Desenvolvimento de um Serious Game para a aprendizagem do pensamento computacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Henrique Pagno de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/3723
Resumo: O objetivo principal deste trabalho foi a modelagem, desenvolvimento e avaliação de um protótipo de serious game que auxilie crianças a desenvolverem lógica computacional. Os serious games tem se tornado cada vez mais populares nos dias de hoje. Isso ocorre principalmente porque os mesmos proporcionam uma forma divertida e engajante de aprendizagem, trabalhando como um auxílio de ensino para aqueles que o usufruem. A partir disso, foi selecionado o tema do pensamento computacional para agir como objetivo de aprendizagem do serious game, dada a sua importância como objeto de estudo nos dias de hoje, já que o conhecimento do mesmo é benéfico de várias formas. O serious game proposto limita-se a um público-alvo específico de seis a oito anos de idade, visando ensinar aos mesmos os conceitos básicos desta forma de pensamento. A seleção desta faixa etária baseou-se na Teoria Cognitiva de Piaget, que estuda a evolução cognitiva do ser humano ao longo do seu desenvolvimento. Através do estudo do framework DPE (Design, Play, Experience), pudemos identificar uma base eficiente para estruturar a análise do protótipo de serious game proposto, dividindo-o nas camadas apresentadas pelo framework. O framework é organizado de forma que o objetivo de ensino do serious game seja o foco na criação do mesmo, não permitindo que este seja tomado como segundo plano no projeto. Concluindo, o protótipo de serious game proposto neste trabalho é direcionado a plataformas mobile e objetiva-se em ensinar a crianças os conceitos básicos de lógica para computação de uma forma divertida e interessante (sic).
id UCS_39f435fb8d85f84fb27789db9ed181e7
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/3723
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Lima, Henrique Pagno deZampieri, AndréFardo, Marcelo LuísBoff, Elisa2018-05-07T22:56:06Z2018-05-07T22:56:06Z2018-05-072017https://repositorio.ucs.br/handle/11338/3723O objetivo principal deste trabalho foi a modelagem, desenvolvimento e avaliação de um protótipo de serious game que auxilie crianças a desenvolverem lógica computacional. Os serious games tem se tornado cada vez mais populares nos dias de hoje. Isso ocorre principalmente porque os mesmos proporcionam uma forma divertida e engajante de aprendizagem, trabalhando como um auxílio de ensino para aqueles que o usufruem. A partir disso, foi selecionado o tema do pensamento computacional para agir como objetivo de aprendizagem do serious game, dada a sua importância como objeto de estudo nos dias de hoje, já que o conhecimento do mesmo é benéfico de várias formas. O serious game proposto limita-se a um público-alvo específico de seis a oito anos de idade, visando ensinar aos mesmos os conceitos básicos desta forma de pensamento. A seleção desta faixa etária baseou-se na Teoria Cognitiva de Piaget, que estuda a evolução cognitiva do ser humano ao longo do seu desenvolvimento. Através do estudo do framework DPE (Design, Play, Experience), pudemos identificar uma base eficiente para estruturar a análise do protótipo de serious game proposto, dividindo-o nas camadas apresentadas pelo framework. O framework é organizado de forma que o objetivo de ensino do serious game seja o foco na criação do mesmo, não permitindo que este seja tomado como segundo plano no projeto. Concluindo, o protótipo de serious game proposto neste trabalho é direcionado a plataformas mobile e objetiva-se em ensinar a crianças os conceitos básicos de lógica para computação de uma forma divertida e interessante (sic).JogosJogos educativosAprendizagemSoftware educacional - Jogos por computadorDesenvolvimento de um Serious Game para a aprendizagem do pensamento computacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Ciência da ComputaçãoTEXTTCC Henrique Pagno de Lima.pdf.txtTCC Henrique Pagno de Lima.pdf.txtExtracted texttext/plain106589https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/3723/3/TCC%20Henrique%20Pagno%20de%20Lima.pdf.txta16c07d781a4e2065601917e1573ccc5MD53THUMBNAILTCC Henrique Pagno de Lima.pdf.jpgTCC Henrique Pagno de Lima.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1173https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/3723/4/TCC%20Henrique%20Pagno%20de%20Lima.pdf.jpg9560807dccb5fe325417e3916d8cfdf0MD54ORIGINALTCC Henrique Pagno de Lima.pdfTCC Henrique Pagno de Lima.pdfapplication/pdf1848974https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/3723/1/TCC%20Henrique%20Pagno%20de%20Lima.pdfca5449c97d1b8814307251d12cd6b592MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/3723/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD5211338/37232018-08-17 07:32:48.664oai:repositorio.ucs.br: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Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2018-08-17T07:32:48Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento de um Serious Game para a aprendizagem do pensamento computacional
