Habilidades e competências: um olhar a partir do Conselho Regional de Administração, Consultores de RH, Coordenador de curso de Administração e seus egressos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Danieli, Marina Pretto
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/9925
Resumo: Os funcionários são cruciais para a competitividade organizacional e tidos como tão relevantes quanto os avanços tecnológicos, pois garantem neste cenário de desafios e mudanças, a indispensável inteligência, aprendizagem e talentos para a constante renovação das organizações. Considerando o exposto acima, torna-se vital para a sobrevivência das organizações, o desempenho de seus funcionários. O presente estudo foca na percepção de atuantes da área de administração a respeito das competências e habilidades dos egressos do curso de Administração, visando analisar como os egressos são capazes de se desenvolver, auxiliando as empresas e a si mesmos, em aspectos que envolvem mais flexibilidade, aprendizagem contínua, melhor gerenciamento de tempo, mais qualidade de vida, mais autonomia e maior satisfação com a carreira, montando equipes de alto desempenho e proatividade - partindo tanto da visão dos atuantes quanto dos egressos e dos órgãos competentes. A metodologia está baseada em uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, tendo como estratégia a realização de entrevistas com delegado do CRA (Conselho Regional de Administração) em Caxias do Sul, coordenador de curso, consultores de RH e egressos. O guia de entrevista está baseado nas abordagens centrais sobre habilidades e competências a partir do Referencial Teórico. Os achados mais reveladores da análise e interpretação das falas dos entrevistados foram que as competências técnicas que estão sendo exigidas dos administradores estão de acordo com a grade curricular analisada, havendo apenas falta de domínio prático das mesmas, porém a grade peca nas competências comportamentais, as quais estão sendo tão cobradas quanto às técnicas. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_4fd9558339241c1879f23fe8fc71f1be
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/9925
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Danieli, Marina PrettoFaoro, Roberta RodriguesGollo, Romário de SouzaBorella, Margareth Rodrigues de Carvalho2022-04-28T15:13:23Z2022-04-28T15:13:23Z2021-12-082021-11-29https://repositorio.ucs.br/11338/9925Os funcionários são cruciais para a competitividade organizacional e tidos como tão relevantes quanto os avanços tecnológicos, pois garantem neste cenário de desafios e mudanças, a indispensável inteligência, aprendizagem e talentos para a constante renovação das organizações. Considerando o exposto acima, torna-se vital para a sobrevivência das organizações, o desempenho de seus funcionários. O presente estudo foca na percepção de atuantes da área de administração a respeito das competências e habilidades dos egressos do curso de Administração, visando analisar como os egressos são capazes de se desenvolver, auxiliando as empresas e a si mesmos, em aspectos que envolvem mais flexibilidade, aprendizagem contínua, melhor gerenciamento de tempo, mais qualidade de vida, mais autonomia e maior satisfação com a carreira, montando equipes de alto desempenho e proatividade - partindo tanto da visão dos atuantes quanto dos egressos e dos órgãos competentes. A metodologia está baseada em uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, tendo como estratégia a realização de entrevistas com delegado do CRA (Conselho Regional de Administração) em Caxias do Sul, coordenador de curso, consultores de RH e egressos. O guia de entrevista está baseado nas abordagens centrais sobre habilidades e competências a partir do Referencial Teórico. Os achados mais reveladores da análise e interpretação das falas dos entrevistados foram que as competências técnicas que estão sendo exigidas dos administradores estão de acordo com a grade curricular analisada, havendo apenas falta de domínio prático das mesmas, porém a grade peca nas competências comportamentais, as quais estão sendo tão cobradas quanto às técnicas. [resumo fornecido pelo autor]Competências essenciaisHabilidades pessoaisAdministração de pessoalAdministradores de empresa - FormaçãoHabilidades e competências: um olhar a partir do Conselho Regional de Administração, Consultores de RH, Coordenador de curso de Administração e seus egressosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em AdministraçãoCampus Universitário de Caxias do Sul2020-12-11ORIGINALTCC Marina Pretto Danieli.pdfTCC Marina Pretto Danieli.pdfapplication/pdf380109https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9925/1/TCC%20Marina%20Pretto%20Danieli.pdf5a4f2a27e0e15b7dd396cfcd61e70670MD51TEXTTCC Marina Pretto Danieli.pdf.txtTCC Marina Pretto Danieli.pdf.txtExtracted texttext/plain104066https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9925/3/TCC%20Marina%20Pretto%20Danieli.pdf.txt7f3d513efc12c0eb278fdd3343bab45dMD53THUMBNAILTCC Marina Pretto Danieli.pdf.jpgTCC Marina Pretto Danieli.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1248https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9925/2/TCC%20Marina%20Pretto%20Danieli.pdf.jpg47466bf80dc2f64b19445a1808a316a0MD5211338/99252022-10-18 20:04:11.317oai:repositorio.ucs.br:11338/9925Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-10-18T20:04:11Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Habilidades e competências: um olhar a partir do Conselho Regional de Administração, Consultores de RH, Coordenador de curso de Administração e seus egressos
