O navegar da docência no contexto neoliberal: (im)possibilidades de análise, na perspectiva da biopolítica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ozival Barbosa da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/12172
Resumo: Esta dissertação apresenta um estudo bibliográfico acerca da "Atuação docente no contexto neoliberal: (im)possibilidades de análise na perspectiva da biopolítica". A pesquisa está fundamentada no pensamento de Michel Foucault que trata sobre a funcionalidade, técnicas, práticas do poder, que em decorrência dos processos históricos constituem dispositivos biopolíticos. Tem como objetivo geral analisar a atuação docente no contexto neoliberal a partir da perspectiva biopolítica, buscando estabelecer possibilidades de avanços nesse processo. Além das formulações foucaultianas, outros fios condutores para o estabelecimento de reflexões acerca desta temática compreendem nos seguintes autores: Agamben (2004, 2007, 2009), Arendt (2001, 2004) e Freire (1976, 1979, 1996). Frisa-se a importância de inserir o pensamento de Paulo Freire, configurando um confronto de ideias no campo educacional, trazendo a emancipação como um novo caminho de transformação da realidade. A pesquisa debruça-se sobre análises qualitativas, tendo em Marconi e Lakatos (2003) a possibilidade de desenvolver pesquisa bibliográfica, sendo aplicado o método hermenêutico. Os resultados nos mostraram que o neoliberalismo tem atuado fortemente, sendo uma forma de atuação de governo; a biopolítica é uma aresta deste tão grande guarda-chuva em que a educação tem lugar de grande expansão para otimização dos dispositivos de poder e controle dos corpos. A biopolítica se dissemina, efetiva-se, às vezes, de forma sutil ou escancarada, mas a realidade é que não podemos fugir dessa atuação política. As concepções progressistas da educação apresentam-se como possibilidade de superação e emancipação, que nos levam a acreditar que, nesse contexto, o professor assume o papel transformador e emancipador dos seus alunos, desenvolvendo o seu fazer pedagógico voltado para o compartilhamento do conhecimento, indo em direção à dimensão crítica e reflexiva. Isso nos faz refletir sobre a atuação pedagógica no campo da resistência, liberdade e esperança, para não só incluir, mas promover o livre conhecimento, deixar livres os sujeitos, a fim de que se tornem capazes de decidir por si mesmos, transformando o mundo mais igualitário e humanizado. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_5c67b18145ca0474129d332fcdc04af8
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/12172
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Silva, Ozival Barbosa daTrevisan, Amarildo LuizMores, AndréiaRosa, Geraldo Antônio da2023-06-20T13:42:21Z2023-06-20T13:42:21Z2023-06-202023-05-31https://repositorio.ucs.br/11338/12172Esta dissertação apresenta um estudo bibliográfico acerca da "Atuação docente no contexto neoliberal: (im)possibilidades de análise na perspectiva da biopolítica". A pesquisa está fundamentada no pensamento de Michel Foucault que trata sobre a funcionalidade, técnicas, práticas do poder, que em decorrência dos processos históricos constituem dispositivos biopolíticos. Tem como objetivo geral analisar a atuação docente no contexto neoliberal a partir da perspectiva biopolítica, buscando estabelecer possibilidades de avanços nesse processo. Além das formulações foucaultianas, outros fios condutores para o estabelecimento de reflexões acerca desta temática compreendem nos seguintes autores: Agamben (2004, 2007, 2009), Arendt (2001, 2004) e Freire (1976, 1979, 1996). Frisa-se a importância de inserir o pensamento de Paulo Freire, configurando um confronto de ideias no campo educacional, trazendo a emancipação como um novo caminho de transformação da realidade. A pesquisa debruça-se sobre análises qualitativas, tendo em Marconi e Lakatos (2003) a possibilidade de desenvolver pesquisa bibliográfica, sendo aplicado o método hermenêutico. Os resultados nos mostraram que o neoliberalismo tem atuado fortemente, sendo uma forma de atuação de governo; a biopolítica é uma aresta deste tão grande guarda-chuva em que a educação tem lugar de grande expansão para otimização dos dispositivos de poder e controle dos corpos. A biopolítica se dissemina, efetiva-se, às vezes, de forma sutil ou escancarada, mas a realidade é que não podemos fugir dessa atuação política. As concepções progressistas da educação apresentam-se como possibilidade de superação e emancipação, que nos levam a acreditar que, nesse contexto, o