Leitura de narrativas visuais e verbo-visuais no PNBE-2010

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Lucila Guedes de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/427
Resumo: Como os estudantes de 5° ano significam narrativas visuais e verbo-visuais do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE/2010), frente às potencialidades das linguagens presentes nas obras literárias selecionadas? Essa pergunta revela o problema da investigação. Para fundamentar as discussões sobre educação, linguagem e literatura, foram utilizadas reflexões de Adorno (1995), Bakhtin (2003), Ramos e Panozzo (2011), Zilberman (1998; 2004), Solé (1998), Martins (1994), Soares (2010), Candido (2004) Benjamim (1996), Dondis (2000) e Oliveira (2008a e b), Panozzo (2001) e Rojo (2009). A pesquisa analisou a leitura de quatro obras literárias do acervo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) 2010, efetivada por quatro estudantes da escola pública da rede municipal de Farroupilha, no período de três meses, apresentando potencialidades de sentidos que configuram as linguagens constitutivas de cada obra, que são: Pula, Gato (CASTANHA, 2006), Leonardo (CRUZ, 2006), O Capitão e a Sereia (NEVES, 2010) e Quando eu era pequena (PRADO, 2011). As evidências reveladas pelo modo como os sujeitos leram as linguagens presentes na obra literária ressaltam a necessidade de implementar ações que contribuam para os letramentos verbal e visual. Este estudo pertence à linha de pesquisa Educação, Epistemologia e Linguagem do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul.
id UCS_588624105186ac3853dd0a9a27e9aea1
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/427
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Oliveira, Lucila Guedes deDebus, Eliane Santana DiasPanozzo, Neiva Senaide PetryRamos, Flávia Brocchetto2014-05-29T16:13:33Z2014-05-29T16:13:33Z2014-05-292013-08-14https://repositorio.ucs.br/handle/11338/427Como os estudantes de 5° ano significam narrativas visuais e verbo-visuais do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE/2010), frente às potencialidades das linguagens presentes nas obras literárias selecionadas? Essa pergunta revela o problema da investigação. Para fundamentar as discussões sobre educação, linguagem e literatura, foram utilizadas reflexões de Adorno (1995), Bakhtin (2003), Ramos e Panozzo (2011), Zilberman (1998; 2004), Solé (1998), Martins (1994), Soares (2010), Candido (2004) Benjamim (1996), Dondis (2000) e Oliveira (2008a e b), Panozzo (2001) e Rojo (2009). A pesquisa analisou a leitura de quatro obras literárias do acervo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) 2010, efetivada por quatro estudantes da escola pública da rede municipal de Farroupilha, no período de três meses, apresentando potencialidades de sentidos que configuram as linguagens constitutivas de cada obra, que são: Pula, Gato (CASTANHA, 2006), Leonardo (CRUZ, 2006), O Capitão e a Sereia (NEVES, 2010) e Quando eu era pequena (PRADO, 2011). As evidências reveladas pelo modo como os sujeitos leram as linguagens presentes na obra literária ressaltam a necessidade de implementar ações que contribuam para os letramentos verbal e visual. Este estudo pertence à linha de pesquisa Educação, Epistemologia e Linguagem do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul.How do the students of the 5th grade attribute meaning to the Visual and Verb-visual narratives of the National Programme of the School Library (PNBE/2010), facing the potential of languages presented in the chosen literary works? That question reveals the problem of this research. To base the discussions about education, language and literature, we have used the contributions of Adorno (1995), Bakhtin (2003), Ramos and Panozzo (2011), Zilberman (1998; 2004), Solé (1998), Martins (1994), Soares (2010), Candido (2004) Benjamin (1996), Dondis (2000), Oliveira (2008a e b), Panozzo (2001) and Rojo (2009). This research analyzed four reading literary works of the National School Library Program (PNBE) 2010, carried out by four students from the public school of municipal Farroupilha, within three months, showing the potential of senses that configure the constituent languages of each work, which are: Pula, Gato, (CASTANHA, 2006), Leonardo (CRUZ, 2006), O Capitão e a Sereia (NEVES, 2010) and Quando eu era pequena (PRADO, 2011). The evidence revealed by how the subjects read the languages present in these four books underscored the need to implement actions which may contribute to the verbal and visual literacy. This study belongs to the line of research on education, epistemology and language by the graduate program in education at the Universidade de Caxias do Sul.LeituraLiteratura infantilLetramentoLeitura de narrativas visuais e verbo-visuais