"Brasil, mostra tua cara" : um estudo sobre a relação entre a marca-país Brasil e as dimensões de confiança, consideradas a partir da cartografia de ações comunicacionais do Ministério do Turismo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/11715 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como foco as relações entre a marca-país Brasil e as dimensões de confiança, consideradas a partir da cartografia de ações comunicacionais do Ministério do Turismo brasileiro via tecnologias digitais, durante a pandemia Covid-19. Nesse sentido, o objetivo geral desta pesquisa é discutir a relação entre a marca-país Brasil e as dimensões de confiança, consideradas a partir da cartografia de ações comunicacionais do Ministério do Turismo brasileiro via tecnologias digitais, durante a pandemia de Covid-19. Assim, os objetivos específicos deste estudo são: a) apresentar o conceito de marca-país e estabelecer relações com a marca-país Brasil; b) apresentar e discutir o conceito de confiança; c) cartografar ações comunicacionais do Ministério do Turismo via tecnologias digitais, durante a pandemia de Covid-19; d) discutir relações das ações comunicacionais do MTUR com a marca-país e as dimensões de confiança. Dessa forma, para a construção desta pesquisa, foi utilizado o seguinte referencial teórico: para contextualizarmos o conceito de confiança, os autores como Luhmann (2000, 2017) e Terres e Santos (2010, 2011, 2013, 2015); para a tecnologia, Lévy (2010) e Monteiro (2017); para o turismo, Baptista (2020) e Moesch e Beni (2016); assim como artigos recentes para contextualizar a Covid-19. Como estratégia metodológica, foi escolhida a Cartografia de Saberes (BAPTISTA, 2014, 2022), em associação às Matrizes Rizomáticas (BAPTISTA, 2017, 2020, 2022). A Cartografia de Saberes é composta por cinco trilhas investigativas, com orientação plurimetodológica e processual: `Entrelaços Nós? da Pesquisa, Saberes Pessoais ou Dimensão Subjetiva, Saberes Teóricos-Conceituais-Bibliográficos, Usina de Produção ou Trama dos Fazeres e Dimensão Intuitiva da pesquisa. Neste estudo, foi possível verificar que as ações comunicacionais do Ministério do Turismo no Brasil, desenvolvidas durante a pandemia de Covid-19, não colaboram para o fortalecimento dos atributos ligados às dimensões cognitiva e afetiva da confiança na marca-país. Essas ações foram verificadas em relação às narrativas que circularam no ecossistema midiático digital e as informações recomendadas pela OMS (2020) e OMT (2020a, 2020b). [resumo fornecido pelo autor] |
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Picinini, RudineiSantos, Marcia Maria Cappellano dosFratucci, Aguinaldo CesarRech, AlessandraBaptista, Maria Luiza Cardinale2023-03-07T13:33:46Z2023-03-07T13:33:46Z2023-03-042022-11-07https://repositorio.ucs.br/11338/11715A presente pesquisa tem como foco as relações entre a marca-país Brasil e as dimensões de confiança, consideradas a partir da cartografia de ações comunicacionais do Ministério do Turismo brasileiro via tecnologias digitais, durante a pandemia Covid-19. Nesse sentido, o objetivo geral desta pesquisa é discutir a relação entre a marca-país Brasil e as dimensões de confiança, consideradas a partir da cartografia de ações comunicacionais do Ministério do Turismo brasileiro via tecnologias digitais, durante a pandemia de Covid-19. Assim, os objetivos específicos deste estudo são: a) apresentar o conceito de marca-país e estabelecer relações com a marca-país Brasil; b) apresentar e discutir o conceito de confiança; c) cartografar ações comunicacionais do Ministério do Turismo via tecnologias digitais, durante a pandemia de Covid-19; d) discutir relações das ações comunicacionais do MTUR com a marca-país e as dimensões de confiança. Dessa forma, para a construção desta pesquisa, foi utilizado o seguinte referencial teórico: para contextualizarmos o conceito de confiança, os autores como Luhmann (2000, 2017) e Terres e Santos (2010, 2011, 2013, 2015); para a tecnologia, Lévy (2010) e Monteiro (2017); para o turismo, Baptista (2020) e Moesch e Beni (2016); assim como artigos recentes para contextualizar a Covid-19. Como estratégia metodológica, foi escolhida a Cartografia de Saberes (BAPTISTA, 2014, 2022), em associação às Matrizes Rizomáticas (BAPTISTA, 2017, 2020, 2022). A Cartografia de Saberes é composta por cinco trilhas investigativas, com orientação plurimetodológica e processual: `Entrelaços Nós? da Pesquisa, Saberes Pessoais ou Dimensão Subjetiva, Saberes Teóricos-Conceituais-Bibliográficos, Usina