Aprendizagem significativa no ensino de ciências : uma proposta de unidade de ensino potencialmente significativa sobre energia e ligações químicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/986 |
Resumo: | Este trabalho tem o objetivo de apresentar a construção, a aplicação e a avaliação de uma unidade de ensino potencialmente significativa na disciplina de ciências, em uma turma de 9º ano do ensino fundamental, visando à ocorrência de uma aprendizagem significativa. Assim sendo, a escolha dos conteúdos “energia e ligações químicas”, nessa unidade de ensino, foi em função da reformulação da proposta pedagógica realizada na rede municipal de ensino, na cidade de Gramado/RS. Nesta ocasião, em que os professores de ciências abordaram as contribuições da física e da química para o desenvolvimento tecnológico, considerando o seguinte eixo temático: Desenvolvimento científico e tecnológico. A pesquisa realizou-se por meio de uma abordagem qualitativa; de natureza aplicada; descritiva, quanto aos objetivos; documental, participante e pesquisa-ação, quanto aos procedimentos. A unidade de ensino foi organizada em seis momentos com atividades distintas. A análise dos resultados da aprendizagem contou com avaliação diagnóstica, avaliação somativa individual, fichas de acompanhamento ao longo de sua implementação e análise textual discursiva. A unidade de ensino potencialmente significativa desta dissertação apresentou resultados expressivos no que se refere à aprendizagem significativa, pois os sujeitos participantes dos seis momentos mostraram não só uma predisposição para assimilar os conceitos trabalhados, como também a capacidade de transferi-los e de aplicá-los em outros contextos de aprendizagem. |
id |
UCS_62cfa7521b85040307191330654b7334 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/986 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Raber, Daniel de AlmeidaRehfeldt, Marcia Jussara HeppMissell, Valquíria Villas Boas GomesGrisa, Ana Maria Coulon2015-08-19T16:24:52Z2015-08-19T16:24:52Z2015-08-192015-06-18https://repositorio.ucs.br/handle/11338/986Este trabalho tem o objetivo de apresentar a construção, a aplicação e a avaliação de uma unidade de ensino potencialmente significativa na disciplina de ciências, em uma turma de 9º ano do ensino fundamental, visando à ocorrência de uma aprendizagem significativa. Assim sendo, a escolha dos conteúdos “energia e ligações químicas”, nessa unidade de ensino, foi em função da reformulação da proposta pedagógica realizada na rede municipal de ensino, na cidade de Gramado/RS. Nesta ocasião, em que os professores de ciências abordaram as contribuições da física e da química para o desenvolvimento tecnológico, considerando o seguinte eixo temático: Desenvolvimento científico e tecnológico. A pesquisa realizou-se por meio de uma abordagem qualitativa; de natureza aplicada; descritiva, quanto aos objetivos; documental, participante e pesquisa-ação, quanto aos procedimentos. A unidade de ensino foi organizada em seis momentos com atividades distintas. A análise dos resultados da aprendizagem contou com avaliação diagnóstica, avaliação somativa individual, fichas de acompanhamento ao longo de sua implementação e análise textual discursiva. A unidade de ensino potencialmente significativa desta dissertação apresentou resultados expressivos no que se refere à aprendizagem significativa, pois os sujeitos participantes dos seis momentos mostraram não só uma predisposição para assimilar os conceitos trabalhados, como também a capacidade de transferi-los e de aplicá-los em outros contextos de aprendizagem.The intention of this study is to present the construction, the use and assessment of a potential meaningful teaching unit in a ninth grade class of science in an elementary school. It aims to approach a meaningful learning. The choice of energy and chemical bonds content in this teaching unit was due to the restructuring of the educational proposal that took place in the municipal school system in the city of Gramado, Rio Grande do Sul, Brazil. The science teachers approached the contributions of physics and chemistry for technological development in a Main Topic entitled Scientific and Technological Development. The research was a qualitative approach, descriptive nature, as to the objectives is descriptive and documentary, participant and research-action on procedures. The teaching unit was organized in six moments with different activities and the analysis of the learning results was developed throughout diagnostic assessment and individual summative evaluation. Reports throughout its implementation and discursive textual analysis were monitored. The potential meaningful teaching unit of this work showed significant results concerning the meaningful learning, as six moments participant students showed not only a predisposition to assimilate the concepts, but the ability to transfer them and apply them in other learning contexts as well.AprendizagemCurrículosDidáticaInovações educacionaisLearningEducation - CurriculaDidacticismEducational innovationsAprendizagem significativa no ensino de ciências : uma proposta de unidade de ensino potencialmente significativa sobre energia e ligações químicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/8792610786678258RABER, D. A.Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaBooth, Ivete Ana SchmitzTEXTDissertacao Daniel de Almeida Raber.pdf.txtDissertacao Daniel de Almeida Raber.pdf.txtExtracted texttext/plain178969https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/986/3/Dissertacao%20Daniel%20de%20Almeida%20Raber.pdf.txt2a13ed1d48dd0da76af90f48ebdf8cd9MD53THUMBNAILDissertacao Daniel de Almeida Raber.pdf.jpgDissertacao Daniel de Almeida Raber.