Constituindo-se diretora: entre histórias, memórias e representações em escolas de Bento Gonçalves/RS na década de 1960

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jardim, Rosângela de Souza
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/6774
Resumo: Este estudo investiga práticas de administração escolar a partir da trajetória profissional de diretoras de escolas primárias do município de Bento Gonçalves/RS. O recorte temporal está referenciado na década de 1960, período em que as entrevistadas iniciam suas funções como diretoras. Essa década, é a referência para análise, considerando ainda o prolífero período social e político, influenciando a educação até os dias atuais, em especial os aspectos da história da administração escolar, além de possibilitar a compreensão das transcendências oriundas e ainda presentes na cultura escolar. Os pressupostos teóricos e metodológicos foram orientados a partir da História Cultural, utilizando-se das contribuições de autores como Burke (1992), Certeau (1994), Chartier (2002), Halbwachs (2006), Pesavento (2006) e Tardif (2002). O percurso metodológico foi pautado na História Oral, considerando as memórias como documento, a partir de Grazziotin e Almeida (2012), Alberti (2004) e Ferreira e Amado (2005), e valeu-se da análise documental. Os documentos textuais acessados foram os Boletins do CPOE/RS, a Revista do Ensino/RS e os Cadernos da ANPAE, todos produzidos no recorte estudado. O estudo analisa a perspectiva e o percurso da administração escolar e da função do diretor de escola em contexto local, atentando para fatos e situações que ocorreram num determinado tempo e espaço. A pesquisa busca perscrutar, a partir de documentos de arquivos públicos locais, indícios da organização de um sistema de administração escolar nas escolas públicas de Bento Gonçalves. Pelas narrativas, assim como pelos documentos, como os Boletins de CPOE/RS e as RE/RS, foi possível compreender os processos que as formaram, entre eles, os saberes da experiência, que foram adquiridos e processados por meio das dificuldades e dos questionamentos que emergiram das suas práticas, conduzindo-as num processo formativo que considerou instituições como a ANPAE e o CPOE/RS. Nas trajetórias das entrevistadas, as experiências atreladas às vivências, enquanto professoras, foram bem evidenciadas e apontadas como referências até se tornarem diretoras de escola. As práticas de administração escolar, foram influenciadas pelas estratégias da Secretaria da Educação, por intermédio do CPOE e das Delegacias Regionais de Ensino, e as táticas inflenciadas pelas suas experiências e necessidades, determinadas pelas representações que viabilizaram conceber de que modo os sujeitos da educação se apropriam delas e como estruturam o mundo social.Na década de 1960, a produção sobre o tema, foi fértil, quanto ao movimento e à organização no campo teórico da administração da educação. Destacam-se o pioneirismo e o protagonismo da Associação Nacional de Professores de Administração Escolar (ANPAE). Pesquisar as percepções das diretoras sobre as práticas de administração escolar permitiu compreender, a partir da análise, as representações que foram atribuídas a elas, o significado do papel no recorte histórico pesquisado e as contribuições políticas e sociais, além de retratar as vivências por meio das suas memórias.
