A qualificação dos profissionais para o mercado de trabalho
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/11368 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo geral "identificar qual é a qualificação que os profissionais devem ter/desenvolver para o mercado de trabalho e como buscá-la". Como objetivos específicos lista-se a necessidade de identificar qual é a qualificação que os profissionais devem ter/desenvolver para o mercado de trabalho; levantar quais são as ferramentas para buscar capacitação para entrar no mercado de trabalho e/ou para crescimento profissional; realizar comparativo entre as competências que o profissional tem para estar apto ao mercado de trabalho e o que as empresas realmente necessitam e criar recomendações às empresas e aos profissionais sobre a capacitação desejável para contratação, retenção e promoção no ambiente de trabalho. A metodologia possui naturezas quantitativa e qualitativa. A metodologia de natureza quantitativa, possui nível descritivo, estratégia survey ou enquete, desenvolvimento de pré-teste, processo de coleta de dados através de aplicação de questionários e processo de análise de dados por meio de estatística. A metodologia de natureza qualitativa, apresenta nível exploratório, estratégia de estudo de casos, processo de coleta de dados através de entrevistas semiestruturadas e o processo de análise de dados por meio de análise de discurso. Os resultados obtidos são, de forma similar, entre colaboradores e gestores. Foram também apresentadas as competências mais importantes, assim listadas: organização nas tarefas, pontualidade, concentração, trabalho em equipe. A competência de saber se comunicar com clareza com colegas e superiores foi enfatizada pelos colaboradores e ter bom relacionamento com os superiores e com colegas de trabalho, foi ressaltada pelos gestores. [resumo fornecido pelo autor] |
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