Violência intrafamiliar e a autoeficácia em crianças do ensino fundamental 1

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sippe, Tainá de Andrade
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/10744
Resumo: A violência intrafamiliar é uma forma de disciplina utilizada por alguns pais com as crianças, com o intuito de educar as mesmas. Comum na época do patriarcalismo, essa prática foi criticada e considerada proibida pelas leis de proteção à infância, principalmente com a implantação do Estatuto da Criança e do Adolescente. Atualmente existe uma preocupação com estas práticas parentais, por acarretar em diversas consequências negativas no desenvolvimento da criança. Esta pesquisa bibliográfica, objetiva descrever as possíveis relações da violência intrafamiliar no desenvolvimento da autoeficácia em crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. Para isso, primeiramente buscou-se conceituar a autoeficácia na perspectiva da teoria social cognitiva, bem como, caracterizar a violência intrafamiliar e, além disso, apresentar um breve panorama do desenvolvimento psicossocial em crianças entre seis e doze anos. A pesquisa teve um delineamento qualitativo, de cunho descritivo e exploratório. Como fontes, foram utilizados periódicos on-line, na base de dados da Scielo, publicados nos últimos nove anos. Como instrumento, foi utilizada uma ficha bibliográfica. Para a análise e interpretação dos resultados foi utilizada a síntese integradora, a fim de solucionar o problema da pesquisa. Os principais resultados apontaram o importante papel que a família desempenha no desenvolvimento global da criança, e que a violência infantil, adotada como prática educativa, configura-se como prejudicial à saúde física e mental das mesmas, podendo afetar negativamente sua autoeficácia no contexto escolar. Neste sentido, existem medidas que a sociedade como um todo pode adotar para ajudar na diminuição da violência, enfatizando a importância dos profissionais de saúde e educadores que convivem com as crianças e podem estar identificando mais facilmente as vítimas, podendo e devendo realizar a notificação, contribuindo assim com uma possível melhora na qualidade de vida das vítimas. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_5098300fa8dab5e68709b9472b372ff5
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/10744
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Sippe, Tainá de AndradeColao, Magda MariaGodoy, Rossane Frizzo deConte, Raquel Furtado2022-08-01T12:57:10Z2022-08-01T12:57:10Z2021-12-102021-11-12https://repositorio.ucs.br/11338/10744A violência intrafamiliar é uma forma de disciplina utilizada por alguns pais com as crianças, com o intuito de educar as mesmas. Comum na época do patriarcalismo, essa prática foi criticada e considerada proibida pelas leis de proteção à infância, principalmente com a implantação do Estatuto da Criança e do Adolescente. Atualmente existe uma preocupação com estas práticas parentais, por acarretar em diversas consequências negativas no desenvolvimento da criança. Esta pesquisa bibliográfica, objetiva descrever as possíveis relações da violência intrafamiliar no desenvolvimento da autoeficácia em crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. Para isso, primeiramente buscou-se conceituar a autoeficácia na perspectiva da teoria social cognitiva, bem como, caracterizar a violência intrafamiliar e, além disso, apresentar um breve panorama do desenvolvimento psicossocial em crianças entre seis e doze anos. A pesquisa teve um delineamento qualitativo, de cunho descritivo e exploratório. Como fontes, foram utilizados periódicos on-line, na base de dados da Scielo, publicados nos últimos nove anos. Como instrumento, foi utilizada uma ficha bibliográfica. Para a análise e interpretação dos resultados foi utilizada a síntese integradora, a fim de solucionar o problema da pesquisa. Os principais resultados apontaram o importante papel que a família desempenha no desenvolvimento global da criança, e que a violência infantil, adotada como prática educativa, configura-se como prejudicial à saúde física e mental das mesmas, podendo afetar negativamente sua autoeficácia no contexto escolar. Neste sentido, existem medidas que a sociedade como um todo pode adotar para ajudar na diminuição da violência, enfatizando a importância dos profissionais de saúde e educadores que convivem com as crianças e podem estar identificando mais facilmente as vítimas, podendo e devendo realizar a notificação, contribuindo assim com uma possível melhora na qualidade de vida das vítimas. [resumo fornecido pelo autor]PsicologiaViolência familiarCriançasViolência intrafamiliar e a autoeficácia em crianças do ensino fundamental 1info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em PsicologiaCampus Universitário de Caxias do Sul2021-12-09ORIGINALTCC Taina de Andrade Sippe.pdfTCC Taina de Andrade Sippe.pdfapplication/pdf393975https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10744/1/TCC%20Taina%20de%20Andrade%20Sippe.pdf4440df7e605a8d21ba6564a5ce35fb12MD51TEXTTCC Taina de Andrade Sippe.pdf.txtTCC Taina de Andrade Sippe.pdf.txtExtracted texttext/plain122364https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10744/2/TCC%20Taina%20de%20Andrade%20Sippe.pdf.txt6b667ce6606a0404007cda6168c13988MD52THUMBNAILTCC Taina de Andrade Sippe.pdf.jpgTCC Taina de Andrade Sippe.