Implementação de um método de seleção de propostas para novos produtos na Tramontina Teec S.A.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colognese, Anderson
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/9011
Resumo: A gestão de portfólio de novos produtos é um processo fundamental para empresas que pretendem inovar e competir pela diferenciação, como a Tramontina Teec, empresa brasileira que atua nos mercados nacional e internacional que busca maior competitividade, diferenciação e desempenho no mercado competitivo global atual. O processo de desenvolvimento de novos produtos na empresa apresenta um prazo longo de conclusão, assim como o desempenho de faturamento dos novos produtos atinge baixa representatividade perante o faturamento global da empresa, indícios de que a seleção de produtos pode ser melhor realizada. O estudo teve caráter qualitativo sendo conduzido por meio de um estudo de caso. Foi desenvolvida uma pesquisa que formou o referencial teórico, onde encontrou-se métodos consagrados de seleção de propostas e também procedimentos para criação de um método. Por meio da criação de um formulário com os critérios mais indicados no referencial teórico e apresentando os resultados à direção da empresa, optou-se pela criação de um método próprio adaptado, o qual foi validado com a aplicação em um grupo de produtos já lançados. O piloto do processo de implementação avaliou a proposta real de um produto, passando-se pelas etapas de preparação dos dados de base, pontuações individuais e decisão na reunião do comitê de produtos ao final. O método proposto foi validado atingindo 80% de acuracidade durante a validação. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_46231ea9663c31439b30cd16ca82b5c9
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/9011
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Colognese, AndersonCorso, Leandro LuísHansen, RenatoBalotin, Jean Greselle2021-11-10T13:05:12Z2021-11-10T13:05:12Z2020-12-072020-11-13https://repositorio.ucs.br/11338/9011A gestão de portfólio de novos produtos é um processo fundamental para empresas que pretendem inovar e competir pela diferenciação, como a Tramontina Teec, empresa brasileira que atua nos mercados nacional e internacional que busca maior competitividade, diferenciação e desempenho no mercado competitivo global atual. O processo de desenvolvimento de novos produtos na empresa apresenta um prazo longo de conclusão, assim como o desempenho de faturamento dos novos produtos atinge baixa representatividade perante o faturamento global da empresa, indícios de que a seleção de produtos pode ser melhor realizada. O estudo teve caráter qualitativo sendo conduzido por meio de um estudo de caso. Foi desenvolvida uma pesquisa que formou o referencial teórico, onde encontrou-se métodos consagrados de seleção de propostas e também procedimentos para criação de um método. Por meio da criação de um formulário com os critérios mais indicados no referencial teórico e apresentando os resultados à direção da empresa, optou-se pela criação de um método próprio adaptado, o qual foi validado com a aplicação em um grupo de produtos já lançados. O piloto do processo de implementação avaliou a proposta real de um produto, passando-se pelas etapas de preparação dos dados de base, pontuações individuais e decisão na reunião do comitê de produtos ao final. O método proposto foi validado atingindo 80% de acuracidade durante a validação. [resumo fornecido pelo autor]New product portfolio management is a fundamental process for companies that intend to innovate and compete for differentiation, such as Tramontina Teec, a Brazilian company that operates in the national and international markets that seeks greater competitiveness, differentiation and performance in the current global competitive market. Process of new products development in the company has a long period until completion, as well as the revenue performance of new products reaches low representativeness in relation to the company's global revenue, indications that the selection of products can be better performed. This study had a qualitative feature and was conducted through a case study. A research was developed that formed the theoretical framework, where consecrated methods for selecting proposals were found, as well as procedures for creating a specific method. Through the creation of a form with the most indicated criteria in the theoretical framework and presenting the results to the company's management, it was decided to create a specific method, which was validated with an application in a group of products already launched. The pilot of the implementation process evaluated a real proposal for a product, going through the steps of preparing the baseline data, individual scores and decision at the product committee meeting at the end. The proposed method was validated, reaching 80% accuracy during validation. [resumo fornecido pelo autor]Produtos novosDesenvolvimento organizacionalEngenharia mecânicaImplementação de um método de seleção de propostas para novos produtos na Tramontina Teec S.A.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulEngenharia Mecânica - BachareladoCampus Universitário da Região dos Vinhedos2020-12-06ORIGINALTCC Anderson Colognese.pdfTCC Anderson Colognese.pdfapplication/pdf3002615https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9011/1/TCC%20Anderson%20Colognese.pdf321394b92c07ae7c283de2fbdc41940fMD51TEXTTCC Anderson Colognese.pdf.txtTCC Anderson Colognese.pdf.txtExtracted texttext/plain127518https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9011/2/TCC%20Anderson%20Colognese.pdf.txt115dfe124532178d7dce2703e75c9161MD52THUMBNAILTCC Anderson Colognese.pdf.jpgTCC Anderson Colognese.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1202https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9011/3/TCC%20Anderson%20Colognese.pdf.jpgbca2486e301a1507b57c4eb1c357f6a7MD5311338/90112022-10-18 18:45:57.184oai:repositorio.ucs.br:11338/9011Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:05:03.810649Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Implementação de um método de seleção de propostas para novos produtos na Tramontina Teec S.A.
