Histórias e memórias do curso comercial do Colégio São Carlos de Caxias do Sul/RS (1940-1969)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedri, Elen Lemaire
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/9599
Resumo: O presente estudo investigou a história do Curso Comercial da Escola Técnica do Comércio do Colégio São Carlos, em Caxias do Sul/RS, a partir das memórias de egressas do período compreendido entre 1940 e 1969. O Colégio São Carlos iniciou suas atividades em 1936 com o curso primário e dedicou seus esforços à educação feminina. Devido ao crescimento econômico da cidade no período estudado, a escola buscou adaptar-se aos novos tempos e, em 1940, passou a oferecer o Curso Técnico do Comércio, anexo ao Colégio do Carmo, formando peritas-contadoras. Mediante a contextualização brasileira e regional, objetivou-se analisar histórias e memórias do processo de constituição do Curso Comercial do Colégio São Carlos de Caxias do Sul/RS, entre 1940 e 1969, evidenciando o modo como se entremearam às trajetórias formativas de egressas. Também, analisou-se como a experiência formativa contribuiu para a constituição de identidades das egressas associadas à prática profissional do curso técnico. Os estudos sobre o tema foram desenvolvidos por meio da História Oral e da análise de documentos disponíveis junto à escola, ao Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami e aos recortes de jornais da época. Além disso, os pressupostos teóricos desenvolvidos referem-se à História Cultural, História da Educação, cultura escolar, identidade profissional, dentre outros. O Curso Comercial, iniciado em 1940, trouxe ao contingente feminino outra possibilidade de formação, além das disponíveis à época, como no caso do magistério. Em relação às entrevistas realizadas e ao entrelaçamento entre o curso e a prática contábil, nota-se que o estudo da teoria contábil não foi suficiente para a execução da profissão propriamente dita, mas o acesso ao trabalho, paralelo aos estudos no colégio, contribuiu significativamente para a manutenção da identidade profissional. Sendo assim, esta pesquisa conta a história do Curso Comercial, especificamente do Colégio São Carlos, constituindo-se de uma produção histórica, mas também oportunizando contribuir com outras pesquisas relativas à formação contábil, especialmente à participação feminina nos processos de otimização da área contábil. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_72ebbf0b3de47b2ffbfcbc25bc3978f3
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/9599
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Pedri, Elen LemaireLuchese, Terciane ÂngelaSoares, Eliana Maria do SacramentoZiliotto, Denise MacedoGevehr, Daniel LucianoSouza, José Edimar de2022-02-28T14:18:48Z2022-02-28T14:18:48Z2022-02-242021-12-03https://repositorio.ucs.br/11338/9599O presente estudo investigou a história do Curso Comercial da Escola Técnica do Comércio do Colégio São Carlos, em Caxias do Sul/RS, a partir das memórias de egressas do período compreendido entre 1940 e 1969. O Colégio São Carlos iniciou suas atividades em 1936 com o curso primário e dedicou seus esforços à educação feminina. Devido ao crescimento econômico da cidade no período estudado, a escola buscou adaptar-se aos novos tempos e, em 1940, passou a oferecer o Curso Técnico do Comércio, anexo ao Colégio do Carmo, formando peritas-contadoras. Mediante a contextualização brasileira e regional, objetivou-se analisar histórias e memórias do processo de constituição do Curso Comercial do Colégio São Carlos de Caxias do Sul/RS, entre 1940 e 1969, evidenciando o modo como se entremearam às trajetórias formativas de egressas. Também, analisou-se como a experiência formativa contribuiu para a constituição de identidades das egressas associadas à prática profissional do curso técnico. Os estudos sobre o tema foram desenvolvidos por meio da História Oral e da análise de documentos disponíveis junto à escola, ao Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami e aos recortes de jornais da época. Além disso, os pressupostos teóricos desenvolvidos referem-se à História Cultural, História da Educação, cultura escolar, identidade profissional, dentre outros. O Curso Comercial, iniciado em 1940, trouxe ao contingente feminino outra possibilidade de formação, além das disponíveis à época, como no caso do magistério. Em relação às entrevistas realizadas e ao entrelaçamento entre o curso e a prática contábil, nota-se que o estudo da teoria contábil não foi suficiente para a execução da profissão propriamente dita, mas o acesso ao trabalho, paralelo aos estudos no colégio, contribuiu significativamente para a manutenção da identidade profissional. Sendo assim, esta