Método Montessori: contribuições para a educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/9964 |
Resumo: | A presente pesquisa aborda o tema "Método Montessori: contribuições para a Educação Infantil". A referida investigação buscou resposta ao problema de pesquisa "De que forma o emprego do Método Montessori contribui no processo de aprendizagem das crianças da Educação Infantil na faixa etária de 4 a 5 anos?" A investigação descrita, de natureza aplicada, qualitativa quanto à abordagem, exploratória em relação aos seus objetivos, na modalidade de campo, foi desenvolvida através da metodologia de Estudo de Caso (GIL, 2008). Para a coleta os dados foram aplicadas entrevistas semiestruturadas a professoras e diretoras de duas escolas de Educação Infantil que empregam o Método Montessori em sua proposta pedagógica. Os dados coletados através das referidas entrevistas foram analisados por meio da técnica de análise textual discursiva (MORAES, 2003) e fundamentados em aportes teóricos entre os quais destaco Montessori (1965), Piaget (1978) e Vygotsky (2001). A análise dos dados permitiu identificar os seguintes blocos de estudo "O Método Montessori e a aprendizagem na Educação Infantil, O Método Montessori e seu papel na construção da liberdade e da autonomia da criança e a formação de professores montessorianos e sua atuação na pandemia". O estudo realizado permitiu elaborar alguns conhecimentos para dar respostas ao problema de pesquisa e às minhas indagações. A análise dos dados coletados e a experiência das participantes da pesquisa proporcionaram a compreensão de como o Método Montessori contribui para que a criança da Educação Infantil comece a construir sua independência, liberdade e autonomia. Ainda, foi possível fazer um aprofundamento teórico sobre o Método em foco e analisar como ocorre a prática pedagógica montessoriana neste momento de pandemia, contribuindo para minha formação docente nesta área que muito me encanta. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_4778a6429f17c907eabe75fe7fd3e8f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/9964 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Piccoli, VeronicaLuchese, Terciane ÂngelaFarina, Silvia HauserPedrini, Maristela2022-05-05T15:42:46Z2022-05-05T15:42:46Z2022-04-092021-07-06https://repositorio.ucs.br/11338/9964A presente pesquisa aborda o tema "Método Montessori: contribuições para a Educação Infantil". A referida investigação buscou resposta ao problema de pesquisa "De que forma o emprego do Método Montessori contribui no processo de aprendizagem das crianças da Educação Infantil na faixa etária de 4 a 5 anos?" A investigação descrita, de natureza aplicada, qualitativa quanto à abordagem, exploratória em relação aos seus objetivos, na modalidade de campo, foi desenvolvida através da metodologia de Estudo de Caso (GIL, 2008). Para a coleta os dados foram aplicadas entrevistas semiestruturadas a professoras e diretoras de duas escolas de Educação Infantil que empregam o Método Montessori em sua proposta pedagógica. Os dados coletados através das referidas entrevistas foram analisados por meio da técnica de análise textual discursiva (MORAES, 2003) e fundamentados em aportes teóricos entre os quais destaco Montessori (1965), Piaget (1978) e Vygotsky (2001). A análise dos dados permitiu identificar os seguintes blocos de estudo "O Método Montessori e a aprendizagem na Educação Infantil, O Método Montessori e seu papel na construção da liberdade e da autonomia da criança e a formação de professores montessorianos e sua atuação na pandemia". O estudo realizado permitiu elaborar alguns conhecimentos para dar respostas ao problema de pesquisa e às minhas indagações. A análise dos dados coletados e a experiência das participantes da pesquisa proporcionaram a compreensão de como o Método Montessori contribui para que a criança da Educação Infantil comece a construir sua independência, liberdade e autonomia. Ainda, foi possível fazer um aprofundamento teórico sobre o Método em foco e analisar como ocorre a prática pedagógica montessoriana neste momento de pandemia, contribuindo para minha formação docente nesta área que muito me encanta. [resumo fornecido pelo autor]This research paper addresses the theme "Montessori Method: contributions to Early Childhood Education". This research sought to answer the research problem "How does the use of the Montessori Method contribute to the learning process of early childhood education children aged 4 to 5 years?" The research described was of an applied nature, qualitative in terms of approach, exploratory in relation to its objectives, in the field modality and developed through the Case Study methodology (GIL, 2008). For data collection, semi-structured interviews were applied to teachers and principals of two early childhood education schools. The data collected through these interviews were analyzed through discursive textual analysis (MORAES, 2003) and based on theoretical contributions, including Montessori (1965), Piaget (1978) and Vygotsky (2001). Data analysis allowed identifying the following study blocks: "The Montessori Method and learning in Early Childhood Education, the Montessori Method and its role in building the freedom and autonomy of the child" and" The training of Montessoian teachers and their performance in the pandemic". The study allowed us to elaborate some knowledge to provide answers to the research problem and my questions. These constructed knowledge scans that the teachers and the principals shared their look at how the Montessori Method contributes to the child of Early Childhood Education beginning to build their independence, freedom and autonomy. I