Prevenção combinada ao HIV em universitários: um olhar da psicologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Turatti, Taís
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/9611
Resumo: Desde que ocorreram os primeiros diagnósticos de HIV, diversos investimentos têm sido feitos no sentido de prevenção e tratamento. Contudo, os índices desta infecção ainda são altos, sendo que a faixa dos 20 aos 34 anos responde por mais da metade dos casos diagnosticados no Brasil. Em termos de escolaridade, 17,7% dos infectados possuem ensino superior completo ou incompleto. O conhecimento acerca do uso de preservativo como método de prevenção já é consolidado, porém ineficiente ao se considerar os números crescentes. A partir deste contexto surge a Prevenção Combinada que articula intervenções biomédicas, comportamentais e socioestruturais como estratégias concomitantes de prevenção. Esta pesquisa buscou identificar se os universitários possuem o conhecimento básico sobre o HIV e/ou a presença de outras questões que levam universitários a não utilizarem métodos de prevenção ao HIV, refletindo à luz de alguns conceitos psicanalíticos como a compulsão à repetição e a pulsão de morte. A pesquisa teve delineamento quantitativo e qualitativo, sendo de natureza descritiva, exploratória e interpretativa. Para tal foi realizado, em um primeiro momento, um levantamento de dados através de um questionário online, buscando identificar o conhecimento e as percepções de universitários acerca do HIV e, em um segundo momento, entrevistas individuais que auxiliaram na compreensão de possíveis questões inconscientes que estejam afetando o não uso de prevenção. Os dados quantitativos foram analisados através do programa estatístico JASP e os dados qualitativos através da análise de conteúdo de Bardin. O teste estatístico utilizado foi o qui-quadrado de Pearson, sendo considerado significativo quando menor ou igual a 0,05 (p<0,05). O questionário online teve 1176 respondentes e 3 participantes foram entrevistados de forma individual. Em termos de resultados foi possível perceber que parte da população universitária não tem conhecimento suficiente sobre a temática, principalmente sobre a prevenção combinada. Importante ressaltar que 49,2% dos respondentes identificaram que já tinham se exposto a situações de risco de infecção ao HIV/aids. O uso de preservativo não se mostrou consistente, apenas 12,9% referiram tê-lo utilizado em todas as relações sexuais no último ano. Foram encontradas três categorias para a análise de conteúdo que dizem respeito aos primeiros contatos com a temática do HIV, as percepções sobre a exposição ao risco de infecção e acerca do conhecimento dos universitários sobre o HIV/aids. Também foi possível identificar, no discurso dos entrevistados, verbalizações que podem indicar a presença de aspectos inconscientes que podem ajudar na determinação de não utilização de métodos de prevenção. A partir da análise destes dados foi proposto a divulgação de uma cartilha digital aos universitários para que os mesmos tenham o conhecimento necessário sobre o uso da prevenção combinada. [resumo fornecido pelo autor]
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Esta pesquisa buscou identificar se os universitários possuem o conhecimento básico sobre o HIV e/ou a presença de outras questões que levam universitários a não utilizarem métodos de prevenção ao HIV, refletindo à luz de alguns conceitos psicanalíticos como a compulsão à repetição e a pulsão de morte. A pesquisa teve delineamento quantitativo e qualitativo, sendo de natureza descritiva, exploratória e interpretativa. Para tal foi realizado, em um primeiro momento, um levantamento de dados através de um questionário online, buscando identificar o conhecimento e as percepções de universitários acerca do HIV e, em um segundo momento, entrevistas individuais que auxiliaram na compreensão de possíveis questões inconscientes que estejam afetando o não uso de prevenção. Os dados quantitativos foram analisados através do programa estatístico JASP e os dados qualitativos através da análise de conteúdo de Bardin. O teste estatístico utilizado foi o qui-quadrado de Pearson, sendo considerado significativo quando menor ou igual a 0,05 (p<0,05). O questionário online teve 1176 respondentes e 3 participantes foram entrevistados de forma individual. Em termos de resultados foi possível perceber que parte da população universitária não tem conhecimento suficiente sobre a temática, principalmente sobre a prevenção combinada. Importante ressaltar que 49,2% dos respondentes identificaram que já tinham se exposto a situações de risco de infecção ao HIV/aids. O uso de preservativo não se mostrou consistente, apenas 12,9% referiram tê-lo utilizado em todas as relações sexuais no último ano. Foram encontradas três categorias para a análise de conteúdo que dizem respeito aos primeiros contatos com a temática do HIV, as percepções