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1219https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/986/4/Dissertacao%20Daniel%20de%20Almeida%20Raber.pdf.jpgd6b8df0e271044ec342ed69f32dbb2a4MD54ORIGINALDissertacao Daniel de Almeida Raber.pdfDissertacao Daniel de Almeida Raber.pdfapplication/pdf7723982https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/986/1/Dissertacao%20Daniel%20de%20Almeida%20Raber.pdf4d3996174aa9f05b6513fc18bd16d070MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/986/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/9862018-08-17 06:16:59.341oai:repositorio.ucs.br:11338/986IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2018-08-17T06:16:59Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aprendizagem significativa no ensino de ciências : uma proposta de unidade de ensino potencialmente significativa sobre energia e ligações químicas |
title |
Aprendizagem significativa no ensino de ciências : uma proposta de unidade de ensino potencialmente significativa sobre energia e ligações químicas |
spellingShingle |
Aprendizagem significativa no ensino de ciências : uma proposta de unidade de ensino potencialmente significativa sobre energia e ligações químicas Raber, Daniel de Almeida Aprendizagem Currículos Didática Inovações educacionais Learning Education - Curricula Didacticism Educational innovations |
title_short |
Aprendizagem significativa no ensino de ciências : uma proposta de unidade de ensino potencialmente significativa sobre energia e ligações químicas |
title_full |
Aprendizagem significativa no ensino de ciências : uma proposta de unidade de ensino potencialmente significativa sobre energia e ligações químicas |
title_fullStr |
Aprendizagem significativa no ensino de ciências : uma proposta de unidade de ensino potencialmente significativa sobre energia e ligações químicas |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem significativa no ensino de ciências : uma proposta de unidade de ensino potencialmente significativa sobre energia e ligações químicas |
title_sort |
Aprendizagem significativa no ensino de ciências : uma proposta de unidade de ensino potencialmente significativa sobre energia e ligações químicas |
author |
Raber, Daniel de Almeida |
author_facet |
Raber, Daniel de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Rehfeldt, Marcia Jussara Hepp Missell, Valquíria Villas Boas Gomes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Raber, Daniel de Almeida |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Grisa, Ana Maria Coulon |
contributor_str_mv |
Grisa, Ana Maria Coulon |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Currículos Didática Inovações educacionais |
topic |
Aprendizagem Currículos Didática Inovações educacionais Learning Education - Curricula Didacticism Educational innovations |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Learning Education - Curricula Didacticism Educational innovations |
description |
Este trabalho tem o objetivo de apresentar a construção, a aplicação e a avaliação de uma unidade de ensino potencialmente significativa na disciplina de ciências, em uma turma de 9º ano do ensino fundamental, visando à ocorrência de uma aprendizagem significativa. Assim sendo, a escolha dos conteúdos “energia e ligações químicas”, nessa unidade de ensino, foi em função da reformulação da proposta pedagógica realizada na rede municipal de ensino, na cidade de Gramado/RS. Nesta ocasião, em que os professores de ciências abordaram as contribuições da física e da química para o desenvolvimento tecnológico, considerando o seguinte eixo temático: Desenvolvimento científico e tecnológico. A pesquisa realizou-se por meio de uma abordagem qualitativa; de natureza aplicada; descritiva, quanto aos objetivos; documental, participante e pesquisa-ação, quanto aos procedimentos. A unidade de ensino foi organizada em seis momentos com atividades distintas. A análise dos resultados da aprendizagem contou com avaliação diagnóstica, avaliação somativa individual, fichas de acompanhamento ao longo de sua implementação e análise textual discursiva. A unidade de ensino potencialmente significativa desta dissertação apresentou resultados expressivos no que se refere à aprendizagem significativa, pois os sujeitos participantes dos seis momentos mostraram não só uma predisposição para assimilar os conceitos trabalhados, como também a capacidade de transferi-los e de aplicá-los em outros contextos de aprendizagem. |
publishDate |
2015 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2015-06-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-08-19T16:24:52Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-08-19T16:24:52Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-08-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/986 |
url |
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/986 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/986/3/Dissertacao%20Daniel%20de%20Almeida%20Raber.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/986/4/Dissertacao%20Daniel%20de%20Almeida%20Raber.pdf.jpg https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/986/1/Dissertacao%20Daniel%20de%20Almeida%20Raber.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/986/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2a13ed1d48dd0da76af90f48ebdf8cd9 d6b8df0e271044ec342ed69f32dbb2a4 4d3996174aa9f05b6513fc18bd16d070 deeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798308874367795200 |