Análise do tráfego na região central da cidade de Caxias do Sul/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Gustavo da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/6258
Resumo: A mobilidade urbana é relevante para as cidades independente do seu tamanho, e tem se mostrado cada vez mais importante na vida das pessoas, visto que cada vez mais precisam se locomover de um lugar a outro com mais rapidez e eficiência, seja por motivos pessoais ou profissionais. O crescimento do número de veículos particulares pode ser observado nas ruas. Na contramão desse aumento de veículos existem infraestruturas viárias que estão consolidadas e a manutenção e melhorias são quase que imperceptíveis. A implementação de novas vias nos centros das cidades acaba se tornando cada vez mais rara, devido às estruturas consolidadas de edificações já existentes. O surgimento de novos serviços de mobilidade também contribui para esse aumento de veículos nas vias urbanas. O presente trabalho tem como objetivo encontrar alguma solução que possa contribuir para a melhora da qualidade do tráfego, ou seja, uma melhora nos níveis de serviço viário nas vias da cidade de Caxias do Sul. Através de contagens de tráfego, foi possível identificar, dentro dos horários de pico, os volumes máximos de veículos e também os níveis de serviço para as ruas, Sinimbu, Armelindo Mandelli e Conselheiro Dantas. A rua Sinimbu tem grande importância para o deslocamento de veículos provenientes do centro da cidade que tem como objetivo final chegar em bairros da zona leste da cidade, utilizado também por pessoas que buscam chegar até a Universidade de Caxias do Sul e serve também como principal ligação com a BR-116, rodovia que pode levar a população para outras cidades. Depois de identificado o nível de serviço de cada uma das vias escolhidas utilizando metodologia mencionado no HCM 2000, foi possível simular um novo cenário. Este novo cenário compreendeu uma alteração na configuração de faixas da rua Armelindo Mandelli, com essa alteração foi possível realizar a criação de uma nova rota para pessoas que residem próximo ao trecho analisado da rua Sinimbu. Com esse novo cenário proposto, uma nova simulação de cálculo foi realizada. Essa nova simulação consistiu em realocar veículos em uma quantidade calculada que deixaram de utilizar a rua Sinimbu como rota para seu destino final (condomínio presente próximo à região de estudo) e passaram a utilizar as ruas Conselheiro Dantas e Armelindo Mandelli como outra possibilidade de rota. Os resultados apresentaram uma melhora no nível de serviço da rua Sinimbu sem que houvesse uma mudança agressiva no nível de serviço das outras vias analisadas. Para isso foi preciso realizar uma pequena alteração na configuração das faixas de rodagem da rua Armelindo Mandelli. Os níveis de serviço calculados para o novo cenário, apresentaram uma melhora na qualidade para a rua Sinimbu, onde antes existiam congestionamentos e o nível de serviço era "F, na nova simulação foi possível chegar em um nível de serviço "D" o que representa uma pequena porem considerável melhora no nível de serviço, sem prejudicar o nível de serviço das outras vias analisadas (sic).
