Determinação do intervalo de máxima eficiência na usinagem de tambores de freio fundido cinzento SAE J431 G3500 com ferramentas de CBN
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/11843 |
Resumo: | Esta dissertação tem por objetivo realizar a identificação do intervalo de máxima eficiência na usinagem de tambores de freio fabricados a partir de ferro fundido cinzento SAE J431 G3500. Para esta determinação, grupos distintos de tambores de freio foram usinados com velocidades de corte de 800, 900, 1.000, 1.100 e 1.200 metros por minuto. Após o término dos ensaios, identificou-se o desgaste que cada inserto de CBN apresentou, relacionando a quantidade de tambores de freio usinados com a velocidade de corte empregada, o tempo utilizado e o custo associado ao processo de usinagem. Como resultado, a condição econômica de usinagem pôde ser determinada quando a velocidade de corte de 800 metros por minuto é utilizada, apresentando um custo de usinagem de $ 9,18 por tambor usinado. A condição de máxima produção foi identificada no emprego da velocidade de 900 metros por minuto, onde foi possível a usinagem de 29 tambores de freio por hora. Com o emprego de velocidades de corte de 800 à 900 metros por minuto, estratégias produtivas devem ser utilizadas dentro deste intervalo, para a obtenção de uma máxima eficiência no processo de usinagem de tambores de freio fabricados a partir de ferro fundido cinzento, quando utilizado insertos de CBN. [resumo fornecido pelo autor] |
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Velho, Samuel InácioMichels, Alexandre FassiniReis, Zaida Cristiane dosBatalha, Gilmar FerreiraZeilmann, Rodrigo Panosso2023-04-11T14:22:42Z2023-04-11T14:22:42Z2023-04-072022-12-15https://repositorio.ucs.br/11338/11843Esta dissertação tem por objetivo realizar a identificação do intervalo de máxima eficiência na usinagem de tambores de freio fabricados a partir de ferro fundido cinzento SAE J431 G3500. Para esta determinação, grupos distintos de tambores de freio foram usinados com velocidades de corte de 800, 900, 1.000, 1.100 e 1.200 metros por minuto. Após o término dos ensaios, identificou-se o desgaste que cada inserto de CBN apresentou, relacionando a quantidade de tambores de freio usinados com a velocidade de corte empregada, o tempo utilizado e o custo associado ao processo de usinagem. Como resultado, a condição econômica de usinagem pôde ser determinada quando a velocidade de corte de 800 metros por minuto é utilizada, apresentando um custo de usinagem de $ 9,18 por tambor usinado. A condição de máxima produção foi identificada no emprego da velocidade de 900 metros por minuto, onde foi possível a usinagem de 29 tambores de freio por hora. Com o emprego de velocidades de corte de 800 à 900 metros por minuto, estratégias produtivas devem ser utilizadas dentro deste intervalo, para a obtenção de uma máxima eficiência no processo de usinagem de tambores de freio fabricados a partir de ferro fundido cinzento, quando utilizado insertos de CBN. [resumo fornecido pelo autor]This dissertation aims to identify the range of maximum efficiency in the machining of brake drums made from gray cast iron SAE J431 G3500. For this determination, distinct groups of brake drums were machined with cutting speeds of 800, 900, 1.000, 1.100, and 1.200 meters per minute. After the end of the tests, the wear that each CBN insert presented was identified, relating the number of machined brake drums with the cutting speed used, the time used, and the cost associated with the machining process. As a result, the economic machining condition could be determined when the cutting speed of 800 meters per minute is used, presenting a machining cost of $ 9,18 per machined drum. The maximum production condition was identified using a speed of 900 meters per minute, where it was possible to machine 29 brake drums per hour. With cutting speeds of 800 to 900 meters per minute, productive strategies must be used within this range to obtain maximum efficiency in the machining process of brake drums manufactured from gray cast iron, when using inserts of CBN. [resumo fornecido pelo autor]engporFerro fundidoTorneamentoUsinagemEficiência industrialCast-ironLathingMachiningEfficiency, IndustrialDeterminação do intervalo de máxima eficiência na usinagem de tambores de freio fundido cinzento SAE J431 G3500 com ferramentas de CBNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/2426743462898287VELHO, S. I.Mestrado Profissional em Engenharia MecânicaZeilmann, Rodrigo PanossoCampus Universitário de Caxias do Sul2023-04-05ORIGINALDissertação Samuel Inacio Velho.pdfDissertação Samuel Inacio Velho.pdfapplication/pdf2145128https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11843/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Samuel%20Inacio%20Velho.pdf5f8c4f29e0c726f19e78f5ed72c6b718MD51TEXTDissertação Samuel Inacio Velho.pdf.txtDissertação Samuel Inacio Velho.pdf.txtExtracted texttext/plain141792https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11843/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Samuel%20Inacio%20Velho.pdf.txte3db9c4892bc21cb37363050272fa909MD52THUMBNAILDissertação Samuel Inacio Velho.pdf.jpgDissertação Samuel Inacio Velho.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1251https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11843/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Samuel%20Inacio%20Velho.pdf.jpg21f764c80f6248d24155b09b4f21402cMD5311338/118432023-04-12 07:00:26.046oai:repositorio.ucs.br:11338/11843Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:00:51.469938Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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