A arte na pedagogia socialista: a União Soviética da década de 1920
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/11963 |
Resumo: | Ao questionar com o intuito de entender como a arte foi abordada na pedagogia socialista da União Soviética durante a década de 1920, o estudo presente neste TCC se baseia no materialismo histórico-dialético, método desenvolvido por Karl Marx, e em levantamento bibliográfico. Seu objetivo é analisar de que forma os pioneiros da educação socialista, depois da Revolução Soviética, reformaram e implementaram um novo conceito de educação no país. Para isso, foram utilizadas publicações sobre a revolução russa, sobre o trabalho dos pedagogos soviéticos no campo da educação e sobre o desenvolvimento das propostas para o ensino de arte nas escolas russas. A pesquisa realizada pôde responder ao questionamento inicial ao constatar a existência das Escolas-Comunas, locais de experimentação onde pedagogos e pedagogas socialistas aplicavam, na prática, as propostas da escola única e do trabalho. O estudo também identificou a presença do ensino de arte nas Escolas-Comunas e o papel do exercício docente dos professores de arte na construção da pedagogia socialista. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_3549c2e7fd6e3c20d904165f90bf09c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/11963 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Luchese, Lilo CeccattoTisott, Ramon VictorAlmeida, Claudia Zamboni de2023-05-15T14:21:27Z2023-05-15T14:21:27Z2022-12-302022-12-14https://repositorio.ucs.br/11338/11963Ao questionar com o intuito de entender como a arte foi abordada na pedagogia socialista da União Soviética durante a década de 1920, o estudo presente neste TCC se baseia no materialismo histórico-dialético, método desenvolvido por Karl Marx, e em levantamento bibliográfico. Seu objetivo é analisar de que forma os pioneiros da educação socialista, depois da Revolução Soviética, reformaram e implementaram um novo conceito de educação no país. Para isso, foram utilizadas publicações sobre a revolução russa, sobre o trabalho dos pedagogos soviéticos no campo da educação e sobre o desenvolvimento das propostas para o ensino de arte nas escolas russas. A pesquisa realizada pôde responder ao questionamento inicial ao constatar a existência das Escolas-Comunas, locais de experimentação onde pedagogos e pedagogas socialistas aplicavam, na prática, as propostas da escola única e do trabalho. O estudo também identificou a presença do ensino de arte nas Escolas-Comunas e o papel do exercício docente dos professores de arte na construção da pedagogia socialista. [resumo fornecido pelo autor]Starting from the question to understand how art was approached in the socialist pedagogy of the Soviet Union during the 1920s, this final paper is based on dialectical materialism, a method developed by Karl Marx, and on a bibliographical survey. Its objective is to analyze how the pioneers of socialist education, after the Soviet Revolution, reformed and implemented a new concept of education in the country. For this purpose, I used publications on the Russian revolution, on the work of Soviet pedagogues in the field of education and on the development of proposals for teaching art in Russian schools. The research carried out was able to respond to the initial question by verifying the existence of Soviet Schools/Communal Schools, locations for experimentation, where socialist pedagogues applied, in practice, the proposals of a single school and work. The study also confirmed the teaching of art in Soviet Schools/Communal Schools and that the teaching practice of art teachers occupied an important place in the construction of socialist pedagogy. [resumo fornecido pelo autor]Arte - Estudo e ensinoRússia - História - Revolução, 1917Escolas - União SoviéticaA arte na pedagogia socialista: a União Soviética da década de 1920info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulLicenciatura em Artes VisuaisCampus 82022-12-29ORIGINALTCC Lilo Ceccatto Luchese.pdfTCC Lilo Ceccatto Luchese.pdfapplication/pdf344229https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11963/1/TCC%20Lilo%20Ceccatto%20Luchese.pdf2bd44400d760c7c44ed2ec1af256a423MD51TEXTTCC Lilo Ceccatto Luchese.pdf.txtTCC Lilo Ceccatto Luchese.pdf.txtExtracted texttext/plain113370https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11963/2/TCC%20Lilo%20Ceccatto%20Luchese.pdf.txt83acb04b6fd9e21e08691657b42f6a0dMD52THUMBNAILTCC Lilo Ceccatto Luchese.pdf.jpgTCC Lilo Ceccatto Luchese.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1235https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11963/3/TCC%20Lilo%20Ceccatto%20Luchese.pdf.jpg240780aaf45066df850f988b01d38f94MD5311338/119632024-04-10 14:26:30.96oai:repositorio.ucs.br:11338/11963Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T09:59:25.454316Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A arte na pedagogia socialista: a União Soviética da década de 1920 |
title |
A arte na pedagogia socialista: a União Soviética da década de 1920 |
spellingShingle |
A arte na pedagogia socialista: a União Soviética da década de 1920 Luchese, Lilo Ceccatto Arte - Estudo e ensino Rússia - História - Revolução, 1917 Escolas - União Soviética |
title_short |
A arte na pedagogia socialista: a União Soviética da década de 1920 |
title_full |
A arte na pedagogia socialista: a União Soviética da década de 1920 |
title_fullStr |
A arte na pedagogia socialista: a União Soviética da década de 1920 |
title_full_unstemmed |
A arte na pedagogia socialista: a União Soviética da década de 1920 |
title_sort |
A arte na pedagogia socialista: a União Soviética da década de 1920 |
author |
Luchese, Lilo Ceccatto |
author_facet |
Luchese, Lilo Ceccatto |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Tisott, Ramon Victor |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luchese, Lilo Ceccatto |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Almeida, Claudia Zamboni de |
contributor_str_mv |
Almeida, Claudia Zamboni de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte - Estudo e ensino Rússia - História - Revolução, 1917 Escolas - União Soviética |
topic |
Arte - Estudo e ensino Rússia - História - Revolução, 1917 Escolas - União Soviética |
description |
Ao questionar com o intuito de entender como a arte foi abordada na pedagogia socialista da União Soviética durante a década de 1920, o estudo presente neste TCC se baseia no materialismo histórico-dialético, método desenvolvido por Karl Marx, e em levantamento bibliográfico. Seu objetivo é analisar de que forma os pioneiros da educação socialista, depois da Revolução Soviética, reformaram e implementaram um novo conceito de educação no país. Para isso, foram utilizadas publicações sobre a revolução russa, sobre o trabalho dos pedagogos soviéticos no campo da educação e sobre o desenvolvimento das propostas para o ensino de arte nas escolas russas. A pesquisa realizada pôde responder ao questionamento inicial ao constatar a existência das Escolas-Comunas, locais de experimentação onde pedagogos e pedagogas socialistas aplicavam, na prática, as propostas da escola única e do trabalho. O estudo também identificou a presença do ensino de arte nas Escolas-Comunas e o papel do exercício docente dos professores de arte na construção da pedagogia socialista. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2022 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2022-12-14 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-12-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-05-15T14:21:27Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-05-15T14:21:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/11963 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/11963 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11963/1/TCC%20Lilo%20Ceccatto%20Luchese.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11963/2/TCC%20Lilo%20Ceccatto%20Luchese.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11963/3/TCC%20Lilo%20Ceccatto%20Luchese.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2bd44400d760c7c44ed2ec1af256a423 83acb04b6fd9e21e08691657b42f6a0d 240780aaf45066df850f988b01d38f94 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258420234485760 |