Violência intrafamiliar e a autoeficácia em crianças do ensino fundamental 1
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/10744 |
Resumo: | A violência intrafamiliar é uma forma de disciplina utilizada por alguns pais com as crianças, com o intuito de educar as mesmas. Comum na época do patriarcalismo, essa prática foi criticada e considerada proibida pelas leis de proteção à infância, principalmente com a implantação do Estatuto da Criança e do Adolescente. Atualmente existe uma preocupação com estas práticas parentais, por acarretar em diversas consequências negativas no desenvolvimento da criança. Esta pesquisa bibliográfica, objetiva descrever as possíveis relações da violência intrafamiliar no desenvolvimento da autoeficácia em crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. Para isso, primeiramente buscou-se conceituar a autoeficácia na perspectiva da teoria social cognitiva, bem como, caracterizar a violência intrafamiliar e, além disso, apresentar um breve panorama do desenvolvimento psicossocial em crianças entre seis e doze anos. A pesquisa teve um delineamento qualitativo, de cunho descritivo e exploratório. Como fontes, foram utilizados periódicos on-line, na base de dados da Scielo, publicados nos últimos nove anos. Como instrumento, foi utilizada uma ficha bibliográfica. Para a análise e interpretação dos resultados foi utilizada a síntese integradora, a fim de solucionar o problema da pesquisa. Os principais resultados apontaram o importante papel que a família desempenha no desenvolvimento global da criança, e que a violência infantil, adotada como prática educativa, configura-se como prejudicial à saúde física e mental das mesmas, podendo afetar negativamente sua autoeficácia no contexto escolar. Neste sentido, existem medidas que a sociedade como um todo pode adotar para ajudar na diminuição da violência, enfatizando a importância dos profissionais de saúde e educadores que convivem com as crianças e podem estar identificando mais facilmente as vítimas, podendo e devendo realizar a notificação, contribuindo assim com uma possível melhora na qualidade de vida das vítimas. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_5098300fa8dab5e68709b9472b372ff5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/10744 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Sippe, Tainá de AndradeColao, Magda MariaGodoy, Rossane Frizzo deConte, Raquel Furtado2022-08-01T12:57:10Z2022-08-01T12:57:10Z2021-12-102021-11-12https://repositorio.ucs.br/11338/10744A violência intrafamiliar é uma forma de disciplina utilizada por alguns pais com as crianças, com o intuito de educar as mesmas. Comum na época do patriarcalismo, essa prática foi criticada e considerada proibida pelas leis de proteção à infância, principalmente com a implantação do Estatuto da Criança e do Adolescente. Atualmente existe uma preocupação com estas práticas parentais, por acarretar em diversas consequências negativas no desenvolvimento da criança. Esta pesquisa bibliográfica, objetiva descrever as possíveis relações da violência intrafamiliar no desenvolvimento da autoeficácia em crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. Para isso, primeiramente buscou-se conceituar a autoeficácia na perspectiva da teoria social cognitiva, bem como, caracterizar a violência intrafamiliar e, além disso, apresentar um breve panorama do desenvolvimento psicossocial em crianças entre seis e doze anos. A pesquisa teve um delineamento qualitativo, de cunho descritivo e exploratório. Como fontes, foram utilizados periódicos on-line, na base de dados da Scielo, publicados nos últimos nove anos. Como instrumento, foi utilizada uma ficha bibliográfica. Para a análise e interpretação dos resultados foi utilizada a síntese integradora, a fim de solucionar o problema da pesquisa. Os principais resultados apontaram o importante papel que a família desempenha no desenvolvimento global da criança, e que a violência infantil, adotada como prática educativa, configura-se como prejudicial à saúde física e mental das mesmas, podendo afetar negativamente sua autoeficácia no contexto escolar. Neste sentido, existem medidas que a sociedade como um todo pode adotar para ajudar na diminuição da violência, enfatizando a importância dos profissionais de saúde e educadores que convivem com as crianças e podem estar identificando mais facilmente as vítimas, podendo e devendo realizar a notificação, contribuindo assim com uma possível melhora na qualidade de vida das vítimas. [resumo fornecido pelo autor]PsicologiaViolência familiarCriançasViolência intrafamiliar e a autoeficácia em crianças do ensino fundamental 1info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em PsicologiaCampus Universitário de Caxias do Sul2021-12-09ORIGINALTCC Taina de Andrade Sippe.pdfTCC Taina de Andrade Sippe.pdfapplication/pdf393975https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10744/1/TCC%20Taina%20de%20Andrade%20Sippe.pdf4440df7e605a8d21ba6564a5ce35fb12MD51TEXTTCC Taina de Andrade Sippe.pdf.txtTCC Taina de Andrade Sippe.pdf.txtExtracted texttext/plain122364https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10744/2/TCC%20Taina%20de%20Andrade%20Sippe.pdf.txt6b667ce6606a0404007cda6168c13988MD52THUMBNAILTCC Taina de Andrade Sippe.pdf.jpgTCC Taina de Andrade Sippe.