Inovação tecnológica utilizada no parque de neve Snowland em Gramado - RS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1237 |
Resumo: | A disseminação da atividade turística trouxe como consequência a necessidade de inovar constantemente para atrair novos visitantes. A inovação nos serviços não contribui somente com o alto desempenho e a lucratividade da empresa, mas para o desenvolvimento econômico como um todo. Desta forma, justifica-se a utilização da tecnologia na busca constante pela inovação, seja para lançar um novo produto ou serviço, mudar ou incrementar seus processos, de marketing ou gestão, considerando-a como um elemento chave para que a inovação tecnológica aconteça. A partir da relevância das questões relacionadas ao assunto, a pesquisa teve como objetivo verificar as inovações tecnológicas implementadas nos serviços e inovações em processos, radicais e incrementais, no parque de neve Snowland, localizado na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, e se estas inovações tecnológicas atraem turistas para o município. A metodologia utilizada foi um estudo de caso, exploratório e descritivo, dividido em duas etapas de pesquisa, voltadas para a coleta dos dados. Na primeira fase utilizou-se de entrevista em profundidade realizada com experts da empresa. Posteriormente as entrevistas passaram pela análise de conteúdo. Na segunda etapa de pesquisa foi utilizado o método de pesquisa survey, com aplicação de questionário estruturado, que foi validado por especialistas e testado, e posteriormente aplicado a uma amostra de 385 visitantes. Nesta etapa, foi realizada a análise dos dados utilizando a estatística descritiva e regressão linear multivariada. Como resultados na pesquisa qualitativa, verificou-se que as inovações tecnológicas em serviços estão relacionadas principalmente aos equipamentos de produção da neve e da moto neve a bateria, sendo que estas inovações podem ser consideradas radicais. Já em relação às inovações em processos, tem-se a aquisição de ingressos online, o uso de pulseiras eletrônicas, que registram a consumação, e o check list eficiente na preparação e orientações para prática das atividades, estas foram consideradas inovações incrementais. Na pesquisa quantitativa foi possível verificar que a primeira opção dos turistas está relacionada à visitação de atrativos naturais (48,8%), já em segundo lugar está o parque de neve (23,4%). Além disso, ao final do trabalho, a média encontrada para as inovações do parque foi de 6,51 e se os serviços prestados foram satisfatórios, foi de 6,03. Portanto, com o estudo foi possível pesquisar sobre a inovação tecnológica no setor de serviço, pois geralmente a maioria dos estudos estão voltados para o setor da indústria. Ademais, considerando que o assunto está sendo discutido na academia e que precisa ser difundido no meio empresarial, é pertinente o desenvolvimento de pesquisas científicas nesta área de conhecimento, incentivando a prática de inovação tecnológica no setor de turismo. |
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Alano, JulianaCamargo, Maria EmiliaEberle, LucieneFernandes, Antonio JorgeRusso, Suzana LeitãoMotta, Marta Elisete Ventura da2016-07-25T13:25:21Z2016-07-25T13:25:21Z2016-07-252016-03-30https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1237A disseminação da atividade turística trouxe como consequência a necessidade de inovar constantemente para atrair novos visitantes. A inovação nos serviços não contribui somente com o alto desempenho e a lucratividade da empresa, mas para o desenvolvimento econômico como um todo. Desta forma, justifica-se a utilização da tecnologia na busca constante pela inovação, seja para lançar um novo produto ou serviço, mudar ou incrementar seus processos, de marketing ou gestão, considerando-a como um elemento chave para que a inovação tecnológica aconteça. A partir da relevância das questões relacionadas ao assunto, a pesquisa teve como objetivo verificar as inovações tecnológicas implementadas nos serviços e inovações em processos, radicais e incrementais, no parque de neve Snowland, localizado na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, e se estas inovações tecnológicas atraem turistas para o município. A metodologia utilizada foi um estudo de caso, exploratório e descritivo, dividido em duas etapas de pesquisa, voltadas para a coleta dos dados. Na primeira fase utilizou-se de entrevista em profundidade realizada com experts da empresa. Posteriormente as entrevistas passaram pela análise de conteúdo. Na segunda etapa de pesquisa foi utilizado o método de pesquisa survey, com aplicação de questionário estruturado, que foi validado por especialistas e testado, e posteriormente aplicado a uma amostra de 385 visitantes. Nesta etapa, foi realizada a análise dos dados utilizando a estatística descritiva e regressão linear multivariada. Como resultados na pesquisa qualitativa, verificou-se que as inovações tecnológicas em serviços estão relacionadas principalmente aos equipamentos de produção da neve e da moto neve a bateria, sendo que estas inovações podem ser consideradas radicais. Já em relação às