Fatores comportamentais determinantes na propensão ao endividamento dos consumidores caxienses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Horst, Kelly
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/5680
Resumo: Sob o prisma da moderna abordagem teórica intitulada como Finanças Comportamentais, este estudo se deteve a realizar uma investigação mais específica e subjetiva, buscando, exclusivamente, analisar os fatores comportamentais que são determinantes na propensão ao endividamento dos consumidores caxienses. Para alcançar o objetivo proposto, foi empregada uma pesquisa descritiva de natureza quantitativa e de caráter transversal, aplicando-se virtualmente o método survey junto a 458 consumidores caxienses. Inicialmente, a análise dos dados foi realizada por meio das estatísticas descritivas de distribuição de frequências, tendência central e dispersão. Posteriormente, foram empregadas técnicas estatísticas de análise multivariada de dados, a citar, ANOVA, análise do coeficiente de correlação de Pearson e análise de regressão linear múltipla. O processo de análise de dados foi feito por intermédio do software IBM® SPSS® Statistics versão 21. Os resultados apontaram que, de modo generalizado, os consumidores caxienses estão pouco inclinados ao endividamento, considerando os fatores comportamentais condicionantes na sua propensão. Apurou-se que a propensão ao endividamento dos consumidores caxienses é explicada por 37% dos fatores comportamentais, sendo que o materialismo e o comportamento de risco estão positivamente relacionados com a predisposição às dívidas, já a educação financeira e a percepção de risco estão associadas de forma negativa com a predisposição às dívidas. Evidenciou-se que os consumidores racionais dispõem de um grau mais elevado de alfabetização financeira, percepção e comportamento de risco, propensão ao endividamento e atribuem um sentido positivo aos recursos financeiros, além de níveis reduzidos de materialismo em comparação aos impulsivos e compulsivos. Ainda, verificou-se que o fator comportamento de risco apresentou diferença significativa entre homens e mulheres, de forma que constatou-se que os homens caxienses apresentam um comportamento menos conservador para assumir riscos em relação às mulheres. Em suma, este estudo demonstrou de maneira quantitativa que os fatores que envolvem o endividamento dos indivíduos não são meramente racionais e financeiros, mas, também, comportamentais (sic).
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Posteriormente, foram empregadas técnicas estatísticas de análise multivariada de dados, a citar, ANOVA, análise do coeficiente de correlação de Pearson e análise de regressão linear múltipla. O processo de análise de dados foi feito por intermédio do software IBM® SPSS® Statistics versão 21. Os resultados apontaram que, de modo generalizado, os consumidores caxienses estão pouco inclinados ao endividamento, considerando os fatores comportamentais condicionantes na sua propensão. Apurou-se que a propensão ao endividamento dos consumidores caxienses é explicada por 37% dos fatores comportamentais, sendo que o materialismo e o comportamento de risco estão positivamente relacionados com a predisposição às dívidas, já a educação financeira e a percepção de risco estão associadas de forma negativa com a predisposição às dívidas. Evidenciou-se que os consumidores racionais dispõem de um grau mais elevado de alfabetização financeira, percepção e comportamento de risco, propensão ao endividamento e atribuem um sentido positivo aos recursos financeiros, além de níveis reduzidos de materialismo em comparação aos impulsivos e compulsivos. Ainda, verificou-se que o fator comportamento de risco apresentou diferença significativa entre homens e mulheres, de forma que constatou-se que os homens caxienses apresentam um comportamento menos conservador para assumir riscos em relação às mulheres. Em suma, este estudo demonstrou de maneira quantitativa que os fatores que envolvem o endividamento dos indivíduos não são meramente racionais e financeiros, mas, também, comportamentais (sic).Within the context of the modern theoretical framework of Behavioral Finance, this study focused on conducting a more specific and subjective investigation, exclusively seeking to analyze the behavioral factors that are determinant in the indebtedness propensity of consumers from Caxias do Sul. To achieve the proposed objective, a quantitative and cross-sectional descriptive research method was applied, administering virtually the survey method to 458 participants in the Caxias do Sul area. Initial data analysis was performed using descriptive statistics of frequency distribution, central tendency and dispersion. Subsequently, statistical techniques of multivariate data analysis were used, comprising of ANOVA, Pearson's correlation coefficient analysis and multiple linear regression analysis. The data analysis process was performed using the IBM® SPSS® Statistics software version 21. The results showed that in general, consumers from Caxias do Sul are not prone to debt, considering the behavioral factors that influence their propensity. It was found that the propensity for debt in individuals from Caxias do Sul is explained by 37% of behavioral factors. Materialism and risk behavior were positively related to debt predisposition, while financial education and risk perception were negatively related to debt predisposition. Rational consumers were shown to have a higher degree of financial literacy, risk perception and behavior, debt propensity, and a positive sense of financial resources, as well as reduced levels of materialism when compared to impulsive and compulsive consumers. Moreover, it was found that there was a significant difference between men and women with respect to the risk behavior factor. It was found that men from Caxias do Sul displayed a greater propensity towards risky behavior when compared to women. In conclusion, this study has quantitatively demonstrated that the factors surrounding individuals' indebtedness are not merely rational and financial, but also behavioral (sic).DívidasComportamento do consumidorFinançasFatores comportamentais determinantes na propensão ao endividamento dos consumidores caxiensesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em AdministraçãoCampus Universitário de Caxias do Sul2020-03-02 00:00:00ORIGINALTCC Kelly Horst.pdfTCC Kelly Horst.pdfapplication/pdf3516839https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5680/1/TCC%20Kelly%20Horst.pdfca14393bfc226beb5c6481089ae1ef39MD51TEXTTCC Kelly Horst.pdf.txtTCC Kelly Horst.pdf.txtExtracted texttext/plain291354https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5680/2/TCC%20Kelly%20Horst.pdf.txt59634a1e04419fda49cd1dbde7c23da4MD52THUMBNAILTCC Kelly Horst.pdf.jpgTCC Kelly Horst.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1176https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5680/3/TCC%20Kelly%20Horst.pdf.jpg19e08547bbfa1d568c58a251e0b247d0MD5311338/56802020-03-31 06:01:04.447oai:repositorio.ucs.br:11338/5680Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2020-03-31T06:01:04Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
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