Projeto Tertúlia Mestre: uma proposta para o ensino de história do Rio Grande do Sul nas escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pompermayer, Eduardo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/9342
Resumo: O tema do estudo está relacionado ao 'Projeto Tertúlia Mestre (PTM)' que é desenvolvido na Escola Mestre Santa Bárbara. A realização do PTM se justifica, pois tem a finalidade de acolher o ensino da História do Rio Grande do Sul no planejamento da Escola como uma proposta de pesquisa histórica, no entendimento da construção da cultura e da identidade do Rio Grande do Sul; e na montagem das apresentações das coreografias, o que o torna um projeto interdisciplinar, pois alia a história, a literatura, a música e a dança. O objetivo do estudo foi analisar os trabalhos de pesquisa elaborados pelas turmas do Ensino Médio da Escola Mestre Santa Bárbara e que foram apresentados no evento para o Projeto Tertúlia Mestre, realizado no ano de 2016. Para atender ao objetivo foi desenvolvida inicialmente, a fundamentação teórica construindo conceitos de identidade sul-rio-grandense, memória e mito; o gaúcho e a sua ressignificação; a invenção das tradições; o tradicionalismo e a cultura sul-rio-grandense; a qualificação do ensino de História; e a aprendizagem significativa. O ambiente da pesquisa foi a Escola Mestre Santa Bárbara, localizada no município de Bento Gonçalves/RS, que comporta mais de mil alunos nos três turnos. Foi identificado que o PTM foi criado no ano de 2014 e sofreu algumas modificações no ano de 2015 e é realizado a partir de março a outubro com as turmas de alunos do Ensino Médio, nas faixas etárias entre 14 a 19 anos. As atividades do PTM ocorrem tanto em sala de aula como também fora dela incentivando uma maior participação dos alunos nas pesquisas e nas apresentações das coreografias nos eventos e, também, acaba por despertar a atenção da comunidade local. Na análise do PTM de 2016 foi identificado que o grande problema está na pesquisa do material, sendo que 60% das fontes são consultadas pelos alunos em sites de cunho não científico e/ou historiográfico, os quais reforçam o senso comum e a memória coletiva, dentre outros aspectos. Em função disso, foi proposta a criação de um 'Livro' envolvendo os eixos temáticos centrais referentes à História do Rio Grande do Sul, intitulado 'Roteiro para Estudos da História do Rio Grande do Sul'. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_365ac11b95e6373e41eb31135617a008
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/9342
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Pompermayer, EduardoLuchese, Terciane ÂngelaRemedi, José Martinho RodriguesRadünz, Roberto2022-01-25T15:23:04Z2022-01-25T15:23:04Z2021-12-232021-12-08https://repositorio.ucs.br/11338/9342O tema do estudo está relacionado ao 'Projeto Tertúlia Mestre (PTM)' que é desenvolvido na Escola Mestre Santa Bárbara. A realização do PTM se justifica, pois tem a finalidade de acolher o ensino da História do Rio Grande do Sul no planejamento da Escola como uma proposta de pesquisa histórica, no entendimento da construção da cultura e da identidade do Rio Grande do Sul; e na montagem das apresentações das coreografias, o que o torna um projeto interdisciplinar, pois alia a história, a literatura, a música e a dança. O objetivo do estudo foi analisar os trabalhos de pesquisa elaborados pelas turmas do Ensino Médio da Escola Mestre Santa Bárbara e que foram apresentados no evento para o Projeto Tertúlia Mestre, realizado no ano de 2016. Para atender ao objetivo foi desenvolvida inicialmente, a fundamentação teórica construindo conceitos de identidade sul-rio-grandense, memória e mito; o gaúcho e a sua ressignificação; a invenção das tradições; o tradicionalismo e a cultura sul-rio-grandense; a qualificação do ensino de História; e a aprendizagem significativa. O ambiente da pesquisa foi a Escola Mestre Santa Bárbara, localizada no município de Bento Gonçalves/RS, que comporta mais de mil alunos nos três turnos. Foi identificado que o PTM foi criado no ano de 2014 e sofreu algumas modificações no ano de 2015 e é realizado a partir de março a outubro com as turmas de alunos do Ensino Médio, nas faixas etárias entre 14 a 19 anos. As atividades do PTM ocorrem tanto em sala de aula como também fora dela incentivando uma maior participação dos alunos nas pesquisas e nas apresentações das coreografias nos eventos e, também, acaba por despertar a atenção da comunidade local. Na análise do PTM de 2016 foi identificado que o grande problema está na pesquisa do material, sendo que 60% das fontes são consultadas pelos alunos em