Método Montessori: contribuições para a educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piccoli, Veronica
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/9964
Resumo: A presente pesquisa aborda o tema "Método Montessori: contribuições para a Educação Infantil". A referida investigação buscou resposta ao problema de pesquisa "De que forma o emprego do Método Montessori contribui no processo de aprendizagem das crianças da Educação Infantil na faixa etária de 4 a 5 anos?" A investigação descrita, de natureza aplicada, qualitativa quanto à abordagem, exploratória em relação aos seus objetivos, na modalidade de campo, foi desenvolvida através da metodologia de Estudo de Caso (GIL, 2008). Para a coleta os dados foram aplicadas entrevistas semiestruturadas a professoras e diretoras de duas escolas de Educação Infantil que empregam o Método Montessori em sua proposta pedagógica. Os dados coletados através das referidas entrevistas foram analisados por meio da técnica de análise textual discursiva (MORAES, 2003) e fundamentados em aportes teóricos entre os quais destaco Montessori (1965), Piaget (1978) e Vygotsky (2001). A análise dos dados permitiu identificar os seguintes blocos de estudo "O Método Montessori e a aprendizagem na Educação Infantil, O Método Montessori e seu papel na construção da liberdade e da autonomia da criança e a formação de professores montessorianos e sua atuação na pandemia". O estudo realizado permitiu elaborar alguns conhecimentos para dar respostas ao problema de pesquisa e às minhas indagações. A análise dos dados coletados e a experiência das participantes da pesquisa proporcionaram a compreensão de como o Método Montessori contribui para que a criança da Educação Infantil comece a construir sua independência, liberdade e autonomia. Ainda, foi possível fazer um aprofundamento teórico sobre o Método em foco e analisar como ocorre a prática pedagógica montessoriana neste momento de pandemia, contribuindo para minha formação docente nesta área que muito me encanta. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_4778a6429f17c907eabe75fe7fd3e8f4
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/9964
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Piccoli, VeronicaLuchese, Terciane ÂngelaFarina, Silvia HauserPedrini, Maristela2022-05-05T15:42:46Z2022-05-05T15:42:46Z2022-04-092021-07-06https://repositorio.ucs.br/11338/9964A presente pesquisa aborda o tema "Método Montessori: contribuições para a Educação Infantil". A referida investigação buscou resposta ao problema de pesquisa "De que forma o emprego do Método Montessori contribui no processo de aprendizagem das crianças da Educação Infantil na faixa etária de 4 a 5 anos?" A investigação descrita, de natureza aplicada, qualitativa quanto à abordagem, exploratória em relação aos seus objetivos, na modalidade de campo, foi desenvolvida através da metodologia de Estudo de Caso (GIL, 2008). Para a coleta os dados foram aplicadas entrevistas semiestruturadas a professoras e diretoras de duas escolas de Educação Infantil que empregam o Método Montessori em sua proposta pedagógica. Os dados coletados através das referidas entrevistas foram analisados por meio da técnica de análise textual discursiva (MORAES, 2003) e fundamentados em aportes teóricos entre os quais destaco Montessori (1965), Piaget (1978) e Vygotsky (2001). A análise dos dados permitiu identificar os seguintes blocos de estudo "O Método Montessori e a aprendizagem na Educação Infantil, O Método Montessori e seu papel na construção da liberdade e da autonomia da criança e a formação de professores montessorianos e sua atuação na pandemia". O estudo realizado permitiu elaborar alguns conhecimentos para dar respostas ao problema de pesquisa e às minhas indagações. A análise dos dados coletados e a experiência das participantes da pesquisa proporcionaram a compreensão de como o Método Montessori contribui para que a criança da Educação Infantil comece a construir sua independência, liberdade e autonomia. Ainda, foi possível fazer um aprofundamento teórico sobre o Método em foco e analisar como ocorre a prática pedagógica montessoriana neste momento de pandemia, contribuindo para minha formação docente nesta área que muito me encanta. [resumo fornecido pelo autor]This research paper addresses the theme "Montessori Method: contributions to Early Childhood Education". This research sought to answer the research problem "How does the use of the Montessori Method contribute to the learning process of early childhood education children aged 4 to 5 years?" The research described was of an applied nature, qualitative in terms of approach, exploratory in relation to its objectives, in the field modality and developed through the Case Study methodology (GIL, 2008). For data collection, semi-structured interviews were applied to teachers and principals of two early childhood education schools. The data collected through these interviews were analyzed through discursive textual analysis (MORAES, 2003) and based on theoretical contributions, including Montessori (1965), Piaget (1978) and Vygotsky (2001). Data analysis allowed identifying the following study blocks: "The Montessori Method and learning in Early Childhood Education, the Montessori Method and its role in building the freedom and autonomy of the child" and" The training of Montessoian teachers and their performance in the pandemic". The study allowed us to elaborate some knowledge to provide answers to the research problem and my questions. These constructed knowledge scans that the teachers and the principals shared their look at how the Montessori Method contributes to