sobre a exposição ao risco de infecção e acerca do conhecimento dos universitários sobre o HIV/aids. Também foi possível identificar, no discurso dos entrevistados, verbalizações que podem indicar a presença de aspectos inconscientes que podem ajudar na determinação de não utilização de métodos de prevenção. A partir da análise destes dados foi proposto a divulgação de uma cartilha digital aos universitários para que os mesmos tenham o conhecimento necessário sobre o uso da prevenção combinada. [resumo fornecido pelo autor]Since the first HIV diagnosis, various investments have been made in prevention and treatment. Therefore, the infection rates are still high, being between the ages of 20 and 34 more than half of the cases diagnosed in Brazil. Considering education level, 17,7% of the infected people hold a higher education diploma or are undergraduate students. The knowledge around the usage of condoms as a prevention method is already consolidated, but inefficient considering the growing numbers. Based on this context appears the Combination Prevention that deals with biomedical, behavioral, and structural interventions together as a prevention strategy. This research sought to identify if the undergraduate students have basic knowledge about HIV and/or if there were other doubts that might influence them on not using methods to prevent HIV, using psychoanalytic concepts such as repetition compulsion and death drive to analyze the information. The research leaned on quantitative and qualitative aspects; it is descriptive, exploratory and interpretative. For this, firstly, a data survey was made through an online questionnaire in order to identify the undergraduate students' knowledge and perceptions about HIV. Secondly, individual interviews helped comprehend possible unconscious aspects that could affect the lack of prevention. The quantitative data was analyzed through the JASP statistical program and the qualitative using Bardin Content Analysis. The statistical test used was Pearson's chi-square, being considered significant when less than or equal to 0.05 (p<0.05). The online questionnaire had 1176 answers and 3 participants were interviewed individually. As a result, it was possible to understand that part of the university population does not have enough knowledge about this topic, mainly about Combination Prevention. It is important to highlight that 49,2% of the participants had already been exposed to HIV infection risk. It also shows that the condom usage was not consistent, only 12,9% claimed that they have used it in all sexual relations within the last year. Three categories were found for the content analysis that relate to the first contacts with the topic of HIV, perceptions about exposure to the risk of infection and about the knowledge of undergraduate students about HIV/aids. It was also possible to identify in the interviewees' speech the presence of unconscious aspects that can help determine not using prevention methods. Analyzing this data, a digital informative was suggested for undergraduate students so that they have the necessary knowledge about the usage of Combination Prevention. [resumo fornecido pelo autor]engporHIV (Vírus) - PrevençãoAIDS (Doença) - PrevençãoEstudantes universitários - AtitudesPsicologiaHIV (Viruses) - PreventionAcquired immune deficiency syndrome - PreventionCollege students - AttitudesPsychologyPrevenção combinada ao HIV em universitários: um olhar da psicologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/4655722784925325Turatti, TaísMestrado Profissional em PsicologiaCampus Universitário de Caxias do Sul2022-02-24TEXTDissertação Tais Turatti.pdf.txtDissertação Tais Turatti.pdf.txtExtracted texttext/plain15524https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9611/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Tais%20Turatti.pdf.txta439d4535d9bff221a0ea1f142d70b06MD54THUMBNAILDissertação Tais Turatti.pdf.jpgDissertação Tais Turatti.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1206https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9611/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Tais%20Turatti.pdf.jpg4ad68fe99cbc8edf8ba1ae41c5b0aa18MD55ORIGINALDissertação Tais Turatti.pdfDissertação Tais Turatti.pdfapplication/pdf441212https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9611/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Tais%20Turatti.pdf1c1fd99319c9bd6593a579f23f841862MD52Dissertação Tais Turatti.pdfDissertação Tais Turatti.pdfapplication/pdf2207796https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9611/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Tais%20Turatti.pdf3db373b6c0ea41016b077cdb3107075eMD5311338/96112022-10-18 17:47:45.825oai:repositorio.ucs.br:11338/9611Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-10-18T17:47:45Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
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