sites de cunho não científico e/ou historiográfico, os quais reforçam o senso comum e a memória coletiva, dentre outros aspectos. Em função disso, foi proposta a criação de um 'Livro' envolvendo os eixos temáticos centrais referentes à História do Rio Grande do Sul, intitulado 'Roteiro para Estudos da História do Rio Grande do Sul'. [resumo fornecido pelo autor]The theme of the study is related to the Tertúlia Mestre Project (PTM) which is developed at Escola Mestre Santa Bárbara. The realization of the PTM is justified, as it has the purpose of welcoming the teaching of the History of Rio Grande do Sul in the planning of the School as a proposal for historical research, in the understanding of the construction of the culture and identity of Rio Grande do Sul; and in the assembly of the choreography presentations, which makes it an interdisciplinary project, as it combines history, literature, music and dance. The objective of the study was to analyze the research works developed by the high school classes at Escola Mestre Santa Bárbara and which were presented at the event for the Tertúlia Mestre Project, held in 2016. To meet the objective, the theoretical foundation was initially developed building concepts of Rio Grande do Sul identity, memory and myth; the gaucho and his resignification; the invention of traditions; the traditionalism and the culture of Rio Grande do Sul; the qualification of history teaching; and meaningful learning. The research environment was the Escola Mestre Santa Bárbara, located in the city of Bento Gonçalves/RS, which holds more than a thousand students in the three shifts. It was identified that the PTM was created in 2014 and underwent some modifications in 2015 and is carried out from March to October with the classes of high school students, in the age groups between 14 and 19 years old. PTM's activities take place both in and outside the classroom, encouraging greater student participation in research and choreography presentations at events, and it also ends up arousing the attention of the local community. In the analysis of the 2016 PTM, it was identified that the major problem lies in the research of the material, with 60% of the sources being consulted by students on non-scientific and / or historiographic sites, which reinforce common sense and collective memory, among other aspects. As a result, it was proposed to create a 'Book' involving the central thematic axes referring to the History of Rio Grande do Sul, entitled 'Roadmap for the Study of the History of Rio Grande do Sul'. [resumo fornecido pelo autor]História - Estudo e ensinoHistória - Rio Grande do SulAprendizagemCultura - Rio Grande do SulHistory - Study and teachingHistory - Rio Grande do Sul (Brazil)LearningCulture - Rio Grande do Sul (Brazil)Projeto Tertúlia Mestre: uma proposta para o ensino de história do Rio Grande do Sul nas escolasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/7381248187859733Pompermayer, EduardoMestrado Profissional em HistóriaRech, Gelson LeonardoCampus Universitário da Região dos VinhedosTEXTDissertação Eduardo Pompermayer.pdf.txtDissertação Eduardo Pompermayer.pdf.txtExtracted texttext/plain541361https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9342/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Eduardo%20Pompermayer.pdf.txtfca1f72b93d05a8d6d99579a2a2cc8e3MD52THUMBNAILDissertação Eduardo Pompermayer.pdf.jpgDissertação Eduardo Pompermayer.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1221https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9342/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Eduardo%20Pompermayer.pdf.jpg108206391b0767398208f620752becc2MD53ORIGINALDissertação Eduardo Pompermayer.pdfDissertação Eduardo Pompermayer.pdfapplication/pdf4464183https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9342/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Eduardo%20Pompermayer.pdf400f909fc21915f1e210b61ba955fbcbMD5111338/93422022-10-18 17:47:19.361oai:repositorio.ucs.br:11338/9342Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-10-18T17:47:19Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Projeto Tertúlia Mestre: uma proposta para o ensino de história do Rio Grande do Sul nas escolas
title Projeto Tertúlia Mestre: uma proposta para o ensino de história do Rio Grande do Sul nas escolas
spellingShingle Projeto Tertúlia Mestre: uma proposta para o ensino de história do Rio Grande do Sul nas escolas
Pompermayer, Eduardo
História - Estudo e ensino
História - Rio Grande do Sul
Aprendizagem
Cultura - Rio Grande do Sul
History - Study and teaching
History - Rio Grande do Sul (Brazil)