highlight the importance of their participation in deepening the research, through the reports of their practices with the application of the method in focus. The theoretical deepening also contributed to the understanding of the study contributing to my teacher education in this area that delights me a lot. [resumo fornecido pelo autor]Montessori, Maria, 1870-1952Montessori, Método de educaçãoEducação de criançasAprendizagemAutonomia escolarLiberdadeMétodo Montessori: contribuições para a educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sul, Campus Universitário da Região dos Vinhedos - CARVILicenciatura em PedagogiaCampus Universitário da Região dos Vinhedos2022-04-08ORIGINALTCC Veronica Piccoli.pdfTCC Veronica Piccoli.pdfapplication/pdf799945https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9964/1/TCC%20Veronica%20Piccoli.pdfb0dec7b1501f269d285a60a9bb614960MD51TEXTTCC Veronica Piccoli.pdf.txtTCC Veronica Piccoli.pdf.txtExtracted texttext/plain117926https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9964/2/TCC%20Veronica%20Piccoli.pdf.txt1776dacc70e086188454b643bbe7ff12MD52THUMBNAILTCC Veronica Piccoli.pdf.jpgTCC Veronica Piccoli.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1139https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9964/3/TCC%20Veronica%20Piccoli.pdf.jpg878c9bdc27e2135aa71edb745ca37659MD5311338/99642022-10-18 18:04:56.323oai:repositorio.ucs.br:11338/9964Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-10-18T18:04:56Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Método Montessori: contribuições para a educação infantil |
title |
Método Montessori: contribuições para a educação infantil |
spellingShingle |
Método Montessori: contribuições para a educação infantil Piccoli, Veronica Montessori, Maria, 1870-1952 Montessori, Método de educação Educação de crianças Aprendizagem Autonomia escolar Liberdade |
title_short |
Método Montessori: contribuições para a educação infantil |
title_full |
Método Montessori: contribuições para a educação infantil |
title_fullStr |
Método Montessori: contribuições para a educação infantil |
title_full_unstemmed |
Método Montessori: contribuições para a educação infantil |
title_sort |
Método Montessori: contribuições para a educação infantil |
author |
Piccoli, Veronica |
author_facet |
Piccoli, Veronica |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Luchese, Terciane Ângela Farina, Silvia Hauser |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Piccoli, Veronica |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pedrini, Maristela |
contributor_str_mv |
Pedrini, Maristela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Montessori, Maria, 1870-1952 Montessori, Método de educação Educação de crianças Aprendizagem Autonomia escolar Liberdade |
topic |
Montessori, Maria, 1870-1952 Montessori, Método de educação Educação de crianças Aprendizagem Autonomia escolar Liberdade |
description |
A presente pesquisa aborda o tema "Método Montessori: contribuições para a Educação Infantil". A referida investigação buscou resposta ao problema de pesquisa "De que forma o emprego do Método Montessori contribui no processo de aprendizagem das crianças da Educação Infantil na faixa etária de 4 a 5 anos?" A investigação descrita, de natureza aplicada, qualitativa quanto à abordagem, exploratória em relação aos seus objetivos, na modalidade de campo, foi desenvolvida através da metodologia de Estudo de Caso (GIL, 2008). Para a coleta os dados foram aplicadas entrevistas semiestruturadas a professoras e diretoras de duas escolas de Educação Infantil que empregam o Método Montessori em sua proposta pedagógica. Os dados coletados através das referidas entrevistas foram analisados por meio da técnica de análise textual discursiva (MORAES, 2003) e fundamentados em aportes teóricos entre os quais destaco Montessori (1965), Piaget (1978) e Vygotsky (2001). A análise dos dados permitiu identificar os seguintes blocos de estudo "O Método Montessori e a aprendizagem na Educação Infantil, O Método Montessori e seu papel na construção da liberdade e da autonomia da criança e a formação de professores montessorianos e sua atuação na pandemia". O estudo realizado permitiu elaborar alguns conhecimentos para dar respostas ao problema de pesquisa e às minhas indagações. A análise dos dados coletados e a experiência das participantes da pesquisa proporcionaram a compreensão de como o Método Montessori contribui para que a criança da Educação Infantil comece a construir sua independência, liberdade e autonomia. Ainda, foi possível fazer um aprofundamento teórico sobre o Método em foco e analisar como ocorre a prática pedagógica montessoriana neste momento de pandemia, contribuindo para minha formação docente nesta área que muito me encanta. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2021 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2021-07-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-05-05T15:42:46Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-05-05T15:42:46Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-04-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/9964 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/9964 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9964/1/TCC%20Veronica%20Piccoli.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9964/2/TCC%20Veronica%20Piccoli.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9964/3/TCC%20Veronica%20Piccoli.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b0dec7b1501f269d285a60a9bb614960 1776dacc70e086188454b643bbe7ff12 878c9bdc27e2135aa71edb745ca37659 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798308865620574208 |