pesquisa conta a história do Curso Comercial, especificamente do Colégio São Carlos, constituindo-se de uma produção histórica, mas também oportunizando contribuir com outras pesquisas relativas à formação contábil, especialmente à participação feminina nos processos de otimização da área contábil. [resumo fornecido pelo autor]This study has researched the history of the Business Course at the Technical Business School of São Carlos High School, in Caxias do Sul - RS state - Brazil. The source material is based on the memoir given by graduate students from the period between 1940 and 1969. São Carlos School began its activities in 1936 with primary school and dedicated its efforts to women's education. Due to the economic growth of the city during the period that was studied, the school sought to adapt to the new times and, in 1940, it started to offer the Technical Business Course, attached to Carmo School, training accountant ladies. Through Brazilian and regional context, this work's objective was to analyze stories and memories of the constitution process of the Business Course at São Carlos High School in Caxias do Sul/RS, between 1940 and 1969, showing how they intertwined with the formative trajectories of the interviewed graduates. It was also analyzed how the training experience contributed to the constitution of the graduates' identities associated with the professional practice in the technical course. Studies on the subject were developed through Oral History and the analysis of documents available at the school, the João Spadari Adami Municipal Historical Archive and newspaper clippings from that time. In addition, the theoretical assumptions developed here refer to Cultural History, History of Education, school culture, professional identity, among others. The Business Course, which began in 1940, offered the female contingent another possibility of training, in addition to those available at the time, such as teaching. Regarding the interviews carried out and the intertwining between the course and accounting practice, it is noted that the study of accounting theory was not sufficient for the execution of the profession itself, but the access to work, parallel to studies in college, contributed significantly for the maintenance of the interviewees' professional identities. Therefore, this research tells the history of the Business Course, specifically of São Carlos School, as a historical production, but also providing opportunities to contribute to other researches related to accounting education, especially with female participation in the optimization processes of the accounting area. [resumo fornecido pelo autor]engporColégio São Carlos - Caxias do Sul (RS) - HistóriaEnsino técnico - Caxias do Sul (RS) - HistóriaContabilidadeColégio São Carlos - Caxias do Sul (Brazil) - HistoryTechnical education - Caxias do Sul (Brazil) - HistoryAccountingHistórias e memórias do curso comercial do Colégio São Carlos de Caxias do Sul/RS (1940-1969)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/5075208124226361PEDRI, E. L.Mestrado Acadêmico em EducaçãoCampus Universitário de Caxias do Sul2022-02-23TEXTDissertação Elen Lemaire Pedri.pdf.txtDissertação Elen Lemaire Pedri.pdf.txtExtracted texttext/plain245411https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9599/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Elen%20Lemaire%20Pedri.pdf.txt541138595b03ed8f6b8d2062e57cf68bMD52THUMBNAILDissertação Elen Lemaire Pedri.pdf.jpgDissertação Elen Lemaire Pedri.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1269https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9599/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Elen%20Lemaire%20Pedri.pdf.jpgacbe123b86d80d0ad275eb2ad63a5e3fMD53ORIGINALDissertação Elen Lemaire Pedri.pdfDissertação Elen Lemaire Pedri.pdfapplication/pdf3193992https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9599/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Elen%20Lemaire%20Pedri.pdf583a2e9c19cd7a594a3faa7a9a5fd479MD5111338/95992022-10-18 17:45:23.026oai:repositorio.ucs.br:11338/9599Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:01:34.810557Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Histórias e memórias do curso comercial do Colégio São Carlos de Caxias do Sul/RS (1940-1969)
title Histórias e memórias do curso comercial do Colégio São Carlos de Caxias do Sul/RS (1940-1969)
spellingShingle Histórias e memórias do curso comercial do Colégio São Carlos de Caxias do Sul/RS (1940-1969)
Pedri, Elen Lemaire
Colégio São Carlos - Caxias do Sul (RS) - História
Ensino técnico - Caxias do Sul (RS) - História
Contabilidade
Colégio São Carlos - Caxias do Sul (Brazil) - History
