Leitura de narrativas visuais e verbo-visuais no PNBE-2010
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/427 |
Resumo: | Como os estudantes de 5° ano significam narrativas visuais e verbo-visuais do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE/2010), frente às potencialidades das linguagens presentes nas obras literárias selecionadas? Essa pergunta revela o problema da investigação. Para fundamentar as discussões sobre educação, linguagem e literatura, foram utilizadas reflexões de Adorno (1995), Bakhtin (2003), Ramos e Panozzo (2011), Zilberman (1998; 2004), Solé (1998), Martins (1994), Soares (2010), Candido (2004) Benjamim (1996), Dondis (2000) e Oliveira (2008a e b), Panozzo (2001) e Rojo (2009). A pesquisa analisou a leitura de quatro obras literárias do acervo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) 2010, efetivada por quatro estudantes da escola pública da rede municipal de Farroupilha, no período de três meses, apresentando potencialidades de sentidos que configuram as linguagens constitutivas de cada obra, que são: Pula, Gato (CASTANHA, 2006), Leonardo (CRUZ, 2006), O Capitão e a Sereia (NEVES, 2010) e Quando eu era pequena (PRADO, 2011). As evidências reveladas pelo modo como os sujeitos leram as linguagens presentes na obra literária ressaltam a necessidade de implementar ações que contribuam para os letramentos verbal e visual. Este estudo pertence à linha de pesquisa Educação, Epistemologia e Linguagem do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul. |
id |
UCS_588624105186ac3853dd0a9a27e9aea1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/427 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Lucila Guedes deDebus, Eliane Santana DiasPanozzo, Neiva Senaide PetryRamos, Flávia Brocchetto2014-05-29T16:13:33Z2014-05-29T16:13:33Z2014-05-292013-08-14https://repositorio.ucs.br/handle/11338/427Como os estudantes de 5° ano significam narrativas visuais e verbo-visuais do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE/2010), frente às potencialidades das linguagens presentes nas obras literárias selecionadas? Essa pergunta revela o problema da investigação. Para fundamentar as discussões sobre educação, linguagem e literatura, foram utilizadas reflexões de Adorno (1995), Bakhtin (2003), Ramos e Panozzo (2011), Zilberman (1998; 2004), Solé (1998), Martins (1994), Soares (2010), Candido (2004) Benjamim (1996), Dondis (2000) e Oliveira (2008a e b), Panozzo (2001) e Rojo (2009). A pesquisa analisou a leitura de quatro obras literárias do acervo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) 2010, efetivada por quatro estudantes da escola pública da rede municipal de Farroupilha, no período de três meses, apresentando potencialidades de sentidos que configuram as linguagens constitutivas de cada obra, que são: Pula, Gato (CASTANHA, 2006), Leonardo (CRUZ, 2006), O Capitão e a Sereia (NEVES, 2010) e Quando eu era pequena (PRADO, 2011). As evidências reveladas pelo modo como os sujeitos leram as linguagens presentes na obra literária ressaltam a necessidade de implementar ações que contribuam para os letramentos verbal e visual. Este estudo pertence à linha de pesquisa Educação, Epistemologia e Linguagem do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul.How do the students of the 5th grade attribute meaning to the Visual and Verb-visual narratives of the National Programme of the School Library (PNBE/2010), facing the potential of languages presented in the chosen literary works? That question reveals the problem of this research. To base the discussions about education, language and literature, we have used the contributions of Adorno (1995), Bakhtin (2003), Ramos and Panozzo (2011), Zilberman (1998; 2004), Solé (1998), Martins (1994), Soares (2010), Candido (2004) Benjamin (1996), Dondis (2000), Oliveira (2008a e b), Panozzo (2001) and Rojo (2009). This research analyzed four reading literary works of the National School Library Program (PNBE) 2010, carried out by four students from the public school of municipal Farroupilha, within three months, showing the potential of senses that configure the constituent languages of each work, which are: Pula, Gato, (CASTANHA, 2006), Leonardo (CRUZ, 2006), O Capitão e a Sereia (NEVES, 2010) and Quando eu era pequena (PRADO, 2011). The evidence revealed by how the subjects read the languages present in these four books underscored the need to implement actions which may contribute to the verbal and visual literacy. This study belongs to the line of research on education, epistemology and language by the graduate program in education at the Universidade de Caxias do Sul.LeituraLiteratura infantilLetramentoLeitura de narrativas visuais e verbo-visuais no PNBE-2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/0260279229484285OLIVEIRA, L. G.Programa