Desenvolvimento de um trem de pouso otimizado estruturalmente para um veículo aéreo não-tripulado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bertin, Cristian Rodrigues
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1891
Resumo: Este estudo buscou desenvolver um trem de pouso com estrutura otimizada para um veículo aéreo não-tripulado destinado à competição Aerodesign. A importância deste estudo se deu no aperfeiçoamento tecnológico da equipe, desenvolvimento de pesquisa em tecnologias emergentes e o uso de ferramentas computacionais que possibilitam iterações rápidas e eficientes. Em um primeiro momento foi realizado um estudo sobre trabalhos realizados em áreas próximas, a fundamentação teórica necessária para o desenvolvimento do trabalho. Sequencialmente, desenvolveu-se atividades de projeto, as quais foram fundamentadas e se resumem em cálculos e análises. Através do uso de recursos computacionais obteve-se perfis otimizados estruturalmente para posterior modelamento e análises de elementos finitos. Para a obtenção dos perfis, utilizou-se um algoritmo desenvolvido por Sigmund (2001) para otimização topológica de estruturas bidimensionais, enquanto que para o modelamento foi utilizado um programa de desenho computacional e para as análises posteriores de elementos finitos. Foi também realizado análises do pouso de aeronaves e se desenvolveu um índice para projeto. Verificou-se como sendo proveitosos os resultados, sendo que chegaram a ser obtidas reduções de massa em torno de 63% (sic).
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Para a obtenção dos perfis, utilizou-se um algoritmo desenvolvido por Sigmund (2001) para otimização topológica de estruturas bidimensionais, enquanto que para o modelamento foi utilizado um programa de desenho computacional e para as análises posteriores de elementos finitos. Foi também realizado análises do pouso de aeronaves e se desenvolveu um índice para projeto. Verificou-se como sendo proveitosos os resultados, sendo que chegaram a ser obtidas reduções de massa em torno de 63% (sic).AerodinâmicaAviõesAviões - AterrisagemMétodo dos elementos finitosDesenvolvimento de um trem de pouso otimizado estruturalmente para um veículo aéreo não-tripuladoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Engenharia MecânicaTEXTTCC Cristian Rodrigues Bertin.pdf.txtTCC Cristian Rodrigues Bertin.pdf.txtExtracted texttext/plain103774https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1891/3/TCC%20Cristian%20Rodrigues%20Bertin.pdf.txtfaa4a89f8ebc754f2505e0690c1596c2MD53THUMBNAILTCC Cristian Rodrigues Bertin.pdf.jpgTCC Cristian Rodrigues Bertin.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1208https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1891/4/TCC%20Cristian%20Rodrigues%20Bertin.pdf.jpg3963cb3c0fbbb48f48ac71c706184329MD54ORIGINALTCC Cristian Rodrigues Bertin.pdfTCC Cristian Rodrigues Bertin.pdfapplication/pdf1747765https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1891/1/TCC%20Cristian%20Rodrigues%20Bertin.pdfd56e8e0cdbb33c7395a94eee9281e920MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1891/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD5211338/18912018-08-17 06:43:15.141oai:repositorio.ucs.br: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Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2018-08-17T06:43:15Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
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