"Há em ti": um olhar da psicanálise para o professor e o estudante haitiano no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Helenara Sironi de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/4704
Resumo: Os movimentos migratórios existem desde o princípio dos tempos. A guerra, a fome, os desastres naturais, a intolerância religiosa estão entre as razões que levam milhares de pessoas a abandonar sua terra natal em busca de novas possibilidades. As mudanças advindas dos grandes fluxos migratórios trazem consigo a necessidade de estudar, a partir de diferentes perspectivas, os desafios de construir uma nova vida em um novo país. Nesse sentido, observa-se a relevância de pesquisas que levantam questionamentos relativos à escolarização da criança migrante. Diante disso, este trabalho tem por objetivo investigar a fala do professor em relação aos estudantes haitianos do Ensino Fundamental, a partir da psicanálise. Como aporte teórico e metodológico, a psicanálise permite a leitura dos significantes advindos da escuta dos sujeitos da pesquisa. A partir do estudo de alguns aspectos da história natal do Haiti, do caminho percorrido para chegar ao Brasil, em específico, à Serra Gaúcha, aborda-se elementos da cultura haitiana, a fim de contextualizar as migrações no Brasil, com ênfase no atual movimento migratório haitiano. Após este percurso, a psicanálise permite pensar o encontro com o outro. Considerando o vasto caminho de possibilidades teóricas a ser percorrido ao abordar a questão do estrangeiro na perspectiva psicanalítica, optou-se por manter, como pano de fundo para a leitura sensível do fenômeno migratório na perspectiva da educação, o conceito do estranho freudiano. Para traçar algumas reflexões sobre psicanálise e educação no contexto específico proposto por esta pesquisa, aspectos relativos à situação atual do estudante migrante no Brasil também foram considerados. A aproximação das possibilidades de leitura diante dos significantes, que surgiram na fala dos professores, permitiu a construção do ensaio metapsicológico. Nesse percurso, foram possíveis algumas associações: um sujeito nunca permanece indiferente diante do encontro com o outro, o estrangeiro. Sentimentos de indiferença ou hostilidade podem estar presentes, bem como a angústia diante da incerteza intelectual ao deparar-se com um estranho, materializado na figura do migrante. É possível também que a partir da transferência um caminho de acesso ao outro seja criado. Uma espécie de ponte que conecta dois mundos diferentes, por meio de espaços de fala onde a palavra e a cultura circulam, fazendo com que possam ser diminuídas as resistências e expectativas diante do encontro com o outro, na relação possível entre professores e estudantes estrangeiros.
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Como aporte teórico e metodológico, a psicanálise permite a leitura dos significantes advindos da escuta dos sujeitos da pesquisa. A partir do estudo de alguns aspectos da história natal do Haiti, do caminho percorrido para chegar ao Brasil, em específico, à Serra Gaúcha, aborda-se elementos da cultura haitiana, a fim de contextualizar as migrações no Brasil, com ênfase no atual movimento migratório haitiano. Após este percurso, a psicanálise permite pensar o encontro com o outro. Considerando o vasto caminho de possibilidades teóricas a ser percorrido ao abordar a questão do estrangeiro na perspectiva psicanalítica, optou-se por manter, como pano de fundo para a leitura sensível do fenômeno migratório na perspectiva da educação, o conceito do estranho freudiano. Para traçar algumas reflexões sobre psicanálise e educação no contexto específico proposto por esta pesquisa, aspectos relativos à situação atual do estudante migrante no Brasil também foram considerados. A aproximação das possibilidades de leitura diante dos significantes, que surgiram na fala dos professores, permitiu a construção do ensaio metapsicológico. Nesse percurso, foram possíveis algumas associações: um sujeito nunca permanece indiferente diante do encontro com o outro, o estrangeiro. Sentimentos de indiferença ou hostilidade podem estar presentes, bem como a angústia diante da incerteza intelectual ao deparar-se com um estranho, materializado na figura do migrante. É possível também que a partir da transferência um caminho de acesso ao outro seja criado. Uma espécie de ponte que conecta dois mundos diferentes, por meio de espaços de fala onde a palavra e a cultura circulam, fazendo com que possam ser diminuídas as resistências e expectativas diante do encontro com o outro, na relação possível entre professores e estudantes estrangeiros.Migratory movements have existed since the beginning of time. War, hunger, natural disasters, and religious intolerance are among the reasons why thousands of people abandon their homeland in search of new possibilities. The changes brought about by the great migratory flows bring with them the need to study, from different perspectives, the challenges of building a new life in a new country. In this regard, it can be observed the relevance of researches which raise questions about the schooling of the migrant child. Accordingly, this work aims at investigating the teacher’s discourse regarding Haitian elementary school students based on psychoanalysis. As a theoretical and methodological contribution, psychoanalysis allows the reading of the signifiers coming from the listening of the research subjects. Based on the study of some aspects of Haiti’s native history, the route taken to reach Brazil and, in particular, Serra Gaúcha, elements of Haitian culture has been discussed, in order to contextualize the migrations in Brazil, with an emphasis on the current Haitian migratory movement. After this course, psychoanalysis can allow to think about encountering the other. Considering the vast path of theoretical possibilities to be covered in addressing the issue of the foreign in the psychoanalytic outlook, it has been decided to maintain Freudian’s concept of stranger as a background for the sensitive reading of migration phenomenon in education perspective. In order to draw some reflections on psychoanalysis and education in the specific context proposed by this research, aspects related to the current situation of the migrant student in Brazil have also been considered. The reading possibilities approach before the signifiers, which appeared in teachers’ speech, allowed the metapsychological essay development. In this way, some associations should be possible: one subject never remains indifferent to the encounter with the other, the foreign. Feelings of indifference or hostility may be present, as well as the anguish before intellectual uncertainty, when encountering a stranger, embodied in the imigrant figure. It is also possible, from the transfer, an access path to the other could be created. A kind of bridge that connects two different worlds, through speech spaces where words and culture can circulate, making it possible to reduce the resistances and expectations before the encounter with the other, in the possible relation among teachers and foreign students.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESMigraçãoEducaçãoPsicanáliseEstrangeiros - HaitiRefugiados - HaitiEmigration and immigrationEducationPsychoanalysisForeigners - HaitiRefugees - Haiti"Há em ti": um olhar da psicanálise para o professor e o estudante haitiano no ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/6150383862548122MORAES, H. 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