Análise dos parâmetros do processo de soldagem a ponto por resistência na qualidade das juntas em estruturas automotivas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/10799 |
Resumo: | As carrocerias dos automóveis são em sua maioria, constituídas de um conjunto de chapas de aço conformadas, que são posteriormente unidas a partir do processo de soldagem a ponto por resistência. O presente trabalho teve como objetivo analisar a influência dos parâmetros de soldagem aplicados, na resistência mecânica e nas propriedades físicas e metalúrgicas de juntas utilizadas em estruturas automotivas. Dois conjuntos de chapas foram testados, e representam de modo genérico a longarina dianteira e a lateral inferior de um veículo, respectivamente. Na composição das juntas, estão presentes aços ao carbono, e aços de alta resistência mecânica, escolhidos de acordo com a região da carroceria em que são empregados. Para legitimar este estudo, foram soldados corpos de prova padronizados, sob diferentes combinações de parâmetros da soldagem a ponto. Em seguida, as amostras foram submetidas à avaliações da presença de defeitos superficiais, e de tamanho da solda, além de ensaios de resistência ao cisalhamento, metalográfico e de microdureza. Os resultados obtidos indicaram que a intensidade das principais variáveis deste processo, altera o nível de calor gerado na junta soldada, afetando o tamanho do ponto e influenciando em sua resistência ao cisalhamento. A combinação de parâmetros que promoveu melhores resultados na soldagem da junta com duas chapas de aço SAE 1010, teve corrente aplicada de 9,0 kA, força de soldagem de 2,7 kN e tempo de liberação de corrente de 490 ms. No experimento com aços SAE 1006 e USI – LN 700, destaca-se a combinação executada com corrente em 8,0 kA, força de 2,4 kN e tempo de 420 ms. [resumo fornecido pelo autor] |
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Pegorini, EduardoColombo, Adelair LinoViecelli, AlexandreAcosta, Victor Hugo Velazquez2022-08-17T23:52:07Z2022-08-17T23:52:07Z2021-12-112021-11-29https://repositorio.ucs.br/11338/10799As carrocerias dos automóveis são em sua maioria, constituídas de um conjunto de chapas de aço conformadas, que são posteriormente unidas a partir do processo de soldagem a ponto por resistência. O presente trabalho teve como objetivo analisar a influência dos parâmetros de soldagem aplicados, na resistência mecânica e nas propriedades físicas e metalúrgicas de juntas utilizadas em estruturas automotivas. Dois conjuntos de chapas foram testados, e representam de modo genérico a longarina dianteira e a lateral inferior de um veículo, respectivamente. Na composição das juntas, estão presentes aços ao carbono, e aços de alta resistência mecânica, escolhidos de acordo com a região da carroceria em que são empregados. Para legitimar este estudo, foram soldados corpos de prova padronizados, sob diferentes combinações de parâmetros da soldagem a ponto. Em seguida, as amostras foram submetidas à avaliações da presença de defeitos superficiais, e de tamanho da solda, além de ensaios de resistência ao cisalhamento, metalográfico e de microdureza. Os resultados obtidos indicaram que a intensidade das principais variáveis deste processo, altera o nível de calor gerado na junta soldada, afetando o tamanho do ponto e influenciando em sua resistência ao cisalhamento. A combinação de parâmetros que promoveu melhores resultados na soldagem da junta com duas chapas de aço SAE 1010, teve corrente aplicada de 9,0 kA, força de soldagem de 2,7 kN e tempo de liberação de corrente de 490 ms. No experimento com aços SAE 1006 e USI – LN 700, destaca-se a combinação executada com corrente em 8,0 kA, força de 2,4 kN e tempo de 420 ms. [resumo fornecido pelo autor]Most of the car bodies are made up of a set of shaped steel sheets, which are later joined through the process of spot welding by resistance. This study aimed to analyze the influence of applied welding parameters, mechanical strength and physical and metallurgical properties of joints used in automotive structures. Two sets of plates were tested, and they generically represent the front spar and the underside of a vehicle, respectively. In the composition of the joints, carbon steels and High-Strength Low-Alloy steels, chosen according to the region of the bodywork in which they are used. To legitimize this study, standardized specimens were welded under different combinations of spot welding parameters. Afterwards, the samples were submitted to evaluations for the presence of surface defects, and for the size of the weld, in addition to shear strength, metallographic and microhardness tests. The results obtained indicated that the intensity of the main variables of this process alters the level of heat generated in the welded joint, affecting the size of the spot and influencing its shear strength. The combination of parameters that promoted the best results in welding the joint with two SAE 1010 steel sheets had an applied current of 9.0 kA, a welding force of 2.7 kN and a current release time of 490 ms. In the experiment with SAE 1006 and USI – LN 700 steels, the combination performed with current at 8.0 kA, force of 2.4 kN and time of 420 ms stands out. [resumo fornecido pelo autor]SoldagemAutomóveisAço de alta resistênciaEngenharia mecânicaAnálise dos parâmetros do processo de soldagem a ponto por resistência na qualidade das juntas em estruturas automotivasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Engenharia MecânicaCampus Universitário de Caxias do Sul2022-01-03ORIGINALTCC Eduardo Pegorini.pdfTCC Eduardo Pegorini.pdfapplication/pdf3462917https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10799/1/TCC%20Eduardo%20Pegorini.pdf1a3ac00c29fe36980a6493f00bf46a26MD51TEXTTCC Eduardo Pegorini.pdf.txtTCC Eduardo Pegorini.pdf.txtExtracted texttext/plain148454https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10799/2/TCC%20Eduardo%20Pegorini.pdf.txt202ab24b07a0ed13fe7c12b407cbd141MD52THUMBNAILTCC Eduardo Pegorini.pdf.jpgTCC Eduardo Pegorini.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1209https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10799/3/TCC%20Eduardo%20Pegorini.pdf.jpgdfdb22d3fe65986c73f2506c1fc0931dMD5311338/107992022-10-18 18:47:35.587oai:repositorio.ucs.br:11338/10799Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:05:57.098090Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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