Inclusão na educação infantil: percepção dos profissionais da educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/6792 |
Resumo: | Este estudo apresenta conceitos e definições que se relacionam à inclusão na Educação Infantil, apontando as percepções e os desafios evidenciados por professores que atuam nessa etapa da escolarização. A inclusão é um assunto de extrema importância nos dias atuais, tendo em vista o direito que toda pessoa tem à educação de qualidade. A Educação Infantil, considerada a primeira etapa da educação básica, busca o desenvolvimento integral das crianças que a frequentam. Entretanto, a inclusão na Educação Infantil é um tema relativamente novo. Para tal, o presente trabalho tem como objetivo compreender os desafios percebidos pelos professores da Educação Infantil, quanto aos processos que envolvem a inclusão de crianças com deficiência e NEE no âmbito escolar. Para isso o texto enfatiza a importância da inclusão no ambiente da Educação Infantil, além de realizar uma breve análise nos conceitos e definições que se relacionam ao percurso histórico da Educação Infantil em diversos momentos. Ao abordar os assuntos referentes à inclusão, busca-se também diferenciar os conceitos de educação especial e educação inclusiva, bem como analisar as diferentes percepções no que se refere à criança com deficiência ao longo dos séculos. A metodologia utilizada para a realização do presente trabalho é a abordagem qualitativa, constituindo-se em um estudo exploratório. A primeira etapa foi a revisão bibliográfica, com o objetivo de compreender conceitos e aspectos históricos dos assuntos tratados. A segunda etapa foi a pesquisa de opinião realizada com 8 professores de educação infantil de um município do interior da serra gaúcha, com o objetivo de conhecer e analisar as percepções e os desafios evidenciados pelos professores participantes da pesquisa. Como resultado da análise, constatou-se que são muitos os desafios evidenciados pelos professores da Educação Infantil, como a falta de profissionais especializados na escola, a escassa formação de professores e a pouca parceria entre escola e família. Destaca-se, então, a necessidade de mais pesquisas acerca da inclusão na Educação Infantil, possibilitando que novas abordagens se relacionem ao assunto em direção à uma sociedade que seja realmente inclusiva [resumo fornecido pelo autor]. |
id |
UCS_7059c3ce32241208b36a569ab04d4491 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/6792 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Locatelli, MarquéliZanolla, TacianaCarara, Maria Christine QuillfeldtValentini, Carla Beatris2021-02-04T20:44:09Z2021-02-04T20:44:09Z2019-12-122019https://repositorio.ucs.br/11338/6792Este estudo apresenta conceitos e definições que se relacionam à inclusão na Educação Infantil, apontando as percepções e os desafios evidenciados por professores que atuam nessa etapa da escolarização. A inclusão é um assunto de extrema importância nos dias atuais, tendo em vista o direito que toda pessoa tem à educação de qualidade. A Educação Infantil, considerada a primeira etapa da educação básica, busca o desenvolvimento integral das crianças que a frequentam. Entretanto, a inclusão na Educação Infantil é um tema relativamente novo. Para tal, o presente trabalho tem como objetivo compreender os desafios percebidos pelos professores da Educação Infantil, quanto aos processos que envolvem a inclusão de crianças com deficiência e NEE no âmbito escolar. Para isso o texto enfatiza a importância da inclusão no ambiente da Educação Infantil, além de realizar uma breve análise nos conceitos e definições que se relacionam ao percurso histórico da Educação Infantil em diversos momentos. Ao abordar os assuntos referentes à inclusão, busca-se também diferenciar os conceitos de educação especial e educação inclusiva, bem como analisar as diferentes percepções no que se refere à criança com deficiência ao longo dos séculos. A metodologia utilizada para a realização do presente trabalho é a abordagem qualitativa, constituindo-se em um estudo exploratório. A primeira etapa foi a revisão bibliográfica, com o objetivo de compreender conceitos e aspectos históricos dos assuntos tratados. A segunda etapa foi a pesquisa de opinião realizada com 8 professores de educação infantil de um município do interior da serra gaúcha, com o objetivo de conhecer e analisar as percepções e os desafios evidenciados pelos professores participantes da pesquisa. Como resultado da análise, constatou-se que são muitos os desafios evidenciados pelos professores da Educação Infantil, como a falta de profissionais especializados na escola, a escassa formação de professores e a pouca parceria entre escola e família. Destaca-se, então, a necessidade de mais pesquisas acerca da inclusão na Educação Infantil, possibilitando que novas abordagens se relacionem ao assunto em direção à uma sociedade que seja realmente inclusiva [resumo fornecido pelo autor].EducaçãoEducação inclusivaEducação de criançasInclusão na educação infantil: percepção dos profissionais da educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulLicenciatura em PedagogiaCampus Universitário de Caxias do Sul2019-12-13 00:00:00ORIGINALTCC Marquéli Locatelli.pdfTCC Marquéli Locatelli.pdfapplication/pdf1078549https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6792/1/TCC%20Marqu%c3%a9li%20Locatelli.pdf88e55a5dc46d250b156b52619b7e6018MD51TEXTTCC Marquéli Locatelli.pdf.txtTCC Marquéli Locatelli.pdf.txtExtracted texttext/plain139088https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6792/2/TCC%20Marqu%c3%a9li%20Locatelli.pdf.txt35a92330f05b0a7c8b768e17755fb681MD52THUMBNAILTCC Marquéli Locatelli.pdf.jpgTCC Marquéli Locatelli.