title Implementação de um método de seleção de propostas para novos produtos na Tramontina Teec S.A.
spellingShingle Implementação de um método de seleção de propostas para novos produtos na Tramontina Teec S.A.
Colognese, Anderson
Produtos novos
Desenvolvimento organizacional
Engenharia mecânica
title_short Implementação de um método de seleção de propostas para novos produtos na Tramontina Teec S.A.
title_full Implementação de um método de seleção de propostas para novos produtos na Tramontina Teec S.A.
title_fullStr Implementação de um método de seleção de propostas para novos produtos na Tramontina Teec S.A.
title_full_unstemmed Implementação de um método de seleção de propostas para novos produtos na Tramontina Teec S.A.
title_sort Implementação de um método de seleção de propostas para novos produtos na Tramontina Teec S.A.
author Colognese, Anderson
author_facet Colognese, Anderson
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Corso, Leandro Luís
Hansen, Renato
dc.contributor.author.fl_str_mv Colognese, Anderson
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Balotin, Jean Greselle
contributor_str_mv Balotin, Jean Greselle
dc.subject.por.fl_str_mv Produtos novos
Desenvolvimento organizacional
Engenharia mecânica
topic Produtos novos
Desenvolvimento organizacional
Engenharia mecânica
description A gestão de portfólio de novos produtos é um processo fundamental para empresas que pretendem inovar e competir pela diferenciação, como a Tramontina Teec, empresa brasileira que atua nos mercados nacional e internacional que busca maior competitividade, diferenciação e desempenho no mercado competitivo global atual. O processo de desenvolvimento de novos produtos na empresa apresenta um prazo longo de conclusão, assim como o desempenho de faturamento dos novos produtos atinge baixa representatividade perante o faturamento global da empresa, indícios de que a seleção de produtos pode ser melhor realizada. O estudo teve caráter qualitativo sendo conduzido por meio de um estudo de caso. Foi desenvolvida uma pesquisa que formou o referencial teórico, onde encontrou-se métodos consagrados de seleção de propostas e também procedimentos para criação de um método. Por meio da criação de um formulário com os critérios mais indicados no referencial teórico e apresentando os resultados à direção da empresa, optou-se pela criação de um método próprio adaptado, o qual foi validado com a aplicação em um grupo de produtos já lançados. O piloto do processo de implementação avaliou a proposta real de um produto, passando-se pelas etapas de preparação dos dados de base, pontuações individuais e decisão na reunião do comitê de produtos ao final. O método proposto foi validado atingindo 80% de acuracidade durante a validação. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-11-13
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-10T13:05:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-11-10T13:05:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/9011
url https://repositorio.ucs.br/11338/9011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9011/1/TCC%20Anderson%20Colognese.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9011/2/TCC%20Anderson%20Colognese.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9011/3/TCC%20Anderson%20Colognese.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 321394b92c07ae7c283de2fbdc41940f
115dfe124532178d7dce2703e75c9161
bca2486e301a1507b57c4eb1c357f6a7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258452855685120