Terapia cognitivo-comportamental e sintomas de ansiedade social no retorno às atividades presenciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Katryne Possamai
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/11898
Resumo: Considerando o contexto de mais de dois anos em distanciamento social, imposto pela pandemia da COVID-19, percebe-se os prejuízos à saúde mental dos indivíduos, evidenciando o aumento dos casos de sintomas de ansiedade. Este trabalho de conclusão de curso objetiva identificar as possíveis contribuições da terapia cognitivo-comportamental no tratamento dos sintomas de ansiedade social no contexto do retorno às atividades presenciais após um período de distanciamento social, imposto como medida de controle do número de casos de contaminação, durante a pandemia da COVID-19. Com base nos objetivos específicos, a revisão da literatura buscou apresentar um breve panorama dos conceitos da terapia cognitivo-comportamental, caracterizar os sintomas de ansiedade social na perspectiva da terapia cognitivo-comportamental e descrever o panorama da saúde mental no retorno às atividades presenciais, no contexto da pandemia da COVID-19. Trata-se de uma pesquisa com delineamento qualitativo e exploratório. Como fontes, foram utilizados 18 vídeos disponíveis na plataforma YouTube, publicados entre os anos de 2020 e 2022, cujo conteúdo principal é ansiedade, ansiedade social e fobia social no contexto do retorno às atividades presenciais após a flexibilização do distanciamento social. Os vídeos foram catalogados em uma tabela e analisados com base na análise de conteúdo Laville e Dionne, seguindo o modelo de categorização de grade mista e a técnica de interpretação do emparelhamento. Foram elaboradas três categorias de análise, sendo elas: Ansiedade Social - Transtorno ou Fenômeno; Sintomas de Ansiedade Social e Retorno às Atividades Presenciais; e Estratégias de Enfrentamento. Os resultados demonstram que o distanciamento social imposto pela pandemia da COVID-19 e seus desdobramentos causaram mudanças significativas nos modos de interações sociais e nas percepções dos indivíduos em relação a si, aos outros e ao mundo. Com isso apontam que há evidências do surgimento de sintomas de ansiedade social como fenômeno do retorno às atividades presenciais após esse período, em diversas fases do desenvolvimento e em diversos contextos sociais e indicam a utilização de algumas técnicas da terapia cognitivo-comportamental como estratégias de enfrentamento para esses sintomas, com a finalidade de modificar os pensamentos disfuncionais relacionados ao retorno às atividades e com isso propor estratégias comportamentais de enfrentamento a esses sintomas de ansiedade social. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_82c184c6d20d95d9a7a63b6d19f60684
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/11898
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Lopes, Katryne PossamaiBraun, Karen Cristina RechBisol, Cláudia AlquatiLhullier, Cristina2023-04-28T13:47:44Z2023-04-28T13:47:44Z2022-12-142022-11-30https://repositorio.ucs.br/11338/11898Considerando o contexto de mais de dois anos em distanciamento social, imposto pela pandemia da COVID-19, percebe-se os prejuízos à saúde mental dos indivíduos, evidenciando o aumento dos casos de sintomas de ansiedade. Este trabalho de conclusão de curso objetiva identificar as possíveis contribuições da terapia cognitivo-comportamental no tratamento dos sintomas de ansiedade social no contexto do retorno às atividades presenciais após um período de distanciamento social, imposto como medida de controle do número de casos de contaminação, durante a pandemia da COVID-19. Com base nos objetivos específicos, a revisão da literatura buscou apresentar um breve panorama dos conceitos da terapia cognitivo-comportamental, caracterizar os sintomas de ansiedade social na perspectiva da terapia cognitivo-comportamental e descrever o panorama da saúde mental no retorno às atividades presenciais, no contexto da pandemia da COVID-19. Trata-se de uma pesquisa com delineamento qualitativo e exploratório. Como fontes, foram utilizados 18 vídeos disponíveis na plataforma YouTube, publicados entre os anos de 2020 e 2022, cujo conteúdo principal é ansiedade, ansiedade social e fobia social no contexto do retorno às atividades presenciais após a flexibilização do distanciamento social. Os vídeos foram catalogados em uma tabela e analisados com base na análise de conteúdo Laville e Dionne, seguindo o modelo de categorização de grade mista e a técnica de interpretação do emparelhamento. Foram elaboradas três categorias de análise, sendo elas: Ansiedade Social - Transtorno ou Fenômeno; Sintomas de Ansiedade Social e Retorno às Atividades Presenciais; e Estratégias de Enfrentamento. Os resultados demonstram que o distanciamento social imposto pela pandemia da COVID-19 e seus desdobramentos causaram mudanças significativas nos modos de interações sociais e nas percepções dos indivíduos em relação a si, aos outros e ao mundo. Com isso apontam que há evidências do surgimento de sintomas de ansiedade social como fenômeno do retorno às atividades presenciais após esse período, em diversas fases do desenvolvimento e em diversos contextos sociais e indicam a utilização de algumas técnicas da terapia cognitivo-comportamental como estratégias de enfrentamento para esses sintomas, com a finalidade de modificar os pensamentos disfuncionais relacionados ao retorno às atividades e com isso propor estratégias comportamentais de enfrentamento a esses sintomas de ansiedade social. [resumo fornecido pelo autor]PsicologiaTerapia cognitivaCOVID-19Fobia socialAnsiedade - TratamentoAnsiedade - Aspectos sociaisTerapia cognitivo-comportamental e sintomas de ansiedade social no retorno às atividades presenciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em PsicologiaCampus Universitário de Caxias