Por que amamos a música que consumimos? O pop em busca da sensibilização do público
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/9430 |
Resumo: | A música pop vem crescendo exponencialmente e tomando grandes proporções no cenário musical mundial. Em vista disso, o presente estudo tem a finalidade de compreender os elementos e recursos utilizados pelo mercado fonográfico a fim de embelezar e tornar atrativo o seu produto principal, a música. Dessa forma, busca-se uma maior compreensão sobre a história, o cenário e os padrões que podem ser observados nas composições de sucesso dentro da música pop. Para tanto, em um primeiro momento, realiza-se pesquisa bibliográfica para a compreensão de conceitos fundamentais e para a contextualização dos tópicos importantes para o estudo, que se referem as histórias contadas nas letras (storytelling), aos sons que podem despertar nostalgia e as técnicas de produção musical. Em seguida, trabalha-se uma análise de músicas pop atuais, utilizando como critérios norteadores os conceitos mencionados anteriormente, oportunizando assim uma analise musical sob diferentes vieses e perspectivas. Com isso, visa-se destacar e estabelecer os recursos e elementos que podem estetizar a música sob a perspectiva do ouvinte. Como resultado, observa-se que a música pode assumir diferentes significados para cada pessoa e que, mesmo seguindo recursos de ordem estética, como duração, álbum conceitual, colaboração, interpretação, repetição e palimpsesto, pode carregar grande valor emocional. Com base nisso, este estudo conclui que a beleza musical é fortemente influenciada pelo mercado fonográfico, porém variável e dependente do indivíduo. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_5c2a394bdfe2915d7240fabdcb127412 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/9430 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Sarah CristinaBocchese, MarcellTrajano, Júlio Cézar ColbeichSilva, Ivana Almeida da2022-02-04T19:27:44Z2022-02-04T19:27:44Z2021-12-202021-12-02https://repositorio.ucs.br/11338/9430A música pop vem crescendo exponencialmente e tomando grandes proporções no cenário musical mundial. Em vista disso, o presente estudo tem a finalidade de compreender os elementos e recursos utilizados pelo mercado fonográfico a fim de embelezar e tornar atrativo o seu produto principal, a música. Dessa forma, busca-se uma maior compreensão sobre a história, o cenário e os padrões que podem ser observados nas composições de sucesso dentro da música pop. Para tanto, em um primeiro momento, realiza-se pesquisa bibliográfica para a compreensão de conceitos fundamentais e para a contextualização dos tópicos importantes para o estudo, que se referem as histórias contadas nas letras (storytelling), aos sons que podem despertar nostalgia e as técnicas de produção musical. Em seguida, trabalha-se uma análise de músicas pop atuais, utilizando como critérios norteadores os conceitos mencionados anteriormente, oportunizando assim uma analise musical sob diferentes vieses e perspectivas. Com isso, visa-se destacar e estabelecer os recursos e elementos que podem estetizar a música sob a perspectiva do ouvinte. Como resultado, observa-se que a música pode assumir diferentes significados para cada pessoa e que, mesmo seguindo recursos de ordem estética, como duração, álbum conceitual, colaboração, interpretação, repetição e palimpsesto, pode carregar grande valor emocional. Com base nisso, este estudo conclui que a beleza musical é fortemente influenciada pelo mercado fonográfico, porém variável e dependente do indivíduo. [resumo fornecido pelo autor]Pop music has been growing exponentially and gaining large proportions in the global music scenario. In view of that, the present study aims to comprehend the elements and resources used by the music industry to embellish and make its main product, music, appealing. This way, this investigation pursuits a better understanding of the history, the scenario and the patterns that can be observed in the successful compositions of pop music. For that purpose, at first it employs bibliographical research to further understand fundamental concepts and to contextualize the important topics for this study, which refer to the stories told by the lyrics (storytelling), to the sounds that can awaken nostalgia and to the techniques of musical production. Then, the study performs an analysis of current pop songs, using as guiding criteria the previously mentioned concepts, therefore enabling a musical analysis under different biases and perspectives. With that, it aims to highlight and establish the resources and elements that can embellish songs under the perspective of the listener. As a result, the research has identified that music can take on different meanings to each person and that, even following aesthetic features such as concept album, duration, collaborations, repetition and palimpsest, it can carry great emotional value. Hence, the study reaches the conclusion that musical beauty is strongly influenced by the music industry, yet it is variable and dependent on the individual. [resumo fornecido pelo autor]PublicidadeMúsica