As contradições no cumprimento das medidas socieducativas em meio fechado: “proteção” e responsabilização do adolescente em conflito com a lei
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/6091 |
Resumo: | O presente trabalho versa sobre as contradições entre "proteção" e responsabilização dos adolescentes em conflito com a lei no cumprimento das medidas socioeducativas em meio fechado. Tendo por objetivo geral analisar como a conformação sociohistórica brasileira, e em particular o tratamento dispensado pelo Estado e pela sociedade civil á crianças e adolescentes, repercutem na materialização das medidas socioeducativas em meio fechado na atualidade, contribuindo assim para que o Estado institucionalize adolescentes em conflito com a lei e objetivos específicos realizar um resgate sociohistórico da sociedade brasileira, em particular no que tange o tratamento dispensado a crianças e adolescentes por Estado e sociedade civil; reverberar sobre os avanços e desafios do Eca e do Sinase para a promoção e garantia de direitos dos adolescentes em conflito com a lei; demonstrar a adolescência como uma construção social e histórica. Busca-se, além disso, sociabilizar a pesquisa documental realizada a titulo não comparativo, tecendo semelhanças e antagonismos entre adolescentes e conflitos com a lei para refletir criticamente e identificar os fatores que possam contribuir com a institucionalização desses adolescentes. Ou seja, o que pode estar sendo considerado pelo sistema judiciário, em uma decisão para o cumprimento de uma MSE em meio fechado. Por fim, problematizar de que forma o Estado interfere na relação entre os adolescentes em conflito com a lei, o "mundo do crime" e as facções. Utiliza-se o método dialético crítico como fundamentação teórica. As fontes de pesquisa empregadas foram a pesquisa bibliográfica e análise documental, com base nos dados de caracterização do Levantamento Sinase (2016) e dados socializados pela Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase). Constata-se que existe uma "cultura de internação" no país, ignorando-se os princípios norteadores das medidas socioeducativas, que visam à prevalência de tais sanções em meio aberto. Apresenta-se uma nova dinâmica no "mundo do crime": o surgimento e fortalecimento das facções, e a relação que estas têm com o cotidiano do adolescente em conflito com a lei, demonstrando a relação do Estado com essas implicações Por fim, aborda-se a importância da discussão que envolve aumentos das decisões judiciais pela medida socioeducativa de internação, encarceramento em massa e genocídio da juventude negra para a categoria profissional dos Assistentes Sociais, visto que são expressões da questão social na contemporaneidade, ou seja, nosso objeto de trabalho e que afeta diretamente o cotidiano dos sujeitos atendidos pela categoria profissional (sic). |
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Noronha, Kétrilen PontesBertele, ElizabeteCamardelo, Ana Maria PaimLazzari, Evelise2020-05-28T15:18:27Z2020-05-28T15:18:27Z2019-07-112019https://repositorio.ucs.br/11338/6091O presente trabalho versa sobre as contradições entre "proteção" e responsabilização dos adolescentes em conflito com a lei no cumprimento das medidas socioeducativas em meio fechado. Tendo por objetivo geral analisar como a conformação sociohistórica brasileira, e em particular o tratamento dispensado pelo Estado e pela sociedade civil á crianças e adolescentes, repercutem na materialização das medidas socioeducativas em meio fechado na atualidade, contribuindo assim para que o Estado institucionalize adolescentes em conflito com a lei e objetivos específicos realizar um resgate sociohistórico da sociedade brasileira, em particular no que tange o tratamento dispensado a crianças e adolescentes por Estado e sociedade civil; reverberar sobre os avanços e desafios do Eca e do Sinase para a promoção e garantia de direitos dos adolescentes em conflito com a lei; demonstrar a adolescência como uma construção social e histórica. Busca-se, além disso, sociabilizar a pesquisa documental realizada a titulo não comparativo, tecendo semelhanças e antagonismos entre adolescentes e conflitos com a lei para refletir criticamente e identificar os fatores que possam contribuir com a institucionalização desses adolescentes. Ou seja, o que pode estar sendo considerado pelo sistema judiciário, em uma decisão para o cumprimento de uma MSE em meio fechado. Por fim, problematizar de que forma o Estado interfere na relação entre os adolescentes em conflito com a lei, o "mundo do crime" e as facções. Utiliza-se o método dialético crítico como fundamentação teórica. As fontes de pesquisa empregadas foram a pesquisa bibliográfica e análise documental, com base nos dados de caracterização do Levantamento Sinase (2016) e dados socializados pela Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase). Constata-se que existe uma "cultura de internação" no país, ignorando-se os princípios norteadores das medidas socioeducativas, que visam à prevalência de tais sanções em meio aberto. Apresenta-se uma nova dinâmica no "mundo do crime": o surgimento e fortalecimento das facções, e a relação que estas têm com o cotidiano do adolescente em conflito com a lei, demonstrando a relação do Estado com essas implicações Por fim, aborda-se a importância da discussão que envolve aumentos das decisões judiciais pela medida socioeducativa de internação, encarceramento em massa e genocídio da juventude negra para a categoria profissional dos Assistentes Sociais, visto que são expressões da questão social na contemporaneidade, ou seja, nosso objeto de trabalho e que afeta diretamente o cotidiano dos sujeitos atendidos pela categoria profissional (sic).Serviço social com adolescentesDelinquentes juvenis - ReabilitaçãoAssistência a menoresAs contradições no cumprimento das medidas socieducativas em meio fechado: “proteção” e responsabilização do adolescente em conflito com a leiinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Serviço SocialCampus Universitário de Caxias do Sul2019-07-11 00:00:00ORIGINALTCC Kétrilen Pontes Noronha.pdfTCC Kétrilen Pontes Noronha.pdfapplication/pdf1274908https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6091/1/TCC%20K%c3%a9trilen%20Pontes%20Noronha.pdfc2e2d1e0c87927db6deeb87a265bc6ecMD51TEXTTCC Kétrilen Pontes Noronha.pdf.txtTCC Kétrilen Pontes Noronha.pdf.txtExtracted texttext/plain394827https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6091/2/TCC%20K%c3%a9trilen%20Pontes%20Noronha.pdf.txtd8e558476dca9306fdd9ba414890dce1MD52THUMBNAILTCC Kétrilen Pontes Noronha.pdf.jpgTCC Kétrilen Pontes Noronha.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1156https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6091/3/TCC%20K%c3%a9trilen%20Pontes%20Noronha.pdf.jpgcb8c50f92fa057db914b2b828633c862MD5311338/60912020-05-29 06:00:53.213oai:repositorio.ucs.br:11338/6091Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:02:13.285609Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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