title Habilidades e competências: um olhar a partir do Conselho Regional de Administração, Consultores de RH, Coordenador de curso de Administração e seus egressos
spellingShingle Habilidades e competências: um olhar a partir do Conselho Regional de Administração, Consultores de RH, Coordenador de curso de Administração e seus egressos
Danieli, Marina Pretto
Competências essenciais
Habilidades pessoais
Administração de pessoal
Administradores de empresa - Formação
title_short Habilidades e competências: um olhar a partir do Conselho Regional de Administração, Consultores de RH, Coordenador de curso de Administração e seus egressos
title_full Habilidades e competências: um olhar a partir do Conselho Regional de Administração, Consultores de RH, Coordenador de curso de Administração e seus egressos
title_fullStr Habilidades e competências: um olhar a partir do Conselho Regional de Administração, Consultores de RH, Coordenador de curso de Administração e seus egressos
title_full_unstemmed Habilidades e competências: um olhar a partir do Conselho Regional de Administração, Consultores de RH, Coordenador de curso de Administração e seus egressos
title_sort Habilidades e competências: um olhar a partir do Conselho Regional de Administração, Consultores de RH, Coordenador de curso de Administração e seus egressos
author Danieli, Marina Pretto
author_facet Danieli, Marina Pretto
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Faoro, Roberta Rodrigues
Gollo, Romário de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Danieli, Marina Pretto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Borella, Margareth Rodrigues de Carvalho
contributor_str_mv Borella, Margareth Rodrigues de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Competências essenciais
Habilidades pessoais
Administração de pessoal
Administradores de empresa - Formação
topic Competências essenciais
Habilidades pessoais
Administração de pessoal
Administradores de empresa - Formação
description Os funcionários são cruciais para a competitividade organizacional e tidos como tão relevantes quanto os avanços tecnológicos, pois garantem neste cenário de desafios e mudanças, a indispensável inteligência, aprendizagem e talentos para a constante renovação das organizações. Considerando o exposto acima, torna-se vital para a sobrevivência das organizações, o desempenho de seus funcionários. O presente estudo foca na percepção de atuantes da área de administração a respeito das competências e habilidades dos egressos do curso de Administração, visando analisar como os egressos são capazes de se desenvolver, auxiliando as empresas e a si mesmos, em aspectos que envolvem mais flexibilidade, aprendizagem contínua, melhor gerenciamento de tempo, mais qualidade de vida, mais autonomia e maior satisfação com a carreira, montando equipes de alto desempenho e proatividade - partindo tanto da visão dos atuantes quanto dos egressos e dos órgãos competentes. A metodologia está baseada em uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, tendo como estratégia a realização de entrevistas com delegado do CRA (Conselho Regional de Administração) em Caxias do Sul, coordenador de curso, consultores de RH e egressos. O guia de entrevista está baseado nas abordagens centrais sobre habilidades e competências a partir do Referencial Teórico. Os achados mais reveladores da análise e interpretação das falas dos entrevistados foram que as competências técnicas que estão sendo exigidas dos administradores estão de acordo com a grade curricular analisada, havendo apenas falta de domínio prático das mesmas, porém a grade peca nas competências comportamentais, as quais estão sendo tão cobradas quanto às técnicas. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2021
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2021-11-29
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-28T15:13:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-28T15:13:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/9925
url https://repositorio.ucs.br/11338/9925
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9925/1/TCC%20Marina%20Pretto%20Danieli.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9925/3/TCC%20Marina%20Pretto%20Danieli.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9925/2/TCC%20Marina%20Pretto%20Danieli.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5a4f2a27e0e15b7dd396cfcd61e70670
7f3d513efc12c0eb278fdd3343bab45d
47466bf80dc2f64b19445a1808a316a0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308903385038848