudio Salvadori Pereira.pdf.txtTCC Claudio Salvadori Pereira.pdf.txtExtracted texttext/plain183135https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12241/2/TCC%20Claudio%20Salvadori%20Pereira.pdf.txt55e91a639a32613d257af2b6500cd941MD52THUMBNAILTCC Claudio Salvadori Pereira.pdf.jpgTCC Claudio Salvadori Pereira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1186https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12241/3/TCC%20Claudio%20Salvadori%20Pereira.pdf.jpg8a807860e0aa6ccb27adac6dab7c6170MD5311338/122412023-06-28 07:01:25.852oai:repositorio.ucs.br:11338/12241Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:00:08.553016Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise comparativa do custo do caminhão em dois percursos: de Bento Gonçalves a Belém e de Garibaldi a São Paulo
title Análise comparativa do custo do caminhão em dois percursos: de Bento Gonçalves a Belém e de Garibaldi a São Paulo
spellingShingle Análise comparativa do custo do caminhão em dois percursos: de Bento Gonçalves a Belém e de Garibaldi a São Paulo
Pereira, Cláudio Salvadori
Administração
Transporte rodoviário - Custo operacional
Fretes - Custos
title_short Análise comparativa do custo do caminhão em dois percursos: de Bento Gonçalves a Belém e de Garibaldi a São Paulo
title_full Análise comparativa do custo do caminhão em dois percursos: de Bento Gonçalves a Belém e de Garibaldi a São Paulo
title_fullStr Análise comparativa do custo do caminhão em dois percursos: de Bento Gonçalves a Belém e de Garibaldi a São Paulo
title_full_unstemmed Análise comparativa do custo do caminhão em dois percursos: de Bento Gonçalves a Belém e de Garibaldi a São Paulo
title_sort Análise comparativa do custo do caminhão em dois percursos: de Bento Gonçalves a Belém e de Garibaldi a São Paulo
author Pereira, Cláudio Salvadori
author_facet Pereira, Cláudio Salvadori
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Larentis, Fabiano
Tumelero, Nívia
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Cláudio Salvadori
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Baccon, Melissa
contributor_str_mv Baccon, Melissa
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Transporte rodoviário - Custo operacional
Fretes - Custos
topic Administração
Transporte rodoviário - Custo operacional
Fretes - Custos
description O estudo derivou-se das discussões no curso de Administração referente ao custo do quilômetro rodado de uma das unidades de transporte rodoviário utilizada no Brasil, conhecida popularmente por "cavalo e carreta", equipamento que se diferencia devido a uma parte da estrutura possuir a força do motor (motriz), rodas de tração e a cabine do motorista. Objetivando apresentar um método para análise do custo real de um caminhão para auxiliar na decisão da precificação do custo do serviço de frete de ida e volta. Para isso, como fonte, utilizou-se de pesquisa bibliográfica relacionada ao meio de transporte, e a aos sistemas de custos existentes na modalidade de veículo de transporte rodoviário. Assim sendo, para obter mais informações sobre o assunto, foi realizado um estudo de caso, em duas transportadoras, em que foram apresentados dois percursos: o eixo Bento Gonçalves - Belém e Garibaldi - São Paulo, visando evidenciar como proceder para determinar o custo da unidade "cavalo mecânico trucado ou LS". Dessa forma, optou-se em utilizar o método de custo direto, por se tratar de uma operação específica, que é um dos referenciais mais utilizados, complementado com o custo do condutor. A partir desse diagnóstico, essa metodologia de análise poderá se estender a outras categorias de veículos, desde que consideradas as variáveis pertinentes ao equipamento e eixo rodoviário a ser analisado. Partindo desse contexto, elaborou-se uma planilha no programa Excel para facilitar o cálculo do custo de ida e de volta, a fim de auxiliar o motorista na precificação desse serviço, uma vez que, o resultado foi positivo, pois o cálculo final apresentado pela planilha aproxima muito mais os custos, assim facilitando na hora de precificar o frete tanto de ida como de volta. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2022
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2022-12-09
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-28T00:44:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-28T00:44:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/12241
url https://repositorio.ucs.br/11338/12241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12241/1/TCC%20Claudio%20Salvadori%20Pereira.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12241/2/TCC%20Claudio%20Salvadori%20Pereira.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12241/3/TCC%20Claudio%20Salvadori%20Pereira.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5a20f6ad25804b932bd886e6d67924b6
55e91a639a32613d257af2b6500cd941
8a807860e0aa6ccb27adac6dab7c6170
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258424489607168