professor assume o papel transformador e emancipador dos seus alunos, desenvolvendo o seu fazer pedagógico voltado para o compartilhamento do conhecimento, indo em direção à dimensão crítica e reflexiva. Isso nos faz refletir sobre a atuação pedagógica no campo da resistência, liberdade e esperança, para não só incluir, mas promover o livre conhecimento, deixar livres os sujeitos, a fim de que se tornem capazes de decidir por si mesmos, transformando o mundo mais igualitário e humanizado. [resumo fornecido pelo autor]This dissertation presents a bibliographical study about "Teaching performance in the neoliberal context: (im)possibilities of analysis from the perspective of biopolitics". The research is based on the thought of Michel Foucault, who deals with the functionality, techniques, practices of power, which, as a result of historical processes, constitute biopolitical devices. Its general objective is to analyze teaching activities in the neoliberal context from the biopolitical perspective, seeking to establish possibilities for advances in this process. In addition to Foucault's formulations, other guiding threads for the establishment of reflections on this theme include the following authors: Agamben (2004, 2007, 2009), Arendt (2001, 2004) and Freire (1976, 1979, 1996). It emphasizes the importance of inserting Paulo Freire's thought, configuring a confrontation of ideas in the educational field, bringing emancipation as a new way of transforming reality. The research focuses on qualitative analyses, having in Marconi and Lakatos (2003) the possibility of developing bibliographical research, applying the hermeneutic method. The results showed us that neoliberalism has acted strongly, being a form of government action; biopolitics is an edge of this huge umbrella in which education takes place in a great expansion for optimizing the devices of power and control of the bodies. Biopolitics spreads, it takes effect, sometimes in a subtle or overt way, but the reality is that we cannot escape this political action. The progressive conceptions of education are presented as a possibility of overcoming and emancipation, which lead us to believe that, in this context, the teacher assumes the transforming and emancipating role of his students, developing his pedagogical work aimed at sharing knowledge, going towards the critical and reflective dimension. This makes us reflect on the pedagogical action in the field of resistance, freedom and hope, not only to include, but to promote free knowledge, leaving subjects free, so that they become capable of deciding for themselves, transforming the world more egalitarian and humane. [resumo fornecido pelo autor]engporNeoliberalismoBiopolíticaProfessoresEstudantesEducaçãoNeoliberalismBiopoliticsTeachersStudentEducationO navegar da docência no contexto neoliberal: (im)possibilidades de análise, na perspectiva da biopolítica.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/7174673404130692Silva, Ozival Barbosa daMestrado Acadêmico em EducaçãoCampus Universitário de Caxias do Sul2023-06-19ORIGINALDissertação Ozival Barbosa da Silva.pdfDissertação Ozival Barbosa da Silva.pdfapplication/pdf880651https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12172/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Ozival%20Barbosa%20da%20Silva.pdf31b3188988f7bc839e3ab2feb51c3dbbMD51TEXTDissertação Ozival Barbosa da Silva.pdf.txtDissertação Ozival Barbosa da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain342926https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12172/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Ozival%20Barbosa%20da%20Silva.pdf.txt1db1c1bb7f0f98be77ddb5d687cb15ccMD52THUMBNAILDissertação Ozival Barbosa da Silva.pdf.jpgDissertação Ozival Barbosa da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1194https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12172/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Ozival%20Barbosa%20da%20Silva.pdf.jpg038c05dbef9859d0ce94a34f0315d946MD5311338/121722023-06-21 07:00:25.505oai:repositorio.ucs.br:11338/12172Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2023-06-21T07:00:25Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O navegar da docência no contexto neoliberal: (im)possibilidades de análise, na perspectiva da biopolítica.
title O navegar da docência no contexto neoliberal: (im)possibilidades de análise, na perspectiva da biopolítica.
spellingShingle O navegar da docência no contexto neoliberal: (im)possibilidades de análise, na perspectiva da biopolítica.
