Análise de fadiga de um semieixo para um automóvel de competição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simioni, Ingrid
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/6931
Resumo: Com o passar dos anos, os veículos passaram por inúmeras mudanças desde as suas primeiras concepções. No passado, falhas em componentes automotivos levaram a consequências lamentáveis, com isso a indústria de automóveis se tornou um dos setores que mais investe em avanços tecnológicos. O seu empenho em aperfeiçoar a capacidade veicular, sempre visando a segurança dos passageiros, fez com que análises específicas de cada componente automotivo se tornassem indispensáveis nesse ramo. Neste trabalho, foi realizada uma análise virtual da durabilidade de um semieixo de um automóvel de passeio preparado/modificado para competição, através de análise estrutural pelo método de elementos finitos. Para realizar a análise foram definidos parâmetros que se aproximassem dos esforços que o semieixo estaria sendo submetido e as propriedades do material foram definidas através de ensaio de tração real. Utilizando o software Ansys, foi realizada uma análise elastoplástica, assim obtendo os valores das tensões e das deformações. Após a avaliação da resistência estrutural do semieixo, foi realizada a análise de fadiga utilizando o software Fe-safe, deste modo determinando a durabilidade, em número de ciclos, até a sua falha. Os resultados se mostraram satisfatórios, uma vez que o semieixo foi classificado como tendo vida infinita, pois o número de ciclos estimados foram superiores a 107. [resumo fornecido pelo autor]
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