11 de março de 2020: diário de uma vagabunda alfabetizadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marinello, Cátia
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/9682
Resumo: A presente dissertação é inspirada nos diários da jovem escritora Anne Frank (2018) e na artista plástica Frida Kahlo (2017), procura mostrar ao modo de diário uma professora vagabunda alfabetizadora que retalha atividades de alfabetização do ensino remoto em meio à pandemia da Covid-19. Na escrita do texto as fotos criadas retalham dez atividades de alfabetização, de dez professoras do 1º ano do Ensino Fundamental da rede Municipal da cidade de Veranópolis/RS, em meio a pandemia e ao ensino remoto, anos 2020 e 2021. A retalhação é o próprio método da pesquisa pela qual a escritura acontece. Assim, a escrita do diário-pesquisa movimenta-se por quatro luas. Lua nova, trata de como a investigação e o método ganham espaço na pesquisa, a vagabunda surge na cena. Lua crescente, mostra alguns dos retalhos políticos e educacionais da Covid-19. Lua cheia, aponta alguns movimentos das pedagogias de alfabetização e seus retalhos maiúsculos e minúsculos. Lua minguante, na qual estão as dez atividades de alfabetização durante o ensino remoto tensionadas pela própria atividade de retalhação, sendo transformadas por meio de algumas foto-colagens, possibilitando por meio da pesquisa de Borges (2018) mostrar a relevância do investimento da atividade em sala de aula como constituidora de um ato singular de planejamento que problematiza, investiga e questiona as práticas dos métodos e dos livros didáticos de alfabetização. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_76cfa99a83075f1693541cac51c3f956
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/9682
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Marinello, CátiaRamos, Flávia BrocchettoDalarosa, Patrícia CardinaleSchuler, BetinaMatos, Sônia Regina da Luz2022-03-16T19:29:26Z2022-03-16T19:29:26Z2022-03-152021-12-21https://repositorio.ucs.br/11338/9682A presente dissertação é inspirada nos diários da jovem escritora Anne Frank (2018) e na artista plástica Frida Kahlo (2017), procura mostrar ao modo de diário uma professora vagabunda alfabetizadora que retalha atividades de alfabetização do ensino remoto em meio à pandemia da Covid-19. Na escrita do texto as fotos criadas retalham dez atividades de alfabetização, de dez professoras do 1º ano do Ensino Fundamental da rede Municipal da cidade de Veranópolis/RS, em meio a pandemia e ao ensino remoto, anos 2020 e 2021. A retalhação é o próprio método da pesquisa pela qual a escritura acontece. Assim, a escrita do diário-pesquisa movimenta-se por quatro luas. Lua nova, trata de como a investigação e o método ganham espaço na pesquisa, a vagabunda surge na cena. Lua crescente, mostra alguns dos retalhos políticos e educacionais da Covid-19. Lua cheia, aponta alguns movimentos das pedagogias de alfabetização e seus retalhos maiúsculos e minúsculos. Lua minguante, na qual estão as dez atividades de alfabetização durante o ensino remoto tensionadas pela própria atividade de retalhação, sendo transformadas por meio de algumas foto-colagens, possibilitando por meio da pesquisa de Borges (2018) mostrar a relevância do investimento da atividade em sala de aula como constituidora de um ato singular de planejamento que problematiza, investiga e questiona as práticas dos métodos e dos livros didáticos de alfabetização. [resumo fornecido pelo autor]The present dissertation is inspired by the diaries of the young writer Anne Frank (2018) and the plastic artist Frida Kahlo (2017), it seeks to show, in the way of a diary, a vagabond literacy teacher who shreds remote teaching literacy activities in the midst of the Covid-19 pandemic. 19. In the writing of the text, the photos created shred ten literacy activities, from ten teachers of the 1st year of Elementary School of the Municipal Network of the city of Veranópolis/RS, in the midst of the pandemic and remote teaching, between 2020 and 2021. The shredding is the research method by which writing takes place. The writing of the research diary moves through four moons. The New Moon deals with how investigation and the method gained space in research, the slut appears on the scene. The Waxing moon shows some of the political and educational scenario of Covid-19. The Full Moon points out some movements of literacy pedagogies and their uppercase and lowercase pieces. The Waning moon is where the ten literacy activities during remote teaching are tensioned by the shredding, being transformed through some photo-collages, what was possible through Borges' research (2018) that shows the relevance of the activity's investment in classroom as making a singular act of planning that problematizes, investigates and questions the practices of literacy methods and textbooks. [resumo fornecido pelo autor]engporAlfabetizaçãoPandemiasEnsino auxiliado por computadorEducaçãoLiteracyPandemicsComputer-assisted instructionEducation11 de março de 2020: diário de uma vagabunda alfabetizadoraOnze de março de 2020: diário de uma vagabunda alfabetizadorainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sul (UCS)http://lattes.cnpq.br/5842886030180850MARINELLO, C.Mestrado Acadêmico em EducaçãoCampus Universitário de Nova PrataTEXTDissertação Catia Marinello.pdf.txtDissertação Catia Marinello.pdf.txtExtracted texttext/plain250870https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9682/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Catia%20Marinello.pdf.txt3e70bf7a53847bf2d3979e2bf895df1bMD52THUMBNAILDissertação Catia Marinello.pdf.jpgDissertação Catia Marinello.