Learning
Culture - Rio Grande do Sul (Brazil)
title_short Projeto Tertúlia Mestre: uma proposta para o ensino de história do Rio Grande do Sul nas escolas
title_full Projeto Tertúlia Mestre: uma proposta para o ensino de história do Rio Grande do Sul nas escolas
title_fullStr Projeto Tertúlia Mestre: uma proposta para o ensino de história do Rio Grande do Sul nas escolas
title_full_unstemmed Projeto Tertúlia Mestre: uma proposta para o ensino de história do Rio Grande do Sul nas escolas
title_sort Projeto Tertúlia Mestre: uma proposta para o ensino de história do Rio Grande do Sul nas escolas
author Pompermayer, Eduardo
author_facet Pompermayer, Eduardo
author_role author
dc.contributor.advisor.none.fl_str_mv
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Luchese, Terciane Ângela
Remedi, José Martinho Rodrigues
dc.contributor.author.fl_str_mv Pompermayer, Eduardo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Radünz, Roberto
contributor_str_mv Radünz, Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv História - Estudo e ensino
História - Rio Grande do Sul
Aprendizagem
Cultura - Rio Grande do Sul
topic História - Estudo e ensino
História - Rio Grande do Sul
Aprendizagem
Cultura - Rio Grande do Sul
History - Study and teaching
History - Rio Grande do Sul (Brazil)
Learning
Culture - Rio Grande do Sul (Brazil)
dc.subject.eng.fl_str_mv History - Study and teaching
History - Rio Grande do Sul (Brazil)
Learning
Culture - Rio Grande do Sul (Brazil)
description O tema do estudo está relacionado ao 'Projeto Tertúlia Mestre (PTM)' que é desenvolvido na Escola Mestre Santa Bárbara. A realização do PTM se justifica, pois tem a finalidade de acolher o ensino da História do Rio Grande do Sul no planejamento da Escola como uma proposta de pesquisa histórica, no entendimento da construção da cultura e da identidade do Rio Grande do Sul; e na montagem das apresentações das coreografias, o que o torna um projeto interdisciplinar, pois alia a história, a literatura, a música e a dança. O objetivo do estudo foi analisar os trabalhos de pesquisa elaborados pelas turmas do Ensino Médio da Escola Mestre Santa Bárbara e que foram apresentados no evento para o Projeto Tertúlia Mestre, realizado no ano de 2016. Para atender ao objetivo foi desenvolvida inicialmente, a fundamentação teórica construindo conceitos de identidade sul-rio-grandense, memória e mito; o gaúcho e a sua ressignificação; a invenção das tradições; o tradicionalismo e a cultura sul-rio-grandense; a qualificação do ensino de História; e a aprendizagem significativa. O ambiente da pesquisa foi a Escola Mestre Santa Bárbara, localizada no município de Bento Gonçalves/RS, que comporta mais de mil alunos nos três turnos. Foi identificado que o PTM foi criado no ano de 2014 e sofreu algumas modificações no ano de 2015 e é realizado a partir de março a outubro com as turmas de alunos do Ensino Médio, nas faixas etárias entre 14 a 19 anos. As atividades do PTM ocorrem tanto em sala de aula como também fora dela incentivando uma maior participação dos alunos nas pesquisas e nas apresentações das coreografias nos eventos e, também, acaba por despertar a atenção da comunidade local. Na análise do PTM de 2016 foi identificado que o grande problema está na pesquisa do material, sendo que 60% das fontes são consultadas pelos alunos em sites de cunho não científico e/ou historiográfico, os quais reforçam o senso comum e a memória coletiva, dentre outros aspectos. Em função disso, foi proposta a criação de um 'Livro' envolvendo os eixos temáticos centrais referentes à História do Rio Grande do Sul, intitulado 'Roteiro para Estudos da História do Rio Grande do Sul'. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2021
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2021-12-08
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-01-25T15:23:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-01-25T15:23:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/9342
url https://repositorio.ucs.br/11338/9342
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9342/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Eduardo%20Pompermayer.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9342/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Eduardo%20Pompermayer.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9342/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Eduardo%20Pompermayer.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fca1f72b93d05a8d6d99579a2a2cc8e3
108206391b0767398208f620752becc2
400f909fc21915f1e210b61ba955fbcb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308891463778304