title Desenvolvimento de um Serious Game para a aprendizagem do pensamento computacional
spellingShingle Desenvolvimento de um Serious Game para a aprendizagem do pensamento computacional
Lima, Henrique Pagno de
Jogos
Jogos educativos
Aprendizagem
Software educacional - Jogos por computador
title_short Desenvolvimento de um Serious Game para a aprendizagem do pensamento computacional
title_full Desenvolvimento de um Serious Game para a aprendizagem do pensamento computacional
title_fullStr Desenvolvimento de um Serious Game para a aprendizagem do pensamento computacional
title_full_unstemmed Desenvolvimento de um Serious Game para a aprendizagem do pensamento computacional
title_sort Desenvolvimento de um Serious Game para a aprendizagem do pensamento computacional
author Lima, Henrique Pagno de
author_facet Lima, Henrique Pagno de
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Zampieri, André
Fardo, Marcelo Luís
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Henrique Pagno de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Boff, Elisa
contributor_str_mv Boff, Elisa
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos
Jogos educativos
Aprendizagem
Software educacional - Jogos por computador
topic Jogos
Jogos educativos
Aprendizagem
Software educacional - Jogos por computador
description O objetivo principal deste trabalho foi a modelagem, desenvolvimento e avaliação de um protótipo de serious game que auxilie crianças a desenvolverem lógica computacional. Os serious games tem se tornado cada vez mais populares nos dias de hoje. Isso ocorre principalmente porque os mesmos proporcionam uma forma divertida e engajante de aprendizagem, trabalhando como um auxílio de ensino para aqueles que o usufruem. A partir disso, foi selecionado o tema do pensamento computacional para agir como objetivo de aprendizagem do serious game, dada a sua importância como objeto de estudo nos dias de hoje, já que o conhecimento do mesmo é benéfico de várias formas. O serious game proposto limita-se a um público-alvo específico de seis a oito anos de idade, visando ensinar aos mesmos os conceitos básicos desta forma de pensamento. A seleção desta faixa etária baseou-se na Teoria Cognitiva de Piaget, que estuda a evolução cognitiva do ser humano ao longo do seu desenvolvimento. Através do estudo do framework DPE (Design, Play, Experience), pudemos identificar uma base eficiente para estruturar a análise do protótipo de serious game proposto, dividindo-o nas camadas apresentadas pelo framework. O framework é organizado de forma que o objetivo de ensino do serious game seja o foco na criação do mesmo, não permitindo que este seja tomado como segundo plano no projeto. Concluindo, o protótipo de serious game proposto neste trabalho é direcionado a plataformas mobile e objetiva-se em ensinar a crianças os conceitos básicos de lógica para computação de uma forma divertida e interessante (sic).
publishDate 2017
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-07T22:56:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-05-07T22:56:06Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-05-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/handle/11338/3723
url https://repositorio.ucs.br/handle/11338/3723
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/3723/3/TCC%20Henrique%20Pagno%20de%20Lima.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/3723/4/TCC%20Henrique%20Pagno%20de%20Lima.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/3723/1/TCC%20Henrique%20Pagno%20de%20Lima.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/3723/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a16c07d781a4e2065601917e1573ccc5
9560807dccb5fe325417e3916d8cfdf0
ca5449c97d1b8814307251d12cd6b592
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308888460656640