Habilidades e competências: um olhar a partir do Conselho Regional de Administração, Consultores de RH, Coordenador de curso de Administração e seus egressos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/9925 |
Resumo: | Os funcionários são cruciais para a competitividade organizacional e tidos como tão relevantes quanto os avanços tecnológicos, pois garantem neste cenário de desafios e mudanças, a indispensável inteligência, aprendizagem e talentos para a constante renovação das organizações. Considerando o exposto acima, torna-se vital para a sobrevivência das organizações, o desempenho de seus funcionários. O presente estudo foca na percepção de atuantes da área de administração a respeito das competências e habilidades dos egressos do curso de Administração, visando analisar como os egressos são capazes de se desenvolver, auxiliando as empresas e a si mesmos, em aspectos que envolvem mais flexibilidade, aprendizagem contínua, melhor gerenciamento de tempo, mais qualidade de vida, mais autonomia e maior satisfação com a carreira, montando equipes de alto desempenho e proatividade - partindo tanto da visão dos atuantes quanto dos egressos e dos órgãos competentes. A metodologia está baseada em uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, tendo como estratégia a realização de entrevistas com delegado do CRA (Conselho Regional de Administração) em Caxias do Sul, coordenador de curso, consultores de RH e egressos. O guia de entrevista está baseado nas abordagens centrais sobre habilidades e competências a partir do Referencial Teórico. Os achados mais reveladores da análise e interpretação das falas dos entrevistados foram que as competências técnicas que estão sendo exigidas dos administradores estão de acordo com a grade curricular analisada, havendo apenas falta de domínio prático das mesmas, porém a grade peca nas competências comportamentais, as quais estão sendo tão cobradas quanto às técnicas. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_4fd9558339241c1879f23fe8fc71f1be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/9925 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Danieli, Marina PrettoFaoro, Roberta RodriguesGollo, Romário de SouzaBorella, Margareth Rodrigues de Carvalho2022-04-28T15:13:23Z2022-04-28T15:13:23Z2021-12-082021-11-29https://repositorio.ucs.br/11338/9925Os funcionários são cruciais para a competitividade organizacional e tidos como tão relevantes quanto os avanços tecnológicos, pois garantem neste cenário de desafios e mudanças, a indispensável inteligência, aprendizagem e talentos para a constante renovação das organizações. Considerando o exposto acima, torna-se vital para a sobrevivência das organizações, o desempenho de seus funcionários. O presente estudo foca na percepção de atuantes da área de administração a respeito das competências e habilidades dos egressos do curso de Administração, visando analisar como os egressos são capazes de se desenvolver, auxiliando as empresas e a si mesmos, em aspectos que envolvem mais flexibilidade, aprendizagem contínua, melhor gerenciamento de tempo, mais qualidade de vida, mais autonomia e maior satisfação com a carreira, montando equipes de alto desempenho e proatividade - partindo tanto da visão dos atuantes quanto dos egressos e dos órgãos competentes. A metodologia está baseada em uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, tendo como estratégia a realização de entrevistas com delegado do CRA (Conselho Regional de Administração) em Caxias do Sul, coordenador de curso, consultores de RH e egressos. O guia de entrevista está baseado nas abordagens centrais sobre habilidades e competências a partir do Referencial Teórico. Os achados mais reveladores da análise e interpretação das falas dos entrevistados foram que as competências técnicas que estão sendo exigidas dos administradores estão de acordo com a grade curricular analisada, havendo apenas falta de domínio prático das mesmas, porém a grade peca nas competências comportamentais, as quais estão sendo tão cobradas quanto às técnicas. [resumo fornecido pelo autor]Competências essenciaisHabilidades pessoaisAdministração de pessoalAdministradores de empresa - FormaçãoHabilidades e competências: um olhar a partir do Conselho Regional de Administração, Consultores de RH, Coordenador de curso de Administração e seus egressosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em AdministraçãoCampus Universitário de Caxias do Sul2020-12-11ORIGINALTCC Marina Pretto Danieli.pdfTCC Marina Pretto Danieli.pdfapplication/pdf380109https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9925/1/TCC%20Marina%20Pretto%20Danieli.pdf5a4f2a27e0e15b7dd396cfcd61e70670MD51TEXTTCC Marina Pretto Danieli.pdf.txtTCC Marina Pretto Danieli.pdf.txtExtracted texttext/plain104066https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9925/3/TCC%20Marina%20Pretto%20Danieli.pdf.txt7f3d513efc12c0eb278fdd3343bab45dMD53THUMBNAILTCC Marina Pretto Danieli.pdf.jpgTCC Marina Pretto Danieli.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1248https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9925/2/TCC%20Marina%20Pretto%20Danieli.pdf.jpg47466bf80dc2f64b19445a1808a316a0MD5211338/99252022-10-18 20:04:11.317oai:repositorio.ucs.br:11338/9925Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:04:25.892474Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Habilidades e competências: um olhar a partir do Conselho Regional de Administração, Consultores de RH, Coordenador de curso de Administração e seus egressos |