id UCS_49c3b90c519c5776d38aba39f0b6bf2e
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/6258
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Gonçalves, Gustavo da SilvaFransozi, Carolina Becker PôrtoBonatto, JaquelineNogueira, Matheus Lemos2020-07-10T16:56:58Z2020-07-10T16:56:58Z2019-07-092019https://repositorio.ucs.br/11338/6258A mobilidade urbana é relevante para as cidades independente do seu tamanho, e tem se mostrado cada vez mais importante na vida das pessoas, visto que cada vez mais precisam se locomover de um lugar a outro com mais rapidez e eficiência, seja por motivos pessoais ou profissionais. O crescimento do número de veículos particulares pode ser observado nas ruas. Na contramão desse aumento de veículos existem infraestruturas viárias que estão consolidadas e a manutenção e melhorias são quase que imperceptíveis. A implementação de novas vias nos centros das cidades acaba se tornando cada vez mais rara, devido às estruturas consolidadas de edificações já existentes. O surgimento de novos serviços de mobilidade também contribui para esse aumento de veículos nas vias urbanas. O presente trabalho tem como objetivo encontrar alguma solução que possa contribuir para a melhora da qualidade do tráfego, ou seja, uma melhora nos níveis de serviço viário nas vias da cidade de Caxias do Sul. Através de contagens de tráfego, foi possível identificar, dentro dos horários de pico, os volumes máximos de veículos e também os níveis de serviço para as ruas, Sinimbu, Armelindo Mandelli e Conselheiro Dantas. A rua Sinimbu tem grande importância para o deslocamento de veículos provenientes do centro da cidade que tem como objetivo final chegar em bairros da zona leste da cidade, utilizado também por pessoas que buscam chegar até a Universidade de Caxias do Sul e serve também como principal ligação com a BR-116, rodovia que pode levar a população para outras cidades. Depois de identificado o nível de serviço de cada uma das vias escolhidas utilizando metodologia mencionado no HCM 2000, foi possível simular um novo cenário. Este novo cenário compreendeu uma alteração na configuração de faixas da rua Armelindo Mandelli, com essa alteração foi possível realizar a criação de uma nova rota para pessoas que residem próximo ao trecho analisado da rua Sinimbu. Com esse novo cenário proposto, uma nova simulação de cálculo foi realizada. Essa nova simulação consistiu em realocar veículos em uma quantidade calculada que deixaram de utilizar a rua Sinimbu como rota para seu destino final (condomínio presente próximo à região de estudo) e passaram a utilizar as ruas Conselheiro Dantas e Armelindo Mandelli como outra possibilidade de rota. Os resultados apresentaram uma melhora no nível de serviço da rua Sinimbu sem que houvesse uma mudança agressiva no nível de serviço das outras vias analisadas. Para isso foi preciso realizar uma pequena alteração na configuração das faixas de rodagem da rua Armelindo Mandelli. Os níveis de serviço calculados para o novo cenário, apresentaram uma melhora na qualidade para a rua Sinimbu, onde antes existiam congestionamentos e o nível de serviço era "F, na nova simulação foi possível chegar em um nível de serviço "D" o que representa uma pequena porem considerável melhora no nível de serviço, sem prejudicar o nível de serviço das outras vias analisadas (sic).Engenharia civilPlanejamento urbano - Caxias do Sul (RS)Levantamentos de trânsitoAnálise do tráfego na região central da cidade de Caxias do Sul/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Engenharia CivilCampus Universitário de Caxias do Sul2019-07-09 00:00:00ORIGINALTCC Gustavo da Silva Gonçalves.pdfTCC Gustavo da Silva Gonçalves.pdfapplication/pdf2595860https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6258/1/TCC%20Gustavo%20da%20Silva%20Gon%c3%a7alves.pdf21dffc1adf757a97ebf51b2ab816514fMD51TEXTTCC Gustavo da Silva Gonçalves.pdf.txtTCC Gustavo da Silva Gonçalves.pdf.txtExtracted texttext/plain112401https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6258/2/TCC%20Gustavo%20da%20Silva%20Gon%c3%a7alves.pdf.txtccabacbeb0bcd1aa7b0b894469217814MD52THUMBNAILTCC Gustavo da Silva Gonçalves.pdf.jpgTCC Gustavo da Silva Gonçalves.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1175https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6258/3/TCC%20Gustavo%20da%20Silva%20Gon%c3%a7alves.pdf.jpgda4cfc04845fa05482756769d031b698MD5311338/62582020-07-11 06:01:07.165oai:repositorio.ucs.br:11338/6258Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2020-07-11T06:01:07Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise do tráfego na região central da cidade de Caxias do Sul/RS
title Análise do tráfego na região central da cidade de Caxias do Sul/RS
spellingShingle Análise do tráfego na região central da cidade de Caxias do Sul/RS
Gonçalves, Gustavo da Silva
Engenharia civil
