Kindful: design como facilitador a prática de mindfulness em crianças com TDAH

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zambom, Ana Carolina
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/5172
Resumo: O tema central deste trabalho consiste em facilitar e incentivar, através do design, a prática de exercícios da técnica de mindfulness, em crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. O início do projeto apresenta um estudo acerca de todas as variáveis do transtorno, e de como as mesmas afetam a vida da criança em vários aspectos, incluindo no ambiente familiar, que será o foco principal. Informações de como se caracteriza o comportamento da criança com TDAH e os principais desafios encontrados, foram coletadas através de entrevistas de caráter qualitativo com as famílias. Especialistas de áreas infantis relacionadas ao tema, como psiquiatria, psicologia, psicoterapia e profissionais especialistas em mindfulness e yoga também participaram do projeto, fornecendo informações de grande importância. Foram realizadas pesquisas de mercado, com o intuito de conhecer o que já existe e posteriormente, criar produtos e serviços que possam ser oferecidos ao público em questão. O projeto proposto contempla identidade visual, produtos e serviço. A comunicação, por sua vez, abrange materiais de papelaria impressa e digital, considerando padrões visuais definidos pelo manual de identidade visual (sic).
id UCS_6c040d7fe3168ac40e80dc16f0c332ee
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/5172
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Zambom, Ana CarolinaTrajano, Júlio Cézar ColbeichZanatta, MateusSilva, Aline Valéria Fagundes daCosta, Rodolfo Rolim Dalla2019-11-20T23:38:22Z2019-11-20T23:38:22Z2019-07-232019https://repositorio.ucs.br/11338/5172O tema central deste trabalho consiste em facilitar e incentivar, através do design, a prática de exercícios da técnica de mindfulness, em crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. O início do projeto apresenta um estudo acerca de todas as variáveis do transtorno, e de como as mesmas afetam a vida da criança em vários aspectos, incluindo no ambiente familiar, que será o foco principal. Informações de como se caracteriza o comportamento da criança com TDAH e os principais desafios encontrados, foram coletadas através de entrevistas de caráter qualitativo com as famílias. Especialistas de áreas infantis relacionadas ao tema, como psiquiatria, psicologia, psicoterapia e profissionais especialistas em mindfulness e yoga também participaram do projeto, fornecendo informações de grande importância. Foram realizadas pesquisas de mercado, com o intuito de conhecer o que já existe e posteriormente, criar produtos e serviços que possam ser oferecidos ao público em questão. O projeto proposto contempla identidade visual, produtos e serviço. A comunicação, por sua vez, abrange materiais de papelaria impressa e digital, considerando padrões visuais definidos pelo manual de identidade visual (sic).The central theme of this study is to facilitate and encourage, through design, the practice of mindfulness exercises in children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder. The beginning of the project presents a study of all the variables of the disorder, and how they affect the child's life in several aspects, including the family environment, which will be the focus. Information on how the behavior of the child with ADHD is characterized and the main chal-lenges were collected through qualitative interviews with the families. Children's area experts related to the subject, such as psychiatry, psychology, psychotherapy and professional experts in mindfulness and yoga also participated in the project, providing information of great importance. Market research was conducted to know what already exists and later, to create products and services that can be offered to the public in question. The proposed project contemplates visual identity, products and service. The communication, in turn, covers printed and digital stationery materials, considering visual patterns defined by the visual identity manual (sic).DesignDistúrbio do déficit de atenção com hiperatividadeKindful: design como facilitador a prática de mindfulness em crianças com TDAHinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em DesignCampus Universitário da Região dos Vinhedos2019-07-18 00:00:00TEXTTCC Ana Carolina Zambom.pdf.txtTCC Ana Carolina Zambom.pdf.txtExtracted texttext/plain133152https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5172/2/TCC%20Ana%20Carolina%20Zambom.pdf.txtb9deea7d326fe3f379babe841fa569c4MD52THUMBNAILTCC Ana Carolina Zambom.pdf.jpgTCC Ana Carolina Zambom.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1154https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5172/3/TCC%20Ana%20Carolina%20Zambom.pdf.jpg6de3eb71a02180a7066329ebc85576bcMD53ORIGINALTCC Ana Carolina Zambom.pdfTCC Ana Carolina Zambom.pdfapplication/pdf11336446https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5172/1/TCC%20Ana%20Carolina%20Zambom.pdfcc076a1f39defc7b4cb1413013a6f62aMD5111338/51722021-03-26 20:31:57.618oai:repositorio.ucs.br:11338/5172Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:02:42.681344Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Kindful: design como facilitador a prática de mindfulness em crianças com TDAH
title Kindful: design como facilitador a prática de mindfulness em crianças com TDAH
spellingShingle Kindful: design como facilitador a prática de mindfulness em crianças com TDAH
Zambom, Ana Carolina
Design
Distúrbio do déficit de atenção com hiperatividade
title_short Kindful: design como facilitador a prática de mindfulness em crianças com TDAH
title_full Kindful: design como facilitador a prática de mindfulness em crianças com TDAH
title_fullStr Kindful: design como facilitador a prática de mindfulness em crianças com TDAH
title_full_unstemmed Kindful: design como facilitador a prática de mindfulness em crianças com TDAH
title_sort Kindful: design como facilitador a prática de mindfulness em crianças com TDAH
author Zambom, Ana Carolina
author_facet Zambom, Ana Carolina
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Trajano, Júlio Cézar Colbeich
Zanatta, Mateus
Silva, Aline Valéria Fagundes da
dc.contributor.author.fl_str_mv Zambom, Ana Carolina
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Rodolfo Rolim Dalla
contributor_str_mv Costa, Rodolfo Rolim Dalla
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Distúrbio do déficit de atenção com hiperatividade
topic Design
Distúrbio do déficit de atenção com hiperatividade
description O tema central deste trabalho consiste em facilitar e incentivar, através do design, a prática de exercícios da técnica de mindfulness, em crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. O início do projeto apresenta um estudo acerca de todas as variáveis do transtorno, e de como as mesmas afetam a vida da criança em vários aspectos, incluindo no ambiente familiar, que será o foco principal. Informações de como se caracteriza o comportamento da criança com TDAH e os principais desafios encontrados, foram coletadas através de entrevistas de caráter qualitativo com as famílias. Especialistas de áreas infantis relacionadas ao tema, como psiquiatria, psicologia, psicoterapia e profissionais especialistas em mindfulness e yoga também participaram do projeto, fornecendo informações de grande importância. Foram realizadas pesquisas de mercado, com o intuito de conhecer o que já existe e posteriormente, criar produtos e serviços que possam ser oferecidos ao público em questão. O projeto proposto contempla identidade visual, produtos e serviço. A comunicação, por sua vez, abrange materiais de papelaria impressa e digital, considerando padrões visuais definidos pelo manual de identidade visual (sic).
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-20T23:38:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-11-20T23:38:22Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-07-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/5172
url https://repositorio.ucs.br/11338/5172
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5172/2/TCC%20Ana%20Carolina%20Zambom.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5172/3/TCC%20Ana%20Carolina%20Zambom.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5172/1/TCC%20Ana%20Carolina%20Zambom.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b9deea7d326fe3f379babe841fa569c4
6de3eb71a02180a7066329ebc85576bc
cc076a1f39defc7b4cb1413013a6f62a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258439382532096