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1125https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10744/3/TCC%20Taina%20de%20Andrade%20Sippe.pdf.jpga1c423eab99220a535363df4b8aac017MD5311338/107442022-10-18 18:05:36.498oai:repositorio.ucs.br:11338/10744Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T09:59:39.721614Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Violência intrafamiliar e a autoeficácia em crianças do ensino fundamental 1 |
title |
Violência intrafamiliar e a autoeficácia em crianças do ensino fundamental 1 |
spellingShingle |
Violência intrafamiliar e a autoeficácia em crianças do ensino fundamental 1 Sippe, Tainá de Andrade Psicologia Violência familiar Crianças |
title_short |
Violência intrafamiliar e a autoeficácia em crianças do ensino fundamental 1 |
title_full |
Violência intrafamiliar e a autoeficácia em crianças do ensino fundamental 1 |
title_fullStr |
Violência intrafamiliar e a autoeficácia em crianças do ensino fundamental 1 |
title_full_unstemmed |
Violência intrafamiliar e a autoeficácia em crianças do ensino fundamental 1 |
title_sort |
Violência intrafamiliar e a autoeficácia em crianças do ensino fundamental 1 |
author |
Sippe, Tainá de Andrade |
author_facet |
Sippe, Tainá de Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Colao, Magda Maria Godoy, Rossane Frizzo de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sippe, Tainá de Andrade |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Conte, Raquel Furtado |
contributor_str_mv |
Conte, Raquel Furtado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Violência familiar Crianças |
topic |
Psicologia Violência familiar Crianças |
description |
A violência intrafamiliar é uma forma de disciplina utilizada por alguns pais com as crianças, com o intuito de educar as mesmas. Comum na época do patriarcalismo, essa prática foi criticada e considerada proibida pelas leis de proteção à infância, principalmente com a implantação do Estatuto da Criança e do Adolescente. Atualmente existe uma preocupação com estas práticas parentais, por acarretar em diversas consequências negativas no desenvolvimento da criança. Esta pesquisa bibliográfica, objetiva descrever as possíveis relações da violência intrafamiliar no desenvolvimento da autoeficácia em crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. Para isso, primeiramente buscou-se conceituar a autoeficácia na perspectiva da teoria social cognitiva, bem como, caracterizar a violência intrafamiliar e, além disso, apresentar um breve panorama do desenvolvimento psicossocial em crianças entre seis e doze anos. A pesquisa teve um delineamento qualitativo, de cunho descritivo e exploratório. Como fontes, foram utilizados periódicos on-line, na base de dados da Scielo, publicados nos últimos nove anos. Como instrumento, foi utilizada uma ficha bibliográfica. Para a análise e interpretação dos resultados foi utilizada a síntese integradora, a fim de solucionar o problema da pesquisa. Os principais resultados apontaram o importante papel que a família desempenha no desenvolvimento global da criança, e que a violência infantil, adotada como prática educativa, configura-se como prejudicial à saúde física e mental das mesmas, podendo afetar negativamente sua autoeficácia no contexto escolar. Neste sentido, existem medidas que a sociedade como um todo pode adotar para ajudar na diminuição da violência, enfatizando a importância dos profissionais de saúde e educadores que convivem com as crianças e podem estar identificando mais facilmente as vítimas, podendo e devendo realizar a notificação, contribuindo assim com uma possível melhora na qualidade de vida das vítimas. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2021 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2021-11-12 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-12-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-01T12:57:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-01T12:57:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/10744 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/10744 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10744/1/TCC%20Taina%20de%20Andrade%20Sippe.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10744/2/TCC%20Taina%20de%20Andrade%20Sippe.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10744/3/TCC%20Taina%20de%20Andrade%20Sippe.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4440df7e605a8d21ba6564a5ce35fb12 6b667ce6606a0404007cda6168c13988 a1c423eab99220a535363df4b8aac017 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258421667889152 |