Aproximação jogo-jogador por meio de animação e narrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pagno, Anne Lorandi
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1363
Resumo: Narrativas são muito utilizadas em diversos tipos de games e geralmente são apresentadas na forma de animações. Elas têm o poder de manter a atenção e o interesse do jogador por mais tempo em um mesmo jogo. Narrativas estão presentes desde os primeiros jogos digitais e atualmente, com a evolução das tecnologias, podem ser passadas ao jogador de diversas formas diferentes. Com base nisso, esse trabalho apresenta conceitos para a criação de animações 2D como forma de contar histórias. Ele apresenta algumas técnicas para a criação de animações como storyboard e animatic. Também é proposto a criação de uma animação 2D para a abertura do game Rise, que será desenvolvido posteriormente. O texto inclui os designs de personagens e de mundo além da proposta de história do game (sic).
id UCS_3f9f3f47c92ccd0105a67f5c8493220e
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/1363
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Pagno, Anne LorandiFardo, Marcelo LuísNery, Carlos EduardoBoff, Elisa2016-10-22T13:07:27Z2016-10-22T13:07:27Z2014https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1363Narrativas são muito utilizadas em diversos tipos de games e geralmente são apresentadas na forma de animações. Elas têm o poder de manter a atenção e o interesse do jogador por mais tempo em um mesmo jogo. Narrativas estão presentes desde os primeiros jogos digitais e atualmente, com a evolução das tecnologias, podem ser passadas ao jogador de diversas formas diferentes. Com base nisso, esse trabalho apresenta conceitos para a criação de animações 2D como forma de contar histórias. Ele apresenta algumas técnicas para a criação de animações como storyboard e animatic. Também é proposto a criação de uma animação 2D para a abertura do game Rise, que será desenvolvido posteriormente. O texto inclui os designs de personagens e de mundo além da proposta de história do game (sic).Jogos eletrônicosInteração homem-máquinaAproximação jogo-jogador por meio de animação e narrativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Tecnologias DigitaisTEXTTCC Anne Lorandi Pagno.pdf.txtTCC Anne Lorandi Pagno.pdf.txtExtracted texttext/plain132693https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1363/3/TCC%20Anne%20Lorandi%20Pagno.pdf.txt612ce371412b1a1ae45bb57ac05440dcMD53THUMBNAILTCC Anne Lorandi Pagno.pdf.jpgTCC Anne Lorandi Pagno.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1254https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1363/4/TCC%20Anne%20Lorandi%20Pagno.pdf.jpg127c34361d057c4ac993d44dc2050820MD54ORIGINALTCC Anne Lorandi Pagno.pdfTCC Anne Lorandi Pagno.pdfapplication/pdf27911360https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1363/1/TCC%20Anne%20Lorandi%20Pagno.pdf5387bca62a4ec2e0aa7b376420ba8ebcMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1363/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD5211338/13632018-08-17 06:29:20.241oai:repositorio.ucs.br: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Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2018-08-17T06:29:20Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aproximação jogo-jogador por meio de animação e narrativa
title Aproximação jogo-jogador por meio de animação e narrativa
spellingShingle Aproximação jogo-jogador por meio de animação e narrativa
Pagno, Anne Lorandi
Jogos eletrônicos
Interação homem-máquina
title_short Aproximação jogo-jogador por meio de animação e narrativa
title_full Aproximação jogo-jogador por meio de animação e narrativa
title_fullStr Aproximação jogo-jogador por meio de animação e narrativa
title_full_unstemmed Aproximação jogo-jogador por meio de animação e narrativa
title_sort Aproximação jogo-jogador por meio de animação e narrativa
author Pagno, Anne Lorandi
author_facet Pagno, Anne Lorandi
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Fardo, Marcelo Luís
Nery, Carlos Eduardo
dc.contributor.author.fl_str_mv Pagno, Anne Lorandi
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Boff, Elisa
contributor_str_mv Boff, Elisa
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos eletrônicos
Interação homem-máquina
topic Jogos eletrônicos
Interação homem-máquina
description Narrativas são muito utilizadas em diversos tipos de games e geralmente são apresentadas na forma de animações. Elas têm o poder de manter a atenção e o interesse do jogador por mais tempo em um mesmo jogo. Narrativas estão presentes desde os primeiros jogos digitais e atualmente, com a evolução das tecnologias, podem ser passadas ao jogador de diversas formas diferentes. Com base nisso, esse trabalho apresenta conceitos para a criação de animações 2D como forma de contar histórias. Ele apresenta algumas técnicas para a criação de animações como storyboard e animatic. Também é proposto a criação de uma animação 2D para a abertura do game Rise, que será desenvolvido posteriormente. O texto inclui os designs de personagens e de mundo além da proposta de história do game (sic).
publishDate 2014
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-10-22T13:07:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-10-22T13:07:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1363
url https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1363
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1363/3/TCC%20Anne%20Lorandi%20Pagno.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1363/4/TCC%20Anne%20Lorandi%20Pagno.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1363/1/TCC%20Anne%20Lorandi%20Pagno.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1363/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 612ce371412b1a1ae45bb57ac05440dc
127c34361d057c4ac993d44dc2050820
5387bca62a4ec2e0aa7b376420ba8ebc
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308882042322944