Concepção estrutural, pré-dimensionamento e análise das cargas e envoltórias de esforços da superestrutura de um viaduto em concreto armado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/11570 |
Resumo: | No projeto de pontes, a determinação das cargas permanentes e variáveis às quais a estrutura estará submetida é imprescindível para a realização de um dimensionamento estrutural adequado e seguro. No entanto, para que isso seja possível, é necessária a realização de algumas etapas precedentes como a definição do projeto geométrico, escolha do modelo estrutural, pré-dimensionamento dos elementos e então a definição dos carregamentos. Sendo assim o presente trabalho teve como foco estas etapas iniciais juntamente com a determinação das cargas móveis e permanentes, seguidas da comparação de métodos geradores de linhas de influência, mais especificamente, o das longarinas indeslocáveis, Engesser-Courbon e FTOOL e por fim a obtenção das envoltórias de esforços da estrutura. A proposta se deu como um viaduto no sistema de vigas e laje, constituído por duas estruturas independentes (uma para cada sentido de fluxo) de 270 m de comprimento e 6,0 m de altura máxima, com seção transversal simétrica composta por 2 longarinas, largura de 10,80 m. Já o pré-dimensionamento resultou nas seguintes especificações de elementos: vigas T com alma e mesa de espessura de 30 cm, altura de 2,5 m e comprimento da mesa de 1,7 m; longarinas retangulares de 30 cm de espessura, 1,10 m de altura e 5,7 m de comprimento; laje de 3 0cm e o pavimento flexível com 10 cm de espessura. Quanto as linhas de influência, os métodos analíticos obtiveram resultados semelhantes entre si e com o método computacional, existindo apenas uma discrepância referente ao resultado no balanço próximo a longarina em análise. Por fim, as envoltórias de esforços possibilitaram a determinação dos esforços máximos e mínimos da seção transversal com cortante de Vmáx=276,4 kN e Vmín=271,9 kN nos apoios e os momentos de Mmáx=326,5 kN.m e Mmín=272 kN.m no meio do vão central. Sendo assim, os métodos utilizados se demostraram eficientes e obtiveram resultados adequados. [resumo fornecido pelo autor] |
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Adamatti, Carina SantiniSilva, Gustavo Ribeiro daAlmeron, Maurício MonteiroZatti, Luciano2023-02-14T17:22:44Z2023-02-14T17:22:44Z2022-07-252022-07-08https://repositorio.ucs.br/11338/11570No projeto de pontes, a determinação das cargas permanentes e variáveis às quais a estrutura estará submetida é imprescindível para a realização de um dimensionamento estrutural adequado e seguro. No entanto, para que isso seja possível, é necessária a realização de algumas etapas precedentes como a definição do projeto geométrico, escolha do modelo estrutural, pré-dimensionamento dos elementos e então a definição dos carregamentos. Sendo assim o presente trabalho teve como foco estas etapas iniciais juntamente com a determinação das cargas móveis e permanentes, seguidas da comparação de métodos geradores de linhas de influência, mais especificamente, o das longarinas indeslocáveis, Engesser-Courbon e FTOOL e por fim a obtenção das envoltórias de esforços da estrutura. A proposta se deu como um viaduto no sistema de vigas e laje, constituído por duas estruturas independentes (uma para cada sentido de fluxo) de 270 m de comprimento e 6,0 m de altura máxima, com seção transversal simétrica composta por 2 longarinas, largura de 10,80 m. Já o pré-dimensionamento resultou nas seguintes especificações de elementos: vigas T com alma e mesa de espessura de 30 cm, altura de 2,5 m e comprimento da mesa de 1,7 m; longarinas retangulares de 30 cm de espessura, 1,10 m de altura e 5,7 m de comprimento; laje de 3 0cm e o pavimento flexível com 10 cm de espessura. Quanto as linhas de influência, os métodos analíticos obtiveram resultados semelhantes entre si e com o método computacional, existindo apenas uma discrepância referente ao resultado no balanço próximo a longarina em análise. Por fim, as envoltórias de esforços possibilitaram a determinação dos esforços máximos e mínimos da seção transversal com cortante de Vmáx=276,4 kN e Vmín=271,9 kN nos apoios e os momentos de Mmáx=326,5 kN.m e Mmín=272 kN.m no meio do vão central. Sendo assim, os métodos utilizados se demostraram eficientes e obtiveram resultados adequados. [resumo fornecido pelo autor]Engenharia civilAnálise estrutural (Engenharia)ViadutosConcreto armadoConcepção estrutural, pré-dimensionamento e análise das cargas e envoltórias de esforços da superestrutura de um viaduto em concreto armadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Engenharia CivilCampus Universitário de Caxias do Sul2022-07-23TEXTTCC Carina Santini Adamatti.pdf.txtTCC Carina Santini Adamatti.pdf.txtExtracted texttext/plain160321https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11570/2/TCC%20Carina%20Santini%20Adamatti.pdf.txt53b1d259a85a44a0a6b259bb01b6a143MD52THUMBNAILTCC Carina Santini Adamatti.pdf.jpgTCC Carina Santini Adamatti.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1198https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11570/3/TCC%20Carina%20Santini%20Adamatti.pdf.jpgbf50e6047f51449c8198fb947defe969MD53ORIGINALTCC Carina Santini Adamatti.pdfTCC Carina Santini Adamatti.pdfapplication/pdf4635833https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11570/1/TCC%20Carina%20Santini%20Adamatti.pdfb7820c1308e864ce8b5dfc1d9bec608fMD5111338/115702023-03-16 17:10:55.182oai:repositorio.ucs.br:11338/11570Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2023-03-16T17:10:55Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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