Technical education - Caxias do Sul (Brazil) - History
Accounting
title_short Histórias e memórias do curso comercial do Colégio São Carlos de Caxias do Sul/RS (1940-1969)
title_full Histórias e memórias do curso comercial do Colégio São Carlos de Caxias do Sul/RS (1940-1969)
title_fullStr Histórias e memórias do curso comercial do Colégio São Carlos de Caxias do Sul/RS (1940-1969)
title_full_unstemmed Histórias e memórias do curso comercial do Colégio São Carlos de Caxias do Sul/RS (1940-1969)
title_sort Histórias e memórias do curso comercial do Colégio São Carlos de Caxias do Sul/RS (1940-1969)
author Pedri, Elen Lemaire
author_facet Pedri, Elen Lemaire
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Luchese, Terciane Ângela
Soares, Eliana Maria do Sacramento
Ziliotto, Denise Macedo
Gevehr, Daniel Luciano
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedri, Elen Lemaire
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, José Edimar de
contributor_str_mv Souza, José Edimar de
dc.subject.por.fl_str_mv Colégio São Carlos - Caxias do Sul (RS) - História
Ensino técnico - Caxias do Sul (RS) - História
Contabilidade
topic Colégio São Carlos - Caxias do Sul (RS) - História
Ensino técnico - Caxias do Sul (RS) - História
Contabilidade
Colégio São Carlos - Caxias do Sul (Brazil) - History
Technical education - Caxias do Sul (Brazil) - History
Accounting
dc.subject.eng.fl_str_mv Colégio São Carlos - Caxias do Sul (Brazil) - History
Technical education - Caxias do Sul (Brazil) - History
Accounting
description O presente estudo investigou a história do Curso Comercial da Escola Técnica do Comércio do Colégio São Carlos, em Caxias do Sul/RS, a partir das memórias de egressas do período compreendido entre 1940 e 1969. O Colégio São Carlos iniciou suas atividades em 1936 com o curso primário e dedicou seus esforços à educação feminina. Devido ao crescimento econômico da cidade no período estudado, a escola buscou adaptar-se aos novos tempos e, em 1940, passou a oferecer o Curso Técnico do Comércio, anexo ao Colégio do Carmo, formando peritas-contadoras. Mediante a contextualização brasileira e regional, objetivou-se analisar histórias e memórias do processo de constituição do Curso Comercial do Colégio São Carlos de Caxias do Sul/RS, entre 1940 e 1969, evidenciando o modo como se entremearam às trajetórias formativas de egressas. Também, analisou-se como a experiência formativa contribuiu para a constituição de identidades das egressas associadas à prática profissional do curso técnico. Os estudos sobre o tema foram desenvolvidos por meio da História Oral e da análise de documentos disponíveis junto à escola, ao Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami e aos recortes de jornais da época. Além disso, os pressupostos teóricos desenvolvidos referem-se à História Cultural, História da Educação, cultura escolar, identidade profissional, dentre outros. O Curso Comercial, iniciado em 1940, trouxe ao contingente feminino outra possibilidade de formação, além das disponíveis à época, como no caso do magistério. Em relação às entrevistas realizadas e ao entrelaçamento entre o curso e a prática contábil, nota-se que o estudo da teoria contábil não foi suficiente para a execução da profissão propriamente dita, mas o acesso ao trabalho, paralelo aos estudos no colégio, contribuiu significativamente para a manutenção da identidade profissional. Sendo assim, esta pesquisa conta a história do Curso Comercial, especificamente do Colégio São Carlos, constituindo-se de uma produção histórica, mas também oportunizando contribuir com outras pesquisas relativas à formação contábil, especialmente à participação feminina nos processos de otimização da área contábil. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2021
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2021-12-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-28T14:18:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-28T14:18:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-02-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/9599
url https://repositorio.ucs.br/11338/9599
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9599/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Elen%20Lemaire%20Pedri.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9599/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Elen%20Lemaire%20Pedri.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9599/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Elen%20Lemaire%20Pedri.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 541138595b03ed8f6b8d2062e57cf68b
acbe123b86d80d0ad275eb2ad63a5e3f
583a2e9c19cd7a594a3faa7a9a5fd479
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258433018724352