O livro didático e o ensino de história : o que ler, como ler e para que ler
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1073 |
Resumo: | O livro didático configura-se como um dos instrumentos pedagógicos mais utilizados pelos professores em sala de aula. Sabe-se que, a partir do contexto em que são produzidos, os livros didáticos sofrem interferências de diferentes ordens, sejam de cunho político, econômico, seja social ou cultural. Situado nos pressupostos da História Cultural, no que se refere à história do livro e da leitura, este trabalho analisa uma questão fundamental: Como o livro didático de História é apropriado por professores e alunos nas aulas de História? Além disso, os elementos presentes no livro didático, denominados paratexto, influenciam na leitura do livro quando são modificados através de edições? O objetivo também é compreender como professores e alunos se apropriam do livro didático e como os elementos do paratexto interferem (ou não) nessas apropriações. Isso nos permite refletir acerca da problemática no ensino de História, nos seus aspectos teóricos e metodológicos. |
id |
UCS_5c7c08633ad5f0bba060931f9732fa85 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/1073 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Vieira, Cassiane BechelinMeinerz, Carla BeatrizRela, ElianaMonteiro, Katani Maria Nascimento2015-11-25T13:27:39Z2015-11-25T13:27:39Z2015-11-252015-09-09https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1073O livro didático configura-se como um dos instrumentos pedagógicos mais utilizados pelos professores em sala de aula. Sabe-se que, a partir do contexto em que são produzidos, os livros didáticos sofrem interferências de diferentes ordens, sejam de cunho político, econômico, seja social ou cultural. Situado nos pressupostos da História Cultural, no que se refere à história do livro e da leitura, este trabalho analisa uma questão fundamental: Como o livro didático de História é apropriado por professores e alunos nas aulas de História? Além disso, os elementos presentes no livro didático, denominados paratexto, influenciam na leitura do livro quando são modificados através de edições? O objetivo também é compreender como professores e alunos se apropriam do livro didático e como os elementos do paratexto interferem (ou não) nessas apropriações. Isso nos permite refletir acerca da problemática no ensino de História, nos seus aspectos teóricos e metodológicos.The textbook configures itself as one of the pedagogical resources most used in the classroom by teachers. It is understood that, from the context in which they are produced, textbooks suffer interferences from different orders, whether of political, economic, whether social or cultural. This work is situated on the Cultural History’s pretext so far as it is concerned to the book’s history and reading, and it analyses a fundamental question: How the History textbook is appropriated for teachers and students in History classes? Add to that, present elements in the textbook, called paratext influence in book reading when they are modified through editions? The aim is also to understand as teachers and students appropriate of the textbook and as paratext elements interfere (or not) in these appropriations. That may us to reflect concerning of questionable teaching history in its theoretical and methodological aspects.História - EducaçãoHistória - Estudo e ensinoLivros didáticosHistory - EducationHistory - Study and teachingTextbooksO livro didático e o ensino de história : o que ler, como ler e para que lerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/7787024204605930VIEIRA, C. B.Programa de Pós-Graduação em HistóriaTEXTDissertacao Cassiane Bechelin Vieira.pdf.txtDissertacao Cassiane Bechelin Vieira.pdf.txtExtracted texttext/plain253816https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1073/4/Dissertacao%20Cassiane%20Bechelin%20Vieira.pdf.txt5ec2bdc53ba8d469af67d62bda221d06MD54THUMBNAILDissertacao Cassiane Bechelin Vieira.pdf.jpgDissertacao Cassiane Bechelin Vieira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1200https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1073/5/Dissertacao%20Cassiane%20Bechelin%20Vieira.pdf.jpg803a73ad5270b9dfd3506a8d086275daMD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1073/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD52ORIGINALDissertacao Cassiane Bechelin Vieira.pdfDissertacao Cassiane Bechelin Vieira.pdfapplication/pdf3652170https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1073/3/Dissertacao%20Cassiane%20Bechelin%20Vieira.pdf83e57b7ff358fa1966a496f7965203f4MD5311338/10732021-06-09 17:32:16.915oai:repositorio.ucs.br:11338/1073IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T09:58:23.066870Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O livro didático e o ensino de história : o que ler, como ler e para que ler |
title |
O livro didático e o ensino de história : o que ler, como ler e para que ler |
spellingShingle |
O livro didático e o ensino de história : o que ler, como ler e para que ler Vieira, Cassiane Bechelin História - Educação História - Estudo e ensino Livros didáticos History - Education History - Study and teaching Textbooks |
title_short |
O livro didático e o ensino de história : o que ler, como ler e para que ler |
title_full |
O livro didático e o ensino de história : o que ler, como ler e para que ler |
title_fullStr |
O livro didático e o ensino de história : o que ler, como ler e para que ler |
title_full_unstemmed |
O livro didático e o ensino de história : o que ler, como ler e para que ler |
title_sort |
O livro didático e o ensino de história : o que ler, como ler e para que ler |
author |
Vieira, Cassiane Bechelin |
author_facet |
Vieira, Cassiane Bechelin |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Meinerz, Carla Beatriz Rela, Eliana |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Cassiane Bechelin |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Monteiro, Katani Maria Nascimento |
contributor_str_mv |
Monteiro, Katani Maria Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História - Educação História - Estudo e ensino Livros didáticos |
topic |
História - Educação História - Estudo e ensino Livros didáticos History - Education History - Study and teaching Textbooks |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
History - Education History - Study and teaching Textbooks |
description |
O livro didático configura-se como um dos instrumentos pedagógicos mais utilizados pelos professores em sala de aula. Sabe-se que, a partir do contexto em que são produzidos, os livros didáticos sofrem interferências de diferentes ordens, sejam de cunho político, econômico, seja social ou cultural. Situado nos pressupostos da História Cultural, no que se refere à história do livro e da leitura, este trabalho analisa uma questão fundamental: Como o livro didático de História é apropriado por professores e alunos nas aulas de História? Além disso, os elementos presentes no livro didático, denominados paratexto, influenciam na leitura do livro quando são modificados através de edições? O objetivo também é compreender como professores e alunos se apropriam do livro didático e como os elementos do paratexto interferem (ou não) nessas apropriações. Isso nos permite refletir acerca da problemática no ensino de História, nos seus aspectos teóricos e metodológicos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2015-09-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-11-25T13:27:39Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-11-25T13:27:39Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-11-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1073 |
url |
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1073 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1073/4/Dissertacao%20Cassiane%20Bechelin%20Vieira.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1073/5/Dissertacao%20Cassiane%20Bechelin%20Vieira.pdf.jpg https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1073/2/license.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1073/3/Dissertacao%20Cassiane%20Bechelin%20Vieira.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5ec2bdc53ba8d469af67d62bda221d06 803a73ad5270b9dfd3506a8d086275da deeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955d 83e57b7ff358fa1966a496f7965203f4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258414528135168 |