title |
Habilidades e competências: um olhar a partir do Conselho Regional de Administração, Consultores de RH, Coordenador de curso de Administração e seus egressos |
spellingShingle |
Habilidades e competências: um olhar a partir do Conselho Regional de Administração, Consultores de RH, Coordenador de curso de Administração e seus egressos Danieli, Marina Pretto Competências essenciais Habilidades pessoais Administração de pessoal Administradores de empresa - Formação |
title_short |
Habilidades e competências: um olhar a partir do Conselho Regional de Administração, Consultores de RH, Coordenador de curso de Administração e seus egressos |
title_full |
Habilidades e competências: um olhar a partir do Conselho Regional de Administração, Consultores de RH, Coordenador de curso de Administração e seus egressos |
title_fullStr |
Habilidades e competências: um olhar a partir do Conselho Regional de Administração, Consultores de RH, Coordenador de curso de Administração e seus egressos |
title_full_unstemmed |
Habilidades e competências: um olhar a partir do Conselho Regional de Administração, Consultores de RH, Coordenador de curso de Administração e seus egressos |
title_sort |
Habilidades e competências: um olhar a partir do Conselho Regional de Administração, Consultores de RH, Coordenador de curso de Administração e seus egressos |
author |
Danieli, Marina Pretto |
author_facet |
Danieli, Marina Pretto |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Faoro, Roberta Rodrigues Gollo, Romário de Souza |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Danieli, Marina Pretto |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Borella, Margareth Rodrigues de Carvalho |
contributor_str_mv |
Borella, Margareth Rodrigues de Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competências essenciais Habilidades pessoais Administração de pessoal Administradores de empresa - Formação |
topic |
Competências essenciais Habilidades pessoais Administração de pessoal Administradores de empresa - Formação |
description |
Os funcionários são cruciais para a competitividade organizacional e tidos como tão relevantes quanto os avanços tecnológicos, pois garantem neste cenário de desafios e mudanças, a indispensável inteligência, aprendizagem e talentos para a constante renovação das organizações. Considerando o exposto acima, torna-se vital para a sobrevivência das organizações, o desempenho de seus funcionários. O presente estudo foca na percepção de atuantes da área de administração a respeito das competências e habilidades dos egressos do curso de Administração, visando analisar como os egressos são capazes de se desenvolver, auxiliando as empresas e a si mesmos, em aspectos que envolvem mais flexibilidade, aprendizagem contínua, melhor gerenciamento de tempo, mais qualidade de vida, mais autonomia e maior satisfação com a carreira, montando equipes de alto desempenho e proatividade - partindo tanto da visão dos atuantes quanto dos egressos e dos órgãos competentes. A metodologia está baseada em uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, tendo como estratégia a realização de entrevistas com delegado do CRA (Conselho Regional de Administração) em Caxias do Sul, coordenador de curso, consultores de RH e egressos. O guia de entrevista está baseado nas abordagens centrais sobre habilidades e competências a partir do Referencial Teórico. Os achados mais reveladores da análise e interpretação das falas dos entrevistados foram que as competências técnicas que estão sendo exigidas dos administradores estão de acordo com a grade curricular analisada, havendo apenas falta de domínio prático das mesmas, porém a grade peca nas competências comportamentais, as quais estão sendo tão cobradas quanto às técnicas. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2021 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2021-11-29 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-12-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-04-28T15:13:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-04-28T15:13:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/9925 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/9925 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9925/1/TCC%20Marina%20Pretto%20Danieli.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9925/3/TCC%20Marina%20Pretto%20Danieli.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9925/2/TCC%20Marina%20Pretto%20Danieli.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5a4f2a27e0e15b7dd396cfcd61e70670 7f3d513efc12c0eb278fdd3343bab45d 47466bf80dc2f64b19445a1808a316a0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822887790706163712 |