Silva, Ozival Barbosa da
Neoliberalismo
Biopolítica
Professores
Estudantes
Educação
Neoliberalism
Biopolitics
Teachers
Student
Education
title_short O navegar da docência no contexto neoliberal: (im)possibilidades de análise, na perspectiva da biopolítica.
title_full O navegar da docência no contexto neoliberal: (im)possibilidades de análise, na perspectiva da biopolítica.
title_fullStr O navegar da docência no contexto neoliberal: (im)possibilidades de análise, na perspectiva da biopolítica.
title_full_unstemmed O navegar da docência no contexto neoliberal: (im)possibilidades de análise, na perspectiva da biopolítica.
title_sort O navegar da docência no contexto neoliberal: (im)possibilidades de análise, na perspectiva da biopolítica.
author Silva, Ozival Barbosa da
author_facet Silva, Ozival Barbosa da
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Trevisan, Amarildo Luiz
Mores, Andréia
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ozival Barbosa da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rosa, Geraldo Antônio da
contributor_str_mv Rosa, Geraldo Antônio da
dc.subject.por.fl_str_mv Neoliberalismo
Biopolítica
Professores
Estudantes
Educação
topic Neoliberalismo
Biopolítica
Professores
Estudantes
Educação
Neoliberalism
Biopolitics
Teachers
Student
Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Neoliberalism
Biopolitics
Teachers
Student
Education
description Esta dissertação apresenta um estudo bibliográfico acerca da "Atuação docente no contexto neoliberal: (im)possibilidades de análise na perspectiva da biopolítica". A pesquisa está fundamentada no pensamento de Michel Foucault que trata sobre a funcionalidade, técnicas, práticas do poder, que em decorrência dos processos históricos constituem dispositivos biopolíticos. Tem como objetivo geral analisar a atuação docente no contexto neoliberal a partir da perspectiva biopolítica, buscando estabelecer possibilidades de avanços nesse processo. Além das formulações foucaultianas, outros fios condutores para o estabelecimento de reflexões acerca desta temática compreendem nos seguintes autores: Agamben (2004, 2007, 2009), Arendt (2001, 2004) e Freire (1976, 1979, 1996). Frisa-se a importância de inserir o pensamento de Paulo Freire, configurando um confronto de ideias no campo educacional, trazendo a emancipação como um novo caminho de transformação da realidade. A pesquisa debruça-se sobre análises qualitativas, tendo em Marconi e Lakatos (2003) a possibilidade de desenvolver pesquisa bibliográfica, sendo aplicado o método hermenêutico. Os resultados nos mostraram que o neoliberalismo tem atuado fortemente, sendo uma forma de atuação de governo; a biopolítica é uma aresta deste tão grande guarda-chuva em que a educação tem lugar de grande expansão para otimização dos dispositivos de poder e controle dos corpos. A biopolítica se dissemina, efetiva-se, às vezes, de forma sutil ou escancarada, mas a realidade é que não podemos fugir dessa atuação política. As concepções progressistas da educação apresentam-se como possibilidade de superação e emancipação, que nos levam a acreditar que, nesse contexto, o professor assume o papel transformador e emancipador dos seus alunos, desenvolvendo o seu fazer pedagógico voltado para o compartilhamento do conhecimento, indo em direção à dimensão crítica e reflexiva. Isso nos faz refletir sobre a atuação pedagógica no campo da resistência, liberdade e esperança, para não só incluir, mas promover o livre conhecimento, deixar livres os sujeitos, a fim de que se tornem capazes de decidir por si mesmos, transformando o mundo mais igualitário e humanizado. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2023
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2023-05-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-20T13:42:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-20T13:42:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-06-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/12172
url https://repositorio.ucs.br/11338/12172
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12172/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Ozival%20Barbosa%20da%20Silva.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12172/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Ozival%20Barbosa%20da%20Silva.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12172/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Ozival%20Barbosa%20da%20Silva.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 31b3188988f7bc839e3ab2feb51c3dbb
1db1c1bb7f0f98be77ddb5d687cb15cc
038c05dbef9859d0ce94a34f0315d946
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308882187026432