the child of Early Childhood Education beginning to build their independence, freedom and autonomy. I highlight the importance of their participation in deepening the research, through the reports of their practices with the application of the method in focus. The theoretical deepening also contributed to the understanding of the study contributing to my teacher education in this area that delights me a lot. [resumo fornecido pelo autor]Montessori, Maria, 1870-1952Montessori, Método de educaçãoEducação de criançasAprendizagemAutonomia escolarLiberdadeMétodo Montessori: contribuições para a educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sul, Campus Universitário da Região dos Vinhedos - CARVILicenciatura em PedagogiaCampus Universitário da Região dos Vinhedos2022-04-08ORIGINALTCC Veronica Piccoli.pdfTCC Veronica Piccoli.pdfapplication/pdf799945https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9964/1/TCC%20Veronica%20Piccoli.pdfb0dec7b1501f269d285a60a9bb614960MD51TEXTTCC Veronica Piccoli.pdf.txtTCC Veronica Piccoli.pdf.txtExtracted texttext/plain117926https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9964/2/TCC%20Veronica%20Piccoli.pdf.txt1776dacc70e086188454b643bbe7ff12MD52THUMBNAILTCC Veronica Piccoli.pdf.jpgTCC Veronica Piccoli.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1139https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9964/3/TCC%20Veronica%20Piccoli.pdf.jpg878c9bdc27e2135aa71edb745ca37659MD5311338/99642022-10-18 18:04:56.323oai:repositorio.ucs.br:11338/9964Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-10-18T18:04:56Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Método Montessori: contribuições para a educação infantil
title Método Montessori: contribuições para a educação infantil
spellingShingle Método Montessori: contribuições para a educação infantil
Piccoli, Veronica
Montessori, Maria, 1870-1952
Montessori, Método de educação
Educação de crianças
Aprendizagem
Autonomia escolar
Liberdade
title_short Método Montessori: contribuições para a educação infantil
title_full Método Montessori: contribuições para a educação infantil
title_fullStr Método Montessori: contribuições para a educação infantil
title_full_unstemmed Método Montessori: contribuições para a educação infantil
title_sort Método Montessori: contribuições para a educação infantil
author Piccoli, Veronica
author_facet Piccoli, Veronica
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Luchese, Terciane Ângela
Farina, Silvia Hauser
dc.contributor.author.fl_str_mv Piccoli, Veronica
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pedrini, Maristela
contributor_str_mv Pedrini, Maristela
dc.subject.por.fl_str_mv Montessori, Maria, 1870-1952
Montessori, Método de educação
Educação de crianças
Aprendizagem
Autonomia escolar
Liberdade
topic Montessori, Maria, 1870-1952
Montessori, Método de educação
Educação de crianças
Aprendizagem
Autonomia escolar
Liberdade
description A presente pesquisa aborda o tema "Método Montessori: contribuições para a Educação Infantil". A referida investigação buscou resposta ao problema de pesquisa "De que forma o emprego do Método Montessori contribui no processo de aprendizagem das crianças da Educação Infantil na faixa etária de 4 a 5 anos?" A investigação descrita, de natureza aplicada, qualitativa quanto à abordagem, exploratória em relação aos seus objetivos, na modalidade de campo, foi desenvolvida através da metodologia de Estudo de Caso (GIL, 2008). Para a coleta os dados foram aplicadas entrevistas semiestruturadas a professoras e diretoras de duas escolas de Educação Infantil que empregam o Método Montessori em sua proposta pedagógica. Os dados coletados através das referidas entrevistas foram analisados por meio da técnica de análise textual discursiva (MORAES, 2003) e fundamentados em aportes teóricos entre os quais destaco Montessori (1965), Piaget (1978) e Vygotsky (2001). A análise dos dados permitiu identificar os seguintes blocos de estudo "O Método Montessori e a aprendizagem na Educação Infantil, O Método Montessori e seu papel na construção da liberdade e da autonomia da criança e a formação de professores montessorianos e sua atuação na pandemia". O estudo realizado permitiu elaborar alguns conhecimentos para dar respostas ao problema de pesquisa e às minhas indagações. A análise dos dados coletados e a experiência das participantes da pesquisa proporcionaram a compreensão de como o Método Montessori contribui para que a criança da Educação Infantil comece a construir sua independência, liberdade e autonomia. Ainda, foi possível fazer um aprofundamento teórico sobre o Método em foco e analisar como ocorre a prática pedagógica montessoriana neste momento de pandemia, contribuindo para minha formação docente nesta área que muito me encanta. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2021
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2021-07-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-05T15:42:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-05T15:42:46Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-04-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/9964
url https://repositorio.ucs.br/11338/9964
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9964/1/TCC%20Veronica%20Piccoli.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9964/2/TCC%20Veronica%20Piccoli.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9964/3/TCC%20Veronica%20Piccoli.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b0dec7b1501f269d285a60a9bb614960
1776dacc70e086188454b643bbe7ff12
878c9bdc27e2135aa71edb745ca37659
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308865620574208