de Produção ou Trama dos Fazeres e Dimensão Intuitiva da pesquisa. Neste estudo, foi possível verificar que as ações comunicacionais do Ministério do Turismo no Brasil, desenvolvidas durante a pandemia de Covid-19, não colaboram para o fortalecimento dos atributos ligados às dimensões cognitiva e afetiva da confiança na marca-país. Essas ações foram verificadas em relação às narrativas que circularam no ecossistema midiático digital e as informações recomendadas pela OMS (2020) e OMT (2020a, 2020b). [resumo fornecido pelo autor]The present research has as focus the relations between the Brazil country brand and the different dimensions of trust, considered from a cartography of communication actions of the Brazilian Ministry of Tourism through digital technologies, during the Covid-19 pandemic. The general objective of this research is to discuss the relation between the Brazil country brand and dimensions of trust, considering from the cartographic communication actions of the Brazilian Ministry of Tourism through digital technologies, during the Covid-19 pandemic. Therefore, the specific objectives of this study are: a) present the country brand concept and establish relations with the Brazil country brand; b) present and discuss the concept of trust; c) map the communicational actions of the Ministry of Tourism in the digital technologies, during the Covid-19 pandemic; d) discuss relations of communication actions of the Ministry of Tourism with the country brand and dimensions of trust. Thereby, for the construction of this research, the following theoretical references were consulted: to contextualize the trust concept, authors as Luhmann (2000, 2017) and Terres and Santos (2010, 2011, 2013, 2015) were used; to discuss digital technologies Lévy (2010) and Monteiro (2017); to discuss tourism Baptista (2020) and Moesch and Beni (2016); recent articles to contextualize the Covid-19 pandemic were used as well. The methodological strategy chosen was the Cartography of Knowledge (BAPTISTA, 2014, 2022) associated with Rhizomatic Matrices (BAPTISTA, 2017, 2020, 2022). The Cartography of Knowledge is composed of five different investigative trails, with a plural methodological and processual orientation: `Intertwining Knots? of research, Personal Knowledge, Theoretical Knowledge, Production Plant and Intuitive Dimension of Research. In this study, it was possible to verify that communication actions of the Ministry of Tourism of Brazil, developed during the pandemic Covid-19, didn't collaborate to strengthen attributes connected with different cognitive and affective dimensions of trust on the Brazil country brand. These actions were verified regarding the narratives that circulated in the digital media ecosystem and the information recommended by WHO (2020) and UNWTO (2020a, 2020b). [resumo fornecido pelo autor]Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CapesengporTurismo - BrasilCaracterísticas nacionais - BrasilBrasil. Ministério do TurismoTourism - BrazilNational characteristics - BrazilBrazil. Ministry of Tourism"Brasil, mostra tua cara" : um estudo sobre a relação entre a marca-país Brasil e as dimensões de confiança, consideradas a partir da cartografia de ações comunicacionais do Ministério do Turismoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/9217552460734892PICININI, R.Mestrado Acadêmico em Turismo e HospitalidadeCampus Universitário de Caxias do SulORIGINALDissertação Rudinei Picinini.pdfDissertação Rudinei Picinini.pdfapplication/pdf3744619https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11715/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Rudinei%20Picinini.pdf5653c114e5f8a13a844459f819e881c4MD51TEXTDissertação Rudinei Picinini.pdf.txtDissertação Rudinei Picinini.pdf.txtExtracted texttext/plain458227https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11715/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Rudinei%20Picinini.pdf.txtb798654b2d85b519a673d9f99d444f61MD52THUMBNAILDissertação Rudinei Picinini.pdf.jpgDissertação Rudinei Picinini.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1236https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11715/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Rudinei%20Picinini.pdf.jpg8212aa0542f76f220ef5c1bb8c3633f6MD5311338/117152023-03-16 17:04:53.663oai:repositorio.ucs.br:11338/11715Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T09:59:12.950575Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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