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1612https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9682/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Catia%20Marinello.pdf.jpg8320af7a1602fd1e616e0ad4a3543268MD53ORIGINALDissertação Catia Marinello.pdfDissertação Catia Marinello.pdfapplication/pdf2416798https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9682/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Catia%20Marinello.pdffd991a38cee9df1de396590a307fb42bMD5111338/96822022-10-18 17:45:30.662oai:repositorio.ucs.br:11338/9682Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-10-18T17:45:30Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv 11 de março de 2020: diário de uma vagabunda alfabetizadora
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Onze de março de 2020: diário de uma vagabunda alfabetizadora
title 11 de março de 2020: diário de uma vagabunda alfabetizadora
spellingShingle 11 de março de 2020: diário de uma vagabunda alfabetizadora
Marinello, Cátia
Alfabetização
Pandemias
Ensino auxiliado por computador
Educação
Literacy
Pandemics
Computer-assisted instruction
Education
title_short 11 de março de 2020: diário de uma vagabunda alfabetizadora
title_full 11 de março de 2020: diário de uma vagabunda alfabetizadora
title_fullStr 11 de março de 2020: diário de uma vagabunda alfabetizadora
title_full_unstemmed 11 de março de 2020: diário de uma vagabunda alfabetizadora
title_sort 11 de março de 2020: diário de uma vagabunda alfabetizadora
author Marinello, Cátia
author_facet Marinello, Cátia
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Ramos, Flávia Brocchetto
Dalarosa, Patrícia Cardinale
Schuler, Betina
dc.contributor.author.fl_str_mv Marinello, Cátia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Matos, Sônia Regina da Luz
contributor_str_mv Matos, Sônia Regina da Luz
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Pandemias
Ensino auxiliado por computador
Educação
topic Alfabetização
Pandemias
Ensino auxiliado por computador
Educação
Literacy
Pandemics
Computer-assisted instruction
Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Literacy
Pandemics
Computer-assisted instruction
Education
description A presente dissertação é inspirada nos diários da jovem escritora Anne Frank (2018) e na artista plástica Frida Kahlo (2017), procura mostrar ao modo de diário uma professora vagabunda alfabetizadora que retalha atividades de alfabetização do ensino remoto em meio à pandemia da Covid-19. Na escrita do texto as fotos criadas retalham dez atividades de alfabetização, de dez professoras do 1º ano do Ensino Fundamental da rede Municipal da cidade de Veranópolis/RS, em meio a pandemia e ao ensino remoto, anos 2020 e 2021. A retalhação é o próprio método da pesquisa pela qual a escritura acontece. Assim, a escrita do diário-pesquisa movimenta-se por quatro luas. Lua nova, trata de como a investigação e o método ganham espaço na pesquisa, a vagabunda surge na cena. Lua crescente, mostra alguns dos retalhos políticos e educacionais da Covid-19. Lua cheia, aponta alguns movimentos das pedagogias de alfabetização e seus retalhos maiúsculos e minúsculos. Lua minguante, na qual estão as dez atividades de alfabetização durante o ensino remoto tensionadas pela própria atividade de retalhação, sendo transformadas por meio de algumas foto-colagens, possibilitando por meio da pesquisa de Borges (2018) mostrar a relevância do investimento da atividade em sala de aula como constituidora de um ato singular de planejamento que problematiza, investiga e questiona as práticas dos métodos e dos livros didáticos de alfabetização. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2021
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2021-12-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-16T19:29:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-16T19:29:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-03-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/9682
url https://repositorio.ucs.br/11338/9682
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9682/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Catia%20Marinello.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9682/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Catia%20Marinello.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9682/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Catia%20Marinello.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3e70bf7a53847bf2d3979e2bf895df1b
8320af7a1602fd1e616e0ad4a3543268
fd991a38cee9df1de396590a307fb42b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308914445418496