Planejamento urbano - Caxias do Sul (RS)
Levantamentos de trânsito
title_short Análise do tráfego na região central da cidade de Caxias do Sul/RS
title_full Análise do tráfego na região central da cidade de Caxias do Sul/RS
title_fullStr Análise do tráfego na região central da cidade de Caxias do Sul/RS
title_full_unstemmed Análise do tráfego na região central da cidade de Caxias do Sul/RS
title_sort Análise do tráfego na região central da cidade de Caxias do Sul/RS
author Gonçalves, Gustavo da Silva
author_facet Gonçalves, Gustavo da Silva
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Fransozi, Carolina Becker Pôrto
Bonatto, Jaqueline
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Gustavo da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nogueira, Matheus Lemos
contributor_str_mv Nogueira, Matheus Lemos
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia civil
Planejamento urbano - Caxias do Sul (RS)
Levantamentos de trânsito
topic Engenharia civil
Planejamento urbano - Caxias do Sul (RS)
Levantamentos de trânsito
description A mobilidade urbana é relevante para as cidades independente do seu tamanho, e tem se mostrado cada vez mais importante na vida das pessoas, visto que cada vez mais precisam se locomover de um lugar a outro com mais rapidez e eficiência, seja por motivos pessoais ou profissionais. O crescimento do número de veículos particulares pode ser observado nas ruas. Na contramão desse aumento de veículos existem infraestruturas viárias que estão consolidadas e a manutenção e melhorias são quase que imperceptíveis. A implementação de novas vias nos centros das cidades acaba se tornando cada vez mais rara, devido às estruturas consolidadas de edificações já existentes. O surgimento de novos serviços de mobilidade também contribui para esse aumento de veículos nas vias urbanas. O presente trabalho tem como objetivo encontrar alguma solução que possa contribuir para a melhora da qualidade do tráfego, ou seja, uma melhora nos níveis de serviço viário nas vias da cidade de Caxias do Sul. Através de contagens de tráfego, foi possível identificar, dentro dos horários de pico, os volumes máximos de veículos e também os níveis de serviço para as ruas, Sinimbu, Armelindo Mandelli e Conselheiro Dantas. A rua Sinimbu tem grande importância para o deslocamento de veículos provenientes do centro da cidade que tem como objetivo final chegar em bairros da zona leste da cidade, utilizado também por pessoas que buscam chegar até a Universidade de Caxias do Sul e serve também como principal ligação com a BR-116, rodovia que pode levar a população para outras cidades. Depois de identificado o nível de serviço de cada uma das vias escolhidas utilizando metodologia mencionado no HCM 2000, foi possível simular um novo cenário. Este novo cenário compreendeu uma alteração na configuração de faixas da rua Armelindo Mandelli, com essa alteração foi possível realizar a criação de uma nova rota para pessoas que residem próximo ao trecho analisado da rua Sinimbu. Com esse novo cenário proposto, uma nova simulação de cálculo foi realizada. Essa nova simulação consistiu em realocar veículos em uma quantidade calculada que deixaram de utilizar a rua Sinimbu como rota para seu destino final (condomínio presente próximo à região de estudo) e passaram a utilizar as ruas Conselheiro Dantas e Armelindo Mandelli como outra possibilidade de rota. Os resultados apresentaram uma melhora no nível de serviço da rua Sinimbu sem que houvesse uma mudança agressiva no nível de serviço das outras vias analisadas. Para isso foi preciso realizar uma pequena alteração na configuração das faixas de rodagem da rua Armelindo Mandelli. Os níveis de serviço calculados para o novo cenário, apresentaram uma melhora na qualidade para a rua Sinimbu, onde antes existiam congestionamentos e o nível de serviço era "F, na nova simulação foi possível chegar em um nível de serviço "D" o que representa uma pequena porem considerável melhora no nível de serviço, sem prejudicar o nível de serviço das outras vias analisadas (sic).
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-07-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-10T16:56:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-07-10T16:56:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/6258
url https://repositorio.ucs.br/11338/6258
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6258/1/TCC%20Gustavo%20da%20Silva%20Gon%c3%a7alves.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6258/2/TCC%20Gustavo%20da%20Silva%20Gon%c3%a7alves.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6258/3/TCC%20Gustavo%20da%20Silva%20Gon%c3%a7alves.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 21dffc1adf757a97ebf51b2ab816514f
ccabacbeb0bcd1aa7b0b894469217814
da4cfc04845fa05482756769d031b698
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308878861991936