de Pós-Graduação em EducaçãoTEXTDissertacao Lucila Guedes de Oliveira.pdf.txtDissertacao Lucila Guedes de Oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain294593https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/427/3/Dissertacao%20Lucila%20Guedes%20de%20Oliveira.pdf.txt1b358178f40ead17325a1cc694738ca5MD53THUMBNAILDissertacao Lucila Guedes de Oliveira.pdf.jpgDissertacao Lucila Guedes de Oliveira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1176https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/427/4/Dissertacao%20Lucila%20Guedes%20de%20Oliveira.pdf.jpg4f688ef9c45d01c0eb7ea5330690c496MD54ORIGINALDissertacao Lucila Guedes de Oliveira.pdfDissertacao Lucila Guedes de Oliveira.pdfapplication/pdf3512444https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/427/1/Dissertacao%20Lucila%20Guedes%20de%20Oliveira.pdfee3451e4d6200a465489ecd8496730b8MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/427/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/4272018-08-17 06:06:28.019oai:repositorio.ucs.br:11338/427IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:04:00.559793Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Leitura de narrativas visuais e verbo-visuais no PNBE-2010 |
title |
Leitura de narrativas visuais e verbo-visuais no PNBE-2010 |
spellingShingle |
Leitura de narrativas visuais e verbo-visuais no PNBE-2010 Oliveira, Lucila Guedes de Leitura Literatura infantil Letramento |
title_short |
Leitura de narrativas visuais e verbo-visuais no PNBE-2010 |
title_full |
Leitura de narrativas visuais e verbo-visuais no PNBE-2010 |
title_fullStr |
Leitura de narrativas visuais e verbo-visuais no PNBE-2010 |
title_full_unstemmed |
Leitura de narrativas visuais e verbo-visuais no PNBE-2010 |
title_sort |
Leitura de narrativas visuais e verbo-visuais no PNBE-2010 |
author |
Oliveira, Lucila Guedes de |
author_facet |
Oliveira, Lucila Guedes de |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Debus, Eliane Santana Dias Panozzo, Neiva Senaide Petry |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Lucila Guedes de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ramos, Flávia Brocchetto |
contributor_str_mv |
Ramos, Flávia Brocchetto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Literatura infantil Letramento |
topic |
Leitura Literatura infantil Letramento |
description |
Como os estudantes de 5° ano significam narrativas visuais e verbo-visuais do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE/2010), frente às potencialidades das linguagens presentes nas obras literárias selecionadas? Essa pergunta revela o problema da investigação. Para fundamentar as discussões sobre educação, linguagem e literatura, foram utilizadas reflexões de Adorno (1995), Bakhtin (2003), Ramos e Panozzo (2011), Zilberman (1998; 2004), Solé (1998), Martins (1994), Soares (2010), Candido (2004) Benjamim (1996), Dondis (2000) e Oliveira (2008a e b), Panozzo (2001) e Rojo (2009). A pesquisa analisou a leitura de quatro obras literárias do acervo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) 2010, efetivada por quatro estudantes da escola pública da rede municipal de Farroupilha, no período de três meses, apresentando potencialidades de sentidos que configuram as linguagens constitutivas de cada obra, que são: Pula, Gato (CASTANHA, 2006), Leonardo (CRUZ, 2006), O Capitão e a Sereia (NEVES, 2010) e Quando eu era pequena (PRADO, 2011). As evidências reveladas pelo modo como os sujeitos leram as linguagens presentes na obra literária ressaltam a necessidade de implementar ações que contribuam para os letramentos verbal e visual. Este estudo pertence à linha de pesquisa Educação, Epistemologia e Linguagem do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul. |
publishDate |
2013 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2013-08-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-05-29T16:13:33Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-05-29T16:13:33Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-05-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/427 |
url |
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/427 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/427/3/Dissertacao%20Lucila%20Guedes%20de%20Oliveira.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/427/4/Dissertacao%20Lucila%20Guedes%20de%20Oliveira.pdf.jpg https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/427/1/Dissertacao%20Lucila%20Guedes%20de%20Oliveira.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/427/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1b358178f40ead17325a1cc694738ca5 4f688ef9c45d01c0eb7ea5330690c496 ee3451e4d6200a465489ecd8496730b8 deeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822887785899491328 |