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Os pressupostos teóricos e metodológicos foram orientados a partir da História Cultural, utilizando-se das contribuições de autores como Burke (1992), Certeau (1994), Chartier (2002), Halbwachs (2006), Pesavento (2006) e Tardif (2002). O percurso metodológico foi pautado na História Oral, considerando as memórias como documento, a partir de Grazziotin e Almeida (2012), Alberti (2004) e Ferreira e Amado (2005), e valeu-se da análise documental. Os documentos textuais acessados foram os Boletins do CPOE/RS, a Revista do Ensino/RS e os Cadernos da ANPAE, todos produzidos no recorte estudado. O estudo analisa a perspectiva e o percurso da administração escolar e da função do diretor de escola em contexto local, atentando para fatos e situações que ocorreram num determinado tempo e espaço. A pesquisa busca perscrutar, a partir de documentos de arquivos públicos locais, indícios da organização de um sistema de administração escolar nas escolas públicas de Bento Gonçalves. Pelas narrativas, assim como pelos documentos, como os Boletins de CPOE/RS e as RE/RS, foi possível compreender os processos que as formaram, entre eles, os saberes da experiência, que foram adquiridos e processados por meio das dificuldades e dos questionamentos que emergiram das suas práticas, conduzindo-as num processo formativo que considerou instituições como a ANPAE e o CPOE/RS. Nas trajetórias das entrevistadas, as experiências atreladas às vivências, enquanto professoras, foram bem evidenciadas e apontadas como referências até se tornarem diretoras de escola. As práticas de administração escolar, foram influenciadas pelas estratégias da Secretaria da Educação, por intermédio do CPOE e das Delegacias Regionais de Ensino, e as táticas inflenciadas pelas suas experiências e necessidades, determinadas pelas representações que viabilizaram conceber de que modo os sujeitos da educação se apropriam delas e como estruturam o mundo social.Na década de 1960, a produção sobre o tema, foi fértil, quanto ao movimento e à organização no campo teórico da administração da educação. Destacam-se o pioneirismo e o protagonismo da Associação Nacional de Professores de Administração Escolar (ANPAE). Pesquisar as percepções das diretoras sobre as práticas de administração escolar permitiu compreender, a partir da análise, as representações que foram atribuídas a elas, o significado do papel no recorte histórico pesquisado e as contribuições políticas e sociais, além de retratar as vivências por meio das suas memórias.This paper is the result of an investigation on school administration practices, based on the professional history of elementary school principals from the city of Bento Gonçalves, in southern Brazil. The time scope is the 1960s, when the interviewees started their jobs as principals. The decade, which is our analysis reference, is also an important time due to the social and political aspects of the country, which have influenced education to this day, especially when it comes to the history of school management. Also, it helps us understand the transcendences of the time, some of them still present in nowadays? educational culture. The theoretical and methodological background includes Cultural History studies, mainly based on the contributions by Burke (1992), Certeau (1994), Chartier (2002), Halbwachs (2006), Pesavento (2006), and Tardif (2002). The methodological development used ideas from Oral History, considering memoirs as historical documents, from Grazziotin and Almeida (2012), Alberti (2004), and Ferreira and Amado (2005), besides the use of document analysis. The written documents used were the Reports of CPOE/RS, the journal Revista do Ensino/RS, and the records from Cadernos da ANPAE, all produced during the time scope of the research. The study analyzes the perspective and history of school administration, and the role of school principals in a local context, considering facts and situations that occurred in a certain time and space. The research seeks to examine, based on documents from local public archives, evidence of the school administration system in public schools in Bento Gonçalves. With the narratives, as well as the documents, such as the CPOE / RS Reports and the RE / RS, it was possible to understand the processes that influenced the interviewees, such as their knowledge from experience, which was acquired and processed through difficulties and questions that had emerged from real practices, leading them through a learning process that considered institutions such as ANPAE and CPOE / RS. In the interviewees? history, their experiences as teachers were well evidenced and pointed out as references until they became school principals. School administration practices were influenced by the policies of the Secretariat of Education, through the CPOE and the Regional Teaching Precincts. Also, their strategies were influenced by their experiences and needs, determined by the representations that made it possible to conceive how the subjects of education own them and how they structure the social world. In the 1960s, the production on this subject was fertile in terms of movement and organization in the theoretical field of educational administration. The pioneering and leading role of the National Association of School Administration Teachers (ANPAE) stands out. Researching the principals? perceptions of school management practices made it possible to understand, from the analysis, the representations attributed to them, the meaning of their role in the researched historical period, and the political and social contributions, in addition to registering their experiences through their memories.Diretores escolaresEscolas - Organização e administraçãoEducação - HistóriaEscolas - Bento Gonçalves (RS) - HistóriaSchool principalsSchool management and organizationEducation - HistorySchool - Beno Gonçalves (Brazil) - HistoryConstituindo-se diretora: entre histórias, memórias e representações em escolas de Bento Gonçalves/RS na década de 1960info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/5242746710223061JARDIM, R. 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