Modelagem de programação dinâmica para sequenciamento de planos curriculares no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cechett, Fernando
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/6825
Resumo: Esta dissertação desenvolve um sistema que procura soluções viáveis por meio da Programação Dinâmica para o problema do sequenciamento de disciplinas que um aluno do Bacharelado em Engenharia Mecânica da Universidade de Caxias do Sul precisa cursar para concluir o curso, estando ele atrasado ou não. Comumente alunos procuram os Coordenadores de curso para planejar sua vida acadêmica, sendo o sequenciamento das próximas disciplinas que vai cursar parte deste planejamento. Se visa propor uma ferramenta que auxilie os Coordenadores nesses momentos. O mapeamento da matriz curricular revela as relações de pré-requisitos presente nela, e a definição dos atores envolvidos elucida o papel de cada um no processo. O problema foi definido então pelos termos da Programação Dinâmica, e o sistema que procura soluções viáveis para ele foi construído. Neste trabalho constam diagramas do funcionamento e estrutura desse sistema, assim como processos decisórios internos dele. O funcionamento deste foi testado por meio de cenários que simulavam situações específicas como: replicar a matriz curricular, ou atender as expectativas do aluno quando disciplinas críticas da rede de pré-requisitos estão atrasadas. Quando o sistema não encontrou soluções viáveis para esses cenários, foi possível identificar a causa e propor adaptações aos inputs dos atores que resultassem em pelo menos um sequenciamento. Foram identificados pontos para a melhoria da função de retorno, como o balanceamento entre disciplinas e carga-horária das decisões e a priorização de disciplinas que têm relações de pré-requisito. Por meio dessa otimização foi possível encontrar os caminhos mais curtos dentro das delimitações impostas pelas disciplinas e pelos atores. Terminado o desenvolvimento do sistema e testes com cenários são levantados objetivos para futuros trabalhos, que visam engrandecer a ferramenta. Dentre os quais estão a expansão para os demais cursos da instituição, revisão e melhoria dos inputs necessários dos atores e testes com situações reais. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_68526383c5cbe8b958154a96f3cf4bb2
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/6825
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Cechett, FernandoStecanela, NildaViecelli, AlexandreMezzomo, Gustavo PratesLuciano, Marcos Alexandre2021-03-15T20:35:41Z2021-03-15T20:35:41Z2021-03-062020-12-17https://repositorio.ucs.br/11338/6825Esta dissertação desenvolve um sistema que procura soluções viáveis por meio da Programação Dinâmica para o problema do sequenciamento de disciplinas que um aluno do Bacharelado em Engenharia Mecânica da Universidade de Caxias do Sul precisa cursar para concluir o curso, estando ele atrasado ou não. Comumente alunos procuram os Coordenadores de curso para planejar sua vida acadêmica, sendo o sequenciamento das próximas disciplinas que vai cursar parte deste planejamento. Se visa propor uma ferramenta que auxilie os Coordenadores nesses momentos. O mapeamento da matriz curricular revela as relações de pré-requisitos presente nela, e a definição dos atores envolvidos elucida o papel de cada um no processo. O problema foi definido então pelos termos da Programação Dinâmica, e o sistema que procura soluções viáveis para ele foi construído. Neste trabalho constam diagramas do funcionamento e estrutura desse sistema, assim como processos decisórios internos dele. O funcionamento deste foi testado por meio de cenários que simulavam situações específicas como: replicar a matriz curricular, ou atender as expectativas do aluno quando disciplinas críticas da rede de pré-requisitos estão atrasadas. Quando o sistema não encontrou soluções viáveis para esses cenários, foi possível identificar a causa e propor adaptações aos inputs dos atores que resultassem em pelo menos um sequenciamento. Foram identificados pontos para a melhoria da função de retorno, como o balanceamento entre disciplinas e carga-horária das decisões e a priorização de disciplinas que têm relações de pré-requisito. Por meio dessa otimização foi possível encontrar os caminhos mais curtos dentro das delimitações impostas pelas disciplinas e pelos atores. Terminado o desenvolvimento do sistema e testes com cenários são levantados objetivos para futuros trabalhos, que visam engrandecer a ferramenta. Dentre os quais estão a expansão para os demais cursos da instituição, revisão e melhoria dos inputs necessários dos atores e testes com situações reais. [resumo fornecido pelo autor]This thesis develops a system that seeks viable solutions through Dynamic Programming for the problem of sequencing of disciplines that a student of the Bachelor of Mechanical Engineering at the University of Caxias do Sul needs to take to complete the course, whether he is late or not. Usually, students look for Course Coordinators to plan their academic life, with the sequencing of the next disciplines as part of this planning. The aim is to propose a tool to assist the Coordinators at these times. The mapping of the curriculum matrix reveals the relationship of prerequisites present in it, and the definition of the actors involved elucidates the role of each one in the process. The problem was then defined by the terms of Dynamic Programming, and the system that seeks viable solutions for it was built. This work contains diagrams of the functioning and structure of this system, as well as internal decision-making processes. The functioning of the system was tested through scenarios that simulated specific situations such as: replicating the curriculum matrix or meeting the student's expectations when critical subjects of the prerequisite network are late. When the system did not find viable solutions for these scenarios, it was possible to identify the cause and propose adaptations to the actors' inputs that would result in at least one sequencing. Points were identified for the improvement of the return function, such as the balance between disciplines and workload of decisions and the prioritization of disciplines that have prerequisite relationships. Through this optimization it was possible to find the shortest paths within the boundaries imposed by the disciplines and the actors. After system development and testing with scenarios are completed, objectives are raised for future work, which aim to enhance the tool. Among which are the expansion to the other courses of the institution, review and