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1185https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6792/3/TCC%20Marqu%c3%a9li%20Locatelli.pdf.jpg050069e6f559c0674a254eb0f3c1bb85MD5311338/67922021-05-07 14:13:24.287oai:repositorio.ucs.br:11338/6792Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T14:13:24Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Inclusão na educação infantil: percepção dos profissionais da educação |
title |
Inclusão na educação infantil: percepção dos profissionais da educação |
spellingShingle |
Inclusão na educação infantil: percepção dos profissionais da educação Locatelli, Marquéli Educação Educação inclusiva Educação de crianças |
title_short |
Inclusão na educação infantil: percepção dos profissionais da educação |
title_full |
Inclusão na educação infantil: percepção dos profissionais da educação |
title_fullStr |
Inclusão na educação infantil: percepção dos profissionais da educação |
title_full_unstemmed |
Inclusão na educação infantil: percepção dos profissionais da educação |
title_sort |
Inclusão na educação infantil: percepção dos profissionais da educação |
author |
Locatelli, Marquéli |
author_facet |
Locatelli, Marquéli |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Zanolla, Taciana Carara, Maria Christine Quillfeldt |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Locatelli, Marquéli |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Valentini, Carla Beatris |
contributor_str_mv |
Valentini, Carla Beatris |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação inclusiva Educação de crianças |
topic |
Educação Educação inclusiva Educação de crianças |
description |
Este estudo apresenta conceitos e definições que se relacionam à inclusão na Educação Infantil, apontando as percepções e os desafios evidenciados por professores que atuam nessa etapa da escolarização. A inclusão é um assunto de extrema importância nos dias atuais, tendo em vista o direito que toda pessoa tem à educação de qualidade. A Educação Infantil, considerada a primeira etapa da educação básica, busca o desenvolvimento integral das crianças que a frequentam. Entretanto, a inclusão na Educação Infantil é um tema relativamente novo. Para tal, o presente trabalho tem como objetivo compreender os desafios percebidos pelos professores da Educação Infantil, quanto aos processos que envolvem a inclusão de crianças com deficiência e NEE no âmbito escolar. Para isso o texto enfatiza a importância da inclusão no ambiente da Educação Infantil, além de realizar uma breve análise nos conceitos e definições que se relacionam ao percurso histórico da Educação Infantil em diversos momentos. Ao abordar os assuntos referentes à inclusão, busca-se também diferenciar os conceitos de educação especial e educação inclusiva, bem como analisar as diferentes percepções no que se refere à criança com deficiência ao longo dos séculos. A metodologia utilizada para a realização do presente trabalho é a abordagem qualitativa, constituindo-se em um estudo exploratório. A primeira etapa foi a revisão bibliográfica, com o objetivo de compreender conceitos e aspectos históricos dos assuntos tratados. A segunda etapa foi a pesquisa de opinião realizada com 8 professores de educação infantil de um município do interior da serra gaúcha, com o objetivo de conhecer e analisar as percepções e os desafios evidenciados pelos professores participantes da pesquisa. Como resultado da análise, constatou-se que são muitos os desafios evidenciados pelos professores da Educação Infantil, como a falta de profissionais especializados na escola, a escassa formação de professores e a pouca parceria entre escola e família. Destaca-se, então, a necessidade de mais pesquisas acerca da inclusão na Educação Infantil, possibilitando que novas abordagens se relacionem ao assunto em direção à uma sociedade que seja realmente inclusiva [resumo fornecido pelo autor]. |
publishDate |
2019 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-12-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-02-04T20:44:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-02-04T20:44:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/6792 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/6792 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6792/1/TCC%20Marqu%c3%a9li%20Locatelli.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6792/2/TCC%20Marqu%c3%a9li%20Locatelli.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6792/3/TCC%20Marqu%c3%a9li%20Locatelli.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
88e55a5dc46d250b156b52619b7e6018 35a92330f05b0a7c8b768e17755fb681 050069e6f559c0674a254eb0f3c1bb85 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798308894021255168 |