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1125https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10744/3/TCC%20Taina%20de%20Andrade%20Sippe.pdf.jpga1c423eab99220a535363df4b8aac017MD5311338/107442022-10-18 18:05:36.498oai:repositorio.ucs.br:11338/10744Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T09:59:39.721614Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Violência intrafamiliar e a autoeficácia em crianças do ensino fundamental 1
title Violência intrafamiliar e a autoeficácia em crianças do ensino fundamental 1
spellingShingle Violência intrafamiliar e a autoeficácia em crianças do ensino fundamental 1
Sippe, Tainá de Andrade
Psicologia
Violência familiar
Crianças
title_short Violência intrafamiliar e a autoeficácia em crianças do ensino fundamental 1
title_full Violência intrafamiliar e a autoeficácia em crianças do ensino fundamental 1
title_fullStr Violência intrafamiliar e a autoeficácia em crianças do ensino fundamental 1
title_full_unstemmed Violência intrafamiliar e a autoeficácia em crianças do ensino fundamental 1
title_sort Violência intrafamiliar e a autoeficácia em crianças do ensino fundamental 1
author Sippe, Tainá de Andrade
author_facet Sippe, Tainá de Andrade
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Colao, Magda Maria
Godoy, Rossane Frizzo de
dc.contributor.author.fl_str_mv Sippe, Tainá de Andrade
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Conte, Raquel Furtado
contributor_str_mv Conte, Raquel Furtado
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Violência familiar
Crianças
topic Psicologia
Violência familiar
Crianças
description A violência intrafamiliar é uma forma de disciplina utilizada por alguns pais com as crianças, com o intuito de educar as mesmas. Comum na época do patriarcalismo, essa prática foi criticada e considerada proibida pelas leis de proteção à infância, principalmente com a implantação do Estatuto da Criança e do Adolescente. Atualmente existe uma preocupação com estas práticas parentais, por acarretar em diversas consequências negativas no desenvolvimento da criança. Esta pesquisa bibliográfica, objetiva descrever as possíveis relações da violência intrafamiliar no desenvolvimento da autoeficácia em crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. Para isso, primeiramente buscou-se conceituar a autoeficácia na perspectiva da teoria social cognitiva, bem como, caracterizar a violência intrafamiliar e, além disso, apresentar um breve panorama do desenvolvimento psicossocial em crianças entre seis e doze anos. A pesquisa teve um delineamento qualitativo, de cunho descritivo e exploratório. Como fontes, foram utilizados periódicos on-line, na base de dados da Scielo, publicados nos últimos nove anos. Como instrumento, foi utilizada uma ficha bibliográfica. Para a análise e interpretação dos resultados foi utilizada a síntese integradora, a fim de solucionar o problema da pesquisa. Os principais resultados apontaram o importante papel que a família desempenha no desenvolvimento global da criança, e que a violência infantil, adotada como prática educativa, configura-se como prejudicial à saúde física e mental das mesmas, podendo afetar negativamente sua autoeficácia no contexto escolar. Neste sentido, existem medidas que a sociedade como um todo pode adotar para ajudar na diminuição da violência, enfatizando a importância dos profissionais de saúde e educadores que convivem com as crianças e podem estar identificando mais facilmente as vítimas, podendo e devendo realizar a notificação, contribuindo assim com uma possível melhora na qualidade de vida das vítimas. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2021
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2021-11-12
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-01T12:57:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-01T12:57:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/10744
url https://repositorio.ucs.br/11338/10744
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10744/1/TCC%20Taina%20de%20Andrade%20Sippe.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10744/2/TCC%20Taina%20de%20Andrade%20Sippe.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10744/3/TCC%20Taina%20de%20Andrade%20Sippe.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4440df7e605a8d21ba6564a5ce35fb12
6b667ce6606a0404007cda6168c13988
a1c423eab99220a535363df4b8aac017
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258421667889152