improvement of the necessary inputs of the actors and tests with real situations. [resumo fornecido pelo autor]Engenharia mecânica - Estudo e ensino (Superior)Programação dinâmicaPython (Linguagem de programação de computadores)Mechanical engineering - Study and teaching (Higher)Dynamic programmingPython (computer programming language)Modelagem de programação dinâmica para sequenciamento de planos curriculares no ensino superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/3200262451642102Cechett, FernandoMestrado Profissional em Engenharia MecânicaCorso, Leandro LuísCampus Universitário de Caxias do Sul2021-03-05ORIGINALDissertação Fernando Cechett.pdfDissertação Fernando Cechett.pdfapplication/pdf2770284https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6825/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Fernando%20Cechett.pdf8faa20e1f1dfd855585251b5b0b82280MD51TEXTDissertação Fernando Cechett.pdf.txtDissertação Fernando Cechett.pdf.txtExtracted texttext/plain262088https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6825/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Fernando%20Cechett.pdf.txte90f0bddbfaf380c0f05c5ab896cfe7aMD52THUMBNAILDissertação Fernando Cechett.pdf.jpgDissertação Fernando Cechett.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1200https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6825/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Fernando%20Cechett.pdf.jpgd338fb56d0ca6c781788236c92d97f2bMD5311338/68252021-05-07 14:11:53.703oai:repositorio.ucs.br:11338/6825Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T14:11:53Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modelagem de programação dinâmica para sequenciamento de planos curriculares no ensino superior
title Modelagem de programação dinâmica para sequenciamento de planos curriculares no ensino superior
spellingShingle Modelagem de programação dinâmica para sequenciamento de planos curriculares no ensino superior
Cechett, Fernando
Engenharia mecânica - Estudo e ensino (Superior)
Programação dinâmica
Python (Linguagem de programação de computadores)
Mechanical engineering - Study and teaching (Higher)
Dynamic programming
Python (computer programming language)
title_short Modelagem de programação dinâmica para sequenciamento de planos curriculares no ensino superior
title_full Modelagem de programação dinâmica para sequenciamento de planos curriculares no ensino superior
title_fullStr Modelagem de programação dinâmica para sequenciamento de planos curriculares no ensino superior
title_full_unstemmed Modelagem de programação dinâmica para sequenciamento de planos curriculares no ensino superior
title_sort Modelagem de programação dinâmica para sequenciamento de planos curriculares no ensino superior
author Cechett, Fernando
author_facet Cechett, Fernando
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Stecanela, Nilda
Viecelli, Alexandre
Mezzomo, Gustavo Prates
dc.contributor.author.fl_str_mv Cechett, Fernando
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luciano, Marcos Alexandre
contributor_str_mv Luciano, Marcos Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia mecânica - Estudo e ensino (Superior)
Programação dinâmica
Python (Linguagem de programação de computadores)
topic Engenharia mecânica - Estudo e ensino (Superior)
Programação dinâmica
Python (Linguagem de programação de computadores)
Mechanical engineering - Study and teaching (Higher)
Dynamic programming
Python (computer programming language)
dc.subject.eng.fl_str_mv Mechanical engineering - Study and teaching (Higher)
Dynamic programming
Python (computer programming language)
description Esta dissertação desenvolve um sistema que procura soluções viáveis por meio da Programação Dinâmica para o problema do sequenciamento de disciplinas que um aluno do Bacharelado em Engenharia Mecânica da Universidade de Caxias do Sul precisa cursar para concluir o curso, estando ele atrasado ou não. Comumente alunos procuram os Coordenadores de curso para planejar sua vida acadêmica, sendo o sequenciamento das próximas disciplinas que vai cursar parte deste planejamento. Se visa propor uma ferramenta que auxilie os Coordenadores nesses momentos. O mapeamento da matriz curricular revela as relações de pré-requisitos presente nela, e a definição dos atores envolvidos elucida o papel de cada um no processo. O problema foi definido então pelos termos da Programação Dinâmica, e o sistema que procura soluções viáveis para ele foi construído. Neste trabalho constam diagramas do funcionamento e estrutura desse sistema, assim como processos decisórios internos dele. O funcionamento deste foi testado por meio de cenários que simulavam situações específicas como: replicar a matriz curricular, ou atender as expectativas do aluno quando disciplinas críticas da rede de pré-requisitos estão atrasadas. Quando o sistema não encontrou soluções viáveis para esses cenários, foi possível identificar a causa e propor adaptações aos inputs dos atores que resultassem em pelo menos um sequenciamento. Foram identificados pontos para a melhoria da função de retorno, como o balanceamento entre disciplinas e carga-horária das decisões e a priorização de disciplinas que têm relações de pré-requisito. Por meio dessa otimização foi possível encontrar os caminhos mais curtos dentro das delimitações impostas pelas disciplinas e pelos atores. Terminado o desenvolvimento do sistema e testes com cenários são levantados objetivos para futuros trabalhos, que visam engrandecer a ferramenta. Dentre os quais estão a expansão para os demais cursos da instituição, revisão e melhoria dos inputs necessários dos atores e testes com situações reais. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-12-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-15T20:35:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-15T20:35:41Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-03-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/6825
url https://repositorio.ucs.br/11338/6825
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6825/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Fernando%20Cechett.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6825/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Fernando%20Cechett.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6825/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Fernando%20Cechett.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8faa20e1f1dfd855585251b5b0b82280
e90f0bddbfaf380c0f05c5ab896cfe7a
d338fb56d0ca6c781788236c92d97f2b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308884187709440