Análise estrutural de tampas traseira e frontal de caminhão basculante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giotti, Roberto
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/13225
Resumo: Desenvolveu-se, no presente trabalho, o estudo de análise estrutural com proposta de melhoria em tampa frontal e traseira de um caminhão basculante, reduzindo a massa do implemento e aumentando a rigidez. Fez-se uma estimativa da pressão que a carga exerce nas tampas, considerando a teoria de Janssen, bem como o efeito dinâmico de aceleração ou desaceleração. Foi realizada a análise estrutural pelo Método dos Elementos Finitos (MEF), por meio da ferramenta SolidWorks®, avaliando-se deslocamentos e tensões. Posteriormente, foi implementada uma proposta de melhoria, na qual foram inseridas chapas dobradas de reforço, visando uma melhor estruturação das tampas e obtendo redução de massa. Os resultados obtidos das tensões admissíveis aproximados foram de 170 MPa para a tampa frontal e de aproximadamente 152 MPa para a tampa traseira. Obteve-se também um valor de deslocamento de 11,8 mm para a tampa frontal e 4,91 mm para a tampa traseira, e os valores de fator de segurança foram de aproximados 2,02 para a tampa frontal e 2,26 para a tampa traseira, alcançando-se uma redução de massa de 1,57% e 5,88%, respectivamente, em relação ao projeto inicial. [resumo fornecido pelo autor]
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