inovações em processos, tem-se a aquisição de ingressos online, o uso de pulseiras eletrônicas, que registram a consumação, e o check list eficiente na preparação e orientações para prática das atividades, estas foram consideradas inovações incrementais. Na pesquisa quantitativa foi possível verificar que a primeira opção dos turistas está relacionada à visitação de atrativos naturais (48,8%), já em segundo lugar está o parque de neve (23,4%). Além disso, ao final do trabalho, a média encontrada para as inovações do parque foi de 6,51 e se os serviços prestados foram satisfatórios, foi de 6,03. Portanto, com o estudo foi possível pesquisar sobre a inovação tecnológica no setor de serviço, pois geralmente a maioria dos estudos estão voltados para o setor da indústria. Ademais, considerando que o assunto está sendo discutido na academia e que precisa ser difundido no meio empresarial, é pertinente o desenvolvimento de pesquisas científicas nesta área de conhecimento, incentivando a prática de inovação tecnológica no setor de turismo.The spread of tourism brought as a consequence the need to innovate constantly to attract new visitors. Innovation in services not only contributes to the high performance and the company's profitability, but for economic development as a whole. Thus, justified the use of technology in the constant search for innovation, is to launch a new product or service, change or improve their processes, marketing or management, considering it as a key element for technological innovation happen. From the importance of the issues related to the subject, the research aimed to verify the technological innovations implemented in the services and innovations in processes, radical and incremental, in Snowland snow park, located in Gramado, Rio Grande do Sul, and if these technological innovations attract tourists to the city. The methodology used was a case study, exploratory and descriptive, divided into two stages of research, focused on data collection. In the first stage it was used for in-depth interviews conducted with company experts. Later interviews passed through content analysis. In the second research stage was used the survey research method, applying a structured questionnaire, which was validated by experts and tested, and later applied to a sample of 385 visitors. At this stage, the data analysis was performed using descriptive statistics and multivariate linear regression. As a result in qualitative research, it was found that technological innovations in services are mainly related to the snow production equipment and skidoo the battery, and these innovations can be considered radical. With regard to innovations in processes, we have to purchase tickets online, the use of electronic bracelets, which record the consummation, and efficient checklist in preparation and guidance for practical activities, they were considered incremental innovations. In quantitative research found that the first choice of tourists is related to visiting natural attractions (48.8%), while in second place is the snow park (23.4%). In addition, the end of the work, the average found for the innovations of the park was 6.51 and the services provided were satisfactory, was 6.03. Therefore, the study was able to search on technological innovation in the service sector, because usually most studies are focused on the industry sector. Furthermore, considering that the issue is being discussed in the gym and that needs to be widespread in the business world, it is pertinent to the development of scientific research in this area of knowledge, encouraging the practice of technological innovation in the tourism sector.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES.Inovações tecnológicasTurismo - Gramado (RS)Technological innovationsTourist trade - Gramado (Brazil)Inovação tecnológica utilizada no parque de neve Snowland em Gramado - RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/5449130814076226ALANO, J.Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoTEXTDissertacao Juliana Alano.pdf.txtDissertacao Juliana Alano.pdf.txtExtracted texttext/plain238555https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1237/3/Dissertacao%20Juliana%20Alano.pdf.txt145b2fb4c548f3f7d6cc0a5ac53bdcdfMD53THUMBNAILDissertacao Juliana Alano.pdf.jpgDissertacao Juliana Alano.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1130https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1237/4/Dissertacao%20Juliana%20Alano.pdf.jpge760ff79a7b6ac93534ce38c7b564e19MD54ORIGINALDissertacao Juliana Alano.pdfDissertacao Juliana Alano.pdfapplication/pdf1682335https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1237/1/Dissertacao%20Juliana%20Alano.pdfa730a98cd398deb6e94f5e51f60450d8MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1237/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD5211338/12372018-08-17 06:27:02.126oai:repositorio.ucs.br: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Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:02:35.216399Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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