popularRegistros sonoros - IndústriaArte de contar históriasPor que amamos a música que consumimos? O pop em busca da sensibilização do públicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Publicidade e PropagandaCampus Universitário de Caxias do Sul2021-12-19ORIGINALTCC Sarah Cristina da Silva.pdfTCC Sarah Cristina da Silva.pdfapplication/pdf9394034https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9430/1/TCC%20Sarah%20Cristina%20da%20Silva.pdf5f53a163ef71038513648b469edc7589MD51TEXTTCC Sarah Cristina da Silva.pdf.txtTCC Sarah Cristina da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain322625https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9430/2/TCC%20Sarah%20Cristina%20da%20Silva.pdf.txte887ba8ca9a2828bb1cd8226cdd2c6d0MD52THUMBNAILTCC Sarah Cristina da Silva.pdf.jpgTCC Sarah Cristina da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg957https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9430/3/TCC%20Sarah%20Cristina%20da%20Silva.pdf.jpg5236f38619ae77f31ba8d1a45e2e1cb7MD5311338/94302022-10-18 18:40:09.575oai:repositorio.ucs.br:11338/9430Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:05:42.114160Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Por que amamos a música que consumimos? O pop em busca da sensibilização do público |
title |
Por que amamos a música que consumimos? O pop em busca da sensibilização do público |
spellingShingle |
Por que amamos a música que consumimos? O pop em busca da sensibilização do público Silva, Sarah Cristina Publicidade Música popular Registros sonoros - Indústria Arte de contar histórias |
title_short |
Por que amamos a música que consumimos? O pop em busca da sensibilização do público |
title_full |
Por que amamos a música que consumimos? O pop em busca da sensibilização do público |
title_fullStr |
Por que amamos a música que consumimos? O pop em busca da sensibilização do público |
title_full_unstemmed |
Por que amamos a música que consumimos? O pop em busca da sensibilização do público |
title_sort |
Por que amamos a música que consumimos? O pop em busca da sensibilização do público |
author |
Silva, Sarah Cristina |
author_facet |
Silva, Sarah Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Bocchese, Marcell Trajano, Júlio Cézar Colbeich |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Sarah Cristina |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Ivana Almeida da |
contributor_str_mv |
Silva, Ivana Almeida da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade Música popular Registros sonoros - Indústria Arte de contar histórias |
topic |
Publicidade Música popular Registros sonoros - Indústria Arte de contar histórias |
description |
A música pop vem crescendo exponencialmente e tomando grandes proporções no cenário musical mundial. Em vista disso, o presente estudo tem a finalidade de compreender os elementos e recursos utilizados pelo mercado fonográfico a fim de embelezar e tornar atrativo o seu produto principal, a música. Dessa forma, busca-se uma maior compreensão sobre a história, o cenário e os padrões que podem ser observados nas composições de sucesso dentro da música pop. Para tanto, em um primeiro momento, realiza-se pesquisa bibliográfica para a compreensão de conceitos fundamentais e para a contextualização dos tópicos importantes para o estudo, que se referem as histórias contadas nas letras (storytelling), aos sons que podem despertar nostalgia e as técnicas de produção musical. Em seguida, trabalha-se uma análise de músicas pop atuais, utilizando como critérios norteadores os conceitos mencionados anteriormente, oportunizando assim uma analise musical sob diferentes vieses e perspectivas. Com isso, visa-se destacar e estabelecer os recursos e elementos que podem estetizar a música sob a perspectiva do ouvinte. Como resultado, observa-se que a música pode assumir diferentes significados para cada pessoa e que, mesmo seguindo recursos de ordem estética, como duração, álbum conceitual, colaboração, interpretação, repetição e palimpsesto, pode carregar grande valor emocional. Com base nisso, este estudo conclui que a beleza musical é fortemente influenciada pelo mercado fonográfico, porém variável e dependente do indivíduo. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2021 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2021-12-02 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-12-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-04T19:27:44Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-04T19:27:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/9430 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/9430 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9430/1/TCC%20Sarah%20Cristina%20da%20Silva.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9430/2/TCC%20Sarah%20Cristina%20da%20Silva.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9430/3/TCC%20Sarah%20Cristina%20da%20Silva.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5f53a163ef71038513648b469edc7589 e887ba8ca9a2828bb1cd8226cdd2c6d0 5236f38619ae77f31ba8d1a45e2e1cb7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258456449155072 |