do SulORIGINALTCC Katryne Possamai Lopes.pdfTCC Katryne Possamai Lopes.pdfapplication/pdf420081https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11898/1/TCC%20Katryne%20Possamai%20Lopes.pdf38b09725e8f94e2e08e275421b2ff788MD51TEXTTCC Katryne Possamai Lopes.pdf.txtTCC Katryne Possamai Lopes.pdf.txtExtracted texttext/plain106526https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11898/2/TCC%20Katryne%20Possamai%20Lopes.pdf.txt8fa3096f70f9e6540582b8cd50fc1c98MD52THUMBNAILTCC Katryne Possamai Lopes.pdf.jpgTCC Katryne Possamai Lopes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1137https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11898/3/TCC%20Katryne%20Possamai%20Lopes.pdf.jpg23a8d2b1f3219bdc3e7a311bbf0dd147MD5311338/118982023-04-29 07:01:06.949oai:repositorio.ucs.br:11338/11898Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2023-04-29T07:01:06Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Terapia cognitivo-comportamental e sintomas de ansiedade social no retorno às atividades presenciais
title Terapia cognitivo-comportamental e sintomas de ansiedade social no retorno às atividades presenciais
spellingShingle Terapia cognitivo-comportamental e sintomas de ansiedade social no retorno às atividades presenciais
Lopes, Katryne Possamai
Psicologia
Terapia cognitiva
COVID-19
Fobia social
Ansiedade - Tratamento
Ansiedade - Aspectos sociais
title_short Terapia cognitivo-comportamental e sintomas de ansiedade social no retorno às atividades presenciais
title_full Terapia cognitivo-comportamental e sintomas de ansiedade social no retorno às atividades presenciais
title_fullStr Terapia cognitivo-comportamental e sintomas de ansiedade social no retorno às atividades presenciais
title_full_unstemmed Terapia cognitivo-comportamental e sintomas de ansiedade social no retorno às atividades presenciais
title_sort Terapia cognitivo-comportamental e sintomas de ansiedade social no retorno às atividades presenciais
author Lopes, Katryne Possamai
author_facet Lopes, Katryne Possamai
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Braun, Karen Cristina Rech
Bisol, Cláudia Alquati
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Katryne Possamai
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lhullier, Cristina
contributor_str_mv Lhullier, Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Terapia cognitiva
COVID-19
Fobia social
Ansiedade - Tratamento
Ansiedade - Aspectos sociais
topic Psicologia
Terapia cognitiva
COVID-19
Fobia social
Ansiedade - Tratamento
Ansiedade - Aspectos sociais
description Considerando o contexto de mais de dois anos em distanciamento social, imposto pela pandemia da COVID-19, percebe-se os prejuízos à saúde mental dos indivíduos, evidenciando o aumento dos casos de sintomas de ansiedade. Este trabalho de conclusão de curso objetiva identificar as possíveis contribuições da terapia cognitivo-comportamental no tratamento dos sintomas de ansiedade social no contexto do retorno às atividades presenciais após um período de distanciamento social, imposto como medida de controle do número de casos de contaminação, durante a pandemia da COVID-19. Com base nos objetivos específicos, a revisão da literatura buscou apresentar um breve panorama dos conceitos da terapia cognitivo-comportamental, caracterizar os sintomas de ansiedade social na perspectiva da terapia cognitivo-comportamental e descrever o panorama da saúde mental no retorno às atividades presenciais, no contexto da pandemia da COVID-19. Trata-se de uma pesquisa com delineamento qualitativo e exploratório. Como fontes, foram utilizados 18 vídeos disponíveis na plataforma YouTube, publicados entre os anos de 2020 e 2022, cujo conteúdo principal é ansiedade, ansiedade social e fobia social no contexto do retorno às atividades presenciais após a flexibilização do distanciamento social. Os vídeos foram catalogados em uma tabela e analisados com base na análise de conteúdo Laville e Dionne, seguindo o modelo de categorização de grade mista e a técnica de interpretação do emparelhamento. Foram elaboradas três categorias de análise, sendo elas: Ansiedade Social - Transtorno ou Fenômeno; Sintomas de Ansiedade Social e Retorno às Atividades Presenciais; e Estratégias de Enfrentamento. Os resultados demonstram que o distanciamento social imposto pela pandemia da COVID-19 e seus desdobramentos causaram mudanças significativas nos modos de interações sociais e nas percepções dos indivíduos em relação a si, aos outros e ao mundo. Com isso apontam que há evidências do surgimento de sintomas de ansiedade social como fenômeno do retorno às atividades presenciais após esse período, em diversas fases do desenvolvimento e em diversos contextos sociais e indicam a utilização de algumas técnicas da terapia cognitivo-comportamental como estratégias de enfrentamento para esses sintomas, com a finalidade de modificar os pensamentos disfuncionais relacionados ao retorno às atividades e com isso propor estratégias comportamentais de enfrentamento a esses sintomas de ansiedade social. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2022
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2022-11-30
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-28T13:47:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-04-28T13:47:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/11898
url https://repositorio.ucs.br/11338/11898
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11898/1/TCC%20Katryne%20Possamai%20Lopes.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11898/2/TCC%20Katryne%20Possamai%20Lopes.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11898/3/TCC%20Katryne%20Possamai%20Lopes.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 38b09725e8f94e2e08e275421b2ff788
8fa3096f70f9e6540582b8cd50fc1c98
23a8d2b1f3219bdc3e7a311bbf0dd147
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308869886181376