no PNBE-2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/0260279229484285OLIVEIRA, L. G.Programa de Pós-Graduação em EducaçãoTEXTDissertacao Lucila Guedes de Oliveira.pdf.txtDissertacao Lucila Guedes de Oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain294593https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/427/3/Dissertacao%20Lucila%20Guedes%20de%20Oliveira.pdf.txt1b358178f40ead17325a1cc694738ca5MD53THUMBNAILDissertacao Lucila Guedes de Oliveira.pdf.jpgDissertacao Lucila Guedes de Oliveira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1176https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/427/4/Dissertacao%20Lucila%20Guedes%20de%20Oliveira.pdf.jpg4f688ef9c45d01c0eb7ea5330690c496MD54ORIGINALDissertacao Lucila Guedes de Oliveira.pdfDissertacao Lucila Guedes de Oliveira.pdfapplication/pdf3512444https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/427/1/Dissertacao%20Lucila%20Guedes%20de%20Oliveira.pdfee3451e4d6200a465489ecd8496730b8MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/427/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/4272018-08-17 06:06:28.019oai:repositorio.ucs.br:11338/427IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:04:00.559793Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Leitura de narrativas visuais e verbo-visuais no PNBE-2010
title Leitura de narrativas visuais e verbo-visuais no PNBE-2010
spellingShingle Leitura de narrativas visuais e verbo-visuais no PNBE-2010
Oliveira, Lucila Guedes de
Leitura
Literatura infantil
Letramento
title_short Leitura de narrativas visuais e verbo-visuais no PNBE-2010
title_full Leitura de narrativas visuais e verbo-visuais no PNBE-2010
title_fullStr Leitura de narrativas visuais e verbo-visuais no PNBE-2010
title_full_unstemmed Leitura de narrativas visuais e verbo-visuais no PNBE-2010
title_sort Leitura de narrativas visuais e verbo-visuais no PNBE-2010
author Oliveira, Lucila Guedes de
author_facet Oliveira, Lucila Guedes de
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Debus, Eliane Santana Dias
Panozzo, Neiva Senaide Petry
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Lucila Guedes de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramos, Flávia Brocchetto
contributor_str_mv Ramos, Flávia Brocchetto
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Literatura infantil
Letramento
topic Leitura
Literatura infantil
Letramento
description Como os estudantes de 5° ano significam narrativas visuais e verbo-visuais do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE/2010), frente às potencialidades das linguagens presentes nas obras literárias selecionadas? Essa pergunta revela o problema da investigação. Para fundamentar as discussões sobre educação, linguagem e literatura, foram utilizadas reflexões de Adorno (1995), Bakhtin (2003), Ramos e Panozzo (2011), Zilberman (1998; 2004), Solé (1998), Martins (1994), Soares (2010), Candido (2004) Benjamim (1996), Dondis (2000) e Oliveira (2008a e b), Panozzo (2001) e Rojo (2009). A pesquisa analisou a leitura de quatro obras literárias do acervo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) 2010, efetivada por quatro estudantes da escola pública da rede municipal de Farroupilha, no período de três meses, apresentando potencialidades de sentidos que configuram as linguagens constitutivas de cada obra, que são: Pula, Gato (CASTANHA, 2006), Leonardo (CRUZ, 2006), O Capitão e a Sereia (NEVES, 2010) e Quando eu era pequena (PRADO, 2011). As evidências reveladas pelo modo como os sujeitos leram as linguagens presentes na obra literária ressaltam a necessidade de implementar ações que contribuam para os letramentos verbal e visual. Este estudo pertence à linha de pesquisa Educação, Epistemologia e Linguagem do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul.
publishDate 2013
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2013-08-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-05-29T16:13:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-05-29T16:13:33Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-05-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/handle/11338/427
url https://repositorio.ucs.br/handle/11338/427
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/427/3/Dissertacao%20Lucila%20Guedes%20de%20Oliveira.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/427/4/Dissertacao%20Lucila%20Guedes%20de%20Oliveira.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/427/1/Dissertacao%20Lucila%20Guedes%20de%20Oliveira.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/427/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1b358178f40ead17325a1cc694738ca5
4f688ef9c45d01c0eb7ea5330690c496
ee3451e